Mostrando postagens com marcador Municipios. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Municipios. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de junho de 2026

PAES 2027: Uema abre inscrições com 5.680 vagas para cursos de graduação


Crédito: Assessoria de Comunicação Institucional


A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) abriu nessa segunda-feira (22) as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2027). Ao todo, estão sendo ofertadas 5.680 vagas para cursos de graduação presenciais da Uema e da UemaSul, com ingresso previsto para o primeiro e o segundo semestres de 2027.

Do total de vagas, 4.755 são destinadas à Uema e 925 à UemaSul, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior em diversas regiões do Maranhão.

Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de julho de 2026, exclusivamente pelo site sigconcursos.uema.br.

O edital prevê ainda políticas de reserva de vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Parte dessas vagas será destinada a candidatos de famílias com renda familiar bruta igual ou inferior a dois salários mínimos per capita.

Também haverá cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) e para quilombolas (PQ), dentro das vagas reservadas aos estudantes oriundos da rede pública.

A prova do PAES 2027 será aplicada em etapa única no dia 22 de novembro de 2026, em 23 municípios maranhenses.

O exame contará com 60 questões objetivas de múltipla escolha, abordando conteúdos do ensino médio. O PAES é considerado a principal porta de entrada para os cursos de graduação presenciais das universidades estaduais maranhenses.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Piso dos professores sobe para R$ 5,1 mil após sanção de nova lei


Crédito: PROFESSOR


O Governo Federal sancionou nesta quinta-feira (18) a lei que estabelece o novo piso salarial nacional dos professores da educação básica pública em R$ 5.130,63. A medida atualiza as regras de valorização do magistério e amplia garantias para profissionais da educação em todo o país.

O novo valor representa um reajuste de 5,4% em relação ao piso anterior, que era de R$ 4.867,77. Segundo o governo, o aumento garante ganho real aos educadores, ficando acima da inflação acumulada no período.

A legislação também modifica a forma de atualização do piso nos próximos anos. Com a mudança, o reajuste anual não poderá ser inferior à inflação acumulada, criando um mecanismo de proteção ao poder de compra dos profissionais da educação.

Outro ponto previsto na lei é o aumento da transparência no cálculo do reajuste. O Ministério da Educação (MEC) deverá divulgar os critérios e a memória de cálculo utilizados na definição dos novos valores, permitindo maior acompanhamento por parte de gestores, professores e entidades representativas da categoria.

A nova regra também beneficia os professores contratados por tempo determinado, que passam a ter direito ao piso salarial nacional estabelecido em lei, garantindo equiparação com os demais profissionais do magistério.

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional após ser encaminhada pelo Poder Executivo no início deste ano. Na justificativa, o governo afirmou que a valorização dos professores é fundamental para fortalecer a educação pública e melhorar as condições de trabalho dos profissionais responsáveis pela formação dos estudantes.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Maranhão já emitiu 1,9 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional


Crédito: Reprodução


O Maranhão já emitiu 1,9 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até o dia 12 de junho, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O número representa 28,2% da população maranhense.

Em todo o país, mais de 55,8 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento, que substitui o antigo Registro Geral (RG) e utiliza o CPF como número único de identificação.

A primeira via da CIN é gratuita e pode ser solicitada em qualquer estado do país mediante apresentação da certidão de nascimento ou de casamento. Atualmente, são emitidas em média 39,6 mil carteiras por dia e 1,13 milhão por mês em todo o Brasil. Apenas nos primeiros dias de junho de 2026, 782,6 mil novas identidades já foram emitidas.
CPF passa a ser o número único de identificação

A principal mudança da nova identidade é a adoção do CPF como número único nacional, eliminando a possibilidade de uma mesma pessoa possuir diferentes números de identidade em estados distintos.

A medida reduz fraudes, evita duplicidades e aumenta a confiabilidade dos registros públicos. Além disso, o documento possui validade em todo o território nacional.
Mais segurança com QR Code e biometria

A nova CIN conta com mecanismos modernos de segurança, incluindo um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento por meio do aplicativo oficial de leitura da carteira, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Outra inovação é a integração com sistemas biométricos de identificação, reforçando a segurança dos cidadãos e ampliando a proteção no acesso a serviços e benefícios públicos.
Integração com o GOV.BR garante conta Ouro

Além de servir como documento oficial de identificação, a CIN também está integrada à plataforma GOV.BR, permitindo que o cidadão obtenha a conta nível Ouro, considerada o mais alto grau de segurança disponível nos serviços digitais do Governo Federal.
Documento também ajuda na recuperação da conta GOV.BR

A nova identidade pode ser utilizada para recuperar o acesso à conta GOV.BR em casos de perda ou troca de celular.

Para utilizar a funcionalidade, o cidadão deve manter o aplicativo atualizado, ter a versão física da CIN em mãos, realizar o reconhecimento facial e fazer a leitura do QR Code do documento. Após a validação, um código de confirmação é enviado por e-mail ou SMS, permitindo a recuperação da conta de forma rápida e segura.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Enem 2026: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina na quarta


Crédito: Reprodução


Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até esta quarta-feira (17) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O valor é de R$ 85 e a quitação é obrigatória para a confirmação da participação no exame, exceto para os candidatos contemplados com isenção.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) está disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o documento, é necessário utilizar a senha da conta Gov.br.

Em caso de perda ou necessidade de atualização do boleto, o participante pode emitir uma nova via diretamente na plataforma.
Formas de pagamento aceitas

A taxa pode ser paga em bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários e por meio das seguintes modalidades:Pix (com QR Code disponível na GRU);
Cartão de crédito;
Débito em conta corrente ou poupança;
Outras opções disponibilizadas pela instituição financeira.

O Inep alerta que não serão aceitos pagamentos por depósito em caixa eletrônico, transferência bancária, depósito em conta corrente, via postal ou ordem de pagamento.
Inscrição só é confirmada após processamento do pagamento

A confirmação da inscrição ocorrerá somente após o processamento do pagamento pelo Banco do Brasil.

O candidato deve ficar atento ao valor pago. Caso o pagamento seja inferior a R$ 85, a inscrição não será validada.
Valor da taxa não será devolvido

De acordo com o Inep, o valor pago pela taxa de inscrição não será reembolsado, exceto em caso de cancelamento da edição do exame.

Também não haverá devolução em casos de:Pagamento em duplicidade;
Pagamento com valor diferente do estabelecido;
Tentativa de transferência da taxa para outro participante.
Quem teve direito à isenção da taxa?

O Inep concedeu gratuidade para os seguintes grupos:Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2026;
Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
Beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação;
Pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
Participantes que pretendem utilizar o resultado para certificação do ensino médio e possuem registro no CadÚnico.
Enem é principal porta de entrada para o ensino superior

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e é utilizado como principal forma de acesso ao ensino superior no país por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Desde 2025, o exame também voltou a servir como forma de certificação de conclusão do ensino médio para candidatos com 18 anos ou mais que atinjam a pontuação mínima exigida nas provas e na redação.

Além disso, as notas do Enem podem ser utilizadas em processos seletivos de instituições de ensino superior de Portugal conveniadas ao Inep.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Brandão anuncia novo limite de idade para entrar na PM e Corpo de Bombeiros


Crédito: Reprodução/Redes Sociais


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta quarta-feira (10) mudanças nos critérios de ingresso para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do estado. A medida foi enviada à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) por meio da Medida Provisória nº 554.

De acordo com o governador, a proposta eleva de 30 para 35 anos a idade máxima para ingresso no quadro de praças da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Além disso, a MP também altera os requisitos de altura mínima exigidos dos candidatos. Pelas novas regras, a altura mínima passa a ser de 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais de Brandão, que também adiantou a realização de um novo concurso público para a área da segurança.

“Já se preparem, pois vem aí o edital do maior concurso público da história do Maranhão, que iniciaremos pelo nosso sistema de segurança, com 3.350 vagas imediatas”, declarou o governador.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Anvisa proíbe lote de água mineral Crystal após bactéria ser encontrada


Crédito: Reprodução/Internet


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (3), o recolhimento voluntário de um lote da Água Mineral Natural Crystal 500 ml sem gás após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto.

A medida atinge o lote LZ1 VAL 200127 3 P 200126, produzido em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027. Ao todo, 374,4 mil garrafas de 500 ml foram distribuídas no Distrito Federal, Goiás, Tocantins e São Paulo.

A decisão foi tomada após o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) detectar a presença da bactéria durante análises realizadas em uma fábrica localizada em Luziânia (GO).

Após a confirmação do resultado por meio de contraprova, a vigilância sanitária determinou a interdição do local e comunicou o caso à Anvisa. Com isso, ficou proibida a venda, distribuição e utilização dos produtos pertencentes ao lote afetado.

A Anvisa destacou que a medida é restrita exclusivamente ao lote LZ1 VAL 200127 3 P 200126, não atingindo outros produtos da marca.

Até o momento, não foram registradas reclamações de consumidores relacionadas ao lote recolhido.
Fabricante afirma que recolhimento é preventivo

Em nota, a Mineração Bom Jesus (MBJ), responsável pelo envase do produto, informou que está concluindo o recolhimento preventivo e voluntário do lote.

Segundo a empresa, a distribuição ocorreu apenas no Distrito Federal e em municípios específicos de Goiás, Tocantins e São Paulo. A MBJ informou ainda que, após a notificação da vigilância sanitária, realizou análises em mais de 300 amostras de produtos e do processo produtivo, com resultados negativos para microrganismos que indiquem contaminação.

A fabricante também afirmou que, devido ao alto volume de vendas, não há indícios de que o lote ainda esteja disponível no mercado.
Orientação aos consumidores

Consumidores que possuam unidades do lote P 200126 — identificado na embalagem como LZ1 VAL 200127 3 P 200126 — devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da marca para receber orientações sobre substituição ou reembolso.

A empresa ressaltou que a medida se aplica apenas ao lote mencionado e que os demais lotes e produtos da marca Crystal não foram afetados.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Quatro municípios recebem audiências do Orçamento Participativo


Crédito: Reprodução


O Orçamento Participativo (OP 2026) segue mobilizando a população maranhense e realiza, nesta terça-feira (2), audiências públicas nos municípios de São Mateus, Itapecuru-Mirim, Rosário e Anapurus. Os encontros fazem parte da programação que percorrerá as 32 regiões de planejamento do Maranhão.

Durante as audiências, a população poderá apresentar demandas, dialogar diretamente com o Governo do Maranhão e ajudar a definir as prioridades de investimentos para cada território. Em cada região, serão escolhidas quatro propostas prioritárias, que seguirão para votação na plataforma Participa MA. A proposta mais votada de cada região será incorporada ao Orçamento Estadual de 2027.

As propostas selecionadas poderão contemplar ações, obras, serviços e políticas públicas, contribuindo para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

O Orçamento Participativo é realizado anualmente pelo Governo do Maranhão e coordenado pelas secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Além da definição das prioridades regionais, as audiências também serão palco da eleição dos integrantes do Conselho Estadual do Orçamento Participativo. Cada uma das 32 regiões elegerá um representante, totalizando 32 conselheiros, que terão a função de acompanhar, fiscalizar e fortalecer a execução das políticas públicas definidas com participação popular.

As inscrições para organizações da sociedade civil interessadas em participar do processo eleitoral continuam abertas. Podem concorrer entidades sediadas no Maranhão, com pelo menos um ano de atuação e que desenvolvam ações voltadas à promoção dos direitos coletivos.
Calendário das audiências desta terça-feira (2)São Mateus – Região Eixos Rodoferroviários
Itapecuru-Mirim – Região Baixo Itapecuru
Rosário – Região Baixo Munim
Anapurus – Região Alto Munim

O edital com as regras para participação das entidades da sociedade civil está disponível no site da Sedihpop.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Corpus Christi não é feriado no Maranhão; veja o que abre e fecha


Crédito: Freepik


O Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (4 de junho), não é considerado feriado estadual no Maranhão. Em âmbito nacional, a data é classificada como ponto facultativo, o que significa que a suspensão das atividades depende de decisões adotadas por estados e municípios.

No Maranhão, o Governo do Estado informou que o dia 4 de junho será ponto facultativo para a administração pública estadual. Além disso, o dia 5 de junho (sexta-feira) também foi decretado como ponto facultativo, prolongando o período de folga para os servidores estaduais.

Apesar disso, a situação varia entre os municípios. Como não existe uma lei estadual que transforme Corpus Christi em feriado, cada cidade pode decidir, por meio de legislação própria, se a data será tratada como feriado religioso ou apenas ponto facultativo.

Entre os principais municípios maranhenses, Imperatriz, Codó, Açailândia e Chapadinha consideram Corpus Christi como feriado municipal. Já São Luís, Timon e Balsas adotam ponto facultativo.
São Luís gera dúvidas

Na capital maranhense, a data costuma provocar questionamentos todos os anos. Oficialmente, a Prefeitura de São Luís classifica Corpus Christi como ponto facultativo para a administração municipal.

No entanto, a celebração é tradicionalmente tratada como feriado religioso por parte da população, empresas e instituições, o que explica a divergência encontrada em alguns calendários e publicações.
Comércio poderá funcionar

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários) informaram que o comércio da capital poderá funcionar normalmente durante Corpus Christi, desde que sejam respeitadas as condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho.

As lojas de rua e centros comerciais poderão abrir das 8h às 18h, enquanto as lojas localizadas em shopping centers estão autorizadas a funcionar das 10h às 22h.

As empresas que optarem pela abertura deverão garantir o pagamento de 100% de adicional sobre a hora normal de trabalho, além da concessão de uma gratificação de R$ 53 aos empregados convocados.

As regras não se aplicam a farmácias e supermercados, considerados serviços essenciais e regidos por convenções específicas.
Bancos fechados

As agências bancárias não terão atendimento presencial ao público no dia 4 de junho.

As compensações bancárias também não serão realizadas na data, incluindo operações por TED. O atendimento será retomado normalmente na sexta-feira (5).
Correios suspendem atendimento

Os Correios também não terão expediente durante Corpus Christi.

O atendimento presencial nas agências será suspenso na quinta-feira e retomado normalmente na sexta-feira.

Antes de se deslocar para órgãos públicos, bancos ou estabelecimentos comerciais, a orientação é verificar previamente os horários de funcionamento, já que as regras podem variar de acordo com cada município e setor.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Governo realiza ação com mais de 200 vagas de emprego em diversas áreas




Crédito: Divulgação Te joga trabalhador


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), promove nesta sexta-feira (29) a ação “Te Joga, Trabalhador!”, voltada à promoção da empregabilidade, cidadania e acesso a serviços gratuitos para a população. O evento será realizado das 8h às 16h, no Sine Cohab, em São Luís.

De acordo com a organização, já estão confirmadas mais de 200 vagas de trabalho em diversas áreas, oferecendo oportunidades para trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado.

O subsecretário da SETRES, Ricardo Gonçalves, destacou que a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da população e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

“Estamos reunindo oportunidades de emprego, qualificação e atendimentos essenciais em um só lugar, facilitando a vida de quem mais precisa”, afirmou.

Além das vagas de emprego, a programação contará com atendimentos gratuitos nas áreas de assistência social, saúde, orientação trabalhista e cidadania.

Entre os serviços disponíveis estão aferição de pressão arterial, teste de glicemia e massagem, ofertados pelo Sesc. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará vacinação e testes rápidos.

A Superintendência Regional do Trabalho também participará da ação com orientações trabalhistas, atendimento sobre seguro-desemprego, abono salarial e emissão da Carteira de Trabalho Digital.

A população ainda terá acesso à atualização e cadastro no CadÚnico, consultoria para Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atendimento socioassistencial, serviços realizados pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS).

O INSS oferecerá consultoria e senha provisória do GOV para acesso à Carteira Digital, além de consulta do Número de Identificação Social (NIS). O Procon também participará da programação com serviços on-line.

As vagas já confirmadas contemplam cargos como auxiliar de estacionamento, repositor, gerente, recepcionista, atendente, frentista, auxiliar administrativo, vigia, técnico em segurança do trabalho, auxiliar de produção, pedreiro, carpinteiro, eletricista, açougueiro, cozinheiro, churrasqueiro, balconista e vendedor, entre outras funções.

Para participar da ação, os interessados devem apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e carteira ou cartão de vacinação.

terça-feira, 26 de maio de 2026

Mais de 300 maranhenses já autorizaram doação de órgãos pela internet


Crédito: AEDO


Mais de 300 moradores do Maranhão já formalizaram digitalmente o desejo de doar órgãos, enquanto outras mais de 300 pessoas aguardam na fila por um transplante no estado. Os dados reforçam a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e mostram o avanço da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), ferramenta criada há dois anos pelos Cartórios de Notas e regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Desde a criação da plataforma, o Maranhão já contabiliza 319 autorizações eletrônicas de doação de órgãos. O sistema permite que qualquer cidadão manifeste oficialmente a vontade de ser doador de forma gratuita e totalmente online.

A iniciativa tem contribuído para fortalecer o sistema de transplantes e ampliar o acesso da população ao cadastro oficial de doadores. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente mais de 300 pessoas aguardam por um transplante no Maranhão.

Em todo o Brasil, apenas em 2026, já foram realizados mais de 3 mil transplantes de órgãos. Entre os procedimentos mais frequentes estão os transplantes de rim e fígado, que seguem concentrando a maior demanda no país.

De acordo com o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão, Gustavo Dal Molin, a AEDO facilita o acesso da população à formalização da vontade de doar órgãos.


“A AEDO aproxima a população de um gesto de extrema solidariedade, oferecendo um caminho seguro, acessível e juridicamente válido para formalizar a vontade de doar órgãos”, afirmou.

Ele destacou ainda que os Cartórios de Notas têm atuado diretamente no processo de conscientização da sociedade sobre a importância da doação.

A plataforma foi desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), por meio do sistema e-Notariado, e regulamentada nacionalmente pelo CNJ. O objetivo é tornar o processo mais simples, seguro e acessível.
Como funciona a autorização digital

O procedimento é realizado totalmente pela internet. Para fazer a autorização, o cidadão deve acessar a plataforma oficial da AEDO, solicitar gratuitamente um Certificado Digital Notarizado e participar de uma videoconferência com um tabelião.

Após a validação, o interessado assina eletronicamente o documento informando quais órgãos deseja doar. A autorização passa então a integrar a Central Nacional de Doadores de Órgãos, podendo ser consultada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

O cadastro pode ser alterado ou cancelado a qualquer momento pelo próprio cidadão.

segunda-feira, 25 de maio de 2026

Prefeitos recebem 220 retroescavadeiras do governo do Estado


Crédito: Gilson Teixeira


“Recebi praticamente todos os prefeitos e assumi alguns compromissos, entre eles, as patrulhas mecanizadas. A gente está entregando à medida que é possível as fábricas fornecerem. Vai ser um total de 544 máquinas em um investimento de mais de R$ 163 milhões em recursos do Estado para que a gente possa fazer essa parceria com os municípios”, explicou o governador Carlos Brandão durante a solenidade de entrega de equipamentos, no último sábado. 16, no Parque Independência, em São Luís.

Com a entrega inicial de 220 retroescavadeiras destinadas a municípios maranhenses, o Governo do Maranhão iniciou uma nova etapa de investimentos em infraestrutura rural. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Especial do Meio Ambiente (Fema).

A iniciativa reúne ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), com foco no fortalecimento da agricultura familiar, mecanização sustentável da produção rural e prevenção de queimadas.

“O Programa Maranhão Sustentável é histórico não só pela entrega, mas ele consegue reunir a agricultura familiar mais a sustentabilidade ambiental. Esse é o diferencial do programa, além dos outros eixos que visam a regularização fundiária”, analisou o secretário da SAF, Jeônys Aguiar.

“O nosso governador, Carlos Brandão, entrega 220 retroescavadeiras que vão auxiliar os nossos agricultores no preparo do solo, combater os incêndios e dar mais sustentabilidade ao meio ambiente, preservando os nossos recursos naturais”, ressaltou a titular da Sagrima, Jucielly Oliveira.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, a iniciativa mostra que o governador Carlos Brandão tem o entendimento e o sentimento de que a grande transformação passa pelos municípios. “Essas ações do Governo do Estado fortalecem a presença das políticas públicas dentro dos municípios, porque é lá que a nossa população vê a mudança positivamente na qualidade de vida de toda a nossa população”, destacou.

Representantes municipais agradeceram pelo suporte de maquinário. “Essa entrega das retroescavadeiras do nosso governador municipalista, Carlos Brandão, é sinônimo de mais desenvolvimento para a infraestrutura do nosso município, apoio para o homem do campo e mais crescimento. É mais uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Nova Colinas, que vem para fortalecer cada vez mais a nossa cidade. Muito obrigado, governador”, agradeceu a prefeita Mariana Ribeiro, de Nova Colinas.

As retroescavadeiras terão utilização prioritária em ações de abertura e manutenção de aceiros, retirada controlada de biomassa seca, recuperação de áreas degradadas e proteção de microbacias hidrográficas, especialmente em regiões de transição entre Cerrado e Amazônia. Como medida de controle ambiental, os municípios beneficiados assinaram Termo de Compromisso Ambiental que proíbe o uso do fogo nas áreas atendidas pelos maquinário.



Estado entrega mais de 200 retroescavadeiras e apresenta resultados ambientais da Expoema (Foto: Gilson Teixeira)

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, pontuou que mecanizar a produção visando benefícios ambientais é a meta de vários estados brasileiros.

“Muitas vezes, são utilizadas práticas rudimentares que degradam o nosso solo. Quando o Governo do Estado entrega esses equipamentos para as prefeituras para trabalhar, especificamente, na agricultura familiar, a gente está fazendo com que o meio ambiente do Maranhão fique equilibrado, com que nossas associações e pequenos produtores se capacitem. Não é apenas a entrega do equipamento, vai ser unido com a educação ambiental, com capacitação, com desenvolvimento sustentável”, disse.

Centenas de equipamentos agrícolas foram destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e à preservação ambiental no estado. Também foram apresentados os resultados das ações de sustentabilidade desenvolvidas durante a 65° Expoema 2025. A programação ocorreu no Parque da Independência, em São Luís, e integrou ações coordenadas pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) e secretarias estaduais que compõem o Programa Maranhão Sustentável.

Durante o evento, o governador destacou o avanço das políticas públicas voltadas à integração entre desenvolvimento regional, preservação ambiental e fortalecimento da produção rural sustentável.

Programa Maranhão Sustentável

O Programa Maranhão Sustentável foi instituído pela Lei nº 12.716/2025 e passou a integrar ações desenvolvidas por sete secretarias estaduais, um instituto e três agências executivas metropolitanas. A política pública contempla iniciativas voltadas à regularização fundiária, fortalecimento da agricultura familiar, valorização de comunidades tradicionais, combate às queimadas e preservação ambiental.

Além da entrega de equipamentos agrícolas, o programa também executa ações de apoio aos Agentes Ambientais Comunitários, aquisição de equipamentos de combate a incêndios e recuperação de áreas degradadas em diversas regiões do estado.

Resultados do Programa Recicla Maranhão

A programação foi iniciada com a apresentação dos resultados do Programa Recicla MA – Ciclo Resíduos Orgânicos, executado durante a Expoema 2025. A iniciativa resultou na coleta de 2,4 toneladas de resíduos orgânicos, na produção de 1,5 tonelada de composto orgânico e de 500 litros de biofertilizante, utilizados em ações de compostagem e recuperação ambiental.

Durante o ato, foram entregues certificados de reconhecimento institucional às empresas e instituições parceiras da ação, além da distribuição simbólica de kits de compostagem produzidos a partir dos resíduos reaproveitados.

Fim da escala 6×1 beneficiará mais de 166 mil trabalhadores no MA


Crédito: 6X1


O Maranhão tem atualmente 392.914 trabalhadores inseridos na escala 5×2, com dois dias de folga por semana, o que representa 70,23% do total de profissionais já identificados, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados mostram que 29,77% dos trabalhadores maranhenses ainda estão submetidos à escala 6×1, com apenas um dia de descanso semanal.

A discussão sobre a jornada de trabalho ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar, no último 13 de abril, uma mensagem presidencial encaminhando ao Congresso Nacional um pedido de urgência constitucional para análise de um projeto que altera a carga horária semanal de trabalho no país.

A proposta prevê a redução da jornada máxima de 44 para 40 horas semanais, além da garantia de dois dias de descanso remunerado, sem qualquer redução salarial para os trabalhadores. O objetivo, segundo o governo federal, é ampliar o tempo destinado à família, lazer, cultura e descanso, com expectativa de impactos positivos na produtividade.

Caso aprovada, a medida deve beneficiar profissionais de diversos setores da economia, como comércio, serviços, indústria e logística. No Maranhão, a estimativa é de que 510.220 trabalhadores sejam alcançados pela mudança.

O debate sobre o fim da escala 6×1 tem mobilizado trabalhadores e setores econômicos em todo o país, diante das discussões sobre qualidade de vida, produtividade e os impactos da proposta no mercado de trabalho.

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Aneel aprova desconto na conta de luz para consumidores em MA





A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19) novas regulamentações que devem permitir a devolução de até R$ 5,5 bilhões aos consumidores por meio de descontos nas tarifas de energia elétrica, beneficiando estados das regiões Norte e Nordeste, incluindo o Maranhão.

A medida também alcança Mato Grosso e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo, com foco na redução dos custos de energia em regiões onde a geração e distribuição apresentam despesas mais elevadas.

O benefício será destinado exclusivamente aos consumidores cativos, categoria que inclui famílias e pequenos negócios que compram energia diretamente das distribuidoras tradicionais, sem participação no mercado livre de energia.

A iniciativa busca aliviar os custos em localidades isoladas que ainda dependem de usinas termelétricas movidas a óleo diesel, modelo considerado mais caro para geração de energia.

A nova legislação autoriza que hidrelétricas antecipem pagamentos futuros da taxa de Uso de Bem Público (UBP), cobrança feita pelo Governo Federal pelo uso da água dos rios na geração de energia elétrica. Em contrapartida, as empresas poderão obter desconto de até 50% sobre esses valores.

Os recursos arrecadados com a antecipação serão utilizados para reduzir as tarifas em áreas atendidas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Segundo a definição aprovada, as hidrelétricas deverão realizar os pagamentos até julho deste ano. Após esse prazo, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informará à Aneel o valor total arrecadado, permitindo a definição do percentual exato de desconto que será aplicado aos consumidores.

A previsão é que os descontos comecem a ser aplicados de forma gradual ao longo do ano, conforme o calendário de reajuste tarifário de cada distribuidora.

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Governo Federal garante oferta de 23 novos medicamentos de alta tecnologia tratar câncer no SUS




Foto: João Risi/MS


O Ministério da Saúde anunciou a maior entrega já realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar o acesso da população aos tratamentos contra o câncer, garantindo 100% da demanda de medicamentos.


Com o investimento de R$ 2,2 bilhões, entre as principais novidades estão a criação da nova tabela de financiamento do SUS para a oferta de 23 medicamentos oncológicos de alto custo e a criação, pela primeira vez, do financiamento de cirurgias robóticas oncológicas na rede pública, além de ampliar acesso à cirurgia de reconstrução mamária.

“Eu penso que o estado tem que fazer justiça e dar oportunidade e igualdade a todo mundo. E eu tinha uma obsessão por isso, porque as pessoas mais humildades são tratadas como invisíveis. O que estamos fazendo aqui é dizer: o Brasil entrou numa rota de civilidade e o pobre não será mais tratado como invisível. A gente não pode prescindir da qualidade pública, não aceito dizer que o público não presta. O SUS está provando que aquilo que é público, quando é feito com respeito, dignidade e justiça, o público é muito melhor”, destacou Lula.

Esse aumento de 35% na oferta dos fármacos na rede pública de saúde beneficia 112 mil pacientes, representando um destrave histórico nos tratamentos oncológicos de primeira linha, que embora incorporados, aguardavam há até 12 anos para serem disponibilizados à população.

Entre a lista, dez serão adquiridos diretamente pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos estados. Os outros serão ofertados por meio da Autorização de Procedimento Ambulatorial (Apac), em que a compra é realizada pelos centros habilitados no país, com financiamento federal, e Ata de Negociação Nacional.

Os medicamentos contemplam 18 tipos de câncer, como mama, pulmão, leucemia, ovário e estômago. Dependendo do tipo de tratamento, o paciente pode economizar até R$ 630 mil, caso fizesse na rede privada. A iniciativa está alinhada ao Componente de Assistência Farmacêutica em Oncologia (AF-Onco), política nacional que assegura o cuidado organizado e contínuo no SUS.

Com foco nas mulheres, o ministro Padilha anunciou a ampliação do acesso à cirurgia de reconstrução mamária, que visa democratizar o acesso a procedimentos de alta complexidade e promover a reabilitação física e psicológica das pacientes de forma integral. O direito à cirurgia plástica reconstrutiva, anteriormente limitado a sequelas de tratamento de câncer, passa a abranger todos os casos de mutilação mamária, seja total ou parcial. Com a ampliação, a estimativa de investimento é de R$ 27,4 milhões por ano, representando um aumento de aproximadamente 13% em comparação a 2025.

“Hoje é um dia muito importante para o SUS. As mulheres são a maioria nesse país, mães de minorias, e que mais usam o SUS. Quando o filho está lá é mãe quem está. A saúde das mulheres é uma prioridade absoluta. Exemplo disso é a expansão da vacina do HPV. E eu acredito que nós vamos, até 2035, chegar no que a Austrália chegou, que é eliminar o câncer de colo do útero”, destacou o ministro.

Já para o tratamento do câncer de próstata, o SUS passa a contar com o financiamento permanente da cirurgia robótica, com investimento de R$ 50 milhões do Governo do Brasil. A tecnologia permite que o profissional de saúde tenha maior precisão cirúrgica e melhor visualização das estruturas anatômicas. Para os pacientes, os benefícios incluem menor perda sanguínea durante a operação, reduzindo a necessidade de transfusões. Cerca de 5 mil homens poderão ser beneficiados.

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Maio Amarelo: direção segura também contribui para a continuidade da energia


Colisões com postes demandam atuação técnica imediata e evidenciam como o comportamento no trânsito impacta o fornecimento de energia


As colisões de veículos contra postes da rede elétrica seguem entre as principais ocorrências externas que impactam o sistema de distribuição de energia. Além dos danos imediatos, esse tipo de caso aciona uma operação técnica que envolve equipes especializadas, suporte logístico e decisões rápidas em campo para recompor a rede com agilidade e segurança.


A depender da gravidade, a atuação pode exigir desde intervenções pontuais até a reconstrução de trechos da infraestrutura elétrica. Em referência ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, a Equatorial Maranhão destaca a relação direta entre o comportamento dos condutores e a continuidade do serviço essencial de fornecimento de energia, reforçando a importância de atitudes mais responsáveis no trânsito.


Quando o impacto atinge a rede

Ao colidir com um poste, os danos costumam ir além da estrutura física. Em muitos casos, há comprometimento de cabos, transformadores e outros componentes do sistema, o que pode afetar o fornecimento de energia para residências, comércios, escolas e serviços essenciais.

Entre janeiro e o início de maio de 2026, foram registradas 311 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica provocadas por colisões com postes no Maranhão. A capital, São Luís, aparece com destaque nesse cenário, seguida por municípios como São Domingos do Maranhão, Imperatriz, Balsas e São José de Ribamar, além de outras cidades do interior do estado. Fatores como desatenção, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e embriaguez ao volante estão entre as principais causas desses registros.


Resposta rápida e operação contínua


Para atender a essas situações, a Distribuidora mantém equipes em regime de plantão em todo o estado. A estrutura conta com profissionais especializados, veículos equipados e tecnologias que auxiliam na identificação de falhas e no direcionamento das equipes em campo. O objetivo é viabilizar uma atuação ágil e coordenada, reduzindo o tempo de atendimento e restabelecendo o fornecimento com segurança e eficiência, inclusive em cenários mais complexos.

O Gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, destaca a importância dessa atuação. “As colisões com postes exigem uma atuação rápida e altamente coordenada. Nossas equipes são acionadas imediatamente e seguem protocolos rigorosos para preservar a segurança da operação e a recomposição da rede. É um trabalho que envolve planejamento, técnica e agilidade, sempre com o compromisso de minimizar impactos e restabelecer o serviço o mais breve possível”, explicou Ivan.

A substituição de um poste pode variar entre R$ 3 mil e R$ 44 mil, conforme a extensão dos danos e os componentes envolvidos. Esse valor depende de fatores como o tipo de estrutura atingida, os equipamentos instalados e a carga atendida na área afetada. Quando há identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele passa a responder pelos prejuízos causados à Distribuidora.

A Equatorial Maranhão mantém investimentos contínuos em tecnologia, capacitação e estrutura operacional, com foco em ampliar a agilidade e a eficiência no atendimento. As colisões com postes evidenciam a complexidade do sistema elétrico e a importância de uma resposta técnica qualificada para manter a máxima continuidade do serviço.

Movimento VC + Seguro

Por meio do movimento "VC + Seguro", a Equatorial Maranhão leva informação de forma simples e acessível à população, com dicas e orientações sobre os riscos da rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.

 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão




 

quinta-feira, 14 de maio de 2026

Lei que proíbe mulheres trans em banheiros femininos entra em vigor no Maranhão

 


Já está em vigor em São Luís a lei que proíbe mulheres trans de utilizarem banheiros femininos, vestiários e outros espaços destinados ao público feminino em órgãos públicos e estabelecimentos privados da capital.

A promulgação foi feita nesta quarta-feira (13) pela Câmara Municipal de São Luís, após o prazo legal para sanção do Executivo ser encerrado sem manifestação. O texto é de autoria do vereador Marquinhos (União Brasil) e foi promulgado pelo presidente da Casa, Paulo Victor (PSB).

Autor da proposta, Marquinhos (União Brasil) afirmou, durante a tramitação, que a medida tem como objetivo garantir proteção e segurança às mulheres, e negou que o projeto tenha caráter preconceituoso.

(Imagens: Reprodução/Redes Sociais)


A nova legislação vale para escolas, órgãos públicos, shoppings, supermercados e estabelecimentos similares. O texto também determina que esses espaços sejam identificados como masculino, feminino ou familiar.

Segundo a Câmara, o projeto foi aprovado em dois turnos pelo Legislativo, o que permitiu a promulgação pela própria Casa após o fim do prazo para sanção.

A proposta gerou reação de entidades de direitos humanos. O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Maranhão classificou a medida como retrocesso e apontou possível afronta a princípios constitucionais como igualdade, dignidade da pessoa humana e não discriminação.

Segundo o órgão, a restrição pode provocar constrangimento, exclusão social e desconsiderar o reconhecimento legal da identidade de gênero.

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Equatorial Maranhão leva mutirão de serviços gratuitos para São Luís, Imperatriz, Governador Edson Lobão e Cândido Mendes



Os clientes poderão realizar cadastro na Tarifa Social, negociação de débitos, troca de lâmpadas e participar de programações especiais


A Equatorial Maranhão, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela ANEEL, levará o "Mutirão Pelo Cliente Todo Dia" para diversas regiões do estado. Estão contempladas as cidades de Imperatriz, Governador Edison Lobão, Cândido Mendes e a capital, São Luís. A ação visa facilitar o atendimento aos clientes e aproximar a Distribuidora da comunidade, a fim de promover mais cidadania e eficiência energética para a população.


Durante a programação, a população poderá gratuitamente trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por novas de LED, renegociar débitos com condições facilitadas, cadastrar e atualizar dados cadastrais do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Além disso, a Distribuidora também vai promover uma palestra informativa sobre eficiência energética, com dicas do dia a dia para economizar energia.

O "Mutirão Pelo Cliente Todo Dia" ocorrerá em Cândido Mendes, nos dias 13 e 14 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Ginásio Elber Moreira Lima, localizado na Rua Álvares Carvalho, no bairro Piracambú.


Em São Luís, a ação será realizada em dois momentos: no dia 15 de maio, das 9h às 16h, na Escola Casa Família Rural, localizada na Estrada do Quebra Pote, nº 1000, e no dia 16, das 8h às 12h, na sede do CNN, localizada na Rua Guaranis, no bairro João Paulo.

Em Imperatriz, a programação ocorrerá no dia 18 de maio, das 8h30 às 12h, na Escola Municipal Maria das Neves, localizada na Rua Clemente de Moraes, nº 25, no bairro Alto Bonito e no dia 21, das 8h às 11h, no Fiqueninho – Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, localizado na Rua Y, no bairro Nova Imperatriz.

Ainda na região Sul do estado, em Governador Edison Lobão, o mutirão será no dia 19 de maio, das 8h30 às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Tiradentes, nº 1597, no Centro da cidade.

Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e a conta de energia mais recente.


SERVIÇO: MUTIRÃO PELO CLIENTE TODO DIA

Cândido Mendes
Data: 13 e 14 de maio (quarta e quinta-feira)
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Ginásio Elber Moreira Lima - rua Álvares Carvalho S/N, bairro Piracambú.

São Luís
Data: 15 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Escola Casa Família Rural – Estrada do Quebra Pote, N 1000.

Data: 16 de maio (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Sede do CNN – rua dos Guaranis, S/N, bairro João Paulo.

Imperatriz
Data: 18 de maio (segunda-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Escola Municipal Maria das Neves – rua Clemente de Moraes, n 25, bairro Alto Bonito.

Data: 21 de maio (quinta-feira)
Horário: 8h às 11h
Local: Fiqueninho – rua Y, S/N, bairro Nova Imperatriz.

Governador Edison Lobão
Data: 19 de maio (terça-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – rua Tiradentes, n 1597, bairro Centro.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão




 

terça-feira, 12 de maio de 2026

Maranhão tem mais de 5,6 mil vagas em concursos com salários de até R$ 12 mil




O Maranhão está com 5.620 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos com oportunidades em órgãos municipais, estaduais e federais. Os editais contemplam candidatos com níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que podem chegar a R$ 12 mil. 💼


As oportunidades estão distribuídas em diferentes cidades e instituições do estado. Confira os principais certames:

📍 IFMA (Instituto Federal do Maranhão)
• 1 vaga para Professor Substituto — salário de até R$ 8.058,29 — inscrições até 17 de maio
• 1 vaga para Professor Substituto — salário de até R$ 8.340,33 — inscrições até 17 de maio
• 2 vagas para Professor Substituto — salário de até R$ 8.340,33 — inscrições até 17 de maio

📍 Prefeitura de Cajari
• 179 vagas
• Cargos variados
• Níveis fundamental, médio, técnico e superior
• Salários de até R$ 4.750
• Inscrições até 20 de maio

📍 Prefeitura de São José de Ribamar
• 1.450 vagas para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial
• Salários de até R$ 6.914,37
• Inscrições até 22 de maio

• 425 vagas para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias
• Salários de até R$ 3.242
• Inscrições até 6 de junho

• 120 vagas para Guarda Civil Municipal
• Salários de até R$ 3.953,60
• Inscrições até 6 de junho

📍 UEMA
• 52 vagas para Professor da Carreira do Magistério Superior
• Salários de até R$ 11.294,38
• Inscrições até 25 de maio

• 4 vagas para Professor Substituto
• Salários de até R$ 3.624,64
• Inscrições até 13 de maio

📍 Prefeitura de Buriticupu
• 3.322 vagas
• Cargos variados
• Níveis fundamental, médio, técnico e superior
• Salários de até R$ 12 mil
• Inscrições até 1º de junho

📍 Prefeitura de Itaipava do Grajaú
• 33 vagas
• Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias
• Ensino médio
• Salários de até R$ 3.242
• Inscrições até 29 de maio

📍 UEMASUL
• 25 vagas para Professor Substituto
• Salários de até R$ 3.624,64
• Inscrições até 19 e 25 de maio

📍 UFMA
• 1 vaga para Professor Visitante — inscrições até 15 de maio
• 5 vagas para Professor do Magistério Superior
• Salários de até R$ 5.037,78
• Inscrições até 25 de maio

Os editais completos e critérios de participação devem ser consultados nos canais oficiais de cada instituição.


Equatorial Maranhão Informa: Serviço via WhatsApp já está em vigor para manter clientes informados em tempo real





 Novo canal envia informações sobre o fornecimento de energia pelo número 0800 091 1051


Já entrou em operação o mais novo canal de comunicação direta com os clientes da Equatorial Maranhão, através do WhatsApp. Com o serviço “Equatorial Informa” o objetivo é levar dados em tempo real sobre ocorrências relacionadas ao fornecimento de energia elétrica, como a causa da interrupção, a área afetada, a quantidade estimada de clientes impactados, a previsão de retorno da energia e atualizações ao longo do atendimento.

A iniciativa busca dar mais agilidade e transparência ao fluxo de informações. Esse serviço é utilizado para comunicar interrupções causadas por fatores como chuvas intensas, ventos fortes e outras ocorrências que possam impactar a rede elétrica.

A medida segue as diretrizes da Resolução Normativa nº 1.137 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece ações para ampliar a resiliência das redes de distribuição de energia e reforçar a transparência na comunicação com os consumidores em momentos críticos.

 

Comunicação direta e mais rápida

Com o novo canal, a distribuidora busca antecipar informações ao cliente em situações de interrupção no fornecimento de energia, oferecendo informações de forma automática, rápida e oficial. O WhatsApp passa a complementar os canais já existentes, como o site, as redes sociais e as agências de atendimento.

A estratégia reforça a atuação multicanal da companhia, com foco em melhorar a experiência do consumidor, especialmente em cenários emergenciais, quando a demanda por informação tende a aumentar.

“Com esse novo serviço conseguiremos ser mais proativos e melhorar a experiência e a jornada do cliente, que terá em sua mão as informações em tempo real no caso de interrupções de energia. A Equatorial tem ampliado investimentos em soluções mais ágeis, acessíveis e assertivas, sobretudo em momentos críticos, como ocorrências climáticas. A proposta é oferecer informação precisa e em tempo real, reduzir incertezas e fortalecer a proximidade com a população, com transparência e responsabilidade”, destaca Francila Soares, Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão.

 

Segurança e orientação na palma da mão

A Distribuidora orienta que os clientes fiquem atentos aos canais oficiais de comunicação. As informações relacionadas ao fornecimento de energia serão enviadas também pelo número 0800 091 1051.

As informações relacionadas ao fornecimento de energia serão enviadas exclusivamente pelos números oficiais da Equatorial, como a Central de Atendimento 116 e a assistente virtual Clara, disponível no WhatsApp pelo número (98) 2055-0116.

Segundo a Equatorial Maranhão, manter os dados cadastrais atualizados é essencial para garantir o recebimento das notificações via WhatsApp.

As alterações de telefone ou e-mail devem ser informadas pelos canais oficiais da empresa, que seguem disponíveis para atendimento digital e presencial.

Com a nova ferramenta, a Equatorial Maranhão aposta em um modelo mais proativo de comunicação, alinhado às exigências regulatórias e à crescente digitalização do relacionamento com o consumidor no setor elétrico.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário




Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão com inscrições abertas para ampliar e renovar o banco de mesários voluntários que irão atuar nas eleições gerais de 2026, marcadas para outubro. O cadastro pode ser feito de forma permanente junto à Justiça Eleitoral.

Os mesários são responsáveis por auxiliar na organização e fiscalização do processo eleitoral nas zonas de votação. Desde março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensificou uma campanha nacional para recrutar novos colaboradores, com divulgação em emissoras de rádio, televisão e redes sociais como Instagram, TikTok e LinkedIn, focando principalmente no público jovem.
Quem pode ser mesário

Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.

No entanto, não podem atuar como mesários:candidatos nas eleições;
parentes de candidatos até o segundo grau;
integrantes de diretórios partidários com função executiva;
autoridades policiais, que já atuam em outras funções durante o pleito.
Como fazer o cadastro

A inscrição pode ser feita de forma online, preferencialmente pelo aplicativo e-Título ou nos sites dos TREs.

Também é possível entrar em contato diretamente com o cartório eleitoral por telefone ou WhatsApp, conforme os canais disponibilizados pelos tribunais regionais.
Convocação não é imediata

O cadastro como voluntário não garante convocação automática. Caso não existam vagas disponíveis, o nome do eleitor permanece registrado para futuras eleições.

Quando selecionado, o mesário recebe uma carta convocatória oficial da Justiça Eleitoral, com informações sobre função, treinamento e local de atuação. Em muitos casos, a convocação também é enviada digitalmente pelo WhatsApp oficial ou pelo aplicativo e-Título.

A ausência injustificada no dia da eleição pode gerar penalidades. Caso haja impedimento, o convocado deverá apresentar justificativa, como atestado médico, para análise da Justiça Eleitoral.
Treinamento obrigatório

O TSE orienta que os convocados realizem a capacitação pelo aplicativo Mesário, disponível para download.

Além do treinamento virtual, os participantes recebem orientações específicas sobre atuação como presidente de mesa, secretário ou mesário durante a votação.

As aulas no aplicativo são divididas por etapas, e o avanço acontece conforme a conclusão dos módulos anteriores.
Funções dos mesários

Cada seção eleitoral conta com quatro integrantes:presidente;
primeiro mesário;
segundo mesário;
secretário.

Entre as principais atribuições estão:organizar filas e prioridades;
inspecionar urnas eletrônicas e cabines de votação;
controlar a entrada de pessoas na seção;
localizar o eleitor no caderno de votação;
coletar assinatura ou biometria;
entregar o comprovante de votação.
Benefícios para quem atua como mesário

O trabalho é voluntário e não possui remuneração, mas os participantes recebem auxílio-alimentação de R$ 65 por turno trabalhado, conforme a Portaria TSE nº 86/2025.

Além disso, a legislação prevê:dois dias de folga para cada dia trabalhado e treinado;
possibilidade de critério de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital;
validação das atividades como horas extracurriculares em instituições conveniadas com os TREs.

As folgas devem ser negociadas com a empresa ou órgão onde o mesário trabalha.
Eleições de 2026

Mais de 150 milhões de brasileiros devem participar das eleições gerais de 2026 para escolher:presidente da República;
governadores;
senadores;
deputados federais;
deputados estaduais e distritais.

O primeiro turno será realizado em 4 de outubro de 2026. Caso necessário, o segundo turno para presidente e governadores ocorrerá em 25 de outubro.

As eleições deste ano também marcam os 30 anos da urna eletrônica no Brasil. O equipamento foi utilizado pela primeira vez em 1996 e consolidou o país como responsável pela maior eleição informatizada do mundo.