Mostrando postagens com marcador Medicos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Medicos. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Governo Federal garante oferta de 23 novos medicamentos de alta tecnologia tratar câncer no SUS




Foto: João Risi/MS


O Ministério da Saúde anunciou a maior entrega já realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar o acesso da população aos tratamentos contra o câncer, garantindo 100% da demanda de medicamentos.


Com o investimento de R$ 2,2 bilhões, entre as principais novidades estão a criação da nova tabela de financiamento do SUS para a oferta de 23 medicamentos oncológicos de alto custo e a criação, pela primeira vez, do financiamento de cirurgias robóticas oncológicas na rede pública, além de ampliar acesso à cirurgia de reconstrução mamária.

“Eu penso que o estado tem que fazer justiça e dar oportunidade e igualdade a todo mundo. E eu tinha uma obsessão por isso, porque as pessoas mais humildades são tratadas como invisíveis. O que estamos fazendo aqui é dizer: o Brasil entrou numa rota de civilidade e o pobre não será mais tratado como invisível. A gente não pode prescindir da qualidade pública, não aceito dizer que o público não presta. O SUS está provando que aquilo que é público, quando é feito com respeito, dignidade e justiça, o público é muito melhor”, destacou Lula.

Esse aumento de 35% na oferta dos fármacos na rede pública de saúde beneficia 112 mil pacientes, representando um destrave histórico nos tratamentos oncológicos de primeira linha, que embora incorporados, aguardavam há até 12 anos para serem disponibilizados à população.

Entre a lista, dez serão adquiridos diretamente pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos estados. Os outros serão ofertados por meio da Autorização de Procedimento Ambulatorial (Apac), em que a compra é realizada pelos centros habilitados no país, com financiamento federal, e Ata de Negociação Nacional.

Os medicamentos contemplam 18 tipos de câncer, como mama, pulmão, leucemia, ovário e estômago. Dependendo do tipo de tratamento, o paciente pode economizar até R$ 630 mil, caso fizesse na rede privada. A iniciativa está alinhada ao Componente de Assistência Farmacêutica em Oncologia (AF-Onco), política nacional que assegura o cuidado organizado e contínuo no SUS.

Com foco nas mulheres, o ministro Padilha anunciou a ampliação do acesso à cirurgia de reconstrução mamária, que visa democratizar o acesso a procedimentos de alta complexidade e promover a reabilitação física e psicológica das pacientes de forma integral. O direito à cirurgia plástica reconstrutiva, anteriormente limitado a sequelas de tratamento de câncer, passa a abranger todos os casos de mutilação mamária, seja total ou parcial. Com a ampliação, a estimativa de investimento é de R$ 27,4 milhões por ano, representando um aumento de aproximadamente 13% em comparação a 2025.

“Hoje é um dia muito importante para o SUS. As mulheres são a maioria nesse país, mães de minorias, e que mais usam o SUS. Quando o filho está lá é mãe quem está. A saúde das mulheres é uma prioridade absoluta. Exemplo disso é a expansão da vacina do HPV. E eu acredito que nós vamos, até 2035, chegar no que a Austrália chegou, que é eliminar o câncer de colo do útero”, destacou o ministro.

Já para o tratamento do câncer de próstata, o SUS passa a contar com o financiamento permanente da cirurgia robótica, com investimento de R$ 50 milhões do Governo do Brasil. A tecnologia permite que o profissional de saúde tenha maior precisão cirúrgica e melhor visualização das estruturas anatômicas. Para os pacientes, os benefícios incluem menor perda sanguínea durante a operação, reduzindo a necessidade de transfusões. Cerca de 5 mil homens poderão ser beneficiados.

quinta-feira, 9 de abril de 2026

Mais Médicos abre 73 vagas no Maranhão




O Ministério da Saúde abriu 73 vagas no novo edital do Mais Médicos para reforçar a Atenção Primária à Saúde (APS) no Maranhão. Do total de vagas, 67 são destinadas à Estratégia de Saúde da Família e seis para o Consultório na Rua. As inscrições seguem abertas até quarta-feira (8) e podem ser feitas por meio da Plataforma de Gerenciamento de Programas de Provimento. Atualmente, o estado conta com 1.216 profissionais em atuação pelo programa.

Em todo o país, o programa Mais Médicos conta atualmente com cerca de 26 mil profissionais em atuação. No 45º ciclo, são ofertadas um total de 1.524 vagas para regiões prioritárias do SUS, com foco na equidade e ampliação do atendimento a comunidades vulneráveis, incluindo territórios indígenas.

As oportunidades se distribuem entre equipes de Saúde da Família (1.351), Consultório na Rua (75) e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (98), com atuação prevista por 48 meses.

segunda-feira, 16 de março de 2026

Bolsonaro deixa UTI e vai para unidade semi-intensiva





O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para uma unidade semi-intensiva após apresentar melhora clínica e laboratorial. A informação foi confirmada pelo cardiologista Leandro Echenique, que acompanha o quadro médico.

Bolsonaro está internado no hospital DF Star, em Brasília, desde a última sexta-feira (17), após ser diagnosticado com infecção pulmonar.

De acordo com a equipe médica, nas últimas 24 horas o ex-presidente apresentou recuperação da função renal e melhora parcial dos marcadores inflamatórios, o que permitiu a transferência para a unidade semi-intensiva.

A UTI é destinada a pacientes em estado crítico, com necessidade de monitoramento contínuo e suporte intensivo. Já a unidade semi-intensiva atende pacientes em condição mais estável ou em recuperação, que ainda precisam de acompanhamento frequente.

No hospital, Bolsonaro segue em tratamento com antibióticos e realizando fisioterapia respiratória e motora.

Até o momento, não há previsão de alta hospitalar. Na última sexta-feira (13), médicos estimaram que o ex-presidente poderia permanecer internado por pelo menos sete dias, dependendo da evolução do quadro de saúde.

terça-feira, 3 de março de 2026

SUS promove mutirão com 200 cirurgias bariátricas no MA e mais 9 estados






A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apoiará um Mutirão Nacional de Cirurgias, que será realizado entre os dias 2 e 15 de março, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Obesidade, celebrado em 4 de março. A iniciativa envolverá a realização de 200 procedimentos, em 10 estados, com a participação de 22 hospitais públicos de todo o país que atendem pacientes do SUS. O objetivo é ampliar o acesso ao tratamento cirúrgico para pacientes com obesidade grave, reforçando a conscientização sobre a doença.

O mutirão de cirurgias bariátricas já tem procedimentos confirmados, distribuídos por São Paulo (68), Minas Gerais (41), Espírito Santo (20), Pará (14), Rio de Janeiro (10), Bahia (10), Maranhão (5), Recife (14), Distrito Federal (3), Santa Catarina (3), Mato Grosso do Sul (8), Pernambuco (12) e Tocantins (3).

Serão realizadas cirurgias para pessoas que aguardam na fila e já realizaram todo o processo de pré-operatório, bem como atendimentos para que os pacientes que têm encaminhamento para a cirurgia possam iniciar o seu processo de tratamento com equipe multidisciplinar, cirurgião e endocrinologista.

De acordo com o presidente da SBCBM, Dr Juliano Canavarros, em 2025 menos de 1% dos pacientes com indicação de cirurgia conseguiram realizar o procedimento.

“Em 2025, cerca de 14.115 pacientes conseguiram realizar a cirurgia pelo SUS. Em contrapartida, os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam um crescimento de 118% na obesidade no país. A oferta é muito menor do que a demanda – existem estados em que a fila de espera ultrapassa mil dias e, enquanto isso, os pacientes que aguardam sofrem com o aumento de doenças associadas e a dificuldade de ter uma vida saudável”, afirma o presidente da SBCBM.

Segundo levantamento da SBCBM, entre 2020 e 2024, o Brasil realizou 291.731 mil cirurgias bariátricas, sendo 260.380 cirurgias pelos planos de saúde, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS) e 31.351 procedimentos pelo SUS. Somente nos últimos dois anos, foram realizadas 25.363 cirurgias pelo SUS, sendo 11.250 cirurgias em 2024 e 14.113 em 2025.

“Nos últimos cinco anos menos de 1% da população com indicação para a cirurgia conseguiu ter acesso ao tratamento. Também chamamos a atenção para a importância da acreditação dos hospitais e cirurgiões bariátricos que realizam o procedimento em todo o Brasil, visando sempre a segurança do paciente”, afirmou o presidente da SBCBM Juliano Canavarros.

Maranhão

Em São Luís, cinco pacientes com obesidade grave e que aguardam na fila serão operados entre os dias 02 e 06 de março, no Hospital Universitário Presidente Dutra/UFMA (MA). A coordenação é dos cirurgiões Roberto Cunha, Gutemberg Araújo e Marcos Machado.

Com informações da Assessoria

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Policial é o primeiro maranhense a receber tratamento com polilaminina

 

VÍDEO: Policial é o primeiro maranhense a receber tratamento com polilaminina

O sargento da Polícia Militar do Maranhão, Romildo Leobino, de 46 anos, é o primeiro paciente maranhense a receber o tratamento com a substância polilaminina, proteína brasileira que devolve movimentos a pacientes com lesão medular.

O policial Romildo ficou tetraplégico em decorrência de um disparo na região do pescoço durante uma operação, no mês de janeiro deste ano, no município de Bom Jardim.

“Estou muito feliz porque, como vocês podem ver, já estou conseguindo até sentar, ter controle do meu ombro, consigo até fazer força nas mãos, apertar a mão das pessoas. Minha respiração melhorou significativamente. Até a sonda permanente foi retirada, já tô com controle da bexiga, então, obrigado. Deus abençoe vocês!”, agradeceu.


Reprodução: Redes Sociais

O paciente segue em acompanhamento rigoroso no Hospital do Servidor, com monitoramento permanente da evolução clínica.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Roseana Sarney passa por cirurgia para retirada de tumor na mama

 

VÍDEO: Roseana Sarney passa por cirurgia para retirada de tumor na mama

A ex-governadora do Maranhão e deputada federal Roseana Sarney passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor nesta terça-feira (10), em São Paulo. O procedimento faz parte do tratamento contra um câncer de mama do tipo triplo negativo, diagnóstico confirmado há cerca de seis meses.

De acordo com a equipe médica responsável pelo acompanhamento, a cirurgia ocorreu sem intercorrências e o estado de saúde da parlamentar é considerado positivo, com prognóstico favorável.

O diagnóstico do câncer ocorreu há cerca de seis meses, em agosto de 2025, durante uma viagem a São Paulo para a realização de uma colonoscopia. Por precaução, a sua médica solicitou uma mamografia, que identificou o tumor.

Roseana Sarney permanece sob cuidados da equipe médica responsável e continua o tratamento contra a doença.


Roseana Sarney – Reprodução/Instagram

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Maranhão reduz tempo médio de espera para transplante de córneas

 

Maranhão reduz tempo médio de espera para transplante de córneas

O Maranhão reduziu para 8,8 meses o tempo médio de espera por transplantes de córneas já no primeiro mês de 2026. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde. Em 2022, segundo a Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a espera chegava a 42 meses por paciente.

“Reduzir a espera significa devolver qualidade de vida a quem aguardava por um transplante de córnea. Esse resultado é fruto de um trabalho responsável, com planejamento e compromisso com a vida. O Governo do Estado tem fortalecido a rede de transplantes para garantir mais agilidade e segurança nos atendimentos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O levantamento realizado pelo SNT-MS levou em consideração o período de 1º a 31 de janeiro de 2026, em comparação a 2022, observando o perfil de pacientes com 30 dias de nascido a maiores de cinco anos beneficiados com o transplante de córneas. Neste mesmo período de tempo, 48 pessoas foram transplantadas de córnea no Maranhão, sendo 33 dentro do perfil observado e outras 15 em regime de emergência.

O avanço é resultado direto do fortalecimento da Política Estadual de Doação e Transplantes, da ampliação da busca ativa de doadores pelas Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e Equipes Hospitalares de Doação para Transplantes (eDOTs), da qualificação das equipes hospitalares, da eficiência logística na captação e distribuição dos tecidos e do compromisso institucional em priorizar a resolutividade assistencial.

“Mais do que números, essa redução significa devolver visão, autonomia e qualidade de vida à população maranhense, reafirmando o compromisso da rede estadual com um sistema de transplantes cada vez mais ágil, seguro e acessível”, destacou o coordenador da CET-MA, Hiago Bastos.

Cenário

Atualmente 272 pessoas aguardam por transplante de córnea no Maranhão. Para ser doador de córneas não é preciso deixar nada por escrito. O mais importante é conversar com a família ainda em vida, já que a doação só acontece com a autorização dos familiares.

Nos casos de parada cardíaca, a retirada das córneas pode ser feita em até seis horas após o falecimento. Um único doador pode devolver a visão a até duas pessoas. Em geral, podem doar pessoas entre 2 e 80 anos. Após o óbito, a família deve comunicar a equipe médica ou o Banco de Olhos.

Pessoas que fazem uso de óculos ou lentes de contato, assim como as diagnosticadas com miopia, astigmatismo ou catarata podem fazer a doação. Não são consideradas eletivas para a doação de córnea, pessoas com HIV, hepatites, infecções graves e alguns tipos de câncer.