Mostrando postagens com marcador Imperatriz. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Imperatriz. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de junho de 2026

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar e matar duas crianças com ovo de Páscoa



Crédito: Reprodução


A Justiça condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos de prisão em regime fechado pelo envenenamento que resultou na morte de duas crianças em Imperatriz, no Maranhão. As vítimas morreram após consumirem um ovo de Páscoa contaminado com chumbinho, enviado à residência da família pela acusada.

As vítimas foram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, que não resistiram após ingerirem o doce. A mãe deles, Mírian Lira, também consumiu o chocolate, ficou internada por vários dias em uma Unidade de Terapação Intensiva (UTI), mas sobreviveu.

De acordo com a denúncia, o ovo de Páscoa continha chumbinho, um pesticida utilizado ilegalmente no Brasil para exterminar ratos. O produto teria sido enviado à casa da família por meio de um mototaxista.

Segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o crime foi motivado por ciúmes e vingança. Jordélia era ex-namorada do companheiro de Mírian na época dos fatos. O caso ocorreu em abril de 2025, em Imperatriz.

Na sentença, o juiz determinou o cumprimento imediato da pena, manteve a prisão preventiva da condenada e negou o direito de recorrer em liberdade.

Além da condenação criminal, a Justiça fixou uma indenização mínima por danos morais de 100 salários mínimos para Mírian Lira Rocha e de 400 salários mínimos para os pais das duas crianças mortas.

sábado, 13 de junho de 2026

Casal suspeito de envolvimento na morte do empresário Laércio Müller é preso no Ceará

Crédito: Reprodução


A força-tarefa responsável pelas investigações do assassinato do empresário Laércio Müller Rocha Ferreira prendeu, nesta sexta-feira (12), dois dos três suspeitos que tiveram a prisão decretada pela Justiça do Maranhão. O casal Tiago Brasil e Yala Kananda foi localizado e preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado do Ceará.

As prisões representam um importante avanço nas investigações do caso, que mobilizou moradores de Imperatriz e de toda a região desde o desaparecimento do empresário na última sexta-feira (5).

De acordo com as informações da PRF, o casal foi abordado na BR-222, nas proximidades do viaduto de acesso à rodovia que liga os municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará. Durante a fiscalização, os policiais realizaram consultas aos documentos dos ocupantes do veículo e constataram a existência de mandados de prisão em aberto contra os dois investigados.

Na última terça-feira (9), a Justiça do Maranhão havia decretado a prisão temporária de Tiago Guilherme Alves Monteiro, conhecido como “Tiago Brasil”, e de Yala Cananda Costa Alves. Ambos são apontados como suspeitos de participação no crime.

O terceiro investigado no caso, Gabriel Monteiro, filho de Tiago Brasil, continua foragido e é procurado pelas autoridades.

O caso ganhou grande repercussão após o desaparecimento de Laércio Müller. O corpo do empresário foi encontrado na quinta-feira (11), no bairro Cidade Nova, no município de Davinópolis, após dias de buscas e investigações conduzidas pelas forças de segurança.

Reprodução

A Polícia Civil segue com as diligências para localizar o terceiro suspeito e esclarecer todas as circunstâncias do crime.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Polícia investiga desaparecimento de empresário como suspeita de homicídio


Crédito: Arquivo/ Reprodução/ Redes Sociais


A Polícia Civil do Maranhão investiga como suspeita de homicídio o desaparecimento do empresário Laércio Miller Rocha, de 33 anos, visto pela última vez na madrugada da última sexta-feira (5), em Imperatriz, no sudoeste do estado. Até o momento, não há informações concretas sobre o paradeiro da vítima.

Imagens de câmeras de segurança mostram Laércio chegando em seu próprio veículo, estacionando e entrando em uma residência no bairro Parque Anhanguera às 3h38. Desde então, ele não foi mais visto.

O carro do empresário foi localizado estacionado na mesma rua no dia seguinte, após familiares iniciarem buscas e estranharem a falta de contato com ele.

Segundo a Polícia Civil, sete pessoas já foram ouvidas no decorrer das investigações. Todos os depoimentos foram prestados de forma voluntária.

O delegado de Homicídios de Imperatriz, Rodrigo Pelegrini, informou que a polícia ainda busca reunir elementos suficientes para solicitar mandados de prisão contra possíveis envolvidos no caso.


“Ainda não temos a materialidade do crime. Mas há vários indícios de que algo ocorreu. As testemunhas estavam no local antes do desaparecimento. Elas trouxeram informações que estão sob sigilo, mas que ajudam a direcionar as investigações, que seguem em andamento”, afirmou o delegado.
Perícia busca vestígios na residência

O material recolhido na casa onde Laércio esteve antes de desaparecer está sendo analisado pela perícia técnica. O objetivo é identificar vestígios de sangue, além de possíveis marcas de disparos de arma de fogo no imóvel.

A família informou que, no último contato com o empresário, ele não apresentava comportamento que indicasse qualquer situação de risco ou ameaça.
Amigos oferecem recompensa por informações

Enquanto as investigações avançam, amigos e familiares de Laércio seguem mobilizados nas redes sociais em busca de pistas. Cartazes com a foto do empresário estão sendo compartilhados na internet, e o grupo passou a oferecer recompensa em dinheiro por informações que possam ajudar a localizar o homem ou identificar possíveis suspeitos.

O advogado que representa duas testemunhas que estavam na residência informou que os jovens compareceram espontaneamente à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo ele, Laércio permaneceu no local acompanhado de outras pessoas, em boas condições e com vida.

O caso segue sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Imperatriz, que continua ouvindo testemunhas e reunindo informações para esclarecer o desaparecimento. Até o momento, não há suspeitos oficialmente apontados pela polícia.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Projeto "Mães que Criam" é lançado em Imperatriz com foco na capacitação de mães de crianças com autismo

Ação conta com o patrocínio do Instituto Equatorial por meio do Edital Diálogos

 

Um dos projetos maranhenses contemplados na última edição do Edital Diálogos, do Instituto Equatorial, foi lançado na noite de 5 de junho, em Imperatriz. O projeto "Mães que Criam", iniciativa da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo em Imperatriz (AFAGAI), vai oferecer cursos profissionalizantes para 60 mães de crianças com autismo, com foco na produção de aromatizantes, sabonetes e velas.


Durante o encontro, as mães inscritas no programa participaram de uma palestra com informações sobre as formações, que irão acontecer quinzenalmente, a fim de oferecer comodidade e não interferir na rotina de cuidados com os filhos atípicos.

Estiveram presentes na programação, representando a Equatorial Maranhão, a assistente administrativa Josilene Frazão e o assistente comercial Eduardo Acácio. O momento contou também com a participação de representantes da Prefeitura de Imperatriz e da especialista em aromatizantes que ministrará o curso, Rafaela Castro.

"Para a gente, é uma enorme satisfação fazer parte e poder contribuir para um projeto tão bonito como o 'Mães que Criam'. Essa é uma oportunidade única para que essas mães, que muitas vezes precisam se dedicar somente aos filhos, tenham a chance de conseguir uma renda extra, se profissionalizar e aumentar a autoestima. Esse é um dos propósitos do Edital Diálogos: apoiar projetos voltados ao desenvolvimento social", explica Josilene.


Além dos cursos profissionalizantes, as inscritas também vão participar de formações especiais nos laboratórios da Universidade Estadual do Maranhão, com aulas especializadas sobre os compostos químicos dos aromatizantes. As mães também irão receber um curso de empreendedorismo voltado ao ensino da precificação, agregação de valor ao produto, apresentação da marca e montagem de kits.

Além disso, a organização do projeto também vai oferecer uma formação de design facilitado para ensiná-las sobre a produção de embalagens, etiquetas, entre outros materiais.

A presidente da AFAGAI, Ester Cristina, comenta sobre a importância do Edital Diálogos. "O Projeto 'Mães que Criam' é o nosso projeto do coração e, com o Edital Diálogos, a gente vai poder ofertar esses cursos profissionalizantes para mães que estão fora do mercado de trabalho. Nossa primeira turma tem 60 mulheres e já temos expectativa de ampliar o projeto e ofertar novas turmas. É uma ajuda muito grande essa do Instituto Equatorial", afirma.

Gilceane Lima, mãe da Laura, de 6 anos, autista nível de suporte 2, atua de forma autônoma como costureira e encontrou no curso ofertado pelo projeto uma oportunidade de gerar mais uma fonte de renda e, ainda assim, poder ficar perto da filha. "Eu agradeço pela iniciativa, pelo projeto ver valor em nós, mães. Nós temos valor como pessoas, mães, empreendedoras, como alguém que quer fazer a diferença. Queremos mostrar para outras mães que é possível", complementa Gilceane.


As mães inscritas no projeto também receberão um kit base com todos os produtos necessários para a produção dos itens. Além disso, elas também vão participar, nos meses de setembro e outubro, de uma exposição na Feira de Artesanato desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz.

O Edital Diálogos é uma iniciativa do Instituto Equatorial que visa ampliar o apoio a projetos sociais nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial. Ao todo, neste ano, foram investidos R$ 4 milhões. Participaram do edital Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltadas para áreas essenciais como educação, empreendedorismo, empregabilidade, sustentabilidade e integridade.

O projeto "Mães que Criam" foi uma das 24 iniciativas contempladas no Maranhão. Nos demais estados, também foram beneficiadas 15 instituições em Alagoas, 7 no Amapá, 14 em Goiás, 16 no Pará, 19 no Piauí e 13 no Rio Grande do Sul.

Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial é uma organização do terceiro setor que atua na promoção do desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial está presente. A instituição desenvolve programas estruturados com foco em escuta ativa, parcerias e geração de impacto social duradouro, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento do protagonismo local. Em quase dois anos de atuação, já investiu mais de R$ 20 milhões em projetos sociais.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 





 

terça-feira, 9 de junho de 2026

Manchas de sangue e tiros são encontrados em caso de empresário desaparecido


Crédito: Arquivo/ Reprodução/ Redes Sociais


O desaparecimento do empresário Laércio Miller Rocha Ferreira, proprietário da LM Diesel, ganhou novos desdobramentos após a localização de manchas de sangue e marcas de disparos de arma de fogo em uma residência no bairro Parque Anhanguera, em Imperatriz, no Maranhão, onde ele teria estado horas antes de desaparecer.

Laércio está desaparecido desde a madrugada da última sexta-feira (5). O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha para localizar o empresário e esclarecer o que aconteceu.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o paradeiro dele.

Segundo as investigações, o empresário participou de uma festa em uma casa noturna na Avenida Beira Rio e, posteriormente, seguiu com um grupo de amigos para uma residência no Parque Anhanguera, onde permaneceu até o amanhecer.

Imagens de câmeras de segurança registraram a chegada de Laércio ao imóvel conduzindo uma Fiat Strada prata. O veículo foi localizado posteriormente no mesmo bairro.

Durante o andamento das investigações, duas mulheres que teriam sido vistas com o empresário momentos antes do desaparecimento foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos. Após serem ouvidas, elas foram liberadas.

Dois amigos que também estiveram com o empresário divulgaram uma nota afirmando que compareceram à delegacia, prestaram depoimento e colaboraram com as investigações. Segundo eles, deixaram a residência antes de Laércio, que permaneceu no local acompanhado de outras pessoas e estaria bem naquele momento.

A Polícia Civil segue analisando os vestígios encontrados na residência e realizando diligências para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento.

As investigações continuam em andamento.

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Procon apreende cerca de 100kg de produtos vencidos em estabelecimento de Imperatriz





Cerca de 100 quilos de produtos vencidos foram apreendidos pelo Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor de Imperatriz durante fiscalização realizada em um estabelecimento do setor alimentício da cidade. A ação identificou diversas irregularidades envolvendo produtos utilizados no preparo de alimentos servidos aos clientes.

Entre os itens apreendidos estavam sachês, caixas de molho de tomate, manteiga, queijos, embutidos e outros insumos alimentícios. Segundo os fiscais, os produtos apresentavam datas de validade vencidas, algumas expiradas desde os meses de fevereiro e abril deste ano.

Além da comercialização irregular, a equipe também constatou armazenamento inadequado dos produtos, situação que pode comprometer a qualidade dos alimentos e elevar o risco de contaminação.

A coordenadora do Procon Municipal, Dra. Socorro Lima, explicou que a simples manutenção de produtos vencidos expostos para venda ou utilização já configura infração.


“Se o produto venceu hoje e continua exposto à venda ou sendo comercializado no dia seguinte, já há infração consumerista e sanitária passível de autuação e multa. O simples fato de manter produto vencido exposto para consumo ou venda já caracteriza a irregularidade, independentemente do consumidor ter comprado ou consumido”, destacou.

De acordo com o órgão, a prática infringe o Código de Defesa do Consumidor, normas da Vigilância Sanitária e a Lei nº 8.137/90, que trata dos crimes contra as relações de consumo.

O estabelecimento foi autuado no local e responderá a processo administrativo. Após o prazo de defesa, poderão ser aplicadas penalidades previstas em lei, como multa, suspensão temporária das atividades e até cassação do alvará de funcionamento, em casos mais graves.
Fiscalizações continuam em Imperatriz

Segundo o Procon, a inspeção integra o cronograma de fiscalizações rotineiras realizadas em bares, restaurantes, pizzarias e demais estabelecimentos do setor alimentício de Imperatriz.

As ações têm como foco verificar validade, conservação, armazenamento e condições de higiene dos produtos utilizados no preparo das refeições comercializadas ao público.
Como identificar possíveis irregularidades

O Procon alerta que, em muitos casos, o consumidor não consegue perceber visualmente se o alimento foi preparado com ingredientes vencidos, principalmente em restaurantes, pizzarias e lanchonetes, onde os produtos já chegam manipulados à mesa.

Mesmo assim, alguns sinais podem indicar problemas, como:Cheiro forte, azedo ou incomum;
Alteração na cor dos alimentos;
Gosto diferente do habitual;
Molhos, maioneses e frios fora de refrigeração;
Ambiente com higiene inadequada;
Produtos sem identificação ou armazenados incorretamente.

Consumidores que identificarem situações suspeitas podem registrar denúncia junto ao Procon. O atendimento ocorre no Imperial Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para orientações, denúncias e registro de reclamações.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Estudantes de escola em Imperatriz participam de ação sobre consumo consciente de energia elétrica



Equatorial Maranhão promove palestra educativa por meio do projeto E+ Educação

 

Unindo aprendizado e responsabilidade social, a Equatorial Maranhão realizou, na tarde da última terça-feira (22), uma ação educativa na Escola Municipal Afonso Pena, localizada no Povoado 1.700, em Imperatriz. A iniciativa integrou o projeto "Heróis da Energia", desenvolvido pela unidade de ensino com o objetivo de incentivar práticas conscientes entre estudantes do 5º ao 9º ano.

A atividade foi conduzida por meio do programa E+ Educação, da Distribuidora, e reuniu alunos no pátio da escola para uma palestra com foco na economia de energia. Durante a programação, também foram distribuídos materiais informativos e realizados sorteios de brindes, reforçando, de forma lúdica, a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica.

A ação marcou o início das atividades do projeto escolar, que busca transformar os estudantes em multiplicadores de boas práticas dentro e fora da escola, levando orientações para suas famílias e comunidades.

Júlio Nascimento, estudante do 9º ano do ensino fundamental, comenta que assistiu atentamente à palestra e que as dicas serão úteis em casa. "Eu aprendi que tem que usar o ferro de passar de forma moderada e que isso ajuda muito a economizar energia. Agora vou falar disso lá em casa também", destaca.

Segundo a agente de comunidade da Equatorial Maranhão, Ana Paula dos Santos, iniciativas como essa têm papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes. "A gente acredita que, quando a informação chega de forma simples e acessível, ela realmente faz a diferença. Trabalhar esse tema com as crianças é muito importante, porque elas levam esse conhecimento para dentro de casa e ajudam a construir uma cultura de uso consciente da energia", destacou.

Por meio do E+ Educação, a Equatorial Maranhão desenvolve ações educativas voltadas à conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e a sustentabilidade nas comunidades onde atua.


 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão


 

quinta-feira, 19 de março de 2026

Evento beneficente em Imperatriz une solidariedade e incentivo ao esporte em noite de homenagens



Ação arrecadou recursos para crianças do Projeto Alvorada e reconheceu o Presidente da Equatorial Maranhão pelo apoio à iniciativa


A solidariedade e o incentivo ao esporte marcaram a 2ª edição do Baile Beneficente do Projeto Alvorada, realizada na noite da última sexta-feira (13), em Imperatriz. O evento reuniu parceiros, apoiadores e a comunidade local em uma programação voltada à arrecadação de recursos para garantir alimentação às crianças atendidas pela iniciativa, além de celebrar o trabalho social desenvolvido pelo projeto. Durante a noite, também foi realizada a entrega do Troféu Alvorada, homenagem concedida a atletas destaques da cidade e a apoiadores que contribuem para o fortalecimento das ações sociais na região.

Entre os homenageados da noite esteve o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio dos Santos. Ao receber o Troféu Alvorada, ele destacou a importância da parceria com o projeto e o impacto social da iniciativa. “A Equatorial Maranhão se sente muito honrada em fazer parte dessa iniciativa que transforma vidas por meio do esporte e da educação, incentivando crianças e jovens e fortalecendo valores tão importantes para a construção de um futuro melhor”, afirmou Sérvio.

O evento teve como objetivo arrecadar recursos para assegurar um ano de alimentação às crianças atendidas pelos polos do projeto. A iniciativa também celebrou mais um ano de atuação do Alvorada na cidade e reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento social de crianças e jovens por meio de atividades esportivas e educacionais.

Para o idealizador e diretor do Projeto Alvorada, Major Alan Ferreira, o evento representa um importante momento de mobilização em favor das mais de 3 mil crianças atendidas pela instituição. “Hoje é um dia de honrar as crianças e agradecer aos nossos parceiros, em especial à Equatorial. Não tem como o Projeto Alvorada existir sem o apoio de grandes empresas, e a principal delas é a Equatorial Maranhão, nossa patrocinadora que faz o projeto acontecer”, ressaltou o diretor.



Durante o evento, as crianças do Projeto Alvorada também realizaram diversas apresentações, como balé e coral infantil. Em seguida, ocorreu a premiação dos atletas destaques da cidade. O baile contou ainda com apresentações de músicos locais.

Projeto Alvorada



Fundado em 2020, o Projeto Alvorada atende atualmente cerca de 3 mil crianças e jovens, com idades entre 7 e 20 anos. A iniciativa conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com investimento superior a R$ 800 mil, destinado ao fortalecimento e à ampliação das atividades desenvolvidas pela instituição.



Atualmente, o projeto possui 14 polos distribuídos em bairros de Imperatriz e em mais 10 cidades do Maranhão. Nesses espaços, são oferecidas diversas modalidades esportivas, como futebol, futsal, vôlei, judô e jiu-jitsu, contemplando participantes nas categorias feminina e masculina. A iniciativa também disponibiliza serviços gratuitos de assistência psicológica, odontológica, fisioterapêutica, médica e pedagógica, além de cursos técnicos profissionalizantes voltados à comunidade.


  

 Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 





sexta-feira, 13 de março de 2026

Moradores de Imperatriz recebem mutirão de serviços da Equatorial Maranhão

 



Ações incluem troca gratuita de lâmpadas, cadastro na Tarifa Social e sorteio de brindes

 

Os moradores de Imperatriz terão acesso a serviços gratuitos oferecidos pela Equatorial Maranhão por meio de mutirão de serviços. A iniciativa faz parte da Plataforma E+ Comunidade, desenvolvida dentro do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e tem como objetivo ampliar o acesso da população a benefícios e orientações sobre o uso eficiente da energia elétrica.


Durante a ação, os clientes poderão se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda. Além disso, será realizada a troca gratuita de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED, que consomem menos energia e ajudam a reduzir o valor da fatura mensal.

A programação também contará com orientações sobre consumo consciente de energia e sorteio de brindes para os participantes. A ação será realizada no dia 14 de março, das 8h às 11h, no bairro Recanto Universitário, localizado na Avenida Urbano Rocha, s/n. Para participar dos serviços, os clientes devem apresentar RG, CPF e a conta de energia elétrica mais recente.

Serviço

Imperatriz

Recanto Universitário
Data: 14 de março de 2026
Horário: 8h às 11h
Local: Avenida Urbano Rocha, s/n – Recanto Universitário

  

 Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 



sexta-feira, 6 de março de 2026

Chuvas elevam nível do Rio Tocantins e preocupam moradores ribeirinhos

 

Chuvas elevam nível do Rio Tocantins e preocupam moradores ribeirinhos

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar emitiu um alerta à população de Imperatriz e às comunidades ribeirinhas devido à elevação do nível do Rio Tocantins, registrada após as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o rio encontra-se atualmente em nível de atenção, o que indica risco potencial de alagamentos, especialmente em áreas mais baixas e próximas às margens. A situação está sendo monitorada pelas equipes da corporação, que permanecem em prontidão para atuar caso haja necessidade de atendimento ou remoção de moradores.

Diante do cenário, as autoridades orientam que a população adote medidas de prevenção para evitar acidentes e reduzir riscos. Entre as recomendações estão evitar áreas alagadas ou próximas ao leito do rio, não atravessar correntezas ou trechos inundados e redobrar a atenção com crianças e embarcações.

Moradores de áreas ribeirinhas também devem acompanhar constantemente os avisos e comunicados emitidos pelos órgãos oficiais, que seguem monitorando o comportamento do rio.

O Corpo de Bombeiros reforça que a colaboração da população é fundamental neste momento de atenção, contribuindo para a segurança de todos enquanto as condições do Rio Tocantins permanecem sob observação.

quarta-feira, 4 de março de 2026

Imperatriz vira capital administrativa e recebe série de ações

 

VÍDEO: Imperatriz vira capital administrativa e recebe série de ações

Imperatriz está sendo a capital administrativa do Governo do Maranhão até a próxima sexta-feira (6), conforme determina a Lei Estadual nº 11.904/2023, que institui a Semana ‘Imperatriz Segunda Capital Maranhense’. A medida prevê a realização de atividades, eventos e políticas públicas voltadas à Região Tocantina.

As agendas foram iniciadas nesta terça-feira (3), com reuniões institucionais, inaugurações de obras, assinatura de ordens de serviço e anúncios de novos investimentos. O governador Carlos Brandão cumpre despachos no município acompanhado da equipe de governo.


Logo no primeiro dia, houve reunião com o prefeito Rildo Amaral, vereadores e secretários estaduais para alinhar demandas nas áreas de infraestrutura, segurança, educação, saúde e assistência social.

Obras e autorizações

Entre os atos assinados estão as ordens de serviço para:

• Reforma do Centro Administrativo/Palácio do Governo em Imperatriz
• Reforma do 3º Batalhão de Bombeiros Militar
• Implantação do Colégio Militar 2 de Julho, após reforma da Escola Municipal Frei Tadeu

Também foram autorizadas:

• Implantação de escola de Ensino Médio no bairro Bom Jesus
• Obra do Hospital Universitário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
• Inauguração do Centro Descentralizado de Leite Especial
• Entrega de certificados do Programa Qualifica Maranhão
• Entrega de veículos para secretarias municipais e para a Câmara Municipal

De acordo com o governador, a iniciativa reforça o modelo municipalista da gestão estadual e amplia a atenção do poder público à Região Tocantina.

Segunda Capital

A Lei Estadual nº 11.904/2023, originada do Projeto de Lei nº 55/2023, concede à cidade de Imperatriz o título honorífico de ‘Segunda Capital Maranhense’, destacando a semana iniciada em 1º de março como marco oficial no calendário estadual.

O objetivo da legislação é estimular a integração socioeconômica da região por meio da presença institucional do Governo do Estado e da execução de ações estruturantes.

terça-feira, 3 de março de 2026

Imperatriz se torna capital do Maranhão durante agenda oficial do governo

Imperatriz se torna capital do Maranhão durante agenda oficial do governo

A cidade de Imperatriz passou a sediar oficialmente os atos do Governo do Maranhão nesta semana, tornando-se capital simbólica do estado até o dia 7 de março, conforme prevê a Lei Estadual nº 11.904/2023.

O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão, que destacou que a medida integra a política municipalista da gestão, com a transferência temporária da sede administrativa para a Região Tocantina.

A programação inclui entregas de obras, assinaturas de ordens de serviço, reuniões institucionais e anúncios de investimentos em Imperatriz e municípios vizinhos.

Entre os atos previstos estão a assinatura da ordem de serviço para reforma do Centro Administrativo/Palácio do Governo, por meio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, e para a construção da sede do Corpo de Bombeiros, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.

A agenda contempla ainda reuniões com lideranças políticas e representantes do setor produtivo, além da entrega de certificados do Programa Qualifica Maranhão, tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde, 207 óculos do Programa Cuidar dos Olhos e o Centro Descentralizado de Leite Especial, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o governo, a iniciativa reforça a descentralização administrativa e aproxima o Executivo estadual dos municípios da região.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026

Maranhão registra alta no fluxo aéreo e São Luís cresce 31,7%


Maranhão registra alta no fluxo aéreo e São Luís cresce 31,7%

O Maranhão iniciou 2026 com 192.369 passageiros entre embarques e desembarques, crescimento de 26,36% em relação a janeiro de 2025, quando foram registrados 152.239 passageiros. Os dados são da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), com base em levantamento do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA).

Do total registrado no primeiro mês do ano, foram 99.770 embarques e 92.599 desembarques, mantendo a tendência de alta no setor aéreo estadual.

Aeroporto Internacional de São Luís puxou o desempenho, com aumento de 31,7% no fluxo total, passando de 126.408 passageiros em janeiro de 2025 para 166.452 em janeiro de 2026. Apenas nos desembarques, a capital contabilizou 79.615 passageiros, alta de 31,93%. Nos embarques, foram 86.837, avanço de 31,46%.

Em Imperatriz, o aeroporto registrou 12.816 desembarques e 12.637 embarques, reforçando a importância da cidade para a integração regional, especialmente na região da Chapada das Mesas.

Já em Barreirinhas, principal porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, foram contabilizados 168 desembarques e 296 embarques no período.

Os números também refletem no turismo terrestre. Em janeiro de 2026, Barreirinhas recebeu 20.957 visitantes, quase cinco vezes mais que no mesmo período de 2025. Em Santo Amaro, o fluxo passou de 10.604 para 14.438 visitantes.

Somando os dois principais acessos aos Lençóis Maranhenses, o total saltou de 14.837 para 35.395 visitantes, crescimento superior a 138%.

Segundo a Setur-MA, os resultados indicam consolidação da conectividade aérea e fortalecimento do turismo no estado.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026

Governador Carlos Brandão entrega nova Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Imperatriz

ÁUDIO: Brandão entrega nova Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Imperatriz

O governador Carlos Brandão entregou, nesse domingo (22), a nova sede da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Imperatriz, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência na Região Tocantina. A unidade é a segunda especializada no Maranhão — a primeira funciona em São Luís.

Confira também na matéria em áudio do repórter Karllos Roger:

Tocador de áudio

A delegacia, que já realizava atendimentos há cerca de 10 anos, foi oficialmente criada em julho do ano passado. Até então, funcionava de forma improvisada nas dependências da Delegacia do Idoso.

Localizada no Centro de Imperatriz, a nova sede conta com 14 salas, brinquedoteca e espaço para escuta protegida, garantindo atendimento humanizado a crianças e adolescentes vítimas de violência. A estrutura também terá apoio psicológico e assistência social, em parceria com a Prefeitura.

Segundo o governador, a entrega representa um avanço no combate a crimes contra a infância. Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, destacou que a unidade conta com equipe multidisciplinar e estrutura moderna para ampliar a capacidade investigativa.

A principal frente de atuação da DPCA será a investigação de crimes contra a dignidade sexual e casos de violência doméstica e familiar envolvendo crianças e adolescentes.

Além da nova delegacia, foram entregues drones e um veículo para a Polícia Civil do Maranhão, que passam a reforçar o Sistema de Segurança Pública no município.

Quadra poliesportiva inclusiva

Durante a agenda, também foi entregue uma quadra poliesportiva para a Associação de Pessoas com Deficiência do Centro de Assistência Profissionalizante (Cenapa), no bairro Lagoinha.

O espaço foi planejado com foco em acessibilidade universal, incluindo banheiros adaptados, iluminação em LED, arquibancadas e piso com pintura epóxi de alta resistência.

A obra foi executada pela Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, com investimento de R$ 1.660.954,70.

A entrega reforça as políticas públicas voltadas à inclusão, esporte e proteção de crianças e adolescentes em Imperatriz e em toda a região sul do estado.

Multidão encerra Lava-Pratos de Imperatriz com Xand e Claudia Leitte

 

Multidão encerra Lava-Pratos de Imperatriz com Xand e Claudia Leitte

Uma multidão lotou a Avenida Bernardo Sayão, na noite de domingo (22), para o encerramento da 3ª edição do Lava-Pratos de Imperatriz, marcando a despedida da temporada 2026 do Carnaval do Maranhão. A programação contou com trios puxados por Xand Avião e Claudia Leitte, além de atrações regionais.

O evento começou no sábado (21), com shows de Natanzinho Lima e Pablo, e reuniu milhares de foliões durante dois dias de festa. O governador Carlos Brandão participou da programação e destacou a importância do evento para o turismo, geração de emprego e renda na Região Tocantina.

No domingo, a festa teve apresentações de Kevin Baetz, do grupo Sambaaí, do grupo Argumento e culminou com o show de Claudia Leitte, que levou ao circuito grandes sucessos do axé.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, avaliou que o encerramento repetiu o sucesso do primeiro dia e ressaltou o investimento do Governo do Estado na valorização da cultura local e no fortalecimento da economia regional.

Emprego e renda

Beneficiários dos programas Minha Renda e Mais Renda também comemoraram o resultado das vendas durante o evento. Trabalhadores destacaram o aumento no faturamento e a oportunidade de geração de renda ao longo da programação.

Segurança reforçada

Para garantir a tranquilidade do público, o esquema de segurança contou com cerca de 700 agentes, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros, peritos e operadores do Centro Tático Aéreo. Aproximadamente 550 eram policiais militares, com apoio de 30 viaturas, motocicletas e cavalaria.

O circuito também teve câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial e um hospital de campanha para atendimento de casos de urgência e baixa complexidade.

São José de Ribamar

Na Grande Ilha, o Lava-Pratos de São José de Ribamar chegou à 80ª edição, consolidado como uma das maiores festas populares do estado. O evento contou com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão e teve shows de Zé Vaqueiro, Chicabana, Thaís Moreno e Bicho Terra no Parque Folclórico Therezinha Jansen.

A programação foi aberta no sábado (21), com apresentação de Márcia Felipe e artistas locais, reunindo uma multidão de foliões na cidade balneária.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Natanzinho, Pablo, Xand Avião e Claudia Leite no Lava-Pratos de Imperatriz

 

Natanzinho, Pablo, Xand Avião e Claudia Leitte no Lava-Pratos de Imperatriz

Lava-Pratos de Imperatriz acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, na avenida Bernardo Sayão, reunindo grandes nomes da música nacional e atrações locais. A festa começa a partir das 17h.

Entre os destaques da programação estão Natanzinho LimaPabloXand Avião e Claudia Leitte.

O evento é organizado pelo Governo do Maranhão e coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura, com estrutura de trios elétricos, segurança e expectativa de grande público, repetindo o sucesso da edição anterior.

Programação

21 de fevereiro (sábado)
Natanzinho Lima
Pablo
Forró de Elite
TDN
Thais Moreno

22 de fevereiro (domingo)
Xand Avião
Claudia Leitte
Kevin Baetz
Sambaaí
Argumento

sábado, 31 de agosto de 2019

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra acusada de tráfico de droga em Imperatriz


Policiais civis do Grupo de Pronto Emprego (GPE), da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil com sede em Imperatriz, cumpriram nesta sexta-feira (30) mandado de prisão em desfavor de Gleyciane Kelly Cruz Souza, 36 anos, acusada de tráfico de droga. 
O mandado de prisão foi deferido pela 2ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Imperatriz. De acordo com o processo judicial, a mulher comercializava droga na casa em que morava, no bairro Bacuri.
Em 2016, Gleyciane foi condenada a cinco anos de reclusão em regime inicial fechado, bem como o pagamento de R$ 900,00 dia de multa pelo mesmo crime, e se encontrava respondendo em liberdade. Como continuou com o mesmo ofício, conforme investigações, a justiça determinou a prisão de Gleyciane para que ela cumpra a pena em regime fechado. Ela já foi encaminhada ao presídio de Davinópolis. 

Fonte: oprogressonet