Mostrando postagens com marcador Ação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ação. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Polícia investiga desaparecimento de empresário como suspeita de homicídio


Crédito: Arquivo/ Reprodução/ Redes Sociais


A Polícia Civil do Maranhão investiga como suspeita de homicídio o desaparecimento do empresário Laércio Miller Rocha, de 33 anos, visto pela última vez na madrugada da última sexta-feira (5), em Imperatriz, no sudoeste do estado. Até o momento, não há informações concretas sobre o paradeiro da vítima.

Imagens de câmeras de segurança mostram Laércio chegando em seu próprio veículo, estacionando e entrando em uma residência no bairro Parque Anhanguera às 3h38. Desde então, ele não foi mais visto.

O carro do empresário foi localizado estacionado na mesma rua no dia seguinte, após familiares iniciarem buscas e estranharem a falta de contato com ele.

Segundo a Polícia Civil, sete pessoas já foram ouvidas no decorrer das investigações. Todos os depoimentos foram prestados de forma voluntária.

O delegado de Homicídios de Imperatriz, Rodrigo Pelegrini, informou que a polícia ainda busca reunir elementos suficientes para solicitar mandados de prisão contra possíveis envolvidos no caso.


“Ainda não temos a materialidade do crime. Mas há vários indícios de que algo ocorreu. As testemunhas estavam no local antes do desaparecimento. Elas trouxeram informações que estão sob sigilo, mas que ajudam a direcionar as investigações, que seguem em andamento”, afirmou o delegado.
Perícia busca vestígios na residência

O material recolhido na casa onde Laércio esteve antes de desaparecer está sendo analisado pela perícia técnica. O objetivo é identificar vestígios de sangue, além de possíveis marcas de disparos de arma de fogo no imóvel.

A família informou que, no último contato com o empresário, ele não apresentava comportamento que indicasse qualquer situação de risco ou ameaça.
Amigos oferecem recompensa por informações

Enquanto as investigações avançam, amigos e familiares de Laércio seguem mobilizados nas redes sociais em busca de pistas. Cartazes com a foto do empresário estão sendo compartilhados na internet, e o grupo passou a oferecer recompensa em dinheiro por informações que possam ajudar a localizar o homem ou identificar possíveis suspeitos.

O advogado que representa duas testemunhas que estavam na residência informou que os jovens compareceram espontaneamente à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo ele, Laércio permaneceu no local acompanhado de outras pessoas, em boas condições e com vida.

O caso segue sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Imperatriz, que continua ouvindo testemunhas e reunindo informações para esclarecer o desaparecimento. Até o momento, não há suspeitos oficialmente apontados pela polícia.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

PRF apreende veículos adulterados e recupera motos roubadas no MA


Crédito: Reprodução/PRF MA


Durante a Operação Corpus Christi 2026, realizada entre os dias 4 e 7 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou oito ocorrências envolvendo adulteração de sinais identificadores de veículos em rodovias federais que cortam o Maranhão.

As ações ocorreram nos municípios de São Luís, Imperatriz, Alto Alegre do Maranhão e Bacabal e resultaram na apreensão de motocicletas e automóveis com sinais adulterados, além da recuperação de veículos com registros de roubo ou furto e casos de receptação.
Fuga e motocicleta adulterada em São Luís

Uma das ocorrências foi registrada no dia 6 de junho, na BR-135, em São Luís. Durante patrulhamento, policiais observaram uma motocicleta realizando uma manobra irregular para evitar a fiscalização.

O condutor desobedeceu à ordem de parada e fugiu por vias urbanas, colocando em risco pedestres e outros motoristas. Após acompanhamento tático, a equipe conseguiu realizar a abordagem e constatou que a motocicleta utilizava placa de outro veículo e apresentava adulterações no chassi e no motor.

Ainda na capital, no dia 4 de junho, um automóvel conduzido por um adolescente foi apreendido após os policiais identificarem que os elementos de identificação pertenciam a um veículo com registro de roubo. O menor foi encaminhado à autoridade competente com acompanhamento do Conselho Tutelar.
Ocorrências no interior

Em Alto Alegre do Maranhão, duas motocicletas foram apreendidas no dia 5 de junho após a PRF identificar adulterações nos números de chassi e motor.

Já em Imperatriz, foram registradas quatro ocorrências durante a operação. Entre elas, a recuperação de uma motocicleta com registro de roubo encontrada às margens da BR-010 e que estava em posse de um adolescente.

Em outra ação, os policiais identificaram que um veículo utilizado para prestação de serviços apresentava sinais de adulteração e possuía registro de furto em Minas Gerais.

Também em Imperatriz, uma motocicleta com os sinais identificadores suprimidos foi apreendida durante fiscalização de rotina. Na abordagem, os agentes encontraram uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa com o condutor, que confessou ter adquirido o documento de forma irregular.
Combate às fraudes veiculares

Segundo a PRF, as ocorrências reforçam a importância das fiscalizações de identificação veicular, que permitem localizar veículos adulterados, recuperar bens oriundos de crimes e combater organizações criminosas envolvidas em fraudes.

Todos os envolvidos foram encaminhados às delegacias da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Os veículos apreendidos permaneceram à disposição da Justiça e das autoridades responsáveis pelas investigações.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

TJMA suspende lei que proibia mulheres trans em banheiros femininos em SL


Crédito: Reprodução


O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decidiu suspender a Lei nº 7.792/2025, que proibia mulheres trans de utilizarem banheiros femininos em São Luís. A decisão foi tomada pelo Órgão Especial da Corte e atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).

A norma havia sido promulgada pela Câmara Municipal de São Luís no dia 13 de maio, após aprovação em dois turnos pelos vereadores da capital. O texto entrou em vigor sem sanção do Executivo.

Na ação, a Defensoria argumentou que a lei violava princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da não discriminação, além de contrariar entendimentos já consolidados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre identidade de gênero e proteção dos direitos da população trans.

Com a decisão do TJMA, a aplicação da lei fica suspensa até o julgamento definitivo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pelo plenário da Corte.

Na prática, a medida garante novamente que mulheres trans possam utilizar os banheiros femininos em São Luís enquanto o caso não é julgado em definitivo.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

MP aciona Justiça para obrigar Prefeitura de São Luís a repassar R$ 1,5 milhão à Santa Casa


Crédito: Arquivo/Reprodução


O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de São Luís e a Santa Casa de Misericórdia do Maranhão para garantir o repasse de R$ 1,5 milhão destinados ao custeio da rede de atenção materno-infantil no âmbito do SUS. A ação tramita na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.

De acordo com a petição apresentada pela 19ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, os recursos são oriundos da Portaria GM/MS nº 1.808/2023, do Ministério da Saúde, e deveriam ter sido destinados à Santa Casa para manutenção dos serviços hospitalares.

Segundo o MP, a investigação teve início após a própria Santa Casa comunicar ao órgão ministerial que o recurso federal ainda não havia sido repassado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS), mesmo após a assinatura do convênio. O hospital alegou que a ausência do valor compromete o funcionamento da unidade e coloca em risco a continuidade de atendimentos especializados.

Na ação, o Ministério Público afirma que a retenção dos recursos pode provocar prejuízos diretos à assistência materno-infantil e aos atendimentos de urgência e emergência prestados pelo hospital, considerado referência no Maranhão. O órgão também sustenta que a demora no repasse ameaça a continuidade de serviços essenciais de saúde pública.

O juiz Douglas de Melo Martins determinou a citação do Município de São Luís e da Santa Casa para apresentação de contestação no prazo de 15 dias. Além disso, os réus deverão se manifestar especificamente sobre o pedido liminar em até 72 horas.

O MPMA pede que a Justiça obrigue o Município de São Luís a realizar o repasse dos valores à Santa Casa no prazo de até 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 3 mil em caso de descumprimento.

terça-feira, 26 de maio de 2026

STJ nega pedido de prefeito acusado de matar PM no Maranhão


Crédito: Arquivo/Reprodução


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido da defesa do prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), para suspender a ação penal em que ele responde por homicídio qualificado pela morte do policial militar Geidson Thiago da Silva dos Santos.

A decisão, assinada pelo ministro Messod Azulay Neto, mantém o andamento do processo que tramita na 2ª Vara da Comarca de Pedreiras. A defesa alegava que o prazo para resposta à acusação deveria ser interrompido até a inclusão do laudo toxicológico da vítima, mas o ministro entendeu que não houve ilegalidade que justificasse a paralisação.

O crime aconteceu em 6 de julho de 2025, durante uma vaquejada em Trizidela do Vale. Segundo as investigações, após uma discussão, o prefeito teria efetuado cinco disparos pelas costas do policial, que morreu no local.

Além de homicídio qualificado, João Vitor também responde por porte ilegal de arma de fogo e receptação. Mesmo réu, ele voltou ao comando da prefeitura após período de licença médica remunerada. A audiência de instrução e julgamento está marcada para 16 de junho, às 8h30.

segunda-feira, 25 de maio de 2026

Prefeitos recebem 220 retroescavadeiras do governo do Estado


Crédito: Gilson Teixeira


“Recebi praticamente todos os prefeitos e assumi alguns compromissos, entre eles, as patrulhas mecanizadas. A gente está entregando à medida que é possível as fábricas fornecerem. Vai ser um total de 544 máquinas em um investimento de mais de R$ 163 milhões em recursos do Estado para que a gente possa fazer essa parceria com os municípios”, explicou o governador Carlos Brandão durante a solenidade de entrega de equipamentos, no último sábado. 16, no Parque Independência, em São Luís.

Com a entrega inicial de 220 retroescavadeiras destinadas a municípios maranhenses, o Governo do Maranhão iniciou uma nova etapa de investimentos em infraestrutura rural. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Especial do Meio Ambiente (Fema).

A iniciativa reúne ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), com foco no fortalecimento da agricultura familiar, mecanização sustentável da produção rural e prevenção de queimadas.

“O Programa Maranhão Sustentável é histórico não só pela entrega, mas ele consegue reunir a agricultura familiar mais a sustentabilidade ambiental. Esse é o diferencial do programa, além dos outros eixos que visam a regularização fundiária”, analisou o secretário da SAF, Jeônys Aguiar.

“O nosso governador, Carlos Brandão, entrega 220 retroescavadeiras que vão auxiliar os nossos agricultores no preparo do solo, combater os incêndios e dar mais sustentabilidade ao meio ambiente, preservando os nossos recursos naturais”, ressaltou a titular da Sagrima, Jucielly Oliveira.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, a iniciativa mostra que o governador Carlos Brandão tem o entendimento e o sentimento de que a grande transformação passa pelos municípios. “Essas ações do Governo do Estado fortalecem a presença das políticas públicas dentro dos municípios, porque é lá que a nossa população vê a mudança positivamente na qualidade de vida de toda a nossa população”, destacou.

Representantes municipais agradeceram pelo suporte de maquinário. “Essa entrega das retroescavadeiras do nosso governador municipalista, Carlos Brandão, é sinônimo de mais desenvolvimento para a infraestrutura do nosso município, apoio para o homem do campo e mais crescimento. É mais uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Nova Colinas, que vem para fortalecer cada vez mais a nossa cidade. Muito obrigado, governador”, agradeceu a prefeita Mariana Ribeiro, de Nova Colinas.

As retroescavadeiras terão utilização prioritária em ações de abertura e manutenção de aceiros, retirada controlada de biomassa seca, recuperação de áreas degradadas e proteção de microbacias hidrográficas, especialmente em regiões de transição entre Cerrado e Amazônia. Como medida de controle ambiental, os municípios beneficiados assinaram Termo de Compromisso Ambiental que proíbe o uso do fogo nas áreas atendidas pelos maquinário.



Estado entrega mais de 200 retroescavadeiras e apresenta resultados ambientais da Expoema (Foto: Gilson Teixeira)

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, pontuou que mecanizar a produção visando benefícios ambientais é a meta de vários estados brasileiros.

“Muitas vezes, são utilizadas práticas rudimentares que degradam o nosso solo. Quando o Governo do Estado entrega esses equipamentos para as prefeituras para trabalhar, especificamente, na agricultura familiar, a gente está fazendo com que o meio ambiente do Maranhão fique equilibrado, com que nossas associações e pequenos produtores se capacitem. Não é apenas a entrega do equipamento, vai ser unido com a educação ambiental, com capacitação, com desenvolvimento sustentável”, disse.

Centenas de equipamentos agrícolas foram destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e à preservação ambiental no estado. Também foram apresentados os resultados das ações de sustentabilidade desenvolvidas durante a 65° Expoema 2025. A programação ocorreu no Parque da Independência, em São Luís, e integrou ações coordenadas pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) e secretarias estaduais que compõem o Programa Maranhão Sustentável.

Durante o evento, o governador destacou o avanço das políticas públicas voltadas à integração entre desenvolvimento regional, preservação ambiental e fortalecimento da produção rural sustentável.

Programa Maranhão Sustentável

O Programa Maranhão Sustentável foi instituído pela Lei nº 12.716/2025 e passou a integrar ações desenvolvidas por sete secretarias estaduais, um instituto e três agências executivas metropolitanas. A política pública contempla iniciativas voltadas à regularização fundiária, fortalecimento da agricultura familiar, valorização de comunidades tradicionais, combate às queimadas e preservação ambiental.

Além da entrega de equipamentos agrícolas, o programa também executa ações de apoio aos Agentes Ambientais Comunitários, aquisição de equipamentos de combate a incêndios e recuperação de áreas degradadas em diversas regiões do estado.

Resultados do Programa Recicla Maranhão

A programação foi iniciada com a apresentação dos resultados do Programa Recicla MA – Ciclo Resíduos Orgânicos, executado durante a Expoema 2025. A iniciativa resultou na coleta de 2,4 toneladas de resíduos orgânicos, na produção de 1,5 tonelada de composto orgânico e de 500 litros de biofertilizante, utilizados em ações de compostagem e recuperação ambiental.

Durante o ato, foram entregues certificados de reconhecimento institucional às empresas e instituições parceiras da ação, além da distribuição simbólica de kits de compostagem produzidos a partir dos resíduos reaproveitados.

terça-feira, 19 de maio de 2026

Brandão confirma emprego e curso para jovem agredida no MA




O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (18) que a jovem Samara Regina, de 19 anos, vítima de agressões e tortura em Paço do Lumiar, já foi matriculada no programa Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional no Maranhão (EJATEC), onde iniciará formação no curso de Gastronomia. Além disso, ela também começará a trabalhar como recepcionista na Secretaria de Estado das Cidades.

O anúncio foi feito pelo governador nas redes sociais como parte das medidas de apoio prometidas à jovem, que ganhou repercussão após denunciar violência enquanto está grávida de cinco meses.
Abrir no Instagram



Segundo o Governo do Maranhão, a oferta de emprego busca garantir autonomia financeira e estabilidade para Samara neste momento de recomeço, enquanto a inclusão no programa educacional pretende ampliar oportunidades de qualificação profissional.

No Dia das Mães, Brandão já havia anunciado um pacote de assistência à jovem, incluindo acompanhamento médico, suporte psicológico, assistência social, apoio jurídico e entrega de enxoval para o bebê, por meio do programa Maranhão Acolhe.

O governo também garantiu a regularização fundiária da residência onde Samara mora, com a entrega do título definitivo do imóvel por meio do ITERMA, além de acompanhamento jurídico para assegurar o andamento das investigações e a responsabilização dos envolvidos.

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Equatorial Maranhão leva mutirão de serviços gratuitos para São Luís, Imperatriz, Governador Edson Lobão e Cândido Mendes



Os clientes poderão realizar cadastro na Tarifa Social, negociação de débitos, troca de lâmpadas e participar de programações especiais


A Equatorial Maranhão, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela ANEEL, levará o "Mutirão Pelo Cliente Todo Dia" para diversas regiões do estado. Estão contempladas as cidades de Imperatriz, Governador Edison Lobão, Cândido Mendes e a capital, São Luís. A ação visa facilitar o atendimento aos clientes e aproximar a Distribuidora da comunidade, a fim de promover mais cidadania e eficiência energética para a população.


Durante a programação, a população poderá gratuitamente trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por novas de LED, renegociar débitos com condições facilitadas, cadastrar e atualizar dados cadastrais do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Além disso, a Distribuidora também vai promover uma palestra informativa sobre eficiência energética, com dicas do dia a dia para economizar energia.

O "Mutirão Pelo Cliente Todo Dia" ocorrerá em Cândido Mendes, nos dias 13 e 14 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Ginásio Elber Moreira Lima, localizado na Rua Álvares Carvalho, no bairro Piracambú.


Em São Luís, a ação será realizada em dois momentos: no dia 15 de maio, das 9h às 16h, na Escola Casa Família Rural, localizada na Estrada do Quebra Pote, nº 1000, e no dia 16, das 8h às 12h, na sede do CNN, localizada na Rua Guaranis, no bairro João Paulo.

Em Imperatriz, a programação ocorrerá no dia 18 de maio, das 8h30 às 12h, na Escola Municipal Maria das Neves, localizada na Rua Clemente de Moraes, nº 25, no bairro Alto Bonito e no dia 21, das 8h às 11h, no Fiqueninho – Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, localizado na Rua Y, no bairro Nova Imperatriz.

Ainda na região Sul do estado, em Governador Edison Lobão, o mutirão será no dia 19 de maio, das 8h30 às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Tiradentes, nº 1597, no Centro da cidade.

Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e a conta de energia mais recente.


SERVIÇO: MUTIRÃO PELO CLIENTE TODO DIA

Cândido Mendes
Data: 13 e 14 de maio (quarta e quinta-feira)
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Ginásio Elber Moreira Lima - rua Álvares Carvalho S/N, bairro Piracambú.

São Luís
Data: 15 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Escola Casa Família Rural – Estrada do Quebra Pote, N 1000.

Data: 16 de maio (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Sede do CNN – rua dos Guaranis, S/N, bairro João Paulo.

Imperatriz
Data: 18 de maio (segunda-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Escola Municipal Maria das Neves – rua Clemente de Moraes, n 25, bairro Alto Bonito.

Data: 21 de maio (quinta-feira)
Horário: 8h às 11h
Local: Fiqueninho – rua Y, S/N, bairro Nova Imperatriz.

Governador Edison Lobão
Data: 19 de maio (terça-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – rua Tiradentes, n 1597, bairro Centro.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão




 

Maranhão adere a programa nacional contra facções

Maranhão adere a programa nacional contra facções

O Maranhão participou, nesta terça-feira (12), em Brasília, do lançamento do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, iniciativa do Governo Federal voltada ao enfrentamento das facções criminosas com foco na asfixia financeira, fortalecimento do sistema prisional e integração entre União e estados. O governador Carlos Brandão liderou a comitiva maranhense no evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva.



Com investimento imediato de R$ 1,6 bilhão ainda em 2026 e previsão de R$ 10 bilhões em linha de crédito para segurança pública, o programa pretende ampliar a capacidade de combate ao crime organizado em todo o país, com recursos para tecnologia, inteligência, reaparelhamento e infraestrutura.

Segundo Carlos Brandão, a iniciativa foi construída em diálogo entre governadores e o Ministério da Justiça, a partir de propostas apresentadas pelos estados para fortalecer a legislação e ampliar a efetividade no combate às organizações criminosas.

Entre os recursos previstos, R$ 388,9 milhões serão destinados a ações de combate financeiro às facções; R$ 330,6 milhões para o sistema prisional; R$ 201 milhões para investigações de homicídios; e R$ 145,2 milhões para enfrentamento ao tráfico de armas.

Brandão destacou que a nova linha de crédito permitirá aos estados ampliar investimentos em estrutura, tecnologia e equipamentos para as forças de segurança. Ele também ressaltou ações já realizadas no Maranhão, como a aquisição de mais de 900 viaturas e a contratação de cerca de 1.500 profissionais da segurança pública.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, avaliou que o programa fortalece a estratégia já adotada no estado, especialmente no combate financeiro às organizações criminosas. Já o subsecretário de Segurança Pública, Ederson Martins, afirmou que a iniciativa deve ampliar a integração entre as forças policiais e reforçar o aparato tecnológico e de inteligência.



(Foto: Rodrigo Ribeiro)

Durante o lançamento, o presidente Lula defendeu a atuação conjunta entre os entes federativos no combate ao crime organizado. “Se a gente não trabalhar junto, a gente não consegue vencer”, afirmou.

O programa também prevê fortalecimento das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), operações conjuntas mensais, criação de comitês de investigação financeira e investimentos em equipamentos como drones, videomonitoramento, scanners corporais e sistemas de rastreamento de armamentos ilegais.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Motoristas interditam BR-402 e cobram recuperação da estrada para os Lençóis Maranhenses




Motoristas interditaram, na manhã desta segunda-feira (11), a BR-402, no povoado Pedras, trecho de acesso aos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro, na região dos Lençóis Maranhenses.

O protesto ocorre em forma de cobrança por melhorias na rodovia, que, segundo os manifestantes, apresenta diversos buracos e problemas na pista, aumentando os riscos de acidentes para quem trafega diariamente pelo local.

Reprodução: Redes Sociais


De acordo com os participantes do ato, a situação da estrada tem causado prejuízos aos motoristas, além de comprometer a segurança de passageiros e turistas que seguem para um dos principais destinos turísticos do Maranhão.

A manifestação é liderada por motoristas que fazem a rota São Luís–Lençóis Maranhenses, que reivindicam ações urgentes de recuperação da BR-402.

Até o momento, não há informações sobre a liberação total da via nem posicionamento oficial dos órgãos responsáveis pela rodovia.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Moradores bloqueiam trecho da BR-222 entre Santa Luzia e Buriticupu




Moradores interditaram um trecho da BR-222 na manhã desta terça-feira (5), entre os municípios de Santa Luzia e Buriticupu.
O bloqueio ocorreu na altura do povoado Esperantina, onde manifestantes atearam fogo em pneus para chamar a atenção das autoridades.

Os manifestantes afirmam que o trecho apresenta diversos problemas que dificultam o tráfego e colocam em risco motoristas, motociclistas e moradores da região. Segundo os manifestantes, o bloqueio deve continuar até que haja uma solução concreta e o início efetivo das obras.

Moradores bloquearam a via e atearam fogo em pneus – Reprodução: Redes Sociais
De acordo com os moradores, a mobilização já havia sido cogitada no mês passado, mas acabou sendo adiada após uma reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT).

Na ocasião, o órgão federal teria garantido que, nos primeiros dias de maio, equipes e máquinas iniciariam os trabalhos de recuperação da estrada. No entanto, segundo os manifestantes, o compromisso não foi cumprido, o que levou à realização do protesto nesta terça.

Influenciadora aciona Justiça contra pré-candidato por ataques





A ex-primeira dama de Arari e influenciadora digital Ingrid Raquel Andrade dos Santos, que atualmente mora em São Luís, ingressou na Justiça com um pedido de tutela de urgência contra Renan Antônio Ferreira dos Santos, de São Paulo e pré-candidato à Presidência do Brasil, após uma série de ataques divulgados nas redes sociais. A ação já foi protocolada e solicita medidas imediatas para conter a propagação dos conteúdos.

Segundo a petição, a autora afirma que vem sendo alvo de ofensas públicas, ataques de cunho misógino e tentativas de descredibilização, por meio de vídeos publicados principalmente no Instagram. O documento aponta que as declarações teriam incentivado comentários ofensivos de terceiros, ampliando os danos à imagem da influenciadora

A defesa sustenta que os conteúdos extrapolam o direito à liberdade de expressão e configuram violação à honra, à imagem e à dignidade, além de impacto direto na vida pessoal e profissional da autora. A petição também menciona a exposição indevida de filhos menores, o que agrava a situação jurídica

Outro ponto destacado é que os ataques teriam se intensificado após o anúncio da pré-candidatura da influenciadora, indicando possível motivação política nas publicações.

Entre os pedidos apresentados à Justiça estão a remoção imediata dos conteúdos ofensivos, a proibição de novas publicações com teor semelhante, sob pena de multa diária, além de indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil

O caso será analisado pela Vara Cível da Comarca de São Luís. Até o momento, Renan Antônio Ferreira dos Santos não se pronunciou publicamente sobre as acusações.

quarta-feira, 29 de abril de 2026

Ponte entre o MA e PI será interditada nesta quarta (29)





                                           (Foto: Arquivo/Reprodução)


A Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Timon (MA) a Teresina (PI), será totalmente interditada nesta quarta-feira (29), das 9h às 17h, para a realização de manutenção corretiva.


Durante o período de cerca de 8 horas, o tráfego ficará bloqueado nos dois sentidos. A orientação é que os motoristas programem os deslocamentos com antecedência e utilizem rotas alternativas para evitar transtornos.


Como opções, a população pode utilizar a Ponte José Sarney e a Ponte Nova, que também fazem a ligação entre as duas cidades.


Segundo a Prefeitura de Timon, a intervenção é essencial para garantir a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam a estrutura diariamente.

segunda-feira, 27 de abril de 2026

Drones ajudam polícia a localizar carga roubada escondida em plantação




A Polícia Civil recuperou, nesse sábado (25), uma carga roubada de um caminhão pertencente a uma transportadora, na BR-010, na cidade de Açailândia. Segundo as investigações, o motorista do caminhão foi alvo de criminosos na noite de sexta-feira (24) e foi mantido em cárcere privado enquanto os criminosos saquearam a carga. O motorista só foi liberado pela madrugada.

Após diligências e com uso de drones, os policiais conseguiram localizar a carga, avaliada em cerca de R$ 40 mil, em uma área de plantação de eucaliptos, na zona rural de Itinga do Maranhão.

Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e localizar os autores do crime, bem como esclarecer todas as circunstâncias da ação criminosa.

sexta-feira, 24 de abril de 2026

Grupo Equatorial reforça combate de furtos de materiais elétricos com a Operação Equi-Cobre



Maranhão está entre os estados com atuação intensificada da ação realizada simultaneamente em toda a área de concessão do Grupo



O Grupo Equatorial realizou, na manhã da quarta-feira (22), a primeira edição de 2026 da Operação Equi-Cobre, uma iniciativa estratégica com foco preventivo, educativo e de fiscalização para combater o furto e a receptação de cabos de cobre e equipamentos elétricos. A ação ocorreu de forma simultânea nos sete estados onde a companhia atua na distribuição de energia: Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul.

Ao todo, 101 locais foram vistoriados em 22 cidades. No Maranhão, a Fase 1 da Operação Equi-Cobre concentrou esforços em áreas estrategicamente mapeadas pela Segurança Empresarial e forças policiais. Embora a ação não tenha registrado prisões ou apreensões, o balanço foi positivo: alcançamos um alto índice de abordagens com foco educativo. O trabalho priorizou a orientação direta a proprietários e funcionários de estabelecimentos, reafirmando o compromisso da nossa área no combate à receptação de materiais furtados e na fiscalização rigorosa do setor de reciclagem.

A Operação Equi-Cobre visa ainda combater o comércio ilícito de materiais pertencentes à concessionária, fortalecer a atuação conjunta com os órgãos de segurança pública e conscientizar a sociedade sobre os riscos, impactos e prejuízos causados por esse tipo de crime, que compromete diretamente a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia, especialmente no Maranhão, onde esse tipo de ocorrência tem impacto direto na qualidade do serviço prestado à população.

“Essa iniciativa contribui diretamente para a proteção da infraestrutura elétrica, reduz riscos à população e garante a continuidade do fornecimento de energia, reforçando o compromisso do Grupo Equatorial com a segurança, a eficiência operacional e a responsabilidade social”, afirma Johnathan Costa, gerente de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial.


A Operação Equi-Cobre foi realizada em parceria com as forças de segurança, aliando ações preventivas, educativas e de fiscalização. A iniciativa contou com o apoio das Polícias Militar e Civil, das Secretarias de Segurança Pública e das Guardas Civis Municipais (GCMs) nos estados participantes, incluindo atuação integrada no Maranhão, com reforço das equipes locais.

Resultados no Maranhão e nos demais estados - Em 2025, a operação recuperou, além de cabos de cobre e alumínio, cerca de 20 transformadores, diversos materiais elétricos e 184 postes desviados. As ações também resultaram em 159 prisões. O Rio Grande do Sul concentrou o maior valor recuperado, com R$ 930,8 mil e 135 postes reinstalados. Goiás registrou o maior volume de cabos recolhidos (36.608 kg) e contabilizou 29 prisões.


O Piauí realizou 53 operações, recuperando 4.485,50 kg de cabos, avaliados em R$ 162,4 mil. O Pará recolheu 6.427,50 kg, somando R$ 72.235,32. No Maranhão, foram registrados 1.525,40 kg de cabos recuperados, totalizando R$ 54,2 mil, reforçando a importância das ações de combate a esse tipo de crime no estado. Alagoas contabilizou 2.420,90 kg, com R$ 24,3 mil em materiais recuperados. No Amapá, não houve recuperação de cabos ao longo do ano, mas foram apreendidos materiais diversos avaliados em R$ 7,5 mil.


 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão





 

quarta-feira, 22 de abril de 2026

Mais de R$ 14 milhões em investimentos impulsionam rede elétrica no leste maranhense




Obras em municípios como Timon, Caxias, Parnarama e Sucupira do Riachão levam mais qualidade para famílias maranhenses

 

A Equatorial Maranhão avança com mais uma etapa do Programa “Luz Para Todos”, realizado em parceria com o Governo Federal. A iniciativa reúne investimentos estratégicos voltados à modernização e à expansão da rede elétrica na região leste do estado. As ações contemplam os municípios de Timon, Caxias, Parnarama e Sucupira do Riachão, levando melhorias que refletem diretamente na qualidade do fornecimento e no cotidiano das comunidades atendidas.

Com mais de R$ 14 milhões aplicados na região, as obras envolvem a construção de novas redes, a ampliação da capacidade do sistema elétrico e o reforço de estruturas já existentes. As intervenções têm como objetivo garantir maior estabilidade no fornecimento, reduzir ocorrências e acompanhar o crescimento das cidades, atendendo de forma mais eficiente às demandas da população e dos setores produtivos.


Segundo o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, os investimentos contribuem para transformar a relação das pessoas com o serviço de energia elétrica. “Estamos fortalecendo a infraestrutura e ampliando nossa capacidade de atendimento, o que resulta em um fornecimento mais confiável e contínuo. Ao mesmo tempo, essas melhorias criam condições mais favoráveis para o funcionamento do comércio, para a prestação de serviços e para a rotina das famílias”, afirmou.

A iniciativa integra um conjunto de ações contínuas voltadas ao fortalecimento do sistema elétrico no Maranhão, alinhadas ao compromisso de ampliar o acesso a um serviço de qualidade. Ao investir em infraestrutura, a Distribuidora contribui para a geração de oportunidades, o dinamismo econômico e a melhoria das condições de vida nas regiões atendidas.

Com foco em eficiência e inovação, a Equatorial Maranhão segue executando obras em diferentes pontos do estado, consolidando um modelo de atuação que busca acompanhar o crescimento das cidades e responder de forma consistente às necessidades da população.

 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão



sexta-feira, 17 de abril de 2026

Seguro-defeso tem mais de 131 mil licenças suspensas após auditorias





O Governo Federal suspendeu mais de 131 mil licenças de pescadores com indícios de irregularidades no Seguro-Defeso, benefício pago a trabalhadores da pesca artesanal durante o período de proibição da atividade. A medida impacta diretamente pescadores em todo o país, incluindo estados com forte atividade pesqueira como o Maranhão.

Além das suspensões, foram canceladas mais de 300 mil licenças por falta de recadastramento, além de mais de 10 mil por inconsistências socioeconômicas e cerca de 2 mil registros de pessoas já falecidas.

Mudança no pagamento afeta pescadores

Outra mudança importante foi a transferência da responsabilidade do pagamento do benefício. Desde novembro, o Seguro-Defeso deixou de ser pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e passou a ser gerido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, a medida busca garantir que o recurso chegue apenas a pescadores que realmente têm direito ao benefício.

Prazo para regularização segue até junho

Para continuar recebendo o seguro, pescadores precisam entregar o Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP). O prazo vai até 30 de junho e é obrigatório para manter o cadastro ativo.

A falta do documento tem sido um dos principais motivos para bloqueio ou indeferimento do benefício.

Brasil tem 1,7 milhão de pescadores

De acordo com o Ministério da Pesca, o Brasil conta com cerca de 1,7 milhão de pescadores artesanais, muitos deles em regiões como o Nordeste. No Maranhão, a atividade é uma das principais fontes de renda para comunidades tradicionais.

Programa prevê investimento de R$ 500 milhões

O governo também anunciou o programa Mais Saúde para a Pesca Artesanal, com investimento de R$ 500 milhões em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa busca ampliar o acesso a serviços de saúde para pescadores e pescadoras em todo o país.

Justiça nega pedido de Camarão e mantém CPI no MA




A Justiça do Maranhão negou o pedido do vice-governador Felipe Camarão (Partido dos Trabalhadores) para suspender a criação e instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A decisão foi proferida nesta quinta-feira (16) pelo desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim, que entendeu não haver ilegalidade que justificasse a interferência do Judiciário no caso.

Na ação, Camarão alegou que a CPI violaria o devido processo legal, poderia afetar sua imagem e teria sido baseada em informações vazadas de forma ilegal. A defesa também apontou possível motivação política e eleitoral.

Requisitos legais foram atendidos

Ao analisar o pedido, o magistrado destacou que a CPI cumpre os critérios constitucionais, como número mínimo de assinaturas — 24 deputados —, definição de fato determinado e prazo de funcionamento de 120 dias.



(Foto: Arquivo/Agência Assembleia)

Segundo a decisão, a investigação está delimitada à apuração de possíveis irregularidades envolvendo a Vice-Governadoria e a Secretaria de Estado da Educação, com base em indícios de movimentações financeiras atípicas que somam cerca de R$ 9,6 milhões.

O relator também afastou, em análise inicial, o argumento de que o objeto da comissão seria genérico.

CPI foi proposta em março

A Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, em março de 2026, os ritos para instaurar a CPI que investiga denúncias de corrupção contra o vice-governador. O pedido, de autoria do deputado Dr. Yglésio, foi fundamentado em movimentações financeiras suspeitas, conta com 24 assinaturas e prevê 120 dias para apuração.

Autonomia do Legislativo foi destacada

O desembargador ressaltou que a atuação do Poder Legislativo é autônoma e que CPIs podem ocorrer paralelamente a investigações conduzidas por outros órgãos, como o Ministério Público.

Sobre a alegação de uso político da comissão, o magistrado afirmou que esse tipo de argumento exige provas concretas, o que não foi apresentado no processo.

CPI segue em andamento

Com a decisão, a Comissão Parlamentar de Inquérito segue com tramitação normal na Assembleia Legislativa do Maranhão, que já iniciou os procedimentos para instalação e definição dos membros.

Com investimento de R$ 4 milhões, Instituto Equatorial divulga resultado da 2ª edição do Edital Diálogos



Iniciativa vai apoiar 108 instituições sociais nos estados de atuação do Grupo; Maranhão tem o maior número de projetos contemplados

 
O Instituto Equatorial divulgou, nesta segunda-feira (13), o resultado da 2ª edição do Edital Diálogos, que vai apoiar 108 instituições sociais distribuídas nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial. Nesta edição, o projeto contará com investimento recorde de R$ 4 milhões.

O Maranhão se destaca com o maior número de instituições contempladas: ao todo, 24 organizações sociais do estado foram selecionadas para receber apoio e fortalecer iniciativas voltadas ao desenvolvimento social. Entre os projetos apoiados, estão iniciativas da região Sul do estado, como o “Ciclo Vivo”, voltado à reciclagem em Açailândia, e os projetos “Renda Criativa” e “Mulheres que Trabalham”, de Balsas e Davinópolis, respectivamente, que têm como objetivo o fortalecimento socioemocional e a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social.


O investimento também contemplou projetos no município de Grajaú, como o “Raízes da Renda”, que tem como foco o fortalecimento alimentar por meio da produção agrícola das famílias indígenas Bacurizinho, e em Imperatriz, com a iniciativa “Mães que Criam”, que promove a autonomia financeira de mães de crianças e adolescentes autistas.

Nos demais estados, também foram beneficiadas instituições: 15 em Alagoas, 7 no Amapá, 14 em Goiás, 16 no Pará, 19 no Piauí e 13 no Rio Grande do Sul. O aporte histórico no Edital Diálogos Equatorial 2026 representa um avanço significativo em relação à edição anterior, que contou com investimento de R$ 3 milhões. A ampliação dos recursos fortalece o alcance e o impacto da iniciativa, cujo objetivo é apoiar projetos voltados ao desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial atua.

A ação reafirma o compromisso do Instituto Equatorial com a transformação social e o fortalecimento de organizações comunitárias, promovendo oportunidades e contribuindo para a redução das desigualdades sociais. Os projetos contemplados nesta segunda edição do edital atuam em diferentes áreas, alinhadas aos eixos apoiados pela iniciativa.


“Nosso compromisso é fortalecer iniciativas que já transformam realidades nos territórios onde atuamos. O Edital Diálogos nos permite caminhar junto com essas instituições, ampliando oportunidades, apoiando diferentes públicos e contribuindo diretamente para a redução das desigualdades sociais”, destaca Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.

A lista completa das instituições selecionadas pode ser acessada por meio do link disponibilizado na bio do perfil oficial do Instituto Equatorial no Instagram (@institutoequatorial) e também na página taplink.cc/institutoequatorial. As organizações selecionadas receberão, por e-mail, as orientações sobre as próximas etapas. Em caso de dúvidas, o contato pode ser realizado pelo e-mail 
instituto.equatorial@equatorialenergia.com.br

Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial é uma organização do terceiro setor que atua na promoção do desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial está presente. A instituição desenvolve programas estruturados com foco em escuta ativa, parcerias e geração de impacto social duradouro, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento do protagonismo local. Em quase dois anos de atuação, já investiu mais de R$ 20 milhões em projetos sociais.

 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão





 

quarta-feira, 15 de abril de 2026

Luciano Hang reage a ação do MP sobre estátua da Havan em São Luís





O empresário Luciano Hang classificou como “perseguição” a ação do Ministério Público do Maranhão (MPMA) que questiona a instalação da réplica da Estátua da Liberdade na loja da Havan, em São Luís.

A Ação Civil Pública aponta que a estrutura, com cerca de 35 metros de altura, teria sido instalada sem licenciamento específico e configuraria poluição visual. O MPMA também sustenta que o monumento funciona como um equipamento publicitário e deveria ter passado por autorização própria, além de apontar omissão do Município na fiscalização.

Em resposta, Hang afirma que a obra seguiu todos os trâmites legais. “Foi feita com alvarás, dentro da lei, com tudo aprovado antes mesmo do início da construção”, declarou.

O empresário também rebateu as críticas sobre impacto visual e disse que o debate extrapola a questão jurídica. “Isso não é sobre legalidade, é sobre perseguição”, afirmou.
Omissão

O MPMA também aponta omissão do Município na fiscalização. Segundo informações da Secretaria Municipal de Urbanismo, a empresa foi notificada para regularizar a situação, mas não adotou providências.

A Blitz Urbana informou que, desde 2023, foram emitidas três notificações e aplicado um auto de infração em 2025, porém a irregularidade permanece.

Para o promotor, a falta de adequação por parte da empresa e a ausência de medidas efetivas do poder público levaram à judicialização do caso.
Pedidos de liminar

Na ação, o MPMA solicita que a Justiça determine que a Havan inicie, em até 30 dias úteis, o processo de licenciamento específico para o equipamento publicitário.

Também pede que o Município, por meio dos órgãos responsáveis, analise o pedido com prioridade e conclua o processo administrativo em até 90 dias, sob pena de multa diária.
Pedidos finais

Ao final do processo, o Ministério Público requer que, caso a licença não seja concedida ou a empresa não regularize a situação, seja determinada a retirada da estrutura.

O órgão também pede a condenação da empresa e do Município ao pagamento de indenização por dano moral coletivo, a ser destinada ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, em razão da poluição visual e da falha na fiscalização.