Mostrando postagens com marcador ESTADOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ESTADOS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Piso dos professores sobe para R$ 5,1 mil após sanção de nova lei


Crédito: PROFESSOR


O Governo Federal sancionou nesta quinta-feira (18) a lei que estabelece o novo piso salarial nacional dos professores da educação básica pública em R$ 5.130,63. A medida atualiza as regras de valorização do magistério e amplia garantias para profissionais da educação em todo o país.

O novo valor representa um reajuste de 5,4% em relação ao piso anterior, que era de R$ 4.867,77. Segundo o governo, o aumento garante ganho real aos educadores, ficando acima da inflação acumulada no período.

A legislação também modifica a forma de atualização do piso nos próximos anos. Com a mudança, o reajuste anual não poderá ser inferior à inflação acumulada, criando um mecanismo de proteção ao poder de compra dos profissionais da educação.

Outro ponto previsto na lei é o aumento da transparência no cálculo do reajuste. O Ministério da Educação (MEC) deverá divulgar os critérios e a memória de cálculo utilizados na definição dos novos valores, permitindo maior acompanhamento por parte de gestores, professores e entidades representativas da categoria.

A nova regra também beneficia os professores contratados por tempo determinado, que passam a ter direito ao piso salarial nacional estabelecido em lei, garantindo equiparação com os demais profissionais do magistério.

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional após ser encaminhada pelo Poder Executivo no início deste ano. Na justificativa, o governo afirmou que a valorização dos professores é fundamental para fortalecer a educação pública e melhorar as condições de trabalho dos profissionais responsáveis pela formação dos estudantes.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Maranhão já emitiu 1,9 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional


Crédito: Reprodução


O Maranhão já emitiu 1,9 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até o dia 12 de junho, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O número representa 28,2% da população maranhense.

Em todo o país, mais de 55,8 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento, que substitui o antigo Registro Geral (RG) e utiliza o CPF como número único de identificação.

A primeira via da CIN é gratuita e pode ser solicitada em qualquer estado do país mediante apresentação da certidão de nascimento ou de casamento. Atualmente, são emitidas em média 39,6 mil carteiras por dia e 1,13 milhão por mês em todo o Brasil. Apenas nos primeiros dias de junho de 2026, 782,6 mil novas identidades já foram emitidas.
CPF passa a ser o número único de identificação

A principal mudança da nova identidade é a adoção do CPF como número único nacional, eliminando a possibilidade de uma mesma pessoa possuir diferentes números de identidade em estados distintos.

A medida reduz fraudes, evita duplicidades e aumenta a confiabilidade dos registros públicos. Além disso, o documento possui validade em todo o território nacional.
Mais segurança com QR Code e biometria

A nova CIN conta com mecanismos modernos de segurança, incluindo um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento por meio do aplicativo oficial de leitura da carteira, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Outra inovação é a integração com sistemas biométricos de identificação, reforçando a segurança dos cidadãos e ampliando a proteção no acesso a serviços e benefícios públicos.
Integração com o GOV.BR garante conta Ouro

Além de servir como documento oficial de identificação, a CIN também está integrada à plataforma GOV.BR, permitindo que o cidadão obtenha a conta nível Ouro, considerada o mais alto grau de segurança disponível nos serviços digitais do Governo Federal.
Documento também ajuda na recuperação da conta GOV.BR

A nova identidade pode ser utilizada para recuperar o acesso à conta GOV.BR em casos de perda ou troca de celular.

Para utilizar a funcionalidade, o cidadão deve manter o aplicativo atualizado, ter a versão física da CIN em mãos, realizar o reconhecimento facial e fazer a leitura do QR Code do documento. Após a validação, um código de confirmação é enviado por e-mail ou SMS, permitindo a recuperação da conta de forma rápida e segura.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Enem 2026: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina na quarta


Crédito: Reprodução


Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até esta quarta-feira (17) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O valor é de R$ 85 e a quitação é obrigatória para a confirmação da participação no exame, exceto para os candidatos contemplados com isenção.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) está disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o documento, é necessário utilizar a senha da conta Gov.br.

Em caso de perda ou necessidade de atualização do boleto, o participante pode emitir uma nova via diretamente na plataforma.
Formas de pagamento aceitas

A taxa pode ser paga em bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários e por meio das seguintes modalidades:Pix (com QR Code disponível na GRU);
Cartão de crédito;
Débito em conta corrente ou poupança;
Outras opções disponibilizadas pela instituição financeira.

O Inep alerta que não serão aceitos pagamentos por depósito em caixa eletrônico, transferência bancária, depósito em conta corrente, via postal ou ordem de pagamento.
Inscrição só é confirmada após processamento do pagamento

A confirmação da inscrição ocorrerá somente após o processamento do pagamento pelo Banco do Brasil.

O candidato deve ficar atento ao valor pago. Caso o pagamento seja inferior a R$ 85, a inscrição não será validada.
Valor da taxa não será devolvido

De acordo com o Inep, o valor pago pela taxa de inscrição não será reembolsado, exceto em caso de cancelamento da edição do exame.

Também não haverá devolução em casos de:Pagamento em duplicidade;
Pagamento com valor diferente do estabelecido;
Tentativa de transferência da taxa para outro participante.
Quem teve direito à isenção da taxa?

O Inep concedeu gratuidade para os seguintes grupos:Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2026;
Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
Beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação;
Pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
Participantes que pretendem utilizar o resultado para certificação do ensino médio e possuem registro no CadÚnico.
Enem é principal porta de entrada para o ensino superior

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e é utilizado como principal forma de acesso ao ensino superior no país por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Desde 2025, o exame também voltou a servir como forma de certificação de conclusão do ensino médio para candidatos com 18 anos ou mais que atinjam a pontuação mínima exigida nas provas e na redação.

Além disso, as notas do Enem podem ser utilizadas em processos seletivos de instituições de ensino superior de Portugal conveniadas ao Inep.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Projeto "Mães que Criam" é lançado em Imperatriz com foco na capacitação de mães de crianças com autismo

Ação conta com o patrocínio do Instituto Equatorial por meio do Edital Diálogos

 

Um dos projetos maranhenses contemplados na última edição do Edital Diálogos, do Instituto Equatorial, foi lançado na noite de 5 de junho, em Imperatriz. O projeto "Mães que Criam", iniciativa da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo em Imperatriz (AFAGAI), vai oferecer cursos profissionalizantes para 60 mães de crianças com autismo, com foco na produção de aromatizantes, sabonetes e velas.


Durante o encontro, as mães inscritas no programa participaram de uma palestra com informações sobre as formações, que irão acontecer quinzenalmente, a fim de oferecer comodidade e não interferir na rotina de cuidados com os filhos atípicos.

Estiveram presentes na programação, representando a Equatorial Maranhão, a assistente administrativa Josilene Frazão e o assistente comercial Eduardo Acácio. O momento contou também com a participação de representantes da Prefeitura de Imperatriz e da especialista em aromatizantes que ministrará o curso, Rafaela Castro.

"Para a gente, é uma enorme satisfação fazer parte e poder contribuir para um projeto tão bonito como o 'Mães que Criam'. Essa é uma oportunidade única para que essas mães, que muitas vezes precisam se dedicar somente aos filhos, tenham a chance de conseguir uma renda extra, se profissionalizar e aumentar a autoestima. Esse é um dos propósitos do Edital Diálogos: apoiar projetos voltados ao desenvolvimento social", explica Josilene.


Além dos cursos profissionalizantes, as inscritas também vão participar de formações especiais nos laboratórios da Universidade Estadual do Maranhão, com aulas especializadas sobre os compostos químicos dos aromatizantes. As mães também irão receber um curso de empreendedorismo voltado ao ensino da precificação, agregação de valor ao produto, apresentação da marca e montagem de kits.

Além disso, a organização do projeto também vai oferecer uma formação de design facilitado para ensiná-las sobre a produção de embalagens, etiquetas, entre outros materiais.

A presidente da AFAGAI, Ester Cristina, comenta sobre a importância do Edital Diálogos. "O Projeto 'Mães que Criam' é o nosso projeto do coração e, com o Edital Diálogos, a gente vai poder ofertar esses cursos profissionalizantes para mães que estão fora do mercado de trabalho. Nossa primeira turma tem 60 mulheres e já temos expectativa de ampliar o projeto e ofertar novas turmas. É uma ajuda muito grande essa do Instituto Equatorial", afirma.

Gilceane Lima, mãe da Laura, de 6 anos, autista nível de suporte 2, atua de forma autônoma como costureira e encontrou no curso ofertado pelo projeto uma oportunidade de gerar mais uma fonte de renda e, ainda assim, poder ficar perto da filha. "Eu agradeço pela iniciativa, pelo projeto ver valor em nós, mães. Nós temos valor como pessoas, mães, empreendedoras, como alguém que quer fazer a diferença. Queremos mostrar para outras mães que é possível", complementa Gilceane.


As mães inscritas no projeto também receberão um kit base com todos os produtos necessários para a produção dos itens. Além disso, elas também vão participar, nos meses de setembro e outubro, de uma exposição na Feira de Artesanato desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz.

O Edital Diálogos é uma iniciativa do Instituto Equatorial que visa ampliar o apoio a projetos sociais nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial. Ao todo, neste ano, foram investidos R$ 4 milhões. Participaram do edital Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltadas para áreas essenciais como educação, empreendedorismo, empregabilidade, sustentabilidade e integridade.

O projeto "Mães que Criam" foi uma das 24 iniciativas contempladas no Maranhão. Nos demais estados, também foram beneficiadas 15 instituições em Alagoas, 7 no Amapá, 14 em Goiás, 16 no Pará, 19 no Piauí e 13 no Rio Grande do Sul.

Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial é uma organização do terceiro setor que atua na promoção do desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial está presente. A instituição desenvolve programas estruturados com foco em escuta ativa, parcerias e geração de impacto social duradouro, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento do protagonismo local. Em quase dois anos de atuação, já investiu mais de R$ 20 milhões em projetos sociais.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 





 

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Praia de Atins é eleita a 7ª melhor praia do mundo em ranking internacional


Crédito: Reprodução/Internet


A Praia de Atins, localizada nos Lençóis Maranhenses, foi eleita a 7ª melhor praia do mundo no ranking Best Beaches in the World 2025, colocando o Maranhão em evidência no cenário internacional. A lista, que reúne as 100 praias mais impressionantes do planeta, foi divulgada em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho.

O ranking é elaborado por especialistas em turismo e viagens, que analisam critérios como beleza natural, preservação ambiental, experiência dos visitantes, singularidade da paisagem e potencial turístico. Entre todas as praias brasileiras presentes na seleção, Atins foi a mais bem colocada, superando destinos mundialmente conhecidos.

Localizada na porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, a praia se destaca pela combinação única de dunas, lagoas cristalinas, rios e o encontro com o Oceano Atlântico. O destino também é reconhecido pela tranquilidade, pela cultura local e pelas excelentes condições para a prática de esportes como kitesurf e windsurf.

Além de Atins, o Brasil teve outras dez praias incluídas entre as 100 melhores do mundo. A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), apareceu na 10ª posição, enquanto a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), ficou em 24º lugar.

O reconhecimento reforça a projeção internacional dos Lençóis Maranhenses, que vêm registrando crescimento no fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros nos últimos anos. O destino ganhou ainda mais visibilidade após o parque ser reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, consolidando-se como um dos principais cartões-postais do Brasil.
Praias brasileiras entre as 100 melhores do mundoPraia de Atins (MA) – 7º lugar
Baía do Sancho (PE) – 10º lugar
Praia de Copacabana (RJ) – 24º lugar
Ilha do Amor (PA) – 44º lugar
Praia do Madeiro (RN) – 46º lugar
Praia da Engenhoca (BA) – 77º lugar
Praia do Bonete (SP) – 78º lugar
Praia do Rosa (SC) – 79º lugar
Saco do Mamanguá (RJ) – 83º lugar
Praia de São Miguel dos Milagres (AL) – 85º lugar
Praia de Taipu de Fora (BA) – 92º lugar

A presença de 11 praias brasileiras na lista reforça a diversidade e a riqueza do litoral nacional, reunindo desde destinos urbanos famosos até áreas preservadas de rara beleza natural. Para o Maranhão, a conquista representa mais um importante reconhecimento do potencial turístico dos Lençóis Maranhenses e fortalece o estado como um dos principais destinos turísticos do país.

Nova campanha destaca direitos da população LGBTQIA+


Crédito: LGBTQIA


O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou, nesta quinta-feira (4), em São Paulo, a campanha “O Brasil é de Todas as Cores: Para Todas as Pessoas”, iniciativa que busca dar visibilidade às ações do governo federal voltadas à garantia de direitos da população LGBTQIA+ e ampliar o alcance de políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O lançamento ocorreu durante a 25ª Feira Cultural da Diversidade e Empreendedorismo LGBT+, realizada no Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista. O evento integra a programação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e é promovido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP).

Segundo o ministério, desde 2023, o governo federal investiu mais de R$ 61 milhões em ações voltadas à promoção e defesa dos direitos humanos da população LGBTQIA+ em todo o país.

De acordo com a pasta, os recursos permitiram que mais de 330 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social fossem atendidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento das Casas de Acolhimento LGBTQIA+ (Acolher+).

Outro destaque apresentado foi a Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+ (Empodera+), que já capacitou mais de 5 mil pessoas por meio de programas voltados à geração de renda, autonomia econômica e ampliação de oportunidades.

A feira reuniu mais de 180 artistas e 100 expositores, oferecendo uma programação gratuita com atividades culturais, exibições de cinema, intervenções artísticas e rodas de conversa sobre temas como saúde mental, direitos humanos, combate à discriminação, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Anvisa proíbe lote de água mineral Crystal após bactéria ser encontrada


Crédito: Reprodução/Internet


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (3), o recolhimento voluntário de um lote da Água Mineral Natural Crystal 500 ml sem gás após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto.

A medida atinge o lote LZ1 VAL 200127 3 P 200126, produzido em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027. Ao todo, 374,4 mil garrafas de 500 ml foram distribuídas no Distrito Federal, Goiás, Tocantins e São Paulo.

A decisão foi tomada após o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) detectar a presença da bactéria durante análises realizadas em uma fábrica localizada em Luziânia (GO).

Após a confirmação do resultado por meio de contraprova, a vigilância sanitária determinou a interdição do local e comunicou o caso à Anvisa. Com isso, ficou proibida a venda, distribuição e utilização dos produtos pertencentes ao lote afetado.

A Anvisa destacou que a medida é restrita exclusivamente ao lote LZ1 VAL 200127 3 P 200126, não atingindo outros produtos da marca.

Até o momento, não foram registradas reclamações de consumidores relacionadas ao lote recolhido.
Fabricante afirma que recolhimento é preventivo

Em nota, a Mineração Bom Jesus (MBJ), responsável pelo envase do produto, informou que está concluindo o recolhimento preventivo e voluntário do lote.

Segundo a empresa, a distribuição ocorreu apenas no Distrito Federal e em municípios específicos de Goiás, Tocantins e São Paulo. A MBJ informou ainda que, após a notificação da vigilância sanitária, realizou análises em mais de 300 amostras de produtos e do processo produtivo, com resultados negativos para microrganismos que indiquem contaminação.

A fabricante também afirmou que, devido ao alto volume de vendas, não há indícios de que o lote ainda esteja disponível no mercado.
Orientação aos consumidores

Consumidores que possuam unidades do lote P 200126 — identificado na embalagem como LZ1 VAL 200127 3 P 200126 — devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da marca para receber orientações sobre substituição ou reembolso.

A empresa ressaltou que a medida se aplica apenas ao lote mencionado e que os demais lotes e produtos da marca Crystal não foram afetados.

terça-feira, 26 de maio de 2026

Mais de 300 maranhenses já autorizaram doação de órgãos pela internet


Crédito: AEDO


Mais de 300 moradores do Maranhão já formalizaram digitalmente o desejo de doar órgãos, enquanto outras mais de 300 pessoas aguardam na fila por um transplante no estado. Os dados reforçam a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e mostram o avanço da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), ferramenta criada há dois anos pelos Cartórios de Notas e regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Desde a criação da plataforma, o Maranhão já contabiliza 319 autorizações eletrônicas de doação de órgãos. O sistema permite que qualquer cidadão manifeste oficialmente a vontade de ser doador de forma gratuita e totalmente online.

A iniciativa tem contribuído para fortalecer o sistema de transplantes e ampliar o acesso da população ao cadastro oficial de doadores. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente mais de 300 pessoas aguardam por um transplante no Maranhão.

Em todo o Brasil, apenas em 2026, já foram realizados mais de 3 mil transplantes de órgãos. Entre os procedimentos mais frequentes estão os transplantes de rim e fígado, que seguem concentrando a maior demanda no país.

De acordo com o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão, Gustavo Dal Molin, a AEDO facilita o acesso da população à formalização da vontade de doar órgãos.


“A AEDO aproxima a população de um gesto de extrema solidariedade, oferecendo um caminho seguro, acessível e juridicamente válido para formalizar a vontade de doar órgãos”, afirmou.

Ele destacou ainda que os Cartórios de Notas têm atuado diretamente no processo de conscientização da sociedade sobre a importância da doação.

A plataforma foi desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), por meio do sistema e-Notariado, e regulamentada nacionalmente pelo CNJ. O objetivo é tornar o processo mais simples, seguro e acessível.
Como funciona a autorização digital

O procedimento é realizado totalmente pela internet. Para fazer a autorização, o cidadão deve acessar a plataforma oficial da AEDO, solicitar gratuitamente um Certificado Digital Notarizado e participar de uma videoconferência com um tabelião.

Após a validação, o interessado assina eletronicamente o documento informando quais órgãos deseja doar. A autorização passa então a integrar a Central Nacional de Doadores de Órgãos, podendo ser consultada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

O cadastro pode ser alterado ou cancelado a qualquer momento pelo próprio cidadão.

terça-feira, 19 de maio de 2026

Grupo Equatorial abre inscrições para o Programa Escola de Eletricistas 2026



No Maranhão, programa ofertará 25 vagas gratuitas em Imperatriz para capacitação no setor elétrico


O Grupo Equatorial abriu, nesta quarta-feira (13), as inscrições para novas turmas do Programa Escola de Eletricistas – edição 2026. A iniciativa oferece qualificação gratuita para quem deseja ingressar no setor de distribuição de energia elétrica, reforçando a estratégia de formação de mão de obra local e o fortalecimento das operações nos estados onde a companhia atua.


O programa, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), disponibiliza, neste ano, 300 vagas distribuídas em diversos municípios dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Goiás e Amapá. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de maio, exclusivamente pelo site https://escoladeeletricistaseqtl.com.br.


Destinado a jovens e adultos a partir de 18 anos, com ensino médio completo e CNH categoria B ou superior, com disponibilidade de 40 horas semanais para fazer o curso, e oferece uma formação intensiva, com duração aproximada de quatro meses, além de uma ajuda de custo mensal, contribuindo para a permanência dos alunos durante o período de capacitação. Ao longo do curso, os participantes são preparados para atuar diretamente em redes de distribuição de energia, com foco em segurança, qualidade e eficiência.

“A Escola de Eletricistas é um projeto que tem um impacto gigantesco nas operações do setor elétrico. É uma porta real de entrada para o mercado de trabalho, com oportunidade de renda e desenvolvimento local. Estamos formando profissionais com alta taxa de empregabilidade, conectando capacitação técnica e qualificação para que as pessoas tenham chance de desenvolver o seu potencial”, destaca Fernanda Sacchi, Diretora de Gente e Gestão do Grupo Equatorial.

Projeto - Desde a criação, o programa Escola de Eletricistas apresenta resultados consistentes e em expansão. De 2022 a 2025, formou 1.930 profissionais, sendo que 1.137 já foram absorvidos pelo mercado de trabalho — uma taxa média de empregabilidade de 60%. O programa também avança na agenda de diversidade, com 21% de participação feminina.

A jornada do participante é estruturada de forma completa, desde o processo seletivo até a formação do profissional. O percurso começa com a divulgação do edital, seguida por inscrições, avaliação comportamental, etapas presenciais para algumas localidades, que incluem avaliações psicotécnicas e triagem médica. Na sequência, os candidatos aprovados nessas etapas passam por entrevistas técnicas.

Após a matrícula e aula inaugural, tem início a fase de formação, que combina qualificação técnica e desenvolvimento comportamental, com conteúdos institucionais e certificação alinhada às demandas do mercado. O programa também investe no desenvolvimento de carreira, com iniciativas como mapeamento de perfil, palestras de carreira e rodas de conversa. Ao final, os resultados são acompanhados por meio de pesquisas de empregabilidade e articulação com empresas parceiras do Grupo.


Além da formação técnica, a Escola de Eletricistas se destaca pelo seu viés social. Com turmas mistas e incentivo ativo à participação feminina, a iniciativa contribui para tornar o setor elétrico mais diverso e inclusivo, ampliando oportunidades em uma área historicamente masculina.


Inovação, segurança e estratégia de expansão para 2026


Em 2026, a Escola de Eletricistas avança para um novo patamar de maturidade, com foco ainda mais intenso em segurança, padronização técnica e expansão estruturada. A ampliação da carga horária para até 656 horas reforça a formação prática e teórica, com mais de 520 horas dedicadas à qualificação técnica, além de conteúdos comportamentais, institucionais e de segurança.


Como diferencial estratégico, o programa passa a incorporar de forma obrigatória os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) de Segurança do Grupo Equatorial desde a formação, garantindo que os alunos obtenham o conhecimento para que atuem como eletricistas dentro dos mais rigorosos padrões de segurança já no início da jornada profissional.


Sobre o Grupo Equatorial



O Grupo Equatorial é uma empresa brasileira que se consolidou no cenário nacional como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados. Hoje, é o 3º maior grupo de distribuição do país em número de clientes.


A companhia avançou na consolidação do setor de distribuição de energia no Brasil e, atualmente, atua em sete concessionárias, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás, atendendo cerca de 14 milhões de clientes. A empresa está presente em 31% do território nacional, atendendo 15% do total de consumidores brasileiros e respondendo por 13% do mercado de distribuição de energia elétrica do país.


O Grupo Equatorial também atua nos setores de serviços, telecom, comercialização, geração distribuída e saneamento, consolidando-se como a primeira empresa multi-utilities do país. Além disso, adquiriu 100% das ações da Echoenergia S.A., ampliando a atuação no setor de renováveis e fortalecendo o posicionamento como um player integrado no segmento de energia.

 

Serviço: Escola de Eletricistas 2026 | Maranhão


Vagas no Maranhão: 25 vagas gratuitas
Município: Imperatriz (MA)
Inscrições: até 26 de maio de 2026
Quem pode participar: pessoas com 18 anos ou mais, ensino médio completo e CNH categoria B ou superior
Carga horária: disponibilidade de 40 horas semanais para participação no curso
Duração do curso: aproximadamente quatro meses
Benefícios: ajuda de custo mensal durante o período de formação
Inscrições: https://escoladeeletricistaseqtl.com.br

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão





 

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Governo Federal garante oferta de 23 novos medicamentos de alta tecnologia tratar câncer no SUS




Foto: João Risi/MS


O Ministério da Saúde anunciou a maior entrega já realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar o acesso da população aos tratamentos contra o câncer, garantindo 100% da demanda de medicamentos.


Com o investimento de R$ 2,2 bilhões, entre as principais novidades estão a criação da nova tabela de financiamento do SUS para a oferta de 23 medicamentos oncológicos de alto custo e a criação, pela primeira vez, do financiamento de cirurgias robóticas oncológicas na rede pública, além de ampliar acesso à cirurgia de reconstrução mamária.

“Eu penso que o estado tem que fazer justiça e dar oportunidade e igualdade a todo mundo. E eu tinha uma obsessão por isso, porque as pessoas mais humildades são tratadas como invisíveis. O que estamos fazendo aqui é dizer: o Brasil entrou numa rota de civilidade e o pobre não será mais tratado como invisível. A gente não pode prescindir da qualidade pública, não aceito dizer que o público não presta. O SUS está provando que aquilo que é público, quando é feito com respeito, dignidade e justiça, o público é muito melhor”, destacou Lula.

Esse aumento de 35% na oferta dos fármacos na rede pública de saúde beneficia 112 mil pacientes, representando um destrave histórico nos tratamentos oncológicos de primeira linha, que embora incorporados, aguardavam há até 12 anos para serem disponibilizados à população.

Entre a lista, dez serão adquiridos diretamente pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos estados. Os outros serão ofertados por meio da Autorização de Procedimento Ambulatorial (Apac), em que a compra é realizada pelos centros habilitados no país, com financiamento federal, e Ata de Negociação Nacional.

Os medicamentos contemplam 18 tipos de câncer, como mama, pulmão, leucemia, ovário e estômago. Dependendo do tipo de tratamento, o paciente pode economizar até R$ 630 mil, caso fizesse na rede privada. A iniciativa está alinhada ao Componente de Assistência Farmacêutica em Oncologia (AF-Onco), política nacional que assegura o cuidado organizado e contínuo no SUS.

Com foco nas mulheres, o ministro Padilha anunciou a ampliação do acesso à cirurgia de reconstrução mamária, que visa democratizar o acesso a procedimentos de alta complexidade e promover a reabilitação física e psicológica das pacientes de forma integral. O direito à cirurgia plástica reconstrutiva, anteriormente limitado a sequelas de tratamento de câncer, passa a abranger todos os casos de mutilação mamária, seja total ou parcial. Com a ampliação, a estimativa de investimento é de R$ 27,4 milhões por ano, representando um aumento de aproximadamente 13% em comparação a 2025.

“Hoje é um dia muito importante para o SUS. As mulheres são a maioria nesse país, mães de minorias, e que mais usam o SUS. Quando o filho está lá é mãe quem está. A saúde das mulheres é uma prioridade absoluta. Exemplo disso é a expansão da vacina do HPV. E eu acredito que nós vamos, até 2035, chegar no que a Austrália chegou, que é eliminar o câncer de colo do útero”, destacou o ministro.

Já para o tratamento do câncer de próstata, o SUS passa a contar com o financiamento permanente da cirurgia robótica, com investimento de R$ 50 milhões do Governo do Brasil. A tecnologia permite que o profissional de saúde tenha maior precisão cirúrgica e melhor visualização das estruturas anatômicas. Para os pacientes, os benefícios incluem menor perda sanguínea durante a operação, reduzindo a necessidade de transfusões. Cerca de 5 mil homens poderão ser beneficiados.

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Maio Amarelo: direção segura também contribui para a continuidade da energia


Colisões com postes demandam atuação técnica imediata e evidenciam como o comportamento no trânsito impacta o fornecimento de energia


As colisões de veículos contra postes da rede elétrica seguem entre as principais ocorrências externas que impactam o sistema de distribuição de energia. Além dos danos imediatos, esse tipo de caso aciona uma operação técnica que envolve equipes especializadas, suporte logístico e decisões rápidas em campo para recompor a rede com agilidade e segurança.


A depender da gravidade, a atuação pode exigir desde intervenções pontuais até a reconstrução de trechos da infraestrutura elétrica. Em referência ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, a Equatorial Maranhão destaca a relação direta entre o comportamento dos condutores e a continuidade do serviço essencial de fornecimento de energia, reforçando a importância de atitudes mais responsáveis no trânsito.


Quando o impacto atinge a rede

Ao colidir com um poste, os danos costumam ir além da estrutura física. Em muitos casos, há comprometimento de cabos, transformadores e outros componentes do sistema, o que pode afetar o fornecimento de energia para residências, comércios, escolas e serviços essenciais.

Entre janeiro e o início de maio de 2026, foram registradas 311 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica provocadas por colisões com postes no Maranhão. A capital, São Luís, aparece com destaque nesse cenário, seguida por municípios como São Domingos do Maranhão, Imperatriz, Balsas e São José de Ribamar, além de outras cidades do interior do estado. Fatores como desatenção, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e embriaguez ao volante estão entre as principais causas desses registros.


Resposta rápida e operação contínua


Para atender a essas situações, a Distribuidora mantém equipes em regime de plantão em todo o estado. A estrutura conta com profissionais especializados, veículos equipados e tecnologias que auxiliam na identificação de falhas e no direcionamento das equipes em campo. O objetivo é viabilizar uma atuação ágil e coordenada, reduzindo o tempo de atendimento e restabelecendo o fornecimento com segurança e eficiência, inclusive em cenários mais complexos.

O Gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, destaca a importância dessa atuação. “As colisões com postes exigem uma atuação rápida e altamente coordenada. Nossas equipes são acionadas imediatamente e seguem protocolos rigorosos para preservar a segurança da operação e a recomposição da rede. É um trabalho que envolve planejamento, técnica e agilidade, sempre com o compromisso de minimizar impactos e restabelecer o serviço o mais breve possível”, explicou Ivan.

A substituição de um poste pode variar entre R$ 3 mil e R$ 44 mil, conforme a extensão dos danos e os componentes envolvidos. Esse valor depende de fatores como o tipo de estrutura atingida, os equipamentos instalados e a carga atendida na área afetada. Quando há identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele passa a responder pelos prejuízos causados à Distribuidora.

A Equatorial Maranhão mantém investimentos contínuos em tecnologia, capacitação e estrutura operacional, com foco em ampliar a agilidade e a eficiência no atendimento. As colisões com postes evidenciam a complexidade do sistema elétrico e a importância de uma resposta técnica qualificada para manter a máxima continuidade do serviço.

Movimento VC + Seguro

Por meio do movimento "VC + Seguro", a Equatorial Maranhão leva informação de forma simples e acessível à população, com dicas e orientações sobre os riscos da rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.

 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão




 

Renegociação de dívidas com uso do FGTS terá início em 25 de maio





Trabalhadores poderão utilizar recursos do FGTS para renegociar dívidas pelo programa Novo Desenrola Brasil a partir do próximo dia 25 de maio. A medida foi regulamentada pela Circular CAIXA 1.114, publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União.

A norma estabelece os procedimentos para que instituições financeiras utilizem os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na liquidação ou amortização de dívidas dos trabalhadores.
Como vai funcionar

Os trabalhadores já podem realizar, diretamente no aplicativo FGTS, a autorização para que bancos consultem e utilizem os valores disponíveis em suas contas do fundo.

A partir de 25 de maio, começa oficialmente o processo operacional de renegociação das dívidas com uso do FGTS, sem necessidade de comparecimento às agências da CAIXA.

O trabalhador deverá:Atualizar ou baixar o aplicativo FGTS;
Autorizar as instituições financeiras a acessarem os recursos;
Permitir o envio das informações da dívida à CAIXA.

Após isso, os bancos poderão consultar o saldo disponível e informar à CAIXA o valor necessário para pagamento da dívida. O repasse será feito diretamente pela instituição financeira.
Limites e regras para uso do FGTS

De acordo com a MP nº 1.355/2026, poderão ser utilizadas contas ativas e inativas do FGTS, com prioridade para saque das contas inativas.

Os principais critérios são:Renda de até cinco salários mínimos;
Dívidas de cartão de crédito, cheque especial e CDC;
Limite de saque de até R$ 1 mil por titular ou 20% do saldo disponível, o que for maior;
Suspensão temporária do Saque-Aniversário e novas antecipações até recomposição do valor utilizado;
Possibilidade de uso de valores bloqueados em antecipações do Saque-Aniversário, respeitando limites contratuais.

O saque extraordinário destinado à regularização financeira poderá movimentar até R$ 8,2 bilhões.
Pagamento de valores bloqueados do Saque-Aniversário

A CAIXA também informou que fará, no dia 26 de maio, o crédito automático de parte dos valores bloqueados em operações de antecipação do Saque-Aniversário.

O pagamento será destinado aos trabalhadores que:Optaram pelo Saque-Aniversário;
Tiveram contrato de trabalho suspenso ou encerrado entre 1º de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.

Segundo a CAIXA, cerca de 88% dos trabalhadores já possuem conta cadastrada no aplicativo FGTS e receberão os valores automaticamente.

Quem não tiver conta cadastrada poderá sacar os recursos em:Casas lotéricas;
Terminais de autoatendimento;
Correspondentes CAIXA Aqui;
Agências da CAIXA.

Os saques presenciais poderão ser feitos até 1º de junho de 2026.
R$ 8,5 bilhões devem ser liberados

A expectativa é que aproximadamente R$ 8,5 bilhões sejam liberados para cerca de 10,5 milhões de trabalhadores.

Segundo a CAIXA, os pagamentos ocorrerão após a incorporação dos juros e atualização monetária nas contas vinculadas do FGTS, garantindo saldo maior aos beneficiários.

terça-feira, 12 de maio de 2026

ANAC orienta aéreas a aceitarem certidões digitais em embarques




A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) orientou companhias aéreas a aceitarem certidões digitais de nascimento em embarques domésticos, após registros de passageiros — especialmente menores de 12 anos — enfrentarem recusas em aeroportos brasileiros.

A medida foi formalizada por meio do ofício nº 005/2026, encaminhado às empresas que operam voos nacionais, e busca padronizar procedimentos, evitar novos constrangimentos e garantir o reconhecimento de documentos que já possuem validade jurídica no Maranhão e em todo o país.

Segundo a orientação, as certidões eletrônicas emitidas pelos Cartórios de Registro Civil podem ser utilizadas como documento de identificação, conforme previsto na regulamentação vigente.

A decisão da ANAC ocorre após casos em que passageiros foram impedidos de embarcar devido a divergências na interpretação sobre a aceitação dos documentos digitais. Com a padronização, a expectativa é de eliminar recusas indevidas e ampliar a segurança para usuários e operadores do sistema aéreo.
Emissão de certidões digitais cresce no Maranhão

O avanço acompanha o crescimento da digitalização nos Cartórios de Registro Civil no Maranhão. Dados do setor apontam que a emissão de certidões eletrônicas passou de 1.101 em 2020 para 17.614 em 2025, representando um aumento de quase 1.500% no período.

Para a presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPEN/MA), Ana Cristina Murai, a medida representa um avanço importante.


“A aceitação das certidões digitais nos embarques aéreos é um avanço concreto para a população maranhense e para o sistema registral como um todo. Os Cartórios brasileiros investiram muito para oferecer um serviço seguro, com validade jurídica plena em todo o país”, destacou.
Documentos possuem QR Code e validação eletrônica

As certidões eletrônicas contam com mecanismos de segurança, como QR Code e código hash, que permitem a verificação imediata da autenticidade do documento em plataformas oficiais.

A ANAC também determinou que as companhias aéreas repassem a orientação às equipes operacionais, garantindo a aplicação uniforme da medida nos aeroportos brasileiros.
Como solicitar a segunda via digital

As segundas vias de certidões digitais de nascimento, casamento e óbito podem ser solicitadas pela internet, por meio do portal oficial Registro Civil, ou presencialmente em qualquer Cartório de Registro Civil do Maranhão.

No ambiente online, o cidadão deve informar dados do registro, como nome completo, data e local do ato, além de escolher a forma de entrega digital. Após o pagamento das taxas, o documento é emitido com validade jurídica e pode ser validado eletronicamente.

Equatorial Maranhão Informa: Serviço via WhatsApp já está em vigor para manter clientes informados em tempo real





 Novo canal envia informações sobre o fornecimento de energia pelo número 0800 091 1051


Já entrou em operação o mais novo canal de comunicação direta com os clientes da Equatorial Maranhão, através do WhatsApp. Com o serviço “Equatorial Informa” o objetivo é levar dados em tempo real sobre ocorrências relacionadas ao fornecimento de energia elétrica, como a causa da interrupção, a área afetada, a quantidade estimada de clientes impactados, a previsão de retorno da energia e atualizações ao longo do atendimento.

A iniciativa busca dar mais agilidade e transparência ao fluxo de informações. Esse serviço é utilizado para comunicar interrupções causadas por fatores como chuvas intensas, ventos fortes e outras ocorrências que possam impactar a rede elétrica.

A medida segue as diretrizes da Resolução Normativa nº 1.137 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece ações para ampliar a resiliência das redes de distribuição de energia e reforçar a transparência na comunicação com os consumidores em momentos críticos.

 

Comunicação direta e mais rápida

Com o novo canal, a distribuidora busca antecipar informações ao cliente em situações de interrupção no fornecimento de energia, oferecendo informações de forma automática, rápida e oficial. O WhatsApp passa a complementar os canais já existentes, como o site, as redes sociais e as agências de atendimento.

A estratégia reforça a atuação multicanal da companhia, com foco em melhorar a experiência do consumidor, especialmente em cenários emergenciais, quando a demanda por informação tende a aumentar.

“Com esse novo serviço conseguiremos ser mais proativos e melhorar a experiência e a jornada do cliente, que terá em sua mão as informações em tempo real no caso de interrupções de energia. A Equatorial tem ampliado investimentos em soluções mais ágeis, acessíveis e assertivas, sobretudo em momentos críticos, como ocorrências climáticas. A proposta é oferecer informação precisa e em tempo real, reduzir incertezas e fortalecer a proximidade com a população, com transparência e responsabilidade”, destaca Francila Soares, Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão.

 

Segurança e orientação na palma da mão

A Distribuidora orienta que os clientes fiquem atentos aos canais oficiais de comunicação. As informações relacionadas ao fornecimento de energia serão enviadas também pelo número 0800 091 1051.

As informações relacionadas ao fornecimento de energia serão enviadas exclusivamente pelos números oficiais da Equatorial, como a Central de Atendimento 116 e a assistente virtual Clara, disponível no WhatsApp pelo número (98) 2055-0116.

Segundo a Equatorial Maranhão, manter os dados cadastrais atualizados é essencial para garantir o recebimento das notificações via WhatsApp.

As alterações de telefone ou e-mail devem ser informadas pelos canais oficiais da empresa, que seguem disponíveis para atendimento digital e presencial.

Com a nova ferramenta, a Equatorial Maranhão aposta em um modelo mais proativo de comunicação, alinhado às exigências regulatórias e à crescente digitalização do relacionamento com o consumidor no setor elétrico.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário




Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão com inscrições abertas para ampliar e renovar o banco de mesários voluntários que irão atuar nas eleições gerais de 2026, marcadas para outubro. O cadastro pode ser feito de forma permanente junto à Justiça Eleitoral.

Os mesários são responsáveis por auxiliar na organização e fiscalização do processo eleitoral nas zonas de votação. Desde março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensificou uma campanha nacional para recrutar novos colaboradores, com divulgação em emissoras de rádio, televisão e redes sociais como Instagram, TikTok e LinkedIn, focando principalmente no público jovem.
Quem pode ser mesário

Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.

No entanto, não podem atuar como mesários:candidatos nas eleições;
parentes de candidatos até o segundo grau;
integrantes de diretórios partidários com função executiva;
autoridades policiais, que já atuam em outras funções durante o pleito.
Como fazer o cadastro

A inscrição pode ser feita de forma online, preferencialmente pelo aplicativo e-Título ou nos sites dos TREs.

Também é possível entrar em contato diretamente com o cartório eleitoral por telefone ou WhatsApp, conforme os canais disponibilizados pelos tribunais regionais.
Convocação não é imediata

O cadastro como voluntário não garante convocação automática. Caso não existam vagas disponíveis, o nome do eleitor permanece registrado para futuras eleições.

Quando selecionado, o mesário recebe uma carta convocatória oficial da Justiça Eleitoral, com informações sobre função, treinamento e local de atuação. Em muitos casos, a convocação também é enviada digitalmente pelo WhatsApp oficial ou pelo aplicativo e-Título.

A ausência injustificada no dia da eleição pode gerar penalidades. Caso haja impedimento, o convocado deverá apresentar justificativa, como atestado médico, para análise da Justiça Eleitoral.
Treinamento obrigatório

O TSE orienta que os convocados realizem a capacitação pelo aplicativo Mesário, disponível para download.

Além do treinamento virtual, os participantes recebem orientações específicas sobre atuação como presidente de mesa, secretário ou mesário durante a votação.

As aulas no aplicativo são divididas por etapas, e o avanço acontece conforme a conclusão dos módulos anteriores.
Funções dos mesários

Cada seção eleitoral conta com quatro integrantes:presidente;
primeiro mesário;
segundo mesário;
secretário.

Entre as principais atribuições estão:organizar filas e prioridades;
inspecionar urnas eletrônicas e cabines de votação;
controlar a entrada de pessoas na seção;
localizar o eleitor no caderno de votação;
coletar assinatura ou biometria;
entregar o comprovante de votação.
Benefícios para quem atua como mesário

O trabalho é voluntário e não possui remuneração, mas os participantes recebem auxílio-alimentação de R$ 65 por turno trabalhado, conforme a Portaria TSE nº 86/2025.

Além disso, a legislação prevê:dois dias de folga para cada dia trabalhado e treinado;
possibilidade de critério de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital;
validação das atividades como horas extracurriculares em instituições conveniadas com os TREs.

As folgas devem ser negociadas com a empresa ou órgão onde o mesário trabalha.
Eleições de 2026

Mais de 150 milhões de brasileiros devem participar das eleições gerais de 2026 para escolher:presidente da República;
governadores;
senadores;
deputados federais;
deputados estaduais e distritais.

O primeiro turno será realizado em 4 de outubro de 2026. Caso necessário, o segundo turno para presidente e governadores ocorrerá em 25 de outubro.

As eleições deste ano também marcam os 30 anos da urna eletrônica no Brasil. O equipamento foi utilizado pela primeira vez em 1996 e consolidou o país como responsável pela maior eleição informatizada do mundo.

quinta-feira, 7 de maio de 2026

Equatorial Maranhão alerta beneficiários do programa Tarifa Social sobre atualização do cadastro para manter desconto na conta de luz



No Maranhão, 363 mil clientes correm o risco de perder o benefício caso não regularizem a situação cadastral

 

Para manter o desconto na conta de luz, os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica devem manter seus dados cadastrais atualizados. O benefício, concedido pelo Governo Federal, segue regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que foram recentemente atualizadas por meio da Resolução Normativa nº 1.147, publicada em dezembro de 2025. Diante dessas mudanças, a atualização cadastral se torna ainda mais importante. Por isso, desde fevereiro de 2026, a Equatorial Maranhão já notificou mais de 200 mil clientes com inconsistências no Cadastro Único (CadÚnico) em todo o estado.

A principal mudança no programa determina que os dados da conta de energia estejam alinhados aos do Cadastro Único (CadÚnico), com atenção especial ao titular da fatura e ao município de cadastro. No Maranhão, 363 mil clientes correm o risco de perder o benefício caso não regularizem a titularidade e/ou o município cadastrado. Aqueles que ainda não se adequaram aos novos critérios da Tarifa Social têm até 31 de dezembro de 2026 para regularizar os dados e evitar que o benefício seja suspenso.


A atualização no Cadastro Único deve ser feita no CRAS do município, onde os clientes podem solicitar as mudanças necessárias para continuar recebendo o desconto na conta de luz.


Segundo a Gerente de Experiência do Cliente, Francila Soares, a Tarifa Social de Energia Elétrica é essencial para garantir o acesso à energia às famílias de baixa renda, promovendo dignidade, inclusão social e segurança no dia a dia. "Ao aliviar o peso da conta de luz no orçamento familiar, o benefício contribui para a redução das desigualdades e para a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros. Para garantir esse benefício, é fundamental que o cliente mantenha seus dados atualizados. A Equatorial atua para orientar e facilitar esse acesso, contribuindo para que mais pessoas possam reduzir seus custos com energia elétrica", destacou Francila.


Por quais meios as notificações são enviadas?

As notificações do Grupo Equatorial estão sendo enviadas por WhatsApp, por e-mail a partir do endereço institucional tarifa.social@equatorialenergia.com.br, pelos Correios ou presencialmente por agentes comerciais, nos casos em que não houver contato digital cadastrado. As mensagens são personalizadas com o nome do titular e o número da conta-contrato ou da unidade consumidora, conforme o sistema da Distribuidora. Atualmente, mais de 1,4 milhão de clientes do Grupo precisam regularizar a situação.

O que é e como receber a Tarifa Social de Energia Elétrica


A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal em parceria com as distribuidoras de energia que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único ou beneficiárias de programas sociais. O desconto é aplicado de forma progressiva conforme o consumo de energia e tem como objetivo reduzir o impacto da conta de luz no orçamento das famílias mais vulneráveis.


Têm direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, bem como famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que possuam entre seus integrantes uma pessoa com deficiência física cujo tratamento exija o uso contínuo de aparelhos que utilizem energia elétrica, mediante apresentação de laudo médico. Também estão incluídos idosos com 65 anos ou mais que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), além de pessoas com deficiência que recebem ou não o BPC.


Vale lembrar que, com a mudança nas regras do programa, a conta de luz precisa estar no nome de um dos membros da família cadastrada no CadÚnico, e o município informado no cadastro deve ser o mesmo da conta de energia.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão





 

terça-feira, 5 de maio de 2026

Inteligência artificial transforma campanhas eleitorais de 2026 e desafia regras do TSE




                                            Foto: Reprodução / TSE



O uso de inteligência artificial já provoca um terremoto nas campanhas eleitorais deste ano. Com ferramentas de IA, equipes mandam mensagens cada vez mais segmentadas, marqueteiros substituem pesquisas qualitativas por "eleitores sintéticos" para testar a eficácia, vídeos e publicações na internet que levavam um dia e meio para ficarem prontos são finalizados em poucas horas.

Ao mesmo tempo, as campanhas pisam em ovos por causa da resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que restringe a utilização de IA. Está claro para elas que deepfakes eleitorais (vídeos e áudios não autorizados que emulam candidatos ou outras figuras públicas) estão proibidos. Mas existem dúvidas sobre a legalidade de certos recursos.

A Folha conversou com integrantes das equipes de Lula (PT), Flávio Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (PSD), pré-candidatos à Presidência, de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), pré-candidatos ao Governo de São Paulo, e de deputados federais e estaduais. Alguns pediram para não se identificar, afirmando serem informações estratégicas.

Uma das campanhas majoritárias conta com uma equipe de 54 pessoas dedicadas a fazer impulsionamento com nanosegmentação. A campanha consegue customizar uma mensagem do candidato para, por exemplo, atingir mulheres da zona oeste de São Paulo sem plano de saúde e que têm probabilidade de passar a apoiar o político.

Softwares que usam IA monitoram a chamada "sentimentalização" --como as contas de redes sociais reagem a cada conteúdo. Milhões de perfis de redes sociais são "tagueados" para que sejam mapeados os temas que mais reverberam e como ressoam conteúdos do candidato e dos concorrentes.

Todas as campanhas ressaltam, porém, que é importante ter humanos no relacionamento direto com eleitores, porque as pessoas não gostam de interagir com robôs.

Uma campanha quis avaliar qual foi a repercussão do embate entre Romeu Zema, prê-candidato do Novo à Presidência, com o STF (Supremo Tribunal Federal). Em cinco segundos, conseguiu mapear nas redes sociais potenciais detratores e apoiadores, as teses-chave e ter sugestões de resposta.

Todas as principais pré-candidaturas têm IAs treinadas com discursos, reportagens, entrevistas e materiais do candidato e rivais.

"A IA vai 'aprendendo' o tom do discurso do candidato, suas expressões, como ele se posiciona em relação a temas", diz Nara Alves, sócia-diretora da Ela Marketing Político, que trabalha para candidatos de vários partidos.

Isso é usado para os briefings (a descrição do que se espera de cada peça de propaganda política) e para os roteiros, determinando o que seria adequado para falar em determinada cidade. Eles também conseguem ter versões do candidato mais irônico, sério ou agressivo -e depois testam o que funciona melhor usando software de "social listening", que mede reações nas redes sociais.

"A IA vem revolucionando cada processo das campanhas, da criação de conteúdo à segmentação de mensagens e mobilização de apoiadores", diz Bruno Bernardes, sócio da PLTK, agência do marqueteiro Pablo Nobel, responsável pela campanha de Tarcísio.

Os deepfakes, que estão proibidos por resolução de TSE desde 2024, são criticados por todos os marqueteiros.

Segundo Bernardes, a última eleição presidencial argentina mostrou o perigo. Vídeos falsos usando deepfake com a ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher contestando Javier Milei e o candidato peronista Sergio Massa cheirando cocaína viralizaram a duas semanas do segundo turno em 2023.

As contas produzindo e disseminando esses conteúdos não são diretamente ligadas aos candidatos.

Para o advogado eleitoral Hélio Silveira, esse deve ser um dos principais problemas da eleição.

Silveira, que trabalhou na campanha da deputada Tábata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo em 2024 e na de Fernando Haddad (PT) ao governo em 2022, espera um uso massivo de contas falsas para distribuir mensagens atacando candidatos, muitas delas com IA.

Apesar de os deepfakes serem a faceta mais visível do uso eleitoral de IA, é nos bastidores que a tecnologia vem fazendo transformações radicais. Para além da segmentação, a criação do conteúdo ganhou muita agilidade.

Um vídeo de Ronaldo Caiado abre com uma imagem de IA de uma bandeira do Brasil tomando tiros e começa a sangrar como se fosse carne humana.

"O Brasil assiste indignado, assustado e impotente à morte de milhares de filhos seus, vítimas da criminalidade", diz o pré-candidato no vídeo.

Segundo o marqueteiro de Caiado, Paulo Vasconcelos, sem IA, levaria quatro dias para fazer a peça. Com IA, demorou algumas horas.

Os locutores dos vídeos foram 100% substituídos por IA, assim como a geração de imagens de apoio.

MANIPULAÇÃO DE CONTEÚDO
Durante a campanha, segundo a resolução do TSE, será preciso informar que o conteúdo foi manipulado. Além disso, no período entre as 72 horas que antecedem e as 24 horas que sucedem o término do pleito serão proibidos conteúdos alterados por IA que usem imagem ou voz de candidato ou pessoa pública, mesmo que rotulados.

Algumas campanhas estão recorrendo a chatbots para poupar gastos com pesquisas qualitativas, em que grupos de leitores opinam de forma mais aprofundada sobre temas.

O "eleitor sintético" da SVA Solutions-Galaxies cria, usando dados de grupos reais de eleitores, perfis que reúnem características de determinados segmentos. Por exemplo, "viúvas do PSDB", pessoas de centro-direita que costumavam votar nos tucanos e rejeitam Bolsonaro ou esquerdistas frustrados com o PT.

Esses perfis servem para testar mensagens ou mesmo gerenciar crises. "Quando temos pouca verba para fazer uma pesquisa ampla e entender como lidar com determinada questão do candidato, é uma opção", diz Andrés Benedykt, marqueteiro do candidato a deputado federal José Dirceu (PT).

Uma pesquisa qualitativa bem feita com mil entrevistados pode sair R$ 150 mil. O eleitor sintético custa R$ 65 mil por mês e pode ser acionado a qualquer momento.

Algumas ferramentas ainda suscitam dúvida nos departamentos jurídicos. A customização de mensagens usando IA, com a adaptação de vídeo ou áudio de candidatos para chamar eleitores pelo nome ou mencionar suas cidades de origem, ainda é zona cinzenta.

Alguns advogados acreditam que, desde que haja aviso de uso de IA, seja autorizado pelo candidato e não se trate de propaganda negativa, não há problema.

Newsletter FolhaJus A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha *** Outros acham que se trata de deepfake. Só seria possível usar IA para melhorar qualidade do áudio e vídeo. A resolução do TSE veda o uso "para prejudicar ou para favorecer candidatura" de conteúdo sintético em formato de áudio ou vídeo para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de uma pessoa.

De qualquer maneira, muitos marqueteiros advertem que certos usos de IA podem sair pela culatra. "Acho arriscado fazer customização com áudio, qualquer estranhamento pode acabar gerando rejeição no eleitor", diz o marqueteiro Felipe Pimentel.

quinta-feira, 30 de abril de 2026

Copom reduz Selic para 14,5% ao ano e cita guerra no Oriente Médio como fator de incerteza




                                      Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu, nesta quarta-feira (29), reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,25 ponto percentual, passando de 14,75% para 14,50% ao ano.

A decisão ocorre em um cenário de aumento das incertezas no ambiente internacional, especialmente em razão da guerra no Oriente Médio, apontada pelo colegiado como um dos fatores com potencial de pressionar a inflação global.

Em comunicado, o Copom destacou a necessidade de cautela na condução da política monetária diante do contexto externo.

“No cenário atual, caracterizado por forte aumento da incerteza, o Comitê reafirma serenidade e cautela na condução da política monetária, de forma que os passos futuros do processo de calibração da taxa básica de juros possam incorporar novas informações que aumentem a clareza sobre a profundidade e a extensão dos conflitos no Oriente Médio, assim como seus efeitos diretos e indiretos sobre o nível de preços ao longo do tempo”, informou.

A elevação nos preços internacionais do petróleo já impacta os combustíveis no Brasil, o que pode influenciar a inflação. Diante desse cenário, parte dos analistas avalia a possibilidade de interrupção no ciclo de cortes da taxa básica de juros.

Estudo liga estresse causado pelo racismo a maior risco de morte no parto entre mulheres negras




                                          Foto: Reprodução Governo Federal



Um estudo da Universidade de Cambridge, publicado na revista Trends in Endocrinology and Metabolism, mostrou que fatores de estresse socioambientais, a exemplo do racismo sistêmico e a desvantagens socioeconômicas, podem impactar a saúde de mulheres negras durante a gravidez.

De acordo com O GLOBO, foram avaliados 44 estudos existentes que analisaram três vias fisiológicas associadas a piores resultados na gravidez, relacionados a estresse oxidativo, inflamação e resistência vascular uteroplacentária.

"A gravidez e o parto impõem um grande estresse ao corpo da mulher. Mulheres negras podem sofrer um estresse adicional devido a fatores como racismo sistêmico, desvantagem socioeconômica e estressores ambientais”, explicou a principal autora do estudo, Grace Amedor.

A autora explicou ainda que esses fatores podem afetar processos biológicos essenciais, aumentando o risco de condições como a pré-eclâmpsia.

“Fiquei surpresa ao descobrir que, embora essa disparidade fosse conhecida há muito tempo, havia pouca pesquisa sobre as possíveis razões fisiológicas subjacentes”, disse Amedor.

O levantamento indicou também que o aumento da resistência vascular uteroplacentária está relacionado com o estreitamento dos vasos sanguíneos, podendo diminuir o fluxo sanguíneo para a placenta. A pesquisa observou que altos níveis de inflamação também estão associados a piores desfechos da gravidez.

“É importante que não paremos de tentar combater as causas profundas que levam a piores resultados na gravidez de mulheres negras, que são as disparidades socioeconômicas e o racismo sistêmico que elas podem sofrer ao longo de suas vidas”, apontou a pesquisadora.

Em estudo de casos, no Reino Unido, as mulheres negras registraram 2,7 vezes mais probabilidade de morrer durante o parto em comparação com as mulheres brancas. Elas estão mais propensas a sofrer complicações graves no parto e doenças mentais perinatais.

“A significativa disparidade nas complicações da gravidez entre mulheres negras e brancas é bem conhecida e frequentemente explicada em termos de diferenças no atendimento médico, juntamente com desigualdades sociais e ambientais mais amplas. Descobrimos que essas exposições podem afetar desproporcionalmente o corpo das mulheres negras, tornando-as menos capazes de funcionar de forma saudável durante a gravidez”, disse outro autor do estudo, o professor Dino Giussani da Universidade de Cambridge.

quarta-feira, 29 de abril de 2026

Lula cobra resultados para Desenrola 2 após primeira versão abaixo do esperado




                                                Foto: Divulgação / PT



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou da equipe de ministros e dirigentes de bancos públicos que o pacote de combate ao alto endividamento, o Desenrola 2, tenha resultados efetivos.

Em reunião nesta terça-feira (28), o presidente foi informado do desenho técnico do programa e não fez objeções aos parâmetros fechados na véspera pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, com os CEOs de sete instituições financeiras, de acordo com auxiliares do presidente.

Lula não contestou o desenho, mas reforçou na apresentação do modelo que quer efetividade. Entre os parâmetros apresentados estão um teto de juros de 1,99% para as dívidas novas refinanciadas e prazo de até quatro anos para pagar.

O primeiro programa de renegociação de dívidas, lançado em 2023, beneficiou cerca de 15 milhões de pessoas, com a regularização de mais de R$ 53 bilhões de dívidas. Mas ficou com resultado abaixo do esperado, de acordo com relatório de avaliação feito pelo próprio Ministério do Planejamento e Orçamento durante a gestão de Simone Tebet.

O diagnóstico foi o de que o programa poderia ter beneficiado um público maior, diante do contingente então existente de pessoas de baixa renda com dívidas negativadas e do tamanho do aparato regulatório que foi implantado, além dos recursos destinados à medida. Em ano eleitoral, o governo não quer repetir os problemas do programa anterior.

Uma medida provisória está em elaboração para permitir a implementação das regras de renegociação e o aporte de recursos no FGO (Fundo de Garantia de Operações) de maneira imediata. Uma pessoa que participou da reunião informou que o aporte deverá ficar entre R$ 8 bilhões e R$ 9 bilhões com recursos do dinheiro esquecido em contas bancárias.

Depois, se necessário, o governo pode fazer uma capitalização adicional.

Um auxiliar do presidente disse que haverá uma forte comunicação do novo programa pelos bancos públicos e privados. No caso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, a estratégia de comunicação será feita em parceria com a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República.