Mostrando postagens com marcador ESTADO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ESTADO. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de junho de 2026

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar e matar duas crianças com ovo de Páscoa



Crédito: Reprodução


A Justiça condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos de prisão em regime fechado pelo envenenamento que resultou na morte de duas crianças em Imperatriz, no Maranhão. As vítimas morreram após consumirem um ovo de Páscoa contaminado com chumbinho, enviado à residência da família pela acusada.

As vítimas foram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, que não resistiram após ingerirem o doce. A mãe deles, Mírian Lira, também consumiu o chocolate, ficou internada por vários dias em uma Unidade de Terapação Intensiva (UTI), mas sobreviveu.

De acordo com a denúncia, o ovo de Páscoa continha chumbinho, um pesticida utilizado ilegalmente no Brasil para exterminar ratos. O produto teria sido enviado à casa da família por meio de um mototaxista.

Segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o crime foi motivado por ciúmes e vingança. Jordélia era ex-namorada do companheiro de Mírian na época dos fatos. O caso ocorreu em abril de 2025, em Imperatriz.

Na sentença, o juiz determinou o cumprimento imediato da pena, manteve a prisão preventiva da condenada e negou o direito de recorrer em liberdade.

Além da condenação criminal, a Justiça fixou uma indenização mínima por danos morais de 100 salários mínimos para Mírian Lira Rocha e de 400 salários mínimos para os pais das duas crianças mortas.

PAES 2027: Uema abre inscrições com 5.680 vagas para cursos de graduação


Crédito: Assessoria de Comunicação Institucional


A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) abriu nessa segunda-feira (22) as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2027). Ao todo, estão sendo ofertadas 5.680 vagas para cursos de graduação presenciais da Uema e da UemaSul, com ingresso previsto para o primeiro e o segundo semestres de 2027.

Do total de vagas, 4.755 são destinadas à Uema e 925 à UemaSul, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior em diversas regiões do Maranhão.

Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de julho de 2026, exclusivamente pelo site sigconcursos.uema.br.

O edital prevê ainda políticas de reserva de vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Parte dessas vagas será destinada a candidatos de famílias com renda familiar bruta igual ou inferior a dois salários mínimos per capita.

Também haverá cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) e para quilombolas (PQ), dentro das vagas reservadas aos estudantes oriundos da rede pública.

A prova do PAES 2027 será aplicada em etapa única no dia 22 de novembro de 2026, em 23 municípios maranhenses.

O exame contará com 60 questões objetivas de múltipla escolha, abordando conteúdos do ensino médio. O PAES é considerado a principal porta de entrada para os cursos de graduação presenciais das universidades estaduais maranhenses.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

TRE-MA cassa mandatos do prefeito e vice de São João Batista


Crédito: Reprodução


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, nesta quinta-feira (19), cassar os mandatos do prefeito de São João Batista, Emerson Livio Soares Pinto, o Mecinho (Republicanos), e do vice-prefeito Willame Barros (PSDB). A decisão foi tomada por unanimidade durante sessão plenária da Corte Eleitoral, no julgamento de um recurso relacionado às eleições municipais de 2024.

A ação foi movida pela coligação do então candidato Carlos Figueiredo, adversário da chapa vencedora no pleito. Em primeira instância, o pedido de cassação havia sido considerado improcedente pela Justiça Eleitoral, mas a decisão foi reformada pelo TRE-MA após análise do recurso.

Durante o julgamento, o Ministério Público Eleitoral se manifestou favoravelmente à cassação dos mandatos. A relatora do processo, desembargadora eleitoral Rosângela Prazeres, votou pela procedência da ação, sendo acompanhada pelos demais membros da Corte.

De acordo com os autos, Mecinho e Willame Barros foram acusados de práticas ilícitas durante o período eleitoral, entre elas compra de votos, contratações irregulares e execução de serviços com potencial impacto no resultado da disputa. Para o tribunal, ficou caracterizado o abuso de poder político e econômico, justificando a cassação da chapa eleita.

A decisão representa uma mudança significativa no cenário político de São João Batista. Os gestores foram eleitos pela coligação “Unidos Para Fazer Mais” e agora perdem os mandatos após o entendimento unânime dos integrantes do TRE-MA.

Apesar da cassação, a decisão ainda não é definitiva. A defesa do prefeito e do vice-prefeito poderá recorrer às instâncias superiores da Justiça Eleitoral na tentativa de reverter o julgamento.

Os detalhes do acórdão e os fundamentos jurídicos que embasaram a decisão serão divulgados após a publicação oficial do julgamento.

A cassação abre um novo capítulo na política de São João Batista e pode provocar mudanças na administração municipal, a depender dos próximos desdobramentos judiciais.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Joseane Bezerra é eleita nova desembargadora do TJMA


Crédito: Ribamar Pinheiro/TJMA


A juíza Joseane de Jesus Corrêa Bezerra foi eleita nesta quarta-feira (17) para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A vaga foi aberta após a aposentadoria voluntária do desembargador Kleber Carvalho.

A magistrada empatou na votação por merecimento com a juíza Rosária de Fátima Almeida Duarte, mas garantiu a promoção pelo critério de maior tempo de magistratura. A juíza Maria José França Ribeiro ficou em terceiro lugar.

Ribamar Pinheiro/TJMA

A posse ocorreu logo após a eleição, em cerimônia conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe.

A escolha seguiu as regras da Resolução nº 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê ações afirmativas para ampliar a participação feminina nos tribunais brasileiros.

Com a posse de Joseane Bezerra, o TJMA amplia a presença de mulheres em sua composição e avança na política de incentivo à igualdade de gênero no Poder Judiciário.

PF investiga fraude com laudos médicos para compra de veículos no MA


Crédito: Reprodução/PF


A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Dolus, com o objetivo de combater um esquema de fraude na concessão de benefícios fiscais destinados a pessoas com deficiência (PCD). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra um investigado suspeito de inserir informações falsas em laudos médicos.

Segundo a PF, o suspeito teria emitido documentos atestando indevidamente a condição de pessoa com deficiência física ou mental a indivíduos que não possuíam qualquer deficiência. A fraude tinha como finalidade possibilitar a obtenção irregular da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos automotores.

As investigações começaram após denúncias encaminhadas à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, que apontavam possíveis irregularidades em processos administrativos relacionados à concessão do benefício fiscal.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os agentes apreenderam aparelhos eletrônicos que estavam em posse do investigado. Os equipamentos serão submetidos à perícia técnica especializada, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos e beneficiários do esquema.

De acordo com a Polícia Federal, os fatos apurados até o momento podem configurar, em tese, o crime de falsidade ideológica, cuja pena pode incluir reclusão e multa.

A Operação Dolus segue em andamento e novas diligências não estão descartadas.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

BR-135 acumula buracos, mato alto e abandono em paradas na entrada de São Luís


Crédito: Central de Notícias Brasil


Motoristas, pedestres e usuários do transporte público enfrentam dificuldades diárias no trecho urbano da BR-135, principal acesso à Grande Ilha de São Luís, que apresenta problemas como buracos na pista, mato alto, iluminação precária e sinalização desgastada.

A situação chama atenção em meio aos transtornos causados pela interdição da Ponte do Estreito dos Mosquitos, uma das principais ligações entre a capital maranhense e o continente. Além dos impactos no trânsito, quem chega a São Luís encontra canteiros sem manutenção, acostamentos comprometidos e paradas de ônibus tomadas pela vegetação.

Em alguns trechos, o matagal já encobre parte das estruturas destinadas aos passageiros. Em uma das paradas localizadas na entrada da capital, a vegetação cresceu tanto que a estrutura praticamente desapareceu da paisagem.


Quem precisa utilizar o transporte coletivo é obrigado a aguardar os ônibus próximo à pista, dividindo espaço com caminhões e outros veículos de grande porte que circulam diariamente pela rodovia. A situação aumenta os riscos de acidentes e expõe passageiros a condições inseguras.

Outro problema é a situação das faixas de pedestres, que em diversos pontos estão praticamente apagadas. Durante a noite, a falta de iluminação adequada também compromete a segurança de quem precisa atravessar a via ou caminhar às margens da rodovia.

A responsabilidade pela manutenção da BR-135 no perímetro urbano de São Luís é compartilhada entre diferentes esferas do poder público. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pela infraestrutura da rodovia, incluindo pavimentação, sinalização rodoviária, conservação dos canteiros e obras estruturais.

Já a Prefeitura de São Luís, por meio dos órgãos municipais, responde pela gestão do trânsito, fiscalização, organização do fluxo de veículos e pelos serviços de iluminação pública ao longo do trecho urbano.

Maranhão já emitiu 1,9 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional


Crédito: Reprodução


O Maranhão já emitiu 1,9 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até o dia 12 de junho, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O número representa 28,2% da população maranhense.

Em todo o país, mais de 55,8 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento, que substitui o antigo Registro Geral (RG) e utiliza o CPF como número único de identificação.

A primeira via da CIN é gratuita e pode ser solicitada em qualquer estado do país mediante apresentação da certidão de nascimento ou de casamento. Atualmente, são emitidas em média 39,6 mil carteiras por dia e 1,13 milhão por mês em todo o Brasil. Apenas nos primeiros dias de junho de 2026, 782,6 mil novas identidades já foram emitidas.
CPF passa a ser o número único de identificação

A principal mudança da nova identidade é a adoção do CPF como número único nacional, eliminando a possibilidade de uma mesma pessoa possuir diferentes números de identidade em estados distintos.

A medida reduz fraudes, evita duplicidades e aumenta a confiabilidade dos registros públicos. Além disso, o documento possui validade em todo o território nacional.
Mais segurança com QR Code e biometria

A nova CIN conta com mecanismos modernos de segurança, incluindo um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento por meio do aplicativo oficial de leitura da carteira, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Outra inovação é a integração com sistemas biométricos de identificação, reforçando a segurança dos cidadãos e ampliando a proteção no acesso a serviços e benefícios públicos.
Integração com o GOV.BR garante conta Ouro

Além de servir como documento oficial de identificação, a CIN também está integrada à plataforma GOV.BR, permitindo que o cidadão obtenha a conta nível Ouro, considerada o mais alto grau de segurança disponível nos serviços digitais do Governo Federal.
Documento também ajuda na recuperação da conta GOV.BR

A nova identidade pode ser utilizada para recuperar o acesso à conta GOV.BR em casos de perda ou troca de celular.

Para utilizar a funcionalidade, o cidadão deve manter o aplicativo atualizado, ter a versão física da CIN em mãos, realizar o reconhecimento facial e fazer a leitura do QR Code do documento. Após a validação, um código de confirmação é enviado por e-mail ou SMS, permitindo a recuperação da conta de forma rápida e segura.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Advogado é condenado por desvios de recursos de clientes vulneráveis


Crédito: Reprodução


Uma ação penal movida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Arame, resultou na condenação do advogado Wender Lima de Lima a sete anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelo crime de apropriação indébita majorada pelo exercício da profissão.

A sentença foi proferida no dia 4 de junho pelo juiz Calleb Mariano Ribeiro, da Comarca de Arame. A denúncia foi apresentada pelo promotor de Justiça Felipe Augusto Rotondo.

Além desse crime, o advogado também foi condenado por falsidade ideológica e fraude processual qualificada, recebendo mais 11 meses de detenção. A decisão ainda determina o pagamento de R$ 207.866,50 como reparação mínima pelos prejuízos causados às vítimas.
Entenda o caso

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o advogado utilizou sua atuação profissional para sacar valores referentes a 25 alvarás judiciais e acordos homologados, pertencentes a clientes em situação de vulnerabilidade, incluindo idosos, pessoas analfabetas e indígenas da etnia Guajajara.

As investigações apontaram que ele realizava os saques e transferia os recursos para contas bancárias próprias, apropriando-se integralmente do dinheiro e deixando os clientes sem acesso aos valores que lhes eram devidos.

Ainda segundo o MPMA, após ser notificado sobre as investigações, o advogado tentou dificultar a apuração dos fatos ao apresentar oito termos de quitação considerados falsos.

Conforme a denúncia, ele teria obtido assinaturas de testemunhas em folhas em branco, sob a alegação de que se tratavam apenas de documentos relacionados a procedimentos judiciais durante a pandemia. Posteriormente, os papéis teriam sido preenchidos com declarações falsas de que os clientes haviam recebido os valores, numa tentativa de induzir o Ministério Público ao erro.
Proteção às vítimas

O promotor de Justiça Felipe Rotondo destacou que a atuação do Ministério Público teve como prioridade a proteção das vítimas durante todo o processo.

“O foco da instituição pautou-se na prevenção da revitimização e no respeito à integridade física, social e psicológica das pessoas lesadas”, afirmou o promotor.

sábado, 13 de junho de 2026

Ao lado de Lula, Weverton reforça aliança política e fortalece caminho para a reeleição ao Senado



Em mais um gesto que demonstra sua forte ligação política com o presidente Lula, o senador Weverton Rocha compartilhou nas redes sociais um momento de grande simbolismo ao apresentar ao chefe da Nação a história de Antônio, um maranhense que carrega uma tradição familiar de apoio ao presidente.


O episódio vai além de uma simples conversa. A iniciativa reforça o papel de Weverton como uma das principais pontes entre o governo Lula e o Maranhão, posição construída ao longo de anos de lealdade política, defesa dos programas sociais e articulação de investimentos para o estado.

Ao levar a mensagem de Antônio ao presidente, Weverton destacou que o maranhense representa milhares de pessoas que acreditam na política como instrumento de transformação social. A publicação também serviu para reafirmar seu compromisso de seguir ao lado de Lula na luta por mais oportunidades, inclusão e desenvolvimento para a população.

A proximidade entre Weverton e Lula tem sido uma constante ao longo da trajetória do senador. Integrante da base de apoio do governo no Congresso, ele tem atuado na defesa de projetos estratégicos para o Maranhão e consolidado uma relação de confiança com o presidente da República.

Com o cenário eleitoral de 2026 começando a ganhar forma, a parceria entre os dois se apresenta como um importante ativo político. O apoio de Lula à reeleição de Weverton é visto nos bastidores como o reconhecimento de uma aliança construída com diálogo, fidelidade política e compromisso com as pautas que impactam diretamente a vida dos maranhenses.Ao compartilhar o encontro, Weverton não apenas deu voz a um eleitor maranhense, mas também reforçou a mensagem de que segue alinhado ao projeto político lid.erado por Lula, mantendo aberta uma interlocução direta entre o Maranhão e o Palácio do Planalto

 

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Brandão nomeia Flávio Costa desembargador do TJMA após votação do Quinto Constitucional


Crédito: Reprodução


O advogado Flávio Vinícius Araújo Costa foi escolhido para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) pelo critério do Quinto Constitucional da advocacia.

Na votação realizada nesta quarta-feira (10), Flávio Costa foi o mais votado entre os candidatos, recebendo 20 dos 26 votos possíveis durante o processo de formação da lista tríplice.

Os advogados Gabriel Ahid Costa e Lorana Saboya, que ficaram entre os mais votados, não alcançaram a votação mínima exigida para compor a lista tríplice.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou por meio das redes sociais a nomeação de Flávio Costa para o cargo de desembargador.

O governador também parabenizou os demais participantes do processo e destacou a atuação da advocacia maranhense na condução da escolha.

Com a nomeação, Flávio Costa passa a integrar a composição do TJMA, ocupando a vaga destinada à advocacia pelo mecanismo do Quinto Constitucional, previsto na Constituição Federal.

Projeto "Mães que Criam" é lançado em Imperatriz com foco na capacitação de mães de crianças com autismo

Ação conta com o patrocínio do Instituto Equatorial por meio do Edital Diálogos

 

Um dos projetos maranhenses contemplados na última edição do Edital Diálogos, do Instituto Equatorial, foi lançado na noite de 5 de junho, em Imperatriz. O projeto "Mães que Criam", iniciativa da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo em Imperatriz (AFAGAI), vai oferecer cursos profissionalizantes para 60 mães de crianças com autismo, com foco na produção de aromatizantes, sabonetes e velas.


Durante o encontro, as mães inscritas no programa participaram de uma palestra com informações sobre as formações, que irão acontecer quinzenalmente, a fim de oferecer comodidade e não interferir na rotina de cuidados com os filhos atípicos.

Estiveram presentes na programação, representando a Equatorial Maranhão, a assistente administrativa Josilene Frazão e o assistente comercial Eduardo Acácio. O momento contou também com a participação de representantes da Prefeitura de Imperatriz e da especialista em aromatizantes que ministrará o curso, Rafaela Castro.

"Para a gente, é uma enorme satisfação fazer parte e poder contribuir para um projeto tão bonito como o 'Mães que Criam'. Essa é uma oportunidade única para que essas mães, que muitas vezes precisam se dedicar somente aos filhos, tenham a chance de conseguir uma renda extra, se profissionalizar e aumentar a autoestima. Esse é um dos propósitos do Edital Diálogos: apoiar projetos voltados ao desenvolvimento social", explica Josilene.


Além dos cursos profissionalizantes, as inscritas também vão participar de formações especiais nos laboratórios da Universidade Estadual do Maranhão, com aulas especializadas sobre os compostos químicos dos aromatizantes. As mães também irão receber um curso de empreendedorismo voltado ao ensino da precificação, agregação de valor ao produto, apresentação da marca e montagem de kits.

Além disso, a organização do projeto também vai oferecer uma formação de design facilitado para ensiná-las sobre a produção de embalagens, etiquetas, entre outros materiais.

A presidente da AFAGAI, Ester Cristina, comenta sobre a importância do Edital Diálogos. "O Projeto 'Mães que Criam' é o nosso projeto do coração e, com o Edital Diálogos, a gente vai poder ofertar esses cursos profissionalizantes para mães que estão fora do mercado de trabalho. Nossa primeira turma tem 60 mulheres e já temos expectativa de ampliar o projeto e ofertar novas turmas. É uma ajuda muito grande essa do Instituto Equatorial", afirma.

Gilceane Lima, mãe da Laura, de 6 anos, autista nível de suporte 2, atua de forma autônoma como costureira e encontrou no curso ofertado pelo projeto uma oportunidade de gerar mais uma fonte de renda e, ainda assim, poder ficar perto da filha. "Eu agradeço pela iniciativa, pelo projeto ver valor em nós, mães. Nós temos valor como pessoas, mães, empreendedoras, como alguém que quer fazer a diferença. Queremos mostrar para outras mães que é possível", complementa Gilceane.


As mães inscritas no projeto também receberão um kit base com todos os produtos necessários para a produção dos itens. Além disso, elas também vão participar, nos meses de setembro e outubro, de uma exposição na Feira de Artesanato desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz.

O Edital Diálogos é uma iniciativa do Instituto Equatorial que visa ampliar o apoio a projetos sociais nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial. Ao todo, neste ano, foram investidos R$ 4 milhões. Participaram do edital Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltadas para áreas essenciais como educação, empreendedorismo, empregabilidade, sustentabilidade e integridade.

O projeto "Mães que Criam" foi uma das 24 iniciativas contempladas no Maranhão. Nos demais estados, também foram beneficiadas 15 instituições em Alagoas, 7 no Amapá, 14 em Goiás, 16 no Pará, 19 no Piauí e 13 no Rio Grande do Sul.

Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial é uma organização do terceiro setor que atua na promoção do desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial está presente. A instituição desenvolve programas estruturados com foco em escuta ativa, parcerias e geração de impacto social duradouro, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento do protagonismo local. Em quase dois anos de atuação, já investiu mais de R$ 20 milhões em projetos sociais.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 





 

terça-feira, 9 de junho de 2026

Maranhão recebe 22 viaturas e lança operação de combate à violência contra a mulher


Crédito: Divulgação/Secom


O Maranhão recebeu 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres nesta segunda-feira (8), em São Luís. Durante a solenidade, também foi lançada a Operação Mulher Segura 2026, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar em todo o estado.

Os veículos foram entregues pelo governador Carlos Brandão para reforçar a atuação das Delegacias Especiais da Mulher (DEM) e das Patrulhas Maria da Penha (PMP). Ao todo, 10 viaturas serão destinadas às delegacias especializadas e 12 às patrulhas, ampliando a capacidade de atendimento e proteção às vítimas.

Segundo o governador, os investimentos têm contribuído para a redução dos casos de violência contra a mulher e para a ampliação da rede de acolhimento. Ele destacou ainda a importância das denúncias por meio dos telefones 180 e 190.

As novas viaturas das Delegacias Especiais da Mulher atenderão os municípios de Timon, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Viana, São José de Ribamar, Balsas, Presidente Dutra, Barra do Corda, Porto Franco e Caxias.

Já as viaturas destinadas às Patrulhas Maria da Penha reforçarão os serviços em Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, São Luís, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Timon, Presidente Dutra e Santa Inês.

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, esta é a maior entrega de viaturas já realizada para o serviço especializado de proteção às mulheres no Maranhão.

Os veículos contam com compartimento traseiro para transporte seguro de pessoas detidas, permitindo que vítimas e agressores não permaneçam no mesmo espaço durante deslocamentos realizados pelas Patrulhas Maria da Penha.

Atualmente, a estrutura especializada de atendimento às mulheres no Maranhão é composta por 22 Delegacias Especiais da Mulher, 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, 25 Patrulhas Maria da Penha e atuação das patrulhas em cerca de 80 municípios.
Operação Mulher Segura

Durante o evento, também foi lançada a segunda edição da Operação Mulher Segura, ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A operação será executada entre junho e dezembro de 2026, dividida em sete fases operacionais, com foco no cumprimento de mandados de prisão relacionados à violência doméstica, fiscalização de medidas protetivas, acompanhamento de mulheres em situação de risco e ações educativas e preventivas.
Queda nos feminicídios

A entrega das viaturas ocorre em um cenário de redução dos indicadores de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 casos, contra 24 ocorrências no mesmo período de 2025, o que representa uma redução de 33,3%.

No mesmo intervalo, as forças de segurança efetuaram a prisão de 16 acusados de feminicídio.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, informou que, em nove anos de atuação, a Patrulha Maria da Penha já assistiu mais de 130 mil mulheres em todo o Maranhão, reforçando o trabalho de proteção e acompanhamento das vítimas.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

PRF apreende veículos adulterados e recupera motos roubadas no MA


Crédito: Reprodução/PRF MA


Durante a Operação Corpus Christi 2026, realizada entre os dias 4 e 7 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou oito ocorrências envolvendo adulteração de sinais identificadores de veículos em rodovias federais que cortam o Maranhão.

As ações ocorreram nos municípios de São Luís, Imperatriz, Alto Alegre do Maranhão e Bacabal e resultaram na apreensão de motocicletas e automóveis com sinais adulterados, além da recuperação de veículos com registros de roubo ou furto e casos de receptação.
Fuga e motocicleta adulterada em São Luís

Uma das ocorrências foi registrada no dia 6 de junho, na BR-135, em São Luís. Durante patrulhamento, policiais observaram uma motocicleta realizando uma manobra irregular para evitar a fiscalização.

O condutor desobedeceu à ordem de parada e fugiu por vias urbanas, colocando em risco pedestres e outros motoristas. Após acompanhamento tático, a equipe conseguiu realizar a abordagem e constatou que a motocicleta utilizava placa de outro veículo e apresentava adulterações no chassi e no motor.

Ainda na capital, no dia 4 de junho, um automóvel conduzido por um adolescente foi apreendido após os policiais identificarem que os elementos de identificação pertenciam a um veículo com registro de roubo. O menor foi encaminhado à autoridade competente com acompanhamento do Conselho Tutelar.
Ocorrências no interior

Em Alto Alegre do Maranhão, duas motocicletas foram apreendidas no dia 5 de junho após a PRF identificar adulterações nos números de chassi e motor.

Já em Imperatriz, foram registradas quatro ocorrências durante a operação. Entre elas, a recuperação de uma motocicleta com registro de roubo encontrada às margens da BR-010 e que estava em posse de um adolescente.

Em outra ação, os policiais identificaram que um veículo utilizado para prestação de serviços apresentava sinais de adulteração e possuía registro de furto em Minas Gerais.

Também em Imperatriz, uma motocicleta com os sinais identificadores suprimidos foi apreendida durante fiscalização de rotina. Na abordagem, os agentes encontraram uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa com o condutor, que confessou ter adquirido o documento de forma irregular.
Combate às fraudes veiculares

Segundo a PRF, as ocorrências reforçam a importância das fiscalizações de identificação veicular, que permitem localizar veículos adulterados, recuperar bens oriundos de crimes e combater organizações criminosas envolvidas em fraudes.

Todos os envolvidos foram encaminhados às delegacias da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Os veículos apreendidos permaneceram à disposição da Justiça e das autoridades responsáveis pelas investigações.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Confira a programação do Arraial do Ipem de 6 a 14 de junho


Crédito: Reprodução


O tradicional Arraial do Ipem, um dos espaços juninos mais aguardados de São Luís, abre oficialmente sua programação nesta sexta-feira (6), a partir das 17h30, reunindo atrações culturais, grupos folclóricos e apresentações musicais que integram o Maior São João do Mundo.

Com entrada gratuita, o arraial está localizado no bairro Calhau, na Avenida A, e contará com programação distribuída entre o Palco Principal, Palco Alternativo e o tradicional Barracão do Forró.

Na noite de abertura, o público poderá prestigiar apresentações do Tambor de Crioula Brilho da União, Dança Portuguesa A Arte e a Beleza de Portugal, Cia Encantar, Fabrícia e Banda, Boi de Sonhos, Os Tropix, Boi de Santa Fé, Boi de Nina Rodrigues e Boi de Maracanã.

Já no Barracão do Forró, a programação começa às 18h com shows de Forró Top Xote, Forró Suvaco de Cobra, Xoteando SLZ e Renato Serra e Os Pesados.

O São João do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Programação do Arraial do Ipem
Sexta-feira (6)

Palco Principal20h – Fabrícia e Banda
22h – Os Tropix
23h – BMB de Santa Fé
00h – BMB de Nina Rodrigues
01h – BMB de Maracanã

Barracão do Forró19h50 – Forró Suvaco de Cobra
23h30 – Renato Serra e Os Pesados
Sábado (7)

Palco Principal19h – Cacuriá do Jhon
21h – BMB Novilho Branco
23h – BMB da Maioba

Barracão do ForróForró Bom Demais
Forró Pesado
Forró Zabumbaçuado
Domingo (8)

Palco Principal20h – Celso Reis
21h – BMB de Axixá
23h – BMB Itapera de Maracanã
Segunda-feira (9)

Palco Principal20h – Afrôs
22h – Paula Nordestina
23h – BMB de Pindaré
Terça-feira (10)

Palco Principal20h – Josias Sobrinho
21h – Boi Meu Tamarineiro
23h – BMB de Ribamar
Quarta-feira (11)

Palco Principal22h – Rick Farrada
23h – Cacuriá do Candinho
00h – BMB Brilho da Terra
Quinta-feira (12)

Palco Principal21h – Junina Fogueira Viva
00h – BMB Tremor da Campina
01h – BMB de Axixá

Barracão do Forró23h30 – Forró Chá de Catuaba
Sexta-feira (13)

Palco Principal20h – Erick Andrade
21h – Companhia Barrica
23h – Boi Famosão de Humberto de Campos

Barracão do Forró23h30 – Kambada do Forró
Sábado (14)

Palco Principal20h – Gerude e Banda
21h – BMB de Morros
23h – BMB Lendas e Magias

Barracão do Forró20h – Jean Sanfoneiro
22h – Forró do Mel

Pré-candidato a presidência ajuda homem com carro capotado em São Luís


Crédito: Redes Sociais


O psiquiatra, escritor e pré-candidato à Presidência da República, Augusto Cury, prestou socorro a um homem envolvido em um acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira (5), em São Luís. O atendimento ocorreu logo após o veículo da vítima capotar em uma via da capital maranhense.

De acordo com as informações divulgadas, Augusto Cury, que havia acabado de chegar ao Maranhão, percebeu o carro acidentado, parou seu veículo e foi até o local para verificar o estado de saúde do motorista.

Após examinar a vítima e conversar com o jovem, o pré-candidato constatou que ele estava consciente e aparentemente sem ferimentos graves. Em seguida, ao lado da esposa, Suleima Cury, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e auxiliou nas medidas iniciais de atendimento até a chegada da equipe de resgate.

A ação aconteceu poucas horas depois de Augusto Cury retornar de Manaus, onde participou de um evento de lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República pelo Avante. Segundo a organização, o encontro contou com a presença de aproximadamente 12 mil pessoas e teve a participação do prefeito de Manaus, Davi Almeida.

O estado de saúde da vítima não foi informado oficialmente até o momento.

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Deputada Ana do Gás sofre acidente com carreta no MA




A deputada estadual Ana do Gás se envolveu em um acidente de trânsito na madrugada de quarta-feira (3), nas proximidades do município de Araguanã, na região Norte do Maranhão.

Segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação da parlamentar, Ana do Gás viajava acompanhada de três assessores quando o veículo em que estavam colidiu com uma carreta. As circunstâncias do acidente ainda deverão ser esclarecidas.

A assessoria informou que todos os ocupantes do automóvel receberam atendimento médico e seguem sendo acompanhados por equipes de saúde. Apesar do impacto da colisão, a deputada e os assessores passam bem.

Na nota, a equipe da parlamentar também agradeceu as mensagens de apoio e solidariedade recebidas após o acidente e destacou a gratidão pelo livramento de todos os envolvidos.


Reprodução/Instagram

Mulher de 37 anos é presa após se passar por criança de 12 e ser adotada


Crédito: PRESA 37 ANOS


Uma mulher de 37 anos foi presa em flagrante na última terça-feira (2) após se passar por uma adolescente de 12 anos no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, Santa Catarina. Utilizando a identidade falsa de “Gabriele”, ela foi acolhida por uma família da região, com quem conviveu por 14 meses.

A prisão foi realizada por agentes da 6ª Delegacia de Polícia de Joinville, na residência da família que havia acolhido a suspeita. Ela deverá responder pelos crimes de estelionato e falsa identidade.

De acordo com a Polícia Civil, para manter o disfarce durante todo esse período, a mulher conquistou a confiança dos moradores da casa e criou diversas justificativas para explicar sua aparência física adulta. Entre elas, alegava ser autista, possuir outras condições clínicas e afirmava que seus traços físicos eram consequência do uso forçado de hormônios durante a infância.

As investigações também apontaram que a suspeita adotava comportamentos infantilizados para reforçar a falsa identidade. Segundo a polícia, ela utilizava regularmente mamadeiras, chupetas e um “cheirinho” para dormir, simulando hábitos típicos de uma criança.

Ainda conforme a Polícia Civil, a mulher é reincidente nesse tipo de golpe e possui antecedentes por crimes semelhantes em pelo menos cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Durante o interrogatório, a suspeita confessou o crime. Após a formalização da prisão em flagrante, ela foi encaminhada ao Presídio Regional de Joinville, onde permanece à disposição da Justiça.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Drogasil é condenada por exigir CPF e terá de pagar R$ 10 milhões no MA



Crédito: Reprodução/Internet


A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís condenou a rede de farmácias Drogasil por vincular descontos e promoções ao fornecimento de CPF ou outros dados pessoais dos consumidores.

Na decisão, o juiz Douglas de Melo Martins determinou que os preços promocionais devem ser oferecidos a todos os clientes, independentemente de cadastro prévio ou da apresentação de informações pessoais no momento da compra.

A sentença atende a uma ação movida pelo Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo e pelo Instituto de Comunicação e Educação em Defesa dos Consumidores e Investidores (ICDESCA).

Além disso, a Drogasil deverá adotar uma política de transparência em suas unidades, informando aos consumidores a finalidade da coleta de dados, o período de armazenamento das informações e eventual compartilhamento com terceiros antes da adesão a programas de fidelidade.

Segundo a decisão, clientes que optarem por não fornecer dados pessoais não poderão perder o acesso aos descontos normalmente oferecidos pela rede.

A empresa também foi condenada ao pagamento de R$ 10 milhões por danos morais coletivos, valor que será destinado ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos (FEPDD).

Na sentença, o magistrado classificou a prática como um método comercial coercitivo e desleal, vedado pelo Código de Defesa do Consumidor. Para o juiz, a exigência de dados pessoais como condição para obter descontos configura uma forma indireta de venda casada e viola o direito à privacidade dos consumidores.

Douglas Martins destacou ainda que a coleta de dados pessoais só pode ocorrer de forma legal quando houver consentimento livre, claro e informado, sem qualquer tipo de pressão ou prejuízo econômico para o consumidor que decidir não compartilhar suas informações.

Quatro municípios recebem audiências do Orçamento Participativo


Crédito: Reprodução


O Orçamento Participativo (OP 2026) segue mobilizando a população maranhense e realiza, nesta terça-feira (2), audiências públicas nos municípios de São Mateus, Itapecuru-Mirim, Rosário e Anapurus. Os encontros fazem parte da programação que percorrerá as 32 regiões de planejamento do Maranhão.

Durante as audiências, a população poderá apresentar demandas, dialogar diretamente com o Governo do Maranhão e ajudar a definir as prioridades de investimentos para cada território. Em cada região, serão escolhidas quatro propostas prioritárias, que seguirão para votação na plataforma Participa MA. A proposta mais votada de cada região será incorporada ao Orçamento Estadual de 2027.

As propostas selecionadas poderão contemplar ações, obras, serviços e políticas públicas, contribuindo para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

O Orçamento Participativo é realizado anualmente pelo Governo do Maranhão e coordenado pelas secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Além da definição das prioridades regionais, as audiências também serão palco da eleição dos integrantes do Conselho Estadual do Orçamento Participativo. Cada uma das 32 regiões elegerá um representante, totalizando 32 conselheiros, que terão a função de acompanhar, fiscalizar e fortalecer a execução das políticas públicas definidas com participação popular.

As inscrições para organizações da sociedade civil interessadas em participar do processo eleitoral continuam abertas. Podem concorrer entidades sediadas no Maranhão, com pelo menos um ano de atuação e que desenvolvam ações voltadas à promoção dos direitos coletivos.
Calendário das audiências desta terça-feira (2)São Mateus – Região Eixos Rodoferroviários
Itapecuru-Mirim – Região Baixo Itapecuru
Rosário – Região Baixo Munim
Anapurus – Região Alto Munim

O edital com as regras para participação das entidades da sociedade civil está disponível no site da Sedihpop.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Corpus Christi não é feriado no Maranhão; veja o que abre e fecha


Crédito: Freepik


O Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (4 de junho), não é considerado feriado estadual no Maranhão. Em âmbito nacional, a data é classificada como ponto facultativo, o que significa que a suspensão das atividades depende de decisões adotadas por estados e municípios.

No Maranhão, o Governo do Estado informou que o dia 4 de junho será ponto facultativo para a administração pública estadual. Além disso, o dia 5 de junho (sexta-feira) também foi decretado como ponto facultativo, prolongando o período de folga para os servidores estaduais.

Apesar disso, a situação varia entre os municípios. Como não existe uma lei estadual que transforme Corpus Christi em feriado, cada cidade pode decidir, por meio de legislação própria, se a data será tratada como feriado religioso ou apenas ponto facultativo.

Entre os principais municípios maranhenses, Imperatriz, Codó, Açailândia e Chapadinha consideram Corpus Christi como feriado municipal. Já São Luís, Timon e Balsas adotam ponto facultativo.
São Luís gera dúvidas

Na capital maranhense, a data costuma provocar questionamentos todos os anos. Oficialmente, a Prefeitura de São Luís classifica Corpus Christi como ponto facultativo para a administração municipal.

No entanto, a celebração é tradicionalmente tratada como feriado religioso por parte da população, empresas e instituições, o que explica a divergência encontrada em alguns calendários e publicações.
Comércio poderá funcionar

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários) informaram que o comércio da capital poderá funcionar normalmente durante Corpus Christi, desde que sejam respeitadas as condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho.

As lojas de rua e centros comerciais poderão abrir das 8h às 18h, enquanto as lojas localizadas em shopping centers estão autorizadas a funcionar das 10h às 22h.

As empresas que optarem pela abertura deverão garantir o pagamento de 100% de adicional sobre a hora normal de trabalho, além da concessão de uma gratificação de R$ 53 aos empregados convocados.

As regras não se aplicam a farmácias e supermercados, considerados serviços essenciais e regidos por convenções específicas.
Bancos fechados

As agências bancárias não terão atendimento presencial ao público no dia 4 de junho.

As compensações bancárias também não serão realizadas na data, incluindo operações por TED. O atendimento será retomado normalmente na sexta-feira (5).
Correios suspendem atendimento

Os Correios também não terão expediente durante Corpus Christi.

O atendimento presencial nas agências será suspenso na quinta-feira e retomado normalmente na sexta-feira.

Antes de se deslocar para órgãos públicos, bancos ou estabelecimentos comerciais, a orientação é verificar previamente os horários de funcionamento, já que as regras podem variar de acordo com cada município e setor.