Mostrando postagens com marcador Prisão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Prisão. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Homem é preso transportando mais de 11 mil munições na BR-230


Homem é preso transportando mais de 11 mil munições na BR-230
Crédito: Reprodução/PRF MA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 11 mil munições e diversos insumos para recarga de armas de fogo durante uma fiscalização realizada na tarde desta terça-feira (16), no km 368 da BR-230, em Balsas, no sul do Maranhão. Um homem foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil.

De acordo com a PRF, por volta das 12h30, uma equipe realizava ronda ostensiva quando abordou uma caminhonete para fiscalização de rotina. Durante os procedimentos, os policiais identificaram indícios que motivaram uma inspeção mais detalhada, levando o veículo até a Unidade Operacional da PRF em Balsas.

Na vistoria do compartimento de carga, foram encontradas 2.940 munições calibre .38, 2.960 munições calibre .32 e 5.620 munições calibre .22, totalizando 11.520 munições. Além disso, os agentes apreenderam 19 mil espoletas, 600 estojos calibre .32, 250 estojos calibre .28 e 750 estojos calibre .36.

Questionado sobre a carga, o motorista informou que recebeu o veículo já carregado em Imperatriz (MA) e que deveria realizar a entrega em um posto de combustíveis na cidade de São João dos Patos (MA).

Diante da situação, o condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Segundo a PRF, a ocorrência pode configurar, em tese, o crime de comércio ilegal de arma de fogo, previsto no Estatuto do Desarmamento.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Advogado é condenado por desvios de recursos de clientes vulneráveis


Crédito: Reprodução


Uma ação penal movida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Arame, resultou na condenação do advogado Wender Lima de Lima a sete anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelo crime de apropriação indébita majorada pelo exercício da profissão.

A sentença foi proferida no dia 4 de junho pelo juiz Calleb Mariano Ribeiro, da Comarca de Arame. A denúncia foi apresentada pelo promotor de Justiça Felipe Augusto Rotondo.

Além desse crime, o advogado também foi condenado por falsidade ideológica e fraude processual qualificada, recebendo mais 11 meses de detenção. A decisão ainda determina o pagamento de R$ 207.866,50 como reparação mínima pelos prejuízos causados às vítimas.
Entenda o caso

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o advogado utilizou sua atuação profissional para sacar valores referentes a 25 alvarás judiciais e acordos homologados, pertencentes a clientes em situação de vulnerabilidade, incluindo idosos, pessoas analfabetas e indígenas da etnia Guajajara.

As investigações apontaram que ele realizava os saques e transferia os recursos para contas bancárias próprias, apropriando-se integralmente do dinheiro e deixando os clientes sem acesso aos valores que lhes eram devidos.

Ainda segundo o MPMA, após ser notificado sobre as investigações, o advogado tentou dificultar a apuração dos fatos ao apresentar oito termos de quitação considerados falsos.

Conforme a denúncia, ele teria obtido assinaturas de testemunhas em folhas em branco, sob a alegação de que se tratavam apenas de documentos relacionados a procedimentos judiciais durante a pandemia. Posteriormente, os papéis teriam sido preenchidos com declarações falsas de que os clientes haviam recebido os valores, numa tentativa de induzir o Ministério Público ao erro.
Proteção às vítimas

O promotor de Justiça Felipe Rotondo destacou que a atuação do Ministério Público teve como prioridade a proteção das vítimas durante todo o processo.

“O foco da instituição pautou-se na prevenção da revitimização e no respeito à integridade física, social e psicológica das pessoas lesadas”, afirmou o promotor.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

MP denuncia pastor por estupro de vulnerável, tortura e estelionato no Maranhão

Crédito: Reprodução


O Ministério Público do Maranhão (MPMA) denunciou à Justiça David Gonçalves da Silva, apontado como líder da Shekinah House Church, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. Preso desde 17 de abril, ele é acusado de diversos crimes cometidos contra pessoas que viviam em alojamentos mantidos pela instituição.

De acordo com a denúncia, baseada em investigação da Polícia Civil, David responderá por estupro de vulnerável contra oito vítimas, tentativa de estupro, tortura e estelionato. O inquérito reúne mais de 700 páginas de documentos, depoimentos, registros audiovisuais e outras provas coletadas durante as apurações.

Segundo o Ministério Público, a estrutura da instituição religiosa teria sido utilizada para controlar e manipular moradores e fiéis. A acusação sustenta que o líder se aproveitava de sua posição de autoridade espiritual para influenciar as vítimas, muitas delas em situação de vulnerabilidade.

As investigações apontam ainda que práticas e comportamentos eram justificados por discursos religiosos utilizados para legitimar as condutas atribuídas ao denunciado. O inquérito também relata a aplicação de castigos físicos e outras formas de punição contra moradores da instituição.

Entre as provas reunidas estão vídeos e depoimentos que, segundo os investigadores, registram situações de exaustão física e tratamentos considerados degradantes. A Polícia Civil e o Ministério Público afirmam ainda ter identificado indícios de omissão de socorro após episódios de violência, além de mecanismos de controle sobre a rotina dos moradores.

A Shekinah House Church funcionava há cerca de 19 anos no Maranhão e possuía alojamentos e propriedades ligadas às suas atividades. Durante uma operação realizada neste ano, 138 pessoas foram retiradas do local, conforme informou a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular. Dessas, 12 continuam recebendo acompanhamento especializado dos órgãos estaduais.

Paralelamente à ação criminal, o Ministério Público do Trabalho (MPT) prepara uma ação civil pública para apurar possíveis irregularidades trabalhistas identificadas durante as investigações.

O caso tramita sob segredo de Justiça. Até o momento, a defesa de David Gonçalves da Silva não se manifestou sobre as acusações.

quinta-feira, 14 de maio de 2026

PF aponta pai de Vorcaro como operador financeiro de “A Turma”




Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro, foi preso na manhã desta quinta-feira (14), em Belo Horizonte (MG), durante a 6ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal. As investigações apontam que ele atuava como operador financeiro, demandante e beneficiário de um suposto grupo criminoso ligado ao Banco Master.

Segundo a Polícia Federal, o núcleo investigado funcionava como uma estrutura paralela de proteção, intimidação e ocultação patrimonial, criada para defender interesses do banco e de seu controlador, Daniel Vorcaro.

De acordo com os investigadores, Henrique Vorcaro permaneceu atuando na manutenção do esquema criminoso mesmo após a prisão do filho e a descoberta da organização investigada por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A representação policial afirma que Henrique não era apenas pai de Daniel Vorcaro, mas um agente com atuação direta e colaborativa dentro da estrutura criminosa.

Ainda conforme a PF, ele era considerado “solicitador e beneficiário dos serviços ilícitos prestados pelo grupo”, além de exercer uma função própria dentro da engrenagem financeira responsável por sustentar as atividades ilegais.

As investigações também tiveram como base conversas extraídas do celular de Marilson Roseno, policial federal preso em fases anteriores da operação. Os diálogos indicariam que Henrique Vorcaro continuava ordenando serviços ilícitos e providenciando recursos financeiros para o grupo, mesmo após o avanço das investigações.

Entre os elementos identificados pela Polícia Federal estão menções a repasses de grandes valores, pagamentos para execução de demandas ilícitas, uso de número estrangeiro e troca frequente de aparelhos telefônicos, estratégias que, segundo os investigadores, tinham como objetivo dificultar o rastreamento das ações do grupo.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Empresária suspeita de tortura contra grávida é levada para Pedrinhas




A empresária Carolina Sthela Ferreira dos Anjos, de 36 anos, investigada por suspeita de tortura e agressões contra uma empregada doméstica grávida no Maranhão, foi transferida para uma unidade feminina do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

A permanência da empresária no sistema prisional foi mantida após audiência de custódia realizada na 2ª Central das Garantias da Comarca da Ilha de São Luís. O caso segue sob segredo de Justiça, conforme o Tribunal de Justiça do Maranhão.

Carolina foi presa na última quinta-feira (8), em Teresina (PI), onde foi localizada em um imóvel de familiar. A defesa negou, à época, que ela estivesse em tentativa de fuga.

As investigações avançaram após a Polícia Civil confirmar a autenticidade de áudios atribuídos à empresária, que conteriam relatos sobre as agressões. Segundo o laudo pericial, houve 100% de compatibilidade entre a voz analisada e a da investigada. Em depoimento anterior, ela havia negado ser a autora do material.



Vítima, Samara de 19 anos, grávida de 5 meses. (Imagem: Reprodução/Fantástico)

No decorrer da apuração, policiais também recolheram um carro e uma motocicleta sem placas, encontrados em frente à residência da empresária. A suspeita é de que os veículos tenham sido abandonados antes do deslocamento para o Piauí. Os automóveis passarão por perícia.

Outro desdobramento do caso foi a saída da advogada Nathaly Moraes da defesa de Carolina. Em manifestação pública, a advogada informou que deixou o caso após relatar ameaças, ataques pessoais e perseguições direcionadas a ela e familiares.

quarta-feira, 29 de abril de 2026

Blogueiro é alvo de operação por extorsão no interior do Maranhão



                                     (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

A Polícia Civil do Maranhão cumpriu, na manhã desta quarta-feira (28), mandado de busca e apreensão contra um blogueiro investigado por calúnia e extorsão digital, no município de Codó. A ação teve como foco a coleta de provas e o avanço das investigações envolvendo ataques contra um deputado estadual.

A operação foi coordenada pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, o DCCT/SEIC, que também apreendeu uma arma de fogo registrada em nome do investigado.

Segundo a polícia, o suspeito utilizava um blog e perfis em redes sociais para divulgar conteúdos considerados caluniosos e difamatórios, incluindo acusações falsas, apelidos depreciativos e linguagem ofensiva direcionada ao parlamentar.

As investigações apontam que as publicações tinham motivação extorsiva. Após a recusa da vítima em atender pedidos de emprego e vantagens financeiras, o blogueiro teria intensificado os ataques como forma de pressão, exigindo benefícios sob ameaça de continuidade das postagens.


                                     (Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)

Durante o inquérito, foram identificadas diversas publicações ofensivas, além de relatos de que o investigado teria adotado comportamentos ameaçadores, inclusive em frente à residência da vítima.

A polícia também apurou que o suspeito possuía registro ativo de uma pistola calibre 9 milímetros, que teria sido usada como instrumento de intimidação.
Há ainda registros de ocorrências envolvendo outras vítimas, com denúncias de crimes contra a honra, ameaças e até ameaça de morte por aplicativo de mensagens.

No cumprimento do mandado, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, arma de fogo, carregadores e munições. O investigado foi notificado das medidas cautelares, como a proibição de se aproximar da vítima, e teve o registro da arma suspenso, com comunicação à Polícia Federal.

Todo o material recolhido será analisado para dar continuidade às investigações. Durante a operação, a esposa do investigado foi presa em flagrante por desacato.

sexta-feira, 24 de abril de 2026

STF forma maioria para manter prisão de ex-presidente do BRB




                                   Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília



A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta sexta-feira (24) para manter a prisão preventiva do ex-presidente do BRB (Banco de Brasília), Paulo Henrique Costa. Segundo a CNN Brasil, os votos a favor são dos ministros André Mendonça, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques. O ministro Dias Toffoli declarou suspeição e não participa da votação. Com isso, resta apenas o voto de Gilmar Mendes.

O caso está sendo analisado em plenário virtual, modelo no qual os ministros registram os votos na página on-line do processo sem debaterem entre si. Neste caso,os ministros têm até este sexta (24).

Paulo Henrique Costa foi preso na semana passada após a PF (Polícia Federal) identificar que ele havia recebido de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, seis imóveis de luxo avaliados em cerca de R$ 140 milhões. Os apartamentos teriam sido pagos como propina para que Paulo Henrique buscasse viabilizar a compra de ativos do Banco Master pelo BRB.

Além de Costa, a Polícia Federal também prendeu um advogado ligado a Vorcaro, apontado como intermediário nas negociações entre o ex-dirigente do banco, Paulo Henrique e uma corretora de imóveis. Se trata de Daniel Monteiro. A prisão dele também é analisada pela Segunda Turma.

sexta-feira, 17 de abril de 2026

Vereador é preso por porte ilegal de arma de fogo e suspeita de carro clonado no Maranhão





O vereador do município de Formosa da Serra Negra, Itaércio Arruda Milhomem Barros, foi preso pela Polícia Civil do Maranhão (PCMA) após ser flagrado com um veículo com sinais de clonagem e uma arma de fogo, durante abordagem realizada em Fortaleza dos Nogueiras, na quarta-feira (15).

Segundo a polícia, o parlamentar conduzia uma Toyota SW4 branca com indícios de adulteração nos sinais identificadores, além de não apresentar documentação. O veículo estava registrado em nome de terceiros e apresentava divergências nos dados, o que reforçou a suspeita de clonagem.

Durante a abordagem, o vereador afirmou ter comprado o carro há cerca de dois meses, no município de Imperatriz, mas não soube informar de quem adquiriu o veículo.

Ainda conforme a Polícia Civil, ao ser informado de que seria conduzido à delegacia, ele pediu para retirar pertences do carro. Nesse momento, foi visto tentando pegar um revólver calibre 38 que estava no interior do veículo.

Diante da situação, o parlamentar foi autuado em flagrante por ocultação de veículo com sinal identificador adulterado e posse ilegal de arma de fogo. O caso segue sob investigação.

Até a última atualização, a defesa do vereador não havia se manifestado

Operação “Falso Profeta” prende pastor suspeito de abusar de fiéis no MA





A Polícia Civil do Maranhão prendeu um pastor suspeito de abusar de fiéis, durante a operação “Falso Profeta”, realizada na manhã desta sexta-feira (17), em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. Contra ele, foi cumprido mandado de prisão, além de busca e apreensão no imóvel onde funcionava uma igreja.

No local, no bairro Recanto do Poeta, a polícia encontrou entre 100 e 150 fiéis vivendo sob a liderança do investigado. O pastor foi localizado em um dos quartos, acompanhado de outro dirigente da instituição.

Segundo as investigações, ele é suspeito dos crimes de estelionato, estupro de vulnerável, posse sexual mediante fraude e associação criminosa.

Durante a operação, os policiais apreenderam celulares, documentos e outros objetos, que devem ajudar no andamento do inquérito.

A investigação está em curso há cerca de dois anos e já identificou entre 5 e 6 vítimas. O caso segue em apuração para localizar outras possíveis vítimas.

sexta-feira, 10 de abril de 2026

Empresário é preso suspeito de fraudes e tomada ilegal de imóveis




A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (9), uma operação em Miranda do Norte para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra um empresário de 45 anos.

Segundo a investigação, ele é suspeito de tomar imóveis de forma ilegal, usando ameaças e violência, além de intimidar proprietários com suposta influência política e poder financeiro na cidade de Matões do Norte.

As vítimas teriam sido obrigadas a perder seus bens, que foram tomados de maneira irregular.

A polícia também apura que o empresário teria apresentado informações falsas a órgãos públicos para conseguir documentos que legalizassem, de forma fraudulenta, a posse dos imóveis.

Além disso, ele é investigado por estelionato. De acordo com denúncias, ele comprava produtos e contratava serviços parcelados, mas parava de pagar após receber os bens, causando prejuízo às vítimas.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, contratos, processos licitatórios, computadores, celulares e uma quantia em dinheiro ainda sem origem comprovada.

Os policiais também encontraram dezenas de carimbos com nomes de secretarias municipais e de profissionais, como contadores e engenheiros, o que reforça suspeitas de falsificação de documentos e fraudes em licitações.

Segundo o delegado responsável pelo caso, as investigações continuam e entram agora em uma nova fase, com análise do material apreendido. A polícia orienta que possíveis vítimas procurem a delegacia.

terça-feira, 7 de abril de 2026

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO “PEIXE ELÉTRICO” DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA NA BAIXADA MARANHENSE


Entre os dias 23 e 27 de março, a Polícia Civil do Maranhão realizou a operação “Peixe Elétrico” em municípios da Baixada Maranhense, com o objetivo de combater o furto de energia elétrica.

 A ação ocorreu nas cidades de Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Bacurituba, São Bento e Pinheiro, contando com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Maranhão.


Durante as fiscalizações em imóveis residenciais e comerciais, foram identificadas diversas irregularidades no consumo de energia. Ao todo, 14 estabelecimentos foram autuados, dez pessoas foram conduzidas para prestar depoimento e quatro foram presas em flagrante.

A Polícia Civil destaca que o furto de energia, além de ser crime, representa riscos à população, como choques elétricos, incêndios e falhas no fornecimento, prejudicando serviços essenciais. Denúncias podem ser feitas de forma anônima à Polícia Civil ou à concessionária de energia.




 ASCOMPC/MA

sexta-feira, 27 de março de 2026

Morte de jovem em Itinga do Maranhão pode estar ligada a gesto de mãos associado a facção criminosa


VÍDEO: Morte de jovem pode estar ligada a gesto de mãos associado a facção criminosa

A morte da jovem Lívia Pereira da Silva, de 18 anos, ocorrida na madrugada dessa quinta-feira (26), no bairro Planalto, no município de Itinga do Maranhão, pode estar ligada a gestos associados a uma facção criminosa durante uma transmissão ao vivo em uma rede social.

A jovem Lívia estava na residência com outras duas mulheres quando dois suspeitos chegaram ao local em uma motocicleta, invadiram a casa e efetuou vários disparos. Lívia foi atingida no pescoço e morreu no local. Outra jovem, de 20 anos, foi baleada de raspão no pescoço e no punho.

A terceira mulher não foi ferida. As duas vítimas baleadas chegaram a ser socorridas e levadas ao hospital, mas Lívia não resistiu aos ferimentos.

Segundo a polícia, minutos antes do crime, as três jovens faziam uma live em uma rede social e, durante a transmissão, realizaram sinais com as mãos que seriam característicos de uma organização criminosa. Após a live, elas passaram a receber ameaças por telefone.


Reprodução: Redes Sociais

Após o crime, a PM intensificou as rondas e o serviço de inteligência iniciou as investigações para identificar os autores dos disparos. As investigações apontaram que os suspeitos seriam dois adolescentes.

Eles foram apreendidos horas depois. Em um dos endereços ligados aos investigados, foram apreendidos um revólver calibre .38, munições, dinheiro, porções de substâncias semelhantes a crack e cocaína, celulares, uma balaclava, roupas que teriam sido usadas no crime e uma motocicleta com registro de roubo/furto no estado do Pará.

terça-feira, 24 de março de 2026

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Bolsonaro





O ex-presidente Jair Bolsonaro teve a prisão domiciliar autorizada nesta terça-feira (24) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão atende a um pedido da defesa, que alegou agravamento no quadro de saúde do ex-presidente.

A medida passa a valer após Bolsonaro receber alta do Hospital DF Star, em Brasília, onde está internado desde o dia 13 para tratar uma pneumonia bacteriana. O prazo inicial da domiciliar é de 90 dias, podendo ser reavaliado ao fim do período, inclusive com nova perícia médica.

Durante esse tempo, Bolsonaro será monitorado por tornozeleira eletrônica. O ministro também determinou que agentes da Polícia Militar façam a segurança da residência, para evitar qualquer tentativa de fuga.

O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento na chamada trama golpista, e estava detido no 19º Batalhão da Polícia Militar, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Restrições

A decisão impõe uma série de restrições ao ex-presidente. Ele está proibido de receber visitas, exceto de filhos, médicos e advogados, além de não poder usar celular, acessar redes sociais ou gravar vídeos, nem mesmo por intermédio de terceiros.

Também foi determinada a proibição de acampamentos, manifestações ou aglomerações de apoiadores em um raio de até 1 km da residência, localizada no Condomínio Solar de Brasília.

Saúde

Na decisão, Moraes destacou que o presídio onde Bolsonaro estava detido possui estrutura para atendimento médico. No entanto, considerou que, devido à idade — 71 anos — e ao quadro de broncopneumonia, o ambiente domiciliar é mais adequado para a recuperação.

Segundo o ministro, a medida visa preservar a saúde do ex-presidente, especialmente diante da maior fragilidade do sistema imunológico em pessoas idosas.

sexta-feira, 20 de março de 2026

Operação mira fraude com consignados e prende no MA

 

Operação mira fraude com consignados e prende no MA

Polícia Civil do Maranhão já cumpriu mandados de prisão e busca durante a “Operação Holerite”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (20), contra um grupo suspeito de fraudes com empréstimos consignados.

Segundo as investigações, os envolvidos produziam documentos de identidade falsos em nome de servidores públicos estaduais. Com os dados, abriam contas bancárias e contratavam empréstimos de forma fraudulenta. O prejuízo estimado chega a cerca de R$ 710 mil.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em São Luís e em municípios do interior do estado.

Durante a operação, um dos investigados também foi preso em flagrante por furto de energia elétrica, após os policiais identificarem uma ligação clandestina na residência alvo da ação.

As equipes apreenderam documentos falsos, celulares, notebooks, impressoras e materiais usados na fabricação dos documentos.

De acordo com o Departamento de Combate ao Crime Organizado, o grupo atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas, com foco na obtenção de vantagens financeiras ilícitas.

A operação contou com apoio de unidades especializadas da Polícia Civil, incluindo setores de combate a crimes cibernéticos e contra instituições financeiras.

quinta-feira, 12 de março de 2026

PF faz busca contra blogueiro do Maranhão suspeito de perseguir o ministro Flávio Dino





Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão em São Luís, na terça-feira (10), no âmbito de uma investigação que apura suspeita de crime de perseguição, conhecido como stalking, contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, também integrante do STF, e teve como alvo o blogueiro maranhense Luís Pablo.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação foi iniciada após representação apresentada pelo próprio ministro, que relatou ter sido alvo de possíveis atos de perseguição relacionados a publicações feitas no blog mantido pelo investigado.

Segundo apuração, as matérias divulgadas pelo blogueiro teriam trazido informações que, em tese, podem caracterizar o crime de perseguição.

Durante a operação, os agentes federais apreenderam aparelhos celulares e um computador. Os equipamentos serão submetidos à perícia técnica, que deve auxiliar na análise do conteúdo e no avanço das investigações.

O caso tramita sob sigilo no Supremo Tribunal Federal.

Em nota divulgada nas redes sociais, Luís Pablo informou que aguarda acesso integral aos autos do processo para compreender os fundamentos da decisão judicial.

Na manifestação, ele também afirmou que mantém compromisso com o exercício do jornalismo responsável, com a apuração de fatos de interesse público e com o respeito aos princípios constitucionais que garantem a liberdade de imprensa e o direito à informação.

terça-feira, 10 de março de 2026

Vice-prefeito é preso em operação contra fake news no MA

 

VÍDEO: Vice-prefeito é preso em operação contra fake news no MA

vice-prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Rui Arruda, foi preso na manhã desta terça-feira (10) durante uma nova fase de uma operação da Polícia Civil do Maranhão que investiga a atuação de uma suposta “milícia digital” responsável por produzir e disseminar fake news no município.

Segundo as investigações, o grupo seria responsável por divulgar conteúdos falsos contra autoridades da cidade, entre elas a prefeita Dra. Fernanda.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o vice-prefeito sendo abordado e revistado por policiais durante a operação.

Polícia Civil do Maranhão informou que a operação segue em andamento e que novas informações devem ser divulgadas nas próximas horas.

sexta-feira, 6 de março de 2026

Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para presídio em Brasília

 

Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para presídio em Brasília

O empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, será transferido de São Paulo para a Penitenciária Federal de segurança máxima em Brasília.

A determinação é do ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, relator do caso na Corte, e atendeu a um pedido da Polícia Federal.

Vorcaro foi preso em São Paulo na última quarta-feira, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes bilionárias no Banco Master.

Ele está na Penitenciária de Potim, no interior paulista, e a transferência para Brasília deve acontecer ainda nesta sexta-feira (6).

Segundo a Polícia Federal, a permanência de Daniel Vorcaro em um presídio estadual coloca em risco a segurança pública e a própria integridade física do preso.

Para a PF, o banqueiro tem significativa capacidade de articulação e influência sobre diversos atores em diferentes esferas do poder público e do setor privado.

Por isso, a corporação recomenda cautela redobrada diante da possibilidade de o investigado mobilizar redes de influência para interferir, direta ou indiretamente, nas investigações ou em determinações judiciais.

De acordo com a Polícia Federal, a penitenciária em Brasília apresenta estrutura de segurança compatível com a complexidade e a sensibilidade do caso.

Além disso, a unidade reduz riscos e permite monitoramento mais próximo.

Com informações da Agência Brasil

quarta-feira, 4 de março de 2026

Após prisão de Vorcaro, ex-diretores do BC são alvo de busca e apreensão da PF nesta quarta




                                                Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil



O ex-diretor de fiscalização do Banco Central Paulo Sérgio Neves de Souza e Bellini Santana foram alvos da Polícia Federal, nesta quarta-feira (4). A PF realiza uma operação de busca e apreensão na casa de um ex-diretor do BC e de um servidor, apontados como envolvidos nas fraudes registradas no Banco Master.

As medidas contra os ex- diretores chegam após o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, ser preso nesta quarta-feira (4) pela Polícia Federal em São Paulo. A prisão ocorreu no âmbito de uma nova fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras relacionado à venda de títulos de crédito falsos pelo Banco Master.

Segundo informações da colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Souza foi responsável por comandar a diretoria de fiscalização do BC de 2019 a 2023. De acordo com a colunista, ele assinou a autorização da compra do Banco Máxima por Daniel Vorcaro, que alterou o nome da entidade financeira para Banco Master.

Conforme a publicação, os dois servidores do BC já haviam sido afastados das funções pelo atual presidente, Gabriel Galípolo. No entanto, a decisão administrativa passou a ser judicial. Santana e Paulo saíram de suas funções após o Banco Central iniciar investigação interna para apurar de forma mais precisa os eventos anteriores e posteriores à liquidação do Banco Master.

As informações indicaram também que funcionários concursados, haviam sido obrigados a pedir afastamento de seus cargos de chefias de departamentos em janeiro. Eles atuavam como chefes do departamento de supervisão bancária e entregaram os cargos.

PF prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em nova fase da Operação Compliance Zero




                                                   Foto: Divulgação/Bahia Notícias



O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso nesta quarta-feira (4) pela Polícia Federal em São Paulo.

A prisão ocorreu no âmbito de uma nova fase da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras relacionado à venda de títulos de crédito falsos pelo Banco Master.

Segundo as investigações, a operação recebeu esse nome em referência à suposta ausência de controles internos nas instituições envolvidas, o que, de acordo com a Polícia Federal, teria permitido a ocorrência de crimes como gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.

Contra Vorcaro havia um mandado de prisão preventiva. Após ser detido, ele foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal na capital paulista, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Cunhado do banqueiro, Fabiano Zettel também é um dos alvos da nova fase da operação. Segundo as informações, um mandado de prisão preventiva foi expedido contra ele, mas ainda não foi localizado pelos agentes.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

PRF apreende R$ 2 milhões em espécie escondidos em carro






Policiais rodoviários federais encontraram cerca de R$ 2 milhões escondidos no compartimento de carga de um automóvel na BR-101 em Araquari.

Ao se aproximar do interior do veículo, com placas de Itajaí, a equipe sentiu odor característico de maconha e realizou a vistoria no automóvel. Foram localizados alguns cigarros da droga, já consumidos.

No entanto, ao abrirem o porta-malas, encontraram uma caixa e uma bolsa de viagem repletas de cédulas de diversos valores, principalmente notas de R$ 100, R$ 50 e R$ 20. No console central do veículo, ainda foram encontrados outros R$ 1.187 em espécie.

O motorista, de 43 anos, disse aos policiais que buscou o montante em São Paulo (SP) e tinha como destino um posto de combustíveis em Itajaí. Pelo transporte do valor, ele alegou que receberia R$ 2 mil.

O homem foi detido pelo crime de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores. O envolvido, o veículo e todo o dinheiro apreendido foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Joinville, que ficará responsável por investigar a origem do recurso e o possível envolvimento de outras pessoas no esquema.

A apreensão aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 26