Mostrando postagens com marcador Governo Estadual. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Governo Estadual. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Maranhão já emitiu 1,9 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional


Crédito: Reprodução


O Maranhão já emitiu 1,9 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até o dia 12 de junho, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O número representa 28,2% da população maranhense.

Em todo o país, mais de 55,8 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento, que substitui o antigo Registro Geral (RG) e utiliza o CPF como número único de identificação.

A primeira via da CIN é gratuita e pode ser solicitada em qualquer estado do país mediante apresentação da certidão de nascimento ou de casamento. Atualmente, são emitidas em média 39,6 mil carteiras por dia e 1,13 milhão por mês em todo o Brasil. Apenas nos primeiros dias de junho de 2026, 782,6 mil novas identidades já foram emitidas.
CPF passa a ser o número único de identificação

A principal mudança da nova identidade é a adoção do CPF como número único nacional, eliminando a possibilidade de uma mesma pessoa possuir diferentes números de identidade em estados distintos.

A medida reduz fraudes, evita duplicidades e aumenta a confiabilidade dos registros públicos. Além disso, o documento possui validade em todo o território nacional.
Mais segurança com QR Code e biometria

A nova CIN conta com mecanismos modernos de segurança, incluindo um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento por meio do aplicativo oficial de leitura da carteira, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Outra inovação é a integração com sistemas biométricos de identificação, reforçando a segurança dos cidadãos e ampliando a proteção no acesso a serviços e benefícios públicos.
Integração com o GOV.BR garante conta Ouro

Além de servir como documento oficial de identificação, a CIN também está integrada à plataforma GOV.BR, permitindo que o cidadão obtenha a conta nível Ouro, considerada o mais alto grau de segurança disponível nos serviços digitais do Governo Federal.
Documento também ajuda na recuperação da conta GOV.BR

A nova identidade pode ser utilizada para recuperar o acesso à conta GOV.BR em casos de perda ou troca de celular.

Para utilizar a funcionalidade, o cidadão deve manter o aplicativo atualizado, ter a versão física da CIN em mãos, realizar o reconhecimento facial e fazer a leitura do QR Code do documento. Após a validação, um código de confirmação é enviado por e-mail ou SMS, permitindo a recuperação da conta de forma rápida e segura.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Governo do Brasil na Rua oferece serviços gratuitos nesta quinta em São Luís


Crédito: Central de Noticias Brasil


A 21ª edição do Governo do Brasil na Rua será realizada nesta quinta-feira (11), em São Luís, levando serviços públicos federais gratuitos à população. A ação acontece das 9h às 17h, na Paróquia São João Calábria, localizada na Avenida Principal, Cidade Operária.

Coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a iniciativa busca aproximar os serviços do Governo Federal dos cidadãos, ampliando o acesso a direitos, cidadania e inclusão social.

Durante a programação, serão oferecidos atendimentos e orientações em diversas áreas. Entre os serviços disponíveis estão o Desenrola Brasil, com negociação de dívidas, atendimento da Caixa Econômica Federal, serviços dos Correios, apoio ao empreendedorismo por meio do Sebrae, atendimentos na área da saúde, serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e suporte para criação e recuperação da conta Gov.br.

A ação reúne órgãos federais e instituições parceiras em um único espaço, facilitando o acesso da população a políticas públicas e serviços essenciais, especialmente em regiões com maior demanda por atendimento presencial.

Abrir no Instagram

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Brandão nomeia Flávio Costa desembargador do TJMA após votação do Quinto Constitucional


Crédito: Reprodução


O advogado Flávio Vinícius Araújo Costa foi escolhido para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) pelo critério do Quinto Constitucional da advocacia.

Na votação realizada nesta quarta-feira (10), Flávio Costa foi o mais votado entre os candidatos, recebendo 20 dos 26 votos possíveis durante o processo de formação da lista tríplice.

Os advogados Gabriel Ahid Costa e Lorana Saboya, que ficaram entre os mais votados, não alcançaram a votação mínima exigida para compor a lista tríplice.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou por meio das redes sociais a nomeação de Flávio Costa para o cargo de desembargador.

O governador também parabenizou os demais participantes do processo e destacou a atuação da advocacia maranhense na condução da escolha.

Com a nomeação, Flávio Costa passa a integrar a composição do TJMA, ocupando a vaga destinada à advocacia pelo mecanismo do Quinto Constitucional, previsto na Constituição Federal.

Brandão anuncia novo limite de idade para entrar na PM e Corpo de Bombeiros


Crédito: Reprodução/Redes Sociais


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta quarta-feira (10) mudanças nos critérios de ingresso para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do estado. A medida foi enviada à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) por meio da Medida Provisória nº 554.

De acordo com o governador, a proposta eleva de 30 para 35 anos a idade máxima para ingresso no quadro de praças da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Além disso, a MP também altera os requisitos de altura mínima exigidos dos candidatos. Pelas novas regras, a altura mínima passa a ser de 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais de Brandão, que também adiantou a realização de um novo concurso público para a área da segurança.

“Já se preparem, pois vem aí o edital do maior concurso público da história do Maranhão, que iniciaremos pelo nosso sistema de segurança, com 3.350 vagas imediatas”, declarou o governador.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Maranhão recebe 22 viaturas e lança operação de combate à violência contra a mulher


Crédito: Divulgação/Secom


O Maranhão recebeu 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres nesta segunda-feira (8), em São Luís. Durante a solenidade, também foi lançada a Operação Mulher Segura 2026, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar em todo o estado.

Os veículos foram entregues pelo governador Carlos Brandão para reforçar a atuação das Delegacias Especiais da Mulher (DEM) e das Patrulhas Maria da Penha (PMP). Ao todo, 10 viaturas serão destinadas às delegacias especializadas e 12 às patrulhas, ampliando a capacidade de atendimento e proteção às vítimas.

Segundo o governador, os investimentos têm contribuído para a redução dos casos de violência contra a mulher e para a ampliação da rede de acolhimento. Ele destacou ainda a importância das denúncias por meio dos telefones 180 e 190.

As novas viaturas das Delegacias Especiais da Mulher atenderão os municípios de Timon, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Viana, São José de Ribamar, Balsas, Presidente Dutra, Barra do Corda, Porto Franco e Caxias.

Já as viaturas destinadas às Patrulhas Maria da Penha reforçarão os serviços em Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, São Luís, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Timon, Presidente Dutra e Santa Inês.

De acordo com a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, esta é a maior entrega de viaturas já realizada para o serviço especializado de proteção às mulheres no Maranhão.

Os veículos contam com compartimento traseiro para transporte seguro de pessoas detidas, permitindo que vítimas e agressores não permaneçam no mesmo espaço durante deslocamentos realizados pelas Patrulhas Maria da Penha.

Atualmente, a estrutura especializada de atendimento às mulheres no Maranhão é composta por 22 Delegacias Especiais da Mulher, 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, 25 Patrulhas Maria da Penha e atuação das patrulhas em cerca de 80 municípios.
Operação Mulher Segura

Durante o evento, também foi lançada a segunda edição da Operação Mulher Segura, ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A operação será executada entre junho e dezembro de 2026, dividida em sete fases operacionais, com foco no cumprimento de mandados de prisão relacionados à violência doméstica, fiscalização de medidas protetivas, acompanhamento de mulheres em situação de risco e ações educativas e preventivas.
Queda nos feminicídios

A entrega das viaturas ocorre em um cenário de redução dos indicadores de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 casos, contra 24 ocorrências no mesmo período de 2025, o que representa uma redução de 33,3%.

No mesmo intervalo, as forças de segurança efetuaram a prisão de 16 acusados de feminicídio.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, informou que, em nove anos de atuação, a Patrulha Maria da Penha já assistiu mais de 130 mil mulheres em todo o Maranhão, reforçando o trabalho de proteção e acompanhamento das vítimas.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Governador Brandão afasta coronel da PMMA após denúncia de assédio


Crédito: Reprodução


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou neste domingo (31) o afastamento do coronel Ribeiro das funções de subcomandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) após denúncias de assédio envolvendo uma oficial da corporação.

A medida foi divulgada pelo governador por meio de uma publicação nas redes sociais. Segundo Brandão, o afastamento tem como objetivo garantir uma apuração rigorosa, imparcial e transparente dos fatos denunciados.




De acordo com informações preliminares, o oficial foi denunciado por importunação contra uma integrante da Polícia Militar durante um evento realizado no município de Grajaú.

Para conduzir a investigação preliminar, o Governo do Estado designou a coronel Edhyelem Almeida Santos Carneiro e a major Camila Santos Bispo Pereira, que ficarão responsáveis pela análise inicial do caso e pela coleta de informações.

Além disso, o governador anunciou mudanças no comando da corporação. O coronel Nicolau Sauaia Júnior assumirá interinamente o cargo de subcomandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, enquanto o procedimento investigativo estiver em andamento.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Governo realiza ação com mais de 200 vagas de emprego em diversas áreas




Crédito: Divulgação Te joga trabalhador


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), promove nesta sexta-feira (29) a ação “Te Joga, Trabalhador!”, voltada à promoção da empregabilidade, cidadania e acesso a serviços gratuitos para a população. O evento será realizado das 8h às 16h, no Sine Cohab, em São Luís.

De acordo com a organização, já estão confirmadas mais de 200 vagas de trabalho em diversas áreas, oferecendo oportunidades para trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado.

O subsecretário da SETRES, Ricardo Gonçalves, destacou que a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da população e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

“Estamos reunindo oportunidades de emprego, qualificação e atendimentos essenciais em um só lugar, facilitando a vida de quem mais precisa”, afirmou.

Além das vagas de emprego, a programação contará com atendimentos gratuitos nas áreas de assistência social, saúde, orientação trabalhista e cidadania.

Entre os serviços disponíveis estão aferição de pressão arterial, teste de glicemia e massagem, ofertados pelo Sesc. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará vacinação e testes rápidos.

A Superintendência Regional do Trabalho também participará da ação com orientações trabalhistas, atendimento sobre seguro-desemprego, abono salarial e emissão da Carteira de Trabalho Digital.

A população ainda terá acesso à atualização e cadastro no CadÚnico, consultoria para Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atendimento socioassistencial, serviços realizados pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS).

O INSS oferecerá consultoria e senha provisória do GOV para acesso à Carteira Digital, além de consulta do Número de Identificação Social (NIS). O Procon também participará da programação com serviços on-line.

As vagas já confirmadas contemplam cargos como auxiliar de estacionamento, repositor, gerente, recepcionista, atendente, frentista, auxiliar administrativo, vigia, técnico em segurança do trabalho, auxiliar de produção, pedreiro, carpinteiro, eletricista, açougueiro, cozinheiro, churrasqueiro, balconista e vendedor, entre outras funções.

Para participar da ação, os interessados devem apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e carteira ou cartão de vacinação.

segunda-feira, 25 de maio de 2026

Prefeitos recebem 220 retroescavadeiras do governo do Estado


Crédito: Gilson Teixeira


“Recebi praticamente todos os prefeitos e assumi alguns compromissos, entre eles, as patrulhas mecanizadas. A gente está entregando à medida que é possível as fábricas fornecerem. Vai ser um total de 544 máquinas em um investimento de mais de R$ 163 milhões em recursos do Estado para que a gente possa fazer essa parceria com os municípios”, explicou o governador Carlos Brandão durante a solenidade de entrega de equipamentos, no último sábado. 16, no Parque Independência, em São Luís.

Com a entrega inicial de 220 retroescavadeiras destinadas a municípios maranhenses, o Governo do Maranhão iniciou uma nova etapa de investimentos em infraestrutura rural. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Especial do Meio Ambiente (Fema).

A iniciativa reúne ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), com foco no fortalecimento da agricultura familiar, mecanização sustentável da produção rural e prevenção de queimadas.

“O Programa Maranhão Sustentável é histórico não só pela entrega, mas ele consegue reunir a agricultura familiar mais a sustentabilidade ambiental. Esse é o diferencial do programa, além dos outros eixos que visam a regularização fundiária”, analisou o secretário da SAF, Jeônys Aguiar.

“O nosso governador, Carlos Brandão, entrega 220 retroescavadeiras que vão auxiliar os nossos agricultores no preparo do solo, combater os incêndios e dar mais sustentabilidade ao meio ambiente, preservando os nossos recursos naturais”, ressaltou a titular da Sagrima, Jucielly Oliveira.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, a iniciativa mostra que o governador Carlos Brandão tem o entendimento e o sentimento de que a grande transformação passa pelos municípios. “Essas ações do Governo do Estado fortalecem a presença das políticas públicas dentro dos municípios, porque é lá que a nossa população vê a mudança positivamente na qualidade de vida de toda a nossa população”, destacou.

Representantes municipais agradeceram pelo suporte de maquinário. “Essa entrega das retroescavadeiras do nosso governador municipalista, Carlos Brandão, é sinônimo de mais desenvolvimento para a infraestrutura do nosso município, apoio para o homem do campo e mais crescimento. É mais uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Nova Colinas, que vem para fortalecer cada vez mais a nossa cidade. Muito obrigado, governador”, agradeceu a prefeita Mariana Ribeiro, de Nova Colinas.

As retroescavadeiras terão utilização prioritária em ações de abertura e manutenção de aceiros, retirada controlada de biomassa seca, recuperação de áreas degradadas e proteção de microbacias hidrográficas, especialmente em regiões de transição entre Cerrado e Amazônia. Como medida de controle ambiental, os municípios beneficiados assinaram Termo de Compromisso Ambiental que proíbe o uso do fogo nas áreas atendidas pelos maquinário.



Estado entrega mais de 200 retroescavadeiras e apresenta resultados ambientais da Expoema (Foto: Gilson Teixeira)

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, pontuou que mecanizar a produção visando benefícios ambientais é a meta de vários estados brasileiros.

“Muitas vezes, são utilizadas práticas rudimentares que degradam o nosso solo. Quando o Governo do Estado entrega esses equipamentos para as prefeituras para trabalhar, especificamente, na agricultura familiar, a gente está fazendo com que o meio ambiente do Maranhão fique equilibrado, com que nossas associações e pequenos produtores se capacitem. Não é apenas a entrega do equipamento, vai ser unido com a educação ambiental, com capacitação, com desenvolvimento sustentável”, disse.

Centenas de equipamentos agrícolas foram destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e à preservação ambiental no estado. Também foram apresentados os resultados das ações de sustentabilidade desenvolvidas durante a 65° Expoema 2025. A programação ocorreu no Parque da Independência, em São Luís, e integrou ações coordenadas pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) e secretarias estaduais que compõem o Programa Maranhão Sustentável.

Durante o evento, o governador destacou o avanço das políticas públicas voltadas à integração entre desenvolvimento regional, preservação ambiental e fortalecimento da produção rural sustentável.

Programa Maranhão Sustentável

O Programa Maranhão Sustentável foi instituído pela Lei nº 12.716/2025 e passou a integrar ações desenvolvidas por sete secretarias estaduais, um instituto e três agências executivas metropolitanas. A política pública contempla iniciativas voltadas à regularização fundiária, fortalecimento da agricultura familiar, valorização de comunidades tradicionais, combate às queimadas e preservação ambiental.

Além da entrega de equipamentos agrícolas, o programa também executa ações de apoio aos Agentes Ambientais Comunitários, aquisição de equipamentos de combate a incêndios e recuperação de áreas degradadas em diversas regiões do estado.

Resultados do Programa Recicla Maranhão

A programação foi iniciada com a apresentação dos resultados do Programa Recicla MA – Ciclo Resíduos Orgânicos, executado durante a Expoema 2025. A iniciativa resultou na coleta de 2,4 toneladas de resíduos orgânicos, na produção de 1,5 tonelada de composto orgânico e de 500 litros de biofertilizante, utilizados em ações de compostagem e recuperação ambiental.

Durante o ato, foram entregues certificados de reconhecimento institucional às empresas e instituições parceiras da ação, além da distribuição simbólica de kits de compostagem produzidos a partir dos resíduos reaproveitados.

Fim da escala 6×1 beneficiará mais de 166 mil trabalhadores no MA


Crédito: 6X1


O Maranhão tem atualmente 392.914 trabalhadores inseridos na escala 5×2, com dois dias de folga por semana, o que representa 70,23% do total de profissionais já identificados, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados mostram que 29,77% dos trabalhadores maranhenses ainda estão submetidos à escala 6×1, com apenas um dia de descanso semanal.

A discussão sobre a jornada de trabalho ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar, no último 13 de abril, uma mensagem presidencial encaminhando ao Congresso Nacional um pedido de urgência constitucional para análise de um projeto que altera a carga horária semanal de trabalho no país.

A proposta prevê a redução da jornada máxima de 44 para 40 horas semanais, além da garantia de dois dias de descanso remunerado, sem qualquer redução salarial para os trabalhadores. O objetivo, segundo o governo federal, é ampliar o tempo destinado à família, lazer, cultura e descanso, com expectativa de impactos positivos na produtividade.

Caso aprovada, a medida deve beneficiar profissionais de diversos setores da economia, como comércio, serviços, indústria e logística. No Maranhão, a estimativa é de que 510.220 trabalhadores sejam alcançados pela mudança.

O debate sobre o fim da escala 6×1 tem mobilizado trabalhadores e setores econômicos em todo o país, diante das discussões sobre qualidade de vida, produtividade e os impactos da proposta no mercado de trabalho.

terça-feira, 19 de maio de 2026

Brandão confirma emprego e curso para jovem agredida no MA




O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (18) que a jovem Samara Regina, de 19 anos, vítima de agressões e tortura em Paço do Lumiar, já foi matriculada no programa Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional no Maranhão (EJATEC), onde iniciará formação no curso de Gastronomia. Além disso, ela também começará a trabalhar como recepcionista na Secretaria de Estado das Cidades.

O anúncio foi feito pelo governador nas redes sociais como parte das medidas de apoio prometidas à jovem, que ganhou repercussão após denunciar violência enquanto está grávida de cinco meses.
Abrir no Instagram



Segundo o Governo do Maranhão, a oferta de emprego busca garantir autonomia financeira e estabilidade para Samara neste momento de recomeço, enquanto a inclusão no programa educacional pretende ampliar oportunidades de qualificação profissional.

No Dia das Mães, Brandão já havia anunciado um pacote de assistência à jovem, incluindo acompanhamento médico, suporte psicológico, assistência social, apoio jurídico e entrega de enxoval para o bebê, por meio do programa Maranhão Acolhe.

O governo também garantiu a regularização fundiária da residência onde Samara mora, com a entrega do título definitivo do imóvel por meio do ITERMA, além de acompanhamento jurídico para assegurar o andamento das investigações e a responsabilização dos envolvidos.

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Maranhão adere a programa nacional contra facções

Maranhão adere a programa nacional contra facções

O Maranhão participou, nesta terça-feira (12), em Brasília, do lançamento do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, iniciativa do Governo Federal voltada ao enfrentamento das facções criminosas com foco na asfixia financeira, fortalecimento do sistema prisional e integração entre União e estados. O governador Carlos Brandão liderou a comitiva maranhense no evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva.



Com investimento imediato de R$ 1,6 bilhão ainda em 2026 e previsão de R$ 10 bilhões em linha de crédito para segurança pública, o programa pretende ampliar a capacidade de combate ao crime organizado em todo o país, com recursos para tecnologia, inteligência, reaparelhamento e infraestrutura.

Segundo Carlos Brandão, a iniciativa foi construída em diálogo entre governadores e o Ministério da Justiça, a partir de propostas apresentadas pelos estados para fortalecer a legislação e ampliar a efetividade no combate às organizações criminosas.

Entre os recursos previstos, R$ 388,9 milhões serão destinados a ações de combate financeiro às facções; R$ 330,6 milhões para o sistema prisional; R$ 201 milhões para investigações de homicídios; e R$ 145,2 milhões para enfrentamento ao tráfico de armas.

Brandão destacou que a nova linha de crédito permitirá aos estados ampliar investimentos em estrutura, tecnologia e equipamentos para as forças de segurança. Ele também ressaltou ações já realizadas no Maranhão, como a aquisição de mais de 900 viaturas e a contratação de cerca de 1.500 profissionais da segurança pública.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, avaliou que o programa fortalece a estratégia já adotada no estado, especialmente no combate financeiro às organizações criminosas. Já o subsecretário de Segurança Pública, Ederson Martins, afirmou que a iniciativa deve ampliar a integração entre as forças policiais e reforçar o aparato tecnológico e de inteligência.



(Foto: Rodrigo Ribeiro)

Durante o lançamento, o presidente Lula defendeu a atuação conjunta entre os entes federativos no combate ao crime organizado. “Se a gente não trabalhar junto, a gente não consegue vencer”, afirmou.

O programa também prevê fortalecimento das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), operações conjuntas mensais, criação de comitês de investigação financeira e investimentos em equipamentos como drones, videomonitoramento, scanners corporais e sistemas de rastreamento de armamentos ilegais.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Assembleia Legislativa aprova empréstimos para a realização de investimentos no Maranhão




A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (7), projetos de lei que autorizam o Governo do Maranhão a contratar operações de crédito junto a instituições financeiras para investimentos em áreas estratégicas do estado. A maior parte dos deputados votou favoravelmente às propostas, defendendo que os recursos serão destinados à melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população.

O líder do governo na Casa, Neto Evangelista, detalhou que os empréstimos solicitados pelo governador Carlos Brandão serão utilizados para a construção de casas populares, ampliação da conectividade por meio do programa “Maranhão Mais Conectado”, aquisição de ônibus elétricos para o transporte semiurbano e outras ações voltadas ao desenvolvimento do estado.

Segundo o parlamentar, os investimentos devem gerar impactos positivos na mobilidade urbana, sustentabilidade ambiental e expansão da internet de alta velocidade no Maranhão.

Durante o discurso, Neto Evangelista rebateu críticas da oposição de que os recursos poderiam ser utilizados para fins eleitorais. O deputado destacou que parte do financiamento envolve recursos internacionais e que haverá fiscalização rigorosa sobre a aplicação do dinheiro.


“São recursos de um banco internacional. São recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento. Vocês em sã consciência acham que instituições desse nível não acompanham o uso do recurso público?”, questionou.

O parlamentar também citou o exemplo do estado de São Paulo, que, segundo ele, também buscou financiamentos para projetos habitacionais, mesmo sendo a unidade federativa mais rica do país.


“Quem votar contra esse programa de financiamento da construção de casas urbanas está votando contra as pessoas que moram nas palafitas”, afirmou.

O vice-presidente da Assembleia, Antônio Pereira, também defendeu a aprovação das operações de crédito. Ele lembrou que empréstimos semelhantes foram contratados em gestões anteriores, como as de Roseana Sarney e Flávio Dino.


“O empréstimo vai servir para este governo e para o posterior a partir do ano que vem. A oposição marca uma situação pensando nas eleições. E nós estamos querendo organizar o empréstimo pensando no estado do Maranhão e em seu povo”, declarou.

Já o deputado Florêncio Neto destacou que os investimentos em tecnologia e conectividade podem ampliar a competitividade do Maranhão na atração de empresas e indústrias.


“Hoje, uma das primeiras coisas que se observa é a conectividade. Como é que está a expansão da nossa rede 5G ao longo de todo o Maranhão? Hoje não é boa. Esse investimento em tecnologia vai permitir que a gente dê esse salto de qualidade”, afirmou.
Trâmites e liberação dos recursos

O deputado Eric Costa ressaltou que, apesar da aprovação dos projetos, os recursos não serão liberados imediatamente devido aos processos burocráticos e licitatórios exigidos para a contratação dos empréstimos.


“Provavelmente não tem recurso disponível antes da eleição”, afirmou.

O deputado Ricardo Arruda também saiu em defesa das operações de crédito e afirmou que o Maranhão vive atualmente uma situação financeira mais equilibrada.


“O que existe hoje é um estado que se preparou para ter as condições favoráveis para adquirir esses créditos”, destacou.

Carlos Brandão reconduz Danilo de Castro ao comando do Ministério Público




O governador Carlos Brandão anunciou, no fim da tarde desta segunda-feira (11), a nomeação de Danilo José de Castro Ferreira para comandar o Ministério Público do Maranhão no biênio 2026–2028. A decisão confirma a recondução do atual procurador-geral de Justiça ao cargo.

Em comunicado, Brandão afirmou que manteve a tradição de escolher o candidato mais votado na lista tríplice formada pelo Ministério Público do Maranhão. Danilo de Castro liderou a eleição interna com 201 votos, seguido por Eduardo Nicolau, com 133, e Carlos Henrique Vieira, com 121 votos.

A lista tríplice foi definida nesta segunda-feira (11), após votação com participação de 307 dos 311 membros do MPMA.

“Respeitando a tradição de nomear o mais votado na lista tríplice do Ministério Público do Estado do Maranhão, nomearei Danilo José de Castro Ferreira para chefiar a instituição no biênio 2026–2028”, declarou o governador.

Com a nomeação, Danilo seguirá à frente do Ministério Público maranhense por mais um mandato.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Moradores bloqueiam trecho da BR-222 entre Santa Luzia e Buriticupu




Moradores interditaram um trecho da BR-222 na manhã desta terça-feira (5), entre os municípios de Santa Luzia e Buriticupu.
O bloqueio ocorreu na altura do povoado Esperantina, onde manifestantes atearam fogo em pneus para chamar a atenção das autoridades.

Os manifestantes afirmam que o trecho apresenta diversos problemas que dificultam o tráfego e colocam em risco motoristas, motociclistas e moradores da região. Segundo os manifestantes, o bloqueio deve continuar até que haja uma solução concreta e o início efetivo das obras.

Moradores bloquearam a via e atearam fogo em pneus – Reprodução: Redes Sociais
De acordo com os moradores, a mobilização já havia sido cogitada no mês passado, mas acabou sendo adiada após uma reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT).

Na ocasião, o órgão federal teria garantido que, nos primeiros dias de maio, equipes e máquinas iniciariam os trabalhos de recuperação da estrada. No entanto, segundo os manifestantes, o compromisso não foi cumprido, o que levou à realização do protesto nesta terça.

segunda-feira, 4 de maio de 2026

Maranhão de Reencontros 2026 começa em maio e abre temporada junina





O mês de maio marca o início do projeto Maranhão de Reencontros 2026, que antecipa o clima do São João do Maranhão. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o evento começa no dia 10 de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen. A programação acontece sempre aos domingos, até 31 de maio, reunindo cultura popular, música e tradição.

A abertura coincide com o Dia das Mães e traz uma programação especial que celebra a diversidade do folclore maranhense. Entre as atrações estão o Tambor de Crioula Arte Nossa, o Boi da Lua, o espetáculo de humor Pão com Ovo e os grupos Boi Brilho da Ilha e Boi da Maioba.

Mais do que um evento cultural, o Maranhão de Reencontros é um convite para o público vivenciar as tradições que fazem do São João do Maranhão um dos mais autênticos do Brasil. A proposta é reunir famílias, valorizar artistas locais e manter vivas manifestações culturais que atravessam gerações.

Criado após a pandemia de Covid-19, o projeto surgiu como uma prévia das festas juninas, incentivando o reencontro do público com a cultura popular em um dos principais cartões-postais de São Luís. A iniciativa também busca fortalecer a cultura, movimentar a economia criativa e ampliar o acesso à programação cultural.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Abimael Berredo, o evento reforça o compromisso com a valorização das tradições maranhenses. Ele destaca que a abertura no Dia das Mães torna a ocasião ainda mais especial para celebrar em família.

Com entrada gratuita, o Maranhão de Reencontros deve atrair moradores e turistas, consolidando-se como um dos destaques do calendário cultural e dando início às festividades juninas no estado.

Programação
10/05 (Domingo)
17h30 – Tambor de Crioula Arte Nossa
18h – Boi da Lua (orquestra)
19h – Espetáculo Pão com Ovo
20h – Boi Brilho da Ilha (orquestra)
21h – Boi da Maioba (matraca)

17/05 (Domingo)
17h30 – Tambor de Crioula de Mestre Felipe
18h – Cacuriá do Candinho
19h – Boi de Morros (orquestra)
20h – Boi de Axixá (orquestra)
21h – Boi da Pindoba (matraca)

24/05 (Domingo)
17h30 – Tambor de Crioula Maracrioula
18h – Cacuriá da Vila Goreth
19h – Boi de Nina Rodrigues (orquestra)
20h – Boi Lendas e Magias (orquestra)
21h – Boi de Santa Fé (baixada)

31/05 (Domingo)
17h30 – Tambor de Crioula da Fé em Deus
18h – Cacuriá Balaio de Rosas
19h – Companhia Barrica
20h – Boi Oriente (baixada)
21h – Boi de Maracanã (matraca)

quarta-feira, 29 de abril de 2026

Ponte entre o MA e PI será interditada nesta quarta (29)





                                           (Foto: Arquivo/Reprodução)


A Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Timon (MA) a Teresina (PI), será totalmente interditada nesta quarta-feira (29), das 9h às 17h, para a realização de manutenção corretiva.


Durante o período de cerca de 8 horas, o tráfego ficará bloqueado nos dois sentidos. A orientação é que os motoristas programem os deslocamentos com antecedência e utilizem rotas alternativas para evitar transtornos.


Como opções, a população pode utilizar a Ponte José Sarney e a Ponte Nova, que também fazem a ligação entre as duas cidades.


Segundo a Prefeitura de Timon, a intervenção é essencial para garantir a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam a estrutura diariamente.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Maranhão recebe R$ 90,9 milhões para novas unidades de saúde



O Ministério da Saúde liberou R$ 90,9 milhões para o Maranhão por meio do Novo PAC Saúde. O recurso será destinado à execução imediata de 39 obras no estado, ampliando a rede pública de atendimento.

Do total de investimentos, estão previstas a construção de 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dois Centros Especializados em Reabilitação (CER). As obras devem começar de forma imediata, a partir da liberação dos recursos.

Essa é a maior liberação de verbas em uma única etapa dentro do Novo PAC Saúde, que, no total, destinou R$ 1,2 bilhão para a construção de 541 unidades de saúde em 26 estados brasileiros.

A iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal de ampliar o acesso à saúde pública e reduzir desigualdades regionais. A ação envolve articulação entre União, estados e municípios, considerada essencial para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar a qualidade do atendimento à população.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o investimento busca acelerar a expansão da rede de serviços. Ele destacou que a proposta é levar estrutura a regiões que ainda enfrentam carência de atendimento, com foco na atenção básica, saúde mental e reabilitação.

Além das obras, a medida integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados no SUS. A iniciativa inclui ações como mutirões, unidades móveis de saúde e reforço na rede de atendimento, especialmente em áreas com maior dificuldade de acesso. A proposta é reduzir filas e tempo de espera, além de descentralizar os serviços e agilizar diagnósticos e tratamentos.

Os recursos foram transferidos de forma integral, diretamente do Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios, conforme prevê a Portaria nº 6/2017. A liberação está vinculada à emissão da Ordem de Serviço, o que garante o início rápido das obras.

Além de melhorar o acesso aos serviços de saúde, os investimentos também devem gerar emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas.

Em nível nacional, o Novo PAC Saúde já soma R$ 32,2 bilhões em investimentos. O programa prevê a construção de 2.600 UBS, 330 Caps, 101 policlínicas, além da entrega de 4.800 ambulâncias do Samu e 800 Unidades Odontológicas Móveis. Também estão incluídos equipamentos para reforçar a estrutura das unidades de saúde em todo o país.

sexta-feira, 24 de abril de 2026

Brandão reforça isenção de IPVA para motos até 170cc no MA

 

Brandão reforça isenção de IPVA para motos até 170cc no MA

(Foto: Arquivo/Reprodução/Geraldo Bubniak/AEN)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, reforçou novas medidas de alívio financeiro para a população, entre elas a isenção automática do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 170 cilindradas. A iniciativa deve beneficiar mais de 600 mil trabalhadores em todo o estado.

Além disso, o governo também prevê a possibilidade de isenção do licenciamento anual, desde que o veículo seja movido a combustão interna, esteja registrado no Maranhão, e o proprietário possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou combinada, sem registro de infrações de trânsito em 2025.

Outra medida destacada foi a prorrogação do prazo para adesão ao Programa de Regularização de Débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Refis do ICMS) até o dia 30 de abril. O programa oferece descontos de até 95% em juros e multas para contribuintes que desejam quitar débitos fiscais.

Segundo o governador, as ações fazem parte de uma estratégia para reduzir o impacto no custo de vida da população. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que São Luís registrou, em março de 2026, o menor aumento da cesta básica entre as capitais brasileiras, resultado atribuído à redução do ICMS sobre produtos essenciais, que caiu de 12% para 8% em janeiro de 2025.

“Essas ações são fruto de um trabalho sério para aliviar o bolso de quem mais precisa”, afirmou o governador.

As medidas integram a política estadual de incentivo à economia, com foco no apoio aos trabalhadores e no fortalecimento do poder de compra das famílias maranhenses.

quarta-feira, 22 de abril de 2026

Delegado Augusto Barros assume Comando Geral da Polícia Civil do MA





O delegado Augusto Barros Neto foi empossado, nesta quarta-feira (22), como novo delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão. O ato solene de posse foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), em São Luís.

A cerimônia contou com a presença e apoio da secretária de Estado da Segurança Pública, Cel. Augusta Andrade; do comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Wallace Amorim; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Célio Roberto; além de chefes das demais forças de segurança pública e representantes dos poderes Judiciário, Executivo e representantes das classes policiais.

Augusto Barros ingressou na Polícia Civil do Maranhão no ano de 2003. Ao longo de sua trajetória profissional, construiu uma carreira marcada pela experiência e atuação em diversas unidades policiais, tanto na capital quanto no interior do estado.

Durante seus 22 anos de carreira, esteve à frente de delegacias em municípios como Mirinzal, Santa Helena e Pinheiro. Em São Luís, teve atuação de destaque em setores estratégicos, como o Departamento de Combate ao Roubo de Carga (DCRC) e o Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE).

O delegado também possui experiência em importantes estruturas da Polícia Civil, como a Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), a Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública da região Norte (SAISP/Norte) e a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), unidade na qual estava lotado antes de sua nomeação para o novo cargo.

terça-feira, 14 de abril de 2026




O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai interditar a Ponte do Estreito dos Mosquitos, na BR-135, nesta terça-feira (14), no sentido de entrada para São Luís.

A interdição atinge o sentido decrescente da rodovia. Durante o período, o tráfego será desviado para a ponte no sentido oposto, normalmente utilizada para a saída da capital.

Segundo o DNIT, a medida prevê a suspensão total da circulação no trecho afetado, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e melhorar a organização do trânsito na região.

A decisão foi tomada após monitoramento técnico, que apontou, de forma preventiva, a necessidade de restrição na estrutura.

Construída na década de 1970, a ponte segue em avaliação contínua. O órgão reforçou que mantém acompanhamento permanente das estruturas e que a interdição é uma ação preventiva para evitar riscos e reduzir transtornos à população.