Mostrando postagens com marcador CIDADE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CIDADE. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 19 de junho de 2026

TRE-MA cassa mandatos do prefeito e vice de São João Batista


Crédito: Reprodução


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, nesta quinta-feira (19), cassar os mandatos do prefeito de São João Batista, Emerson Livio Soares Pinto, o Mecinho (Republicanos), e do vice-prefeito Willame Barros (PSDB). A decisão foi tomada por unanimidade durante sessão plenária da Corte Eleitoral, no julgamento de um recurso relacionado às eleições municipais de 2024.

A ação foi movida pela coligação do então candidato Carlos Figueiredo, adversário da chapa vencedora no pleito. Em primeira instância, o pedido de cassação havia sido considerado improcedente pela Justiça Eleitoral, mas a decisão foi reformada pelo TRE-MA após análise do recurso.

Durante o julgamento, o Ministério Público Eleitoral se manifestou favoravelmente à cassação dos mandatos. A relatora do processo, desembargadora eleitoral Rosângela Prazeres, votou pela procedência da ação, sendo acompanhada pelos demais membros da Corte.

De acordo com os autos, Mecinho e Willame Barros foram acusados de práticas ilícitas durante o período eleitoral, entre elas compra de votos, contratações irregulares e execução de serviços com potencial impacto no resultado da disputa. Para o tribunal, ficou caracterizado o abuso de poder político e econômico, justificando a cassação da chapa eleita.

A decisão representa uma mudança significativa no cenário político de São João Batista. Os gestores foram eleitos pela coligação “Unidos Para Fazer Mais” e agora perdem os mandatos após o entendimento unânime dos integrantes do TRE-MA.

Apesar da cassação, a decisão ainda não é definitiva. A defesa do prefeito e do vice-prefeito poderá recorrer às instâncias superiores da Justiça Eleitoral na tentativa de reverter o julgamento.

Os detalhes do acórdão e os fundamentos jurídicos que embasaram a decisão serão divulgados após a publicação oficial do julgamento.

A cassação abre um novo capítulo na política de São João Batista e pode provocar mudanças na administração municipal, a depender dos próximos desdobramentos judiciais.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

BR-135 acumula buracos, mato alto e abandono em paradas na entrada de São Luís


Crédito: Central de Notícias Brasil


Motoristas, pedestres e usuários do transporte público enfrentam dificuldades diárias no trecho urbano da BR-135, principal acesso à Grande Ilha de São Luís, que apresenta problemas como buracos na pista, mato alto, iluminação precária e sinalização desgastada.

A situação chama atenção em meio aos transtornos causados pela interdição da Ponte do Estreito dos Mosquitos, uma das principais ligações entre a capital maranhense e o continente. Além dos impactos no trânsito, quem chega a São Luís encontra canteiros sem manutenção, acostamentos comprometidos e paradas de ônibus tomadas pela vegetação.

Em alguns trechos, o matagal já encobre parte das estruturas destinadas aos passageiros. Em uma das paradas localizadas na entrada da capital, a vegetação cresceu tanto que a estrutura praticamente desapareceu da paisagem.


Quem precisa utilizar o transporte coletivo é obrigado a aguardar os ônibus próximo à pista, dividindo espaço com caminhões e outros veículos de grande porte que circulam diariamente pela rodovia. A situação aumenta os riscos de acidentes e expõe passageiros a condições inseguras.

Outro problema é a situação das faixas de pedestres, que em diversos pontos estão praticamente apagadas. Durante a noite, a falta de iluminação adequada também compromete a segurança de quem precisa atravessar a via ou caminhar às margens da rodovia.

A responsabilidade pela manutenção da BR-135 no perímetro urbano de São Luís é compartilhada entre diferentes esferas do poder público. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pela infraestrutura da rodovia, incluindo pavimentação, sinalização rodoviária, conservação dos canteiros e obras estruturais.

Já a Prefeitura de São Luís, por meio dos órgãos municipais, responde pela gestão do trânsito, fiscalização, organização do fluxo de veículos e pelos serviços de iluminação pública ao longo do trecho urbano.

sábado, 13 de junho de 2026

Casal suspeito de envolvimento na morte do empresário Laércio Müller é preso no Ceará

Crédito: Reprodução


A força-tarefa responsável pelas investigações do assassinato do empresário Laércio Müller Rocha Ferreira prendeu, nesta sexta-feira (12), dois dos três suspeitos que tiveram a prisão decretada pela Justiça do Maranhão. O casal Tiago Brasil e Yala Kananda foi localizado e preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado do Ceará.

As prisões representam um importante avanço nas investigações do caso, que mobilizou moradores de Imperatriz e de toda a região desde o desaparecimento do empresário na última sexta-feira (5).

De acordo com as informações da PRF, o casal foi abordado na BR-222, nas proximidades do viaduto de acesso à rodovia que liga os municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará. Durante a fiscalização, os policiais realizaram consultas aos documentos dos ocupantes do veículo e constataram a existência de mandados de prisão em aberto contra os dois investigados.

Na última terça-feira (9), a Justiça do Maranhão havia decretado a prisão temporária de Tiago Guilherme Alves Monteiro, conhecido como “Tiago Brasil”, e de Yala Cananda Costa Alves. Ambos são apontados como suspeitos de participação no crime.

O terceiro investigado no caso, Gabriel Monteiro, filho de Tiago Brasil, continua foragido e é procurado pelas autoridades.

O caso ganhou grande repercussão após o desaparecimento de Laércio Müller. O corpo do empresário foi encontrado na quinta-feira (11), no bairro Cidade Nova, no município de Davinópolis, após dias de buscas e investigações conduzidas pelas forças de segurança.

Reprodução

A Polícia Civil segue com as diligências para localizar o terceiro suspeito e esclarecer todas as circunstâncias do crime.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Projeto "Mães que Criam" é lançado em Imperatriz com foco na capacitação de mães de crianças com autismo

Ação conta com o patrocínio do Instituto Equatorial por meio do Edital Diálogos

 

Um dos projetos maranhenses contemplados na última edição do Edital Diálogos, do Instituto Equatorial, foi lançado na noite de 5 de junho, em Imperatriz. O projeto "Mães que Criam", iniciativa da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo em Imperatriz (AFAGAI), vai oferecer cursos profissionalizantes para 60 mães de crianças com autismo, com foco na produção de aromatizantes, sabonetes e velas.


Durante o encontro, as mães inscritas no programa participaram de uma palestra com informações sobre as formações, que irão acontecer quinzenalmente, a fim de oferecer comodidade e não interferir na rotina de cuidados com os filhos atípicos.

Estiveram presentes na programação, representando a Equatorial Maranhão, a assistente administrativa Josilene Frazão e o assistente comercial Eduardo Acácio. O momento contou também com a participação de representantes da Prefeitura de Imperatriz e da especialista em aromatizantes que ministrará o curso, Rafaela Castro.

"Para a gente, é uma enorme satisfação fazer parte e poder contribuir para um projeto tão bonito como o 'Mães que Criam'. Essa é uma oportunidade única para que essas mães, que muitas vezes precisam se dedicar somente aos filhos, tenham a chance de conseguir uma renda extra, se profissionalizar e aumentar a autoestima. Esse é um dos propósitos do Edital Diálogos: apoiar projetos voltados ao desenvolvimento social", explica Josilene.


Além dos cursos profissionalizantes, as inscritas também vão participar de formações especiais nos laboratórios da Universidade Estadual do Maranhão, com aulas especializadas sobre os compostos químicos dos aromatizantes. As mães também irão receber um curso de empreendedorismo voltado ao ensino da precificação, agregação de valor ao produto, apresentação da marca e montagem de kits.

Além disso, a organização do projeto também vai oferecer uma formação de design facilitado para ensiná-las sobre a produção de embalagens, etiquetas, entre outros materiais.

A presidente da AFAGAI, Ester Cristina, comenta sobre a importância do Edital Diálogos. "O Projeto 'Mães que Criam' é o nosso projeto do coração e, com o Edital Diálogos, a gente vai poder ofertar esses cursos profissionalizantes para mães que estão fora do mercado de trabalho. Nossa primeira turma tem 60 mulheres e já temos expectativa de ampliar o projeto e ofertar novas turmas. É uma ajuda muito grande essa do Instituto Equatorial", afirma.

Gilceane Lima, mãe da Laura, de 6 anos, autista nível de suporte 2, atua de forma autônoma como costureira e encontrou no curso ofertado pelo projeto uma oportunidade de gerar mais uma fonte de renda e, ainda assim, poder ficar perto da filha. "Eu agradeço pela iniciativa, pelo projeto ver valor em nós, mães. Nós temos valor como pessoas, mães, empreendedoras, como alguém que quer fazer a diferença. Queremos mostrar para outras mães que é possível", complementa Gilceane.


As mães inscritas no projeto também receberão um kit base com todos os produtos necessários para a produção dos itens. Além disso, elas também vão participar, nos meses de setembro e outubro, de uma exposição na Feira de Artesanato desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz.

O Edital Diálogos é uma iniciativa do Instituto Equatorial que visa ampliar o apoio a projetos sociais nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial. Ao todo, neste ano, foram investidos R$ 4 milhões. Participaram do edital Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltadas para áreas essenciais como educação, empreendedorismo, empregabilidade, sustentabilidade e integridade.

O projeto "Mães que Criam" foi uma das 24 iniciativas contempladas no Maranhão. Nos demais estados, também foram beneficiadas 15 instituições em Alagoas, 7 no Amapá, 14 em Goiás, 16 no Pará, 19 no Piauí e 13 no Rio Grande do Sul.

Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial é uma organização do terceiro setor que atua na promoção do desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial está presente. A instituição desenvolve programas estruturados com foco em escuta ativa, parcerias e geração de impacto social duradouro, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento do protagonismo local. Em quase dois anos de atuação, já investiu mais de R$ 20 milhões em projetos sociais.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 





 

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Mulher de 37 anos é presa após se passar por criança de 12 e ser adotada


Crédito: PRESA 37 ANOS


Uma mulher de 37 anos foi presa em flagrante na última terça-feira (2) após se passar por uma adolescente de 12 anos no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, Santa Catarina. Utilizando a identidade falsa de “Gabriele”, ela foi acolhida por uma família da região, com quem conviveu por 14 meses.

A prisão foi realizada por agentes da 6ª Delegacia de Polícia de Joinville, na residência da família que havia acolhido a suspeita. Ela deverá responder pelos crimes de estelionato e falsa identidade.

De acordo com a Polícia Civil, para manter o disfarce durante todo esse período, a mulher conquistou a confiança dos moradores da casa e criou diversas justificativas para explicar sua aparência física adulta. Entre elas, alegava ser autista, possuir outras condições clínicas e afirmava que seus traços físicos eram consequência do uso forçado de hormônios durante a infância.

As investigações também apontaram que a suspeita adotava comportamentos infantilizados para reforçar a falsa identidade. Segundo a polícia, ela utilizava regularmente mamadeiras, chupetas e um “cheirinho” para dormir, simulando hábitos típicos de uma criança.

Ainda conforme a Polícia Civil, a mulher é reincidente nesse tipo de golpe e possui antecedentes por crimes semelhantes em pelo menos cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Durante o interrogatório, a suspeita confessou o crime. Após a formalização da prisão em flagrante, ela foi encaminhada ao Presídio Regional de Joinville, onde permanece à disposição da Justiça.

quinta-feira, 21 de maio de 2026

Polícia investiga morte de bebê encontrado dentro de vaso sanitário


Crédito: CRIANÇA


A Polícia Civil investiga a morte de um recém-nascido encontrado dentro de um vaso sanitário em uma residência no povoado Aldeia, zona rural de Balsas, nesta quarta-feira (20).

De acordo com a polícia, a criança foi encontrada por um menino de 11 anos, que pediu ajuda aos moradores da região após localizar o bebê. O recém-nascido ainda foi levado para o hospital do município, mas já chegou à unidade sem vida.

Ainda segundo as investigações, o corpo apresentava sinais de violência. O bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz, onde passará por exames periciais que devem ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte.

A Polícia Civil informou que uma jovem de 20 anos está sendo investigada no caso. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a possível relação dela com o recém-nascido.

O caso segue sob investigação.

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Homem morre após choque elétrico em canoa motorizada





Um homem identificado como José Hinaldo morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto conduzia uma canoa motorizada na zona rural de Cajari, na Baixada Maranhense.

Segundo informações, a vítima transportava crianças da escola para casa quando uma sombrinha encostou na rede elétrica, devido à alta do nível do rio.

Após o choque, José Hinaldo caiu na água e a embarcação começou a afundar.

O pai da vítima, que seguia em outra embarcação, percebeu a ausência do filho, retornou ao local e conseguiu resgatar as crianças, que escaparam sem ferimentos.

Além da morte de José Hinaldo, conhecido como “Naldinho”, outras duas pessoas ficaram feridas e precisaram ser internadas.

O corpo da vítima foi encontrado horas depois do acidente.

sábado, 16 de maio de 2026

Passageira denuncia importunação em carro por app na Grande Ilha





Uma mulher denunciou um caso de importunação sexual durante uma corrida por aplicativo na Grande São Luís. O caso aconteceu no último domingo (10), na Estrada da Maioba (MA-202), e está sendo investigado pela Delegacia Especial da Mulher (DEM) de São Luís.

Segundo o relato da vítima, ela percebeu um comportamento estranho do motorista logo após entrar no veículo. Desconfiada, mudou de posição dentro do carro para verificar a situação e afirma ter flagrado o condutor com a calça abaixada praticando atos obscenos.

Assustada, a passageira conseguiu fotografar o suspeito antes de pedir para descer do veículo. Em seguida, registrou boletim de ocorrência na Delegacia Especial da Mulher.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, a vítima já foi ouvida e diligências estão em andamento para localizar o suspeito e esclarecer completamente o caso. A corporação informou ainda que já possui o nome do motorista e a placa do veículo utilizado na corrida.

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Procon apreende cerca de 100kg de produtos vencidos em estabelecimento de Imperatriz





Cerca de 100 quilos de produtos vencidos foram apreendidos pelo Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor de Imperatriz durante fiscalização realizada em um estabelecimento do setor alimentício da cidade. A ação identificou diversas irregularidades envolvendo produtos utilizados no preparo de alimentos servidos aos clientes.

Entre os itens apreendidos estavam sachês, caixas de molho de tomate, manteiga, queijos, embutidos e outros insumos alimentícios. Segundo os fiscais, os produtos apresentavam datas de validade vencidas, algumas expiradas desde os meses de fevereiro e abril deste ano.

Além da comercialização irregular, a equipe também constatou armazenamento inadequado dos produtos, situação que pode comprometer a qualidade dos alimentos e elevar o risco de contaminação.

A coordenadora do Procon Municipal, Dra. Socorro Lima, explicou que a simples manutenção de produtos vencidos expostos para venda ou utilização já configura infração.


“Se o produto venceu hoje e continua exposto à venda ou sendo comercializado no dia seguinte, já há infração consumerista e sanitária passível de autuação e multa. O simples fato de manter produto vencido exposto para consumo ou venda já caracteriza a irregularidade, independentemente do consumidor ter comprado ou consumido”, destacou.

De acordo com o órgão, a prática infringe o Código de Defesa do Consumidor, normas da Vigilância Sanitária e a Lei nº 8.137/90, que trata dos crimes contra as relações de consumo.

O estabelecimento foi autuado no local e responderá a processo administrativo. Após o prazo de defesa, poderão ser aplicadas penalidades previstas em lei, como multa, suspensão temporária das atividades e até cassação do alvará de funcionamento, em casos mais graves.
Fiscalizações continuam em Imperatriz

Segundo o Procon, a inspeção integra o cronograma de fiscalizações rotineiras realizadas em bares, restaurantes, pizzarias e demais estabelecimentos do setor alimentício de Imperatriz.

As ações têm como foco verificar validade, conservação, armazenamento e condições de higiene dos produtos utilizados no preparo das refeições comercializadas ao público.
Como identificar possíveis irregularidades

O Procon alerta que, em muitos casos, o consumidor não consegue perceber visualmente se o alimento foi preparado com ingredientes vencidos, principalmente em restaurantes, pizzarias e lanchonetes, onde os produtos já chegam manipulados à mesa.

Mesmo assim, alguns sinais podem indicar problemas, como:Cheiro forte, azedo ou incomum;
Alteração na cor dos alimentos;
Gosto diferente do habitual;
Molhos, maioneses e frios fora de refrigeração;
Ambiente com higiene inadequada;
Produtos sem identificação ou armazenados incorretamente.

Consumidores que identificarem situações suspeitas podem registrar denúncia junto ao Procon. O atendimento ocorre no Imperial Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para orientações, denúncias e registro de reclamações.

terça-feira, 12 de maio de 2026

Agrobalsas 2026 tem Iguinho & Lulinha na próxima quinta (14)




A dupla Iguinho & Lulinha está confirmada como uma das grandes atrações da 22ª edição do Agrobalsas 2026, em Balsas, no sul do Maranhão. O show será realizado no dia 14 de maio, a partir das 22h, na Arena de Shows do evento.

Reconhecidos nacionalmente pelo repertório de forró e piseiro, os artistas prometem uma apresentação marcada por muita animação, emoção e sucessos que conquistaram o público em todo o país.

O Agrobalsas 2026 acontece entre os dias 11 e 16 de maio e é considerado um dos maiores eventos do agronegócio do Maranhão, reunindo produtores rurais, empresários, expositores e visitantes de diversas regiões do Brasil.

Além da programação técnica e cultural, a organização destacou que o evento contará com estacionamento totalmente gratuito, com capacidade para 6.500 veículos, em um espaço equipado com segurança e balizamento para garantir maior comodidade ao público.

A expectativa é de grande movimentação durante a noite do show, que figura entre os principais destaques da programação desta edição do Agrobalsas.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Tremor de terra é registrado no litoral do Maranhão




Um tremor de terra de magnitude 3.0 foi registrado na manhã do dia 29 de abril de 2026 na região oceânica da margem equatorial do Maranhão, próximo a São Luís. O abalo sísmico ocorreu às 8h43 (horário de Brasília) e foi identificado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Segundo os dados do monitoramento, o tremor não gerou relatos de danos e é considerado de baixa intensidade, sendo comum nesse tipo de área oceânica.

De acordo com especialistas, abalos dessa magnitude geralmente não são percebidos pela população e podem ocorrer com relativa frequência no Brasil, especialmente em regiões de margem continental, onde há tensões tectônicas na litosfera.

(Imagem: Reprodução/Rede Sismográfica)



O evento foi captado por estações da RSBR, rede coordenada pelo Observatório Nacional em parceria com o Serviço Geológico do Brasil.

📊 Detalhes do tremor:
• Data: 29 de abril de 2026
• Horário: 8h43
• Magnitude: 3.0
• Local: região oceânica próxima a São Luís

Apesar do registro, não há informações de que o tremor tenha sido sentido por moradores na costa maranhense.

Um episódio semelhante foi registrado recentemente no estado: no dia 7 de abril de 2026, um tremor de magnitude 3.2 foi identificado no município de Caxias.

Procon notifica hospital e operadora por suspensão de atendimentos





O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) notificou a operadora Select Planos de Saúde e o Hospital São Domingos após denúncias de suspensão de atendimentos a beneficiários no estado.

Segundo o órgão, consumidores relataram interrupção no atendimento sem aviso prévio, o que teria causado transtornos e afetado o acesso a serviços de saúde. Diante disso, o Procon-MA abriu investigação e determinou que as empresas garantam a continuidade da assistência, seja com a retomada dos serviços no hospital ou com a oferta de rede credenciada equivalente.

O órgão também solicitou informações sobre a rede disponível no Maranhão, a quantidade de planos ofertados e medidas para reparação de possíveis prejuízos aos consumidores.

As empresas têm prazo de cinco dias para responder às exigências. Em caso de descumprimento, podem ser enquadradas por crime de desobediência.

Segundo o Procon-MA, a suspensão de serviços essenciais sem comunicação adequada fere o Código de Defesa do Consumidor e afeta diretamente pacientes e famílias.

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de Estreito




A Justiça Eleitoral do Maranhão cassou os mandatos do prefeito de Estreito, Léo Cunha (PL), e da vice-prefeita Irenilde da Silva (PT), por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2024. A decisão, do juiz Bruno Nayro de Andrade Miranda, da 82ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), foi divulgada nesta segunda-feira (4).

A sentença também anulou os registros de candidatura de ambos os investigados. O prefeito Leoarren Túlio de Sousa Cunha, que é conhecido como Léo Cunha, foi considerado inelegível por 8 anos, devido à gravidade das ações durante a campanha. Já a vice Irenilde da Silva não foi declarada inelegível, pois foi considerada uma participante passiva nas irregularidades.




Entre as irregularidades encontradas estão o uso da máquina pública para fins eleitorais, a distribuição de brindes aos eleitores, a realização de um comício fora do período permitido pela lei e o uso de bens públicos em eventos eleitorais disfarçados.

O prefeito e a vice ainda podem recorrer da decisão. A execução da cassação dos mandatos e a realização de novas eleições em Estreito só acontecerão após o trânsito em julgado ou uma decisão de segunda instância. Até lá, ambos podem continuar exercendo seus cargos, enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa o caso.

A defesa de Léo Cunha e de Irenilde da Silva ainda não se manifestaram sobre a decisão.

segunda-feira, 4 de maio de 2026

Energia e agronegócio: parceria entre setor produtivo e Equatorial Maranhão marca preparativos para a AgroBalsas 2026


 Reunião com lideranças apresenta programação do evento e investimentos na infraestrutura elétrica da região


Para garantir mais uma edição da AgroBalsas com segurança e confiabilidade no fornecimento de energia, representantes da Equatorial Maranhão participaram de uma reunião preparatória que apresentou a programação oficial do evento. O encontro foi realizado na última semana, na sede da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), reunindo autoridades locais, lideranças do setor produtivo e integrantes do Grupo Articulação.

Na ocasião, a Distribuidora apresentou um conjunto de ações e investimentos voltados ao fortalecimento do sistema elétrico na região, com foco no crescimento da demanda e na ampliação da eficiência energética, especialmente durante a realização da feira, uma das maiores do agronegócio no estado.

Entre os principais destaques estão a implantação de uma nova linha de transmissão, reforçando o eixo produtivo de Serra do Penitente; a ampliação da Subestação de Balsas; e a construção das novas subestações Cidade Nova de Balsas e Força do Cerrado. As iniciativas integram um pacote de melhorias estruturais que visa ampliar a capacidade e a confiabilidade do fornecimento de energia no município.

Neste ano, a AgroBalsas chega à sua 22ª edição com o tema "Raízes que transformam". A programação será realizada entre os dias 11 e 16 de maio de 2026 e tem como objetivo promover a integração entre produtores, pesquisadores, empresas e comunidades locais, evidenciando o potencial de negócios e inovação do setor agropecuário.

Para o Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Luís Filipe Leal, a participação no encontro reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável do sul do estado. "Seguimos investindo para garantir uma infraestrutura elétrica mais robusta e preparada para acompanhar o crescimento da região e atender a eventos estratégicos, como a AgroBalsas", afirma Leal.

 

Sobre a AgroBalsas

A AgroBalsas é um dos principais pontos de encontro do agronegócio brasileiro, reunindo produtores, empresários, pesquisadores e especialistas do setor. Realizado anualmente em Balsas (MA), o evento se consolida como uma vitrine de inovações e soluções que impulsionam o desenvolvimento da agricultura no país.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão


quarta-feira, 29 de abril de 2026

Blogueiro é alvo de operação por extorsão no interior do Maranhão



                                     (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

A Polícia Civil do Maranhão cumpriu, na manhã desta quarta-feira (28), mandado de busca e apreensão contra um blogueiro investigado por calúnia e extorsão digital, no município de Codó. A ação teve como foco a coleta de provas e o avanço das investigações envolvendo ataques contra um deputado estadual.

A operação foi coordenada pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, o DCCT/SEIC, que também apreendeu uma arma de fogo registrada em nome do investigado.

Segundo a polícia, o suspeito utilizava um blog e perfis em redes sociais para divulgar conteúdos considerados caluniosos e difamatórios, incluindo acusações falsas, apelidos depreciativos e linguagem ofensiva direcionada ao parlamentar.

As investigações apontam que as publicações tinham motivação extorsiva. Após a recusa da vítima em atender pedidos de emprego e vantagens financeiras, o blogueiro teria intensificado os ataques como forma de pressão, exigindo benefícios sob ameaça de continuidade das postagens.


                                     (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

Durante o inquérito, foram identificadas diversas publicações ofensivas, além de relatos de que o investigado teria adotado comportamentos ameaçadores, inclusive em frente à residência da vítima.

A polícia também apurou que o suspeito possuía registro ativo de uma pistola calibre 9 milímetros, que teria sido usada como instrumento de intimidação.
Há ainda registros de ocorrências envolvendo outras vítimas, com denúncias de crimes contra a honra, ameaças e até ameaça de morte por aplicativo de mensagens.

No cumprimento do mandado, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, arma de fogo, carregadores e munições. O investigado foi notificado das medidas cautelares, como a proibição de se aproximar da vítima, e teve o registro da arma suspenso, com comunicação à Polícia Federal.

Todo o material recolhido será analisado para dar continuidade às investigações. Durante a operação, a esposa do investigado foi presa em flagrante por desacato.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Prefeito de Vitorino Freire morre após passar mal em evento

VÍDEO: Prefeito de Vitorino Freire morre após passar mal em evento

Morreu na noite dessa segunda‑feira (27), o prefeito de Vitorino Freire, Ademar Alves Magalhães (União), conhecido como Fogoió, aos 61 anos. O prefeito passou mal durante um evento da Secretaria Municipal de Educação realizado em uma igreja.

Ele chegou a receber manobras de reanimação cardiopulmonar e foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Municipal Dr. Francisco Ribeiro, mas não resistiu.

Prefeito passou mal durante evento em igreja – Reprodução

Fogoió foi eleito prefeito em 2024, com 62,69% dos votos válidos. Com a morte do gestor, a vice‑prefeita Gabi Viana assume o comando do município.

Em nota, a Prefeitura de Vitorino Freire destacou a trajetória do prefeito e decretou luto oficial de três dias no município. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Estudantes de escola em Imperatriz participam de ação sobre consumo consciente de energia elétrica



Equatorial Maranhão promove palestra educativa por meio do projeto E+ Educação

 

Unindo aprendizado e responsabilidade social, a Equatorial Maranhão realizou, na tarde da última terça-feira (22), uma ação educativa na Escola Municipal Afonso Pena, localizada no Povoado 1.700, em Imperatriz. A iniciativa integrou o projeto "Heróis da Energia", desenvolvido pela unidade de ensino com o objetivo de incentivar práticas conscientes entre estudantes do 5º ao 9º ano.

A atividade foi conduzida por meio do programa E+ Educação, da Distribuidora, e reuniu alunos no pátio da escola para uma palestra com foco na economia de energia. Durante a programação, também foram distribuídos materiais informativos e realizados sorteios de brindes, reforçando, de forma lúdica, a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica.

A ação marcou o início das atividades do projeto escolar, que busca transformar os estudantes em multiplicadores de boas práticas dentro e fora da escola, levando orientações para suas famílias e comunidades.

Júlio Nascimento, estudante do 9º ano do ensino fundamental, comenta que assistiu atentamente à palestra e que as dicas serão úteis em casa. "Eu aprendi que tem que usar o ferro de passar de forma moderada e que isso ajuda muito a economizar energia. Agora vou falar disso lá em casa também", destaca.

Segundo a agente de comunidade da Equatorial Maranhão, Ana Paula dos Santos, iniciativas como essa têm papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes. "A gente acredita que, quando a informação chega de forma simples e acessível, ela realmente faz a diferença. Trabalhar esse tema com as crianças é muito importante, porque elas levam esse conhecimento para dentro de casa e ajudam a construir uma cultura de uso consciente da energia", destacou.

Por meio do E+ Educação, a Equatorial Maranhão desenvolve ações educativas voltadas à conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e a sustentabilidade nas comunidades onde atua.


 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão


 

segunda-feira, 27 de abril de 2026

Drones ajudam polícia a localizar carga roubada escondida em plantação




A Polícia Civil recuperou, nesse sábado (25), uma carga roubada de um caminhão pertencente a uma transportadora, na BR-010, na cidade de Açailândia. Segundo as investigações, o motorista do caminhão foi alvo de criminosos na noite de sexta-feira (24) e foi mantido em cárcere privado enquanto os criminosos saquearam a carga. O motorista só foi liberado pela madrugada.

Após diligências e com uso de drones, os policiais conseguiram localizar a carga, avaliada em cerca de R$ 40 mil, em uma área de plantação de eucaliptos, na zona rural de Itinga do Maranhão.

Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e localizar os autores do crime, bem como esclarecer todas as circunstâncias da ação criminosa.

terça-feira, 21 de abril de 2026

Equatorial moderniza rede subterrânea do Centro Histórico e reforça segurança energética em São Luís




A Equatorial Maranhão avança na modernização das redes elétricas subterrâneas do Centro Histórico de São Luís, consolidando um investimento de R$ 12,4 milhões na região mais visitada da capital. A iniciativa fortalece a confiabilidade do sistema elétrico, amplia a segurança operacional e incorpora novas tecnologias à infraestrutura que atende moradores, comerciantes, órgãos públicos e empreendimentos turísticos da região.

Reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Centro Histórico de São Luís concentra uma rede subterrânea composta por 20 km de rede de média e baixa tensão, responsável pelo atendimento de aproximadamente 1.200 consumidores residenciais e comerciais, além de instituições estratégicas.



Modernização tecnológica e mais confiabilidade

As intervenções incluem a modernização dos Centros de Transformação Abrigados (CTAs), implantação de disjuntores e religadores automatizados, substituição e reforço de cabos e reorganização dos circuitos elétricos existentes.

Com maior nível de automação, o sistema passa a operar com manobras mais rápidas e precisas, reduzindo a abrangência de eventuais interrupções e elevando o padrão de qualidade do fornecimento. Os CTAs modernizados oferecem capacidade de expansão até três vezes maior, tornando a rede mais robusta e preparada para acompanhar o crescimento da atividade cultural, turística e econômica da região.

Durante as obras, as atividades estão sendo executadas com planejamento técnico estruturado, de forma a minimizar impactos ao comércio local e à circulação de moradores e visitantes.


Investimento estruturante e expansão estratégica

As obras integram o programa Mais Energia Maranhão, que reúne investimentos estruturantes, manutenção preventiva, inovação tecnológica e digitalização em todo o estado.

Além de São Luís, o projeto de redes subterrâneas contempla estudos e projetos elétricos e civis para futuras melhorias em São José de Ribamar, Alcântara e em Barreirinhas, ampliando a estratégia de modernização em áreas de relevância histórica e turística.



Energia com qualidade para o desenvolvimento da capital

Para o Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Tiago Barbosa, a modernização da rede subterrânea representa um avanço estratégico para São Luís.

“Estamos fortalecendo uma infraestrutura que precisa aliar tecnologia, segurança e respeito ao patrimônio histórico. A modernização do sistema subterrâneo eleva o padrão de confiabilidade da rede e entrega energia com mais qualidade para a população, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca Tiago.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão.





segunda-feira, 20 de abril de 2026

Grande São Luís tem 11 pontos de praias impróprios




Um levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) aponta que 11 dos 22 pontos monitorados nas praias da Grande São Luís estão impróprios para banho. As análises abrangem trechos de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O relatório considera o período de 16 de março a 13 de abril de 2026 e integra o monitoramento semanal de balneabilidade na Ilha do Maranhão.

A classificação leva em conta a presença de bactérias na água. Trechos próprios apresentam níveis seguros para contato humano, enquanto áreas impróprias indicam risco à saúde, com maior probabilidade de contaminação por micro-organismos.

Entre os municípios analisados, São Luís concentra o maior número de pontos impróprios, com seis trechos inadequados para banho.

Trechos próprios para banho

Praia da Ponta d’Areia (ao lado do Espigão)
Praia da Ponta d’Areia (em frente à rampa ao lado do Praia Mar Hotel)
Praia da Ponta d’Areia (em frente à Praça do Sol)
Praia Ponta do Farol (em frente ao Farol e Forte de São Marcos)
Praia de São Marcos (em frente ao posto dos bombeiros)
Praia de São Marcos (prédio verde com heliporto)
Praia do Calhau (próximo à elevatória da CAEMA e Círculo Militar)
Praia do Calhau (descida da Rua Altamira)
Praia do Meio (próximo ao Kacthus Bar)
Praia do Araçagy (em frente ao Bar Rainha)
Praia do Mangue Seco (próximo à Biblioteca do Caranguejo)

Trechos impróprios para banho

Praia de São Marcos (Praça do Pescador)
Praia de São Marcos (praça de alimentação da Litorânea)
Praia do Calhau (Avenida Copacabana/Pousada Suíça)
Praia do Olho d’Água (Rua São Geraldo)
Praia do Olho d’Água (Elevatória Iemanjá II)
Praia do Olho d’Água (casa com pirâmides no teto)
Praia do Meio (Bar Capiau 2)
Praia do Araçagy (rampa principal)
Praia do Araçagy (Bar da Atalaia)
Praia do Olho de Porco (Las Vegas Bar)
Praia do Olho de Porco (foz do igarapé Mangue Seco)