Mostrando postagens com marcador Alerta. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Alerta. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Jovem morre após explosão durante impermeabilização de sofá


Crédito: Reprodução/ Redes Sociais


A passista Marielly Oliveira, de 25 anos, morreu nesta terça-feira (17) após passar cerca de duas semanas internada por causa dos ferimentos sofridos em uma explosão seguida de incêndio em um apartamento de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O acidente ocorreu no dia 28 de maio, durante um serviço de impermeabilização de sofá realizado no imóvel. Segundo as investigações, produtos inflamáveis utilizados no procedimento podem ter entrado em contato com uma fonte de ignição, provocando a explosão.

Marielly estava entre as seis pessoas feridas na ocorrência. O impacto destruiu o apartamento, danificou outras unidades do prédio e levou à interdição de parte do edifício pela Defesa Civil.

A morte da jovem foi confirmada pela escola de samba Acadêmicos do Cubango, da qual ela integrava a ala de passistas. Em nota, a agremiação lamentou a perda e destacou a dedicação da sambista à comunidade.

Com a morte de Marielly, sobe para duas o número de vítimas fatais da explosão. Outra vítima, um homem de 62 anos que participava do serviço no apartamento, morreu no último dia 12 de junho. As circunstâncias do acidente seguem sendo investigadas pelas autoridades.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Polícia alerta após vazamento de dados ligados a 828 chaves Pix


Crédito: Agência Brasil


A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) identificou um incidente envolvendo consultas indevidas a dados cadastrais vinculados a 828 chaves Pix por meio de um sistema utilizado em ambiente institucional. O caso foi comunicado ao Banco Central e segue sob apuração.

Segundo a corporação, verificações preliminares apontaram o uso irregular de credenciais de acesso, o que permitiu consultas não autorizadas a informações cadastrais associadas às chaves Pix.

Os dados acessados incluem nome, CPF, instituição bancária e data de criação da chave Pix. A polícia ressaltou que não houve acesso a senhas, saldos, extratos, movimentações financeiras ou qualquer informação capaz de permitir operações bancárias.

De acordo com a PC-MA, até o momento, não foram identificadas contas vinculadas ao Maranhão entre os registros relacionados ao incidente. Assim que a situação foi detectada, foram adotadas medidas de contenção e segurança, incluindo análise técnica dos sistemas, preservação de evidências e comunicação aos órgãos competentes.

A corporação informou ainda que instaurou procedimentos administrativos para apurar as circunstâncias do caso e identificar possíveis responsabilidades.

Em comunicado oficial, o Banco Central afirmou que as medidas necessárias estão sendo adotadas e informou que a Polícia Civil divulgará exclusivamente em seu site oficial o canal para consulta dos cidadãos que desejarem verificar eventual exposição de dados.

As autoridades alertam a população para redobrar os cuidados com contatos realizados por telefone, mensagens ou outros meios de comunicação. A orientação é não compartilhar senhas, códigos de verificação ou dados bancários com terceiros.

A Polícia Civil reforçou que não realiza solicitações desse tipo de informação e destacou que o incidente não permite movimentação financeira das contas vinculadas às chaves Pix afetadas.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Anvisa proíbe lote de água mineral Crystal após bactéria ser encontrada


Crédito: Reprodução/Internet


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (3), o recolhimento voluntário de um lote da Água Mineral Natural Crystal 500 ml sem gás após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto.

A medida atinge o lote LZ1 VAL 200127 3 P 200126, produzido em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027. Ao todo, 374,4 mil garrafas de 500 ml foram distribuídas no Distrito Federal, Goiás, Tocantins e São Paulo.

A decisão foi tomada após o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) detectar a presença da bactéria durante análises realizadas em uma fábrica localizada em Luziânia (GO).

Após a confirmação do resultado por meio de contraprova, a vigilância sanitária determinou a interdição do local e comunicou o caso à Anvisa. Com isso, ficou proibida a venda, distribuição e utilização dos produtos pertencentes ao lote afetado.

A Anvisa destacou que a medida é restrita exclusivamente ao lote LZ1 VAL 200127 3 P 200126, não atingindo outros produtos da marca.

Até o momento, não foram registradas reclamações de consumidores relacionadas ao lote recolhido.
Fabricante afirma que recolhimento é preventivo

Em nota, a Mineração Bom Jesus (MBJ), responsável pelo envase do produto, informou que está concluindo o recolhimento preventivo e voluntário do lote.

Segundo a empresa, a distribuição ocorreu apenas no Distrito Federal e em municípios específicos de Goiás, Tocantins e São Paulo. A MBJ informou ainda que, após a notificação da vigilância sanitária, realizou análises em mais de 300 amostras de produtos e do processo produtivo, com resultados negativos para microrganismos que indiquem contaminação.

A fabricante também afirmou que, devido ao alto volume de vendas, não há indícios de que o lote ainda esteja disponível no mercado.
Orientação aos consumidores

Consumidores que possuam unidades do lote P 200126 — identificado na embalagem como LZ1 VAL 200127 3 P 200126 — devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da marca para receber orientações sobre substituição ou reembolso.

A empresa ressaltou que a medida se aplica apenas ao lote mencionado e que os demais lotes e produtos da marca Crystal não foram afetados.

sábado, 16 de maio de 2026

Passageira denuncia importunação em carro por app na Grande Ilha





Uma mulher denunciou um caso de importunação sexual durante uma corrida por aplicativo na Grande São Luís. O caso aconteceu no último domingo (10), na Estrada da Maioba (MA-202), e está sendo investigado pela Delegacia Especial da Mulher (DEM) de São Luís.

Segundo o relato da vítima, ela percebeu um comportamento estranho do motorista logo após entrar no veículo. Desconfiada, mudou de posição dentro do carro para verificar a situação e afirma ter flagrado o condutor com a calça abaixada praticando atos obscenos.

Assustada, a passageira conseguiu fotografar o suspeito antes de pedir para descer do veículo. Em seguida, registrou boletim de ocorrência na Delegacia Especial da Mulher.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, a vítima já foi ouvida e diligências estão em andamento para localizar o suspeito e esclarecer completamente o caso. A corporação informou ainda que já possui o nome do motorista e a placa do veículo utilizado na corrida.

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Maio Amarelo: direção segura também contribui para a continuidade da energia


Colisões com postes demandam atuação técnica imediata e evidenciam como o comportamento no trânsito impacta o fornecimento de energia


As colisões de veículos contra postes da rede elétrica seguem entre as principais ocorrências externas que impactam o sistema de distribuição de energia. Além dos danos imediatos, esse tipo de caso aciona uma operação técnica que envolve equipes especializadas, suporte logístico e decisões rápidas em campo para recompor a rede com agilidade e segurança.


A depender da gravidade, a atuação pode exigir desde intervenções pontuais até a reconstrução de trechos da infraestrutura elétrica. Em referência ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, a Equatorial Maranhão destaca a relação direta entre o comportamento dos condutores e a continuidade do serviço essencial de fornecimento de energia, reforçando a importância de atitudes mais responsáveis no trânsito.


Quando o impacto atinge a rede

Ao colidir com um poste, os danos costumam ir além da estrutura física. Em muitos casos, há comprometimento de cabos, transformadores e outros componentes do sistema, o que pode afetar o fornecimento de energia para residências, comércios, escolas e serviços essenciais.

Entre janeiro e o início de maio de 2026, foram registradas 311 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica provocadas por colisões com postes no Maranhão. A capital, São Luís, aparece com destaque nesse cenário, seguida por municípios como São Domingos do Maranhão, Imperatriz, Balsas e São José de Ribamar, além de outras cidades do interior do estado. Fatores como desatenção, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e embriaguez ao volante estão entre as principais causas desses registros.


Resposta rápida e operação contínua


Para atender a essas situações, a Distribuidora mantém equipes em regime de plantão em todo o estado. A estrutura conta com profissionais especializados, veículos equipados e tecnologias que auxiliam na identificação de falhas e no direcionamento das equipes em campo. O objetivo é viabilizar uma atuação ágil e coordenada, reduzindo o tempo de atendimento e restabelecendo o fornecimento com segurança e eficiência, inclusive em cenários mais complexos.

O Gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, destaca a importância dessa atuação. “As colisões com postes exigem uma atuação rápida e altamente coordenada. Nossas equipes são acionadas imediatamente e seguem protocolos rigorosos para preservar a segurança da operação e a recomposição da rede. É um trabalho que envolve planejamento, técnica e agilidade, sempre com o compromisso de minimizar impactos e restabelecer o serviço o mais breve possível”, explicou Ivan.

A substituição de um poste pode variar entre R$ 3 mil e R$ 44 mil, conforme a extensão dos danos e os componentes envolvidos. Esse valor depende de fatores como o tipo de estrutura atingida, os equipamentos instalados e a carga atendida na área afetada. Quando há identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele passa a responder pelos prejuízos causados à Distribuidora.

A Equatorial Maranhão mantém investimentos contínuos em tecnologia, capacitação e estrutura operacional, com foco em ampliar a agilidade e a eficiência no atendimento. As colisões com postes evidenciam a complexidade do sistema elétrico e a importância de uma resposta técnica qualificada para manter a máxima continuidade do serviço.

Movimento VC + Seguro

Por meio do movimento "VC + Seguro", a Equatorial Maranhão leva informação de forma simples e acessível à população, com dicas e orientações sobre os riscos da rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.

 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão




 

quinta-feira, 14 de maio de 2026

Lei que proíbe mulheres trans em banheiros femininos entra em vigor no Maranhão

 


Já está em vigor em São Luís a lei que proíbe mulheres trans de utilizarem banheiros femininos, vestiários e outros espaços destinados ao público feminino em órgãos públicos e estabelecimentos privados da capital.

A promulgação foi feita nesta quarta-feira (13) pela Câmara Municipal de São Luís, após o prazo legal para sanção do Executivo ser encerrado sem manifestação. O texto é de autoria do vereador Marquinhos (União Brasil) e foi promulgado pelo presidente da Casa, Paulo Victor (PSB).

Autor da proposta, Marquinhos (União Brasil) afirmou, durante a tramitação, que a medida tem como objetivo garantir proteção e segurança às mulheres, e negou que o projeto tenha caráter preconceituoso.

(Imagens: Reprodução/Redes Sociais)


A nova legislação vale para escolas, órgãos públicos, shoppings, supermercados e estabelecimentos similares. O texto também determina que esses espaços sejam identificados como masculino, feminino ou familiar.

Segundo a Câmara, o projeto foi aprovado em dois turnos pelo Legislativo, o que permitiu a promulgação pela própria Casa após o fim do prazo para sanção.

A proposta gerou reação de entidades de direitos humanos. O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Maranhão classificou a medida como retrocesso e apontou possível afronta a princípios constitucionais como igualdade, dignidade da pessoa humana e não discriminação.

Segundo o órgão, a restrição pode provocar constrangimento, exclusão social e desconsiderar o reconhecimento legal da identidade de gênero.

terça-feira, 12 de maio de 2026

Ministro da Justiça detalha ações contra o crime organizado e pede união dos estados para combater facções e milícias




                                             Foto : Cadu Gomes/VPR



Durante a solenidade desta terça-feira (12) no Palácio do Planalto, para apresentação do programa “Brasil contra o Crime Organizado”, o ministro da Justiça, o baiano Wellington César Lima e Silva, apresentou os conceitos básicos do plano que está sendo implementado pelo governo federal. Na cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz a assinatura de um decreto e de quatro portarias para regulamentar a atuação governamental.


O ministro da Justiça detalhou como vai funcionar o novo programa do governo, que terá que é estruturado em quatro pilares básicos de ação: asfixia financeira do crime organizado; reforço na segurança no sistema prisional; aumento das taxas de esclarecimentos de homicídios; e enfrentamento ao tráfico de armas.


“Todos serão testemunhas do quão inteligente, racional e adequado é esse plano”, disse o baiano Wellington César Lima e Silva.


O plano foi elaborado, segundo o ministro da Justiça, a partir de um diagnóstico de que o crime organizado sustentam o seu poder sobre esses quatro pilares fundamentais. Para o ministro, é a articulação entre esses eixos que produz o impacto real na sociedade, e não a atuação isolada de cada um, e, portanto, a ideia é oferecer uma resposta estruturada do Estado para combater as facções e milícias a partir desses quatro pilares.


Wellington César Lima e Silva detalhou na cerimônia os quatro pilares de combate ao crime e os quatro eixos de resposta:

Lucro - Combater os fluxos financeiros e lavagem de dinheiro;
Poder armado - impedir o mercado ilegal de armas;
Violência letal - Solucionar homicídios sem resposta;
Comando das prisões - Impedir que líderes comandem ações de dentro dos presídios.


O ministro Wellington destacou ainda que o pacote de medidas prevê um investimento direto de R$ 1,06 bilhão do Orçamento de 2026 e mais R$ 10 bilhões através de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos estados que aderirem.


Do total de investimentos previstos, R$ 1,06 bilhão será de recursos da União, distribuídos entre: R$ 388,9 milhões para ações de asfixia financeira; R$ 330,6 milhões para o eixo do sistema prisional; R$ 201 milhões para esclarecimento de homicídios; R$ 145,2 milhões para ações de enfrentamento ao tráfico de armas.


“Isso aqui é fruto de um trabalho de equipe, muito sério, de muita articulação, de muito diálogo com todos os atores que estão aqui, e sem dúvida nenhuma, teremos resultados muito importantes contando com a participação de cada um, porque o risco na esquina, a vulnerabilidade de um ente querido, a vulnerabilidade do patrimônio diz respeito a todos, então o governo federal está cumprindo um papel como nunca antes foi possível viabilizar, induzindo essa medida estruturante”, argumentou o ministro da Justiça.


No final de sua fala, o ministro da Justiça fez um apelo aos agentes públicos para que participem do programa e contribuam com as iniciativas, principalmente nos estados. Wellington afirmou que o plano não é do governo federal, e sim do Brasil.


“É fundamental que cada um dos agentes de segurança pública tome o plano como seu. O programa é do Brasil, o programa não é só do governo federal. O programa é de cada um dos cidadãos, para que possamos viver sem medo, com muita paz e dominando o território brasileiro e devolvendo ele ao cidadão”, concluiu o ministro da Justiça.


A cerimônia de lançamento conta com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), assim como do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não compareceu.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Assembleia Legislativa aprova empréstimos para a realização de investimentos no Maranhão




A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (7), projetos de lei que autorizam o Governo do Maranhão a contratar operações de crédito junto a instituições financeiras para investimentos em áreas estratégicas do estado. A maior parte dos deputados votou favoravelmente às propostas, defendendo que os recursos serão destinados à melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população.

O líder do governo na Casa, Neto Evangelista, detalhou que os empréstimos solicitados pelo governador Carlos Brandão serão utilizados para a construção de casas populares, ampliação da conectividade por meio do programa “Maranhão Mais Conectado”, aquisição de ônibus elétricos para o transporte semiurbano e outras ações voltadas ao desenvolvimento do estado.

Segundo o parlamentar, os investimentos devem gerar impactos positivos na mobilidade urbana, sustentabilidade ambiental e expansão da internet de alta velocidade no Maranhão.

Durante o discurso, Neto Evangelista rebateu críticas da oposição de que os recursos poderiam ser utilizados para fins eleitorais. O deputado destacou que parte do financiamento envolve recursos internacionais e que haverá fiscalização rigorosa sobre a aplicação do dinheiro.


“São recursos de um banco internacional. São recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento. Vocês em sã consciência acham que instituições desse nível não acompanham o uso do recurso público?”, questionou.

O parlamentar também citou o exemplo do estado de São Paulo, que, segundo ele, também buscou financiamentos para projetos habitacionais, mesmo sendo a unidade federativa mais rica do país.


“Quem votar contra esse programa de financiamento da construção de casas urbanas está votando contra as pessoas que moram nas palafitas”, afirmou.

O vice-presidente da Assembleia, Antônio Pereira, também defendeu a aprovação das operações de crédito. Ele lembrou que empréstimos semelhantes foram contratados em gestões anteriores, como as de Roseana Sarney e Flávio Dino.


“O empréstimo vai servir para este governo e para o posterior a partir do ano que vem. A oposição marca uma situação pensando nas eleições. E nós estamos querendo organizar o empréstimo pensando no estado do Maranhão e em seu povo”, declarou.

Já o deputado Florêncio Neto destacou que os investimentos em tecnologia e conectividade podem ampliar a competitividade do Maranhão na atração de empresas e indústrias.


“Hoje, uma das primeiras coisas que se observa é a conectividade. Como é que está a expansão da nossa rede 5G ao longo de todo o Maranhão? Hoje não é boa. Esse investimento em tecnologia vai permitir que a gente dê esse salto de qualidade”, afirmou.
Trâmites e liberação dos recursos

O deputado Eric Costa ressaltou que, apesar da aprovação dos projetos, os recursos não serão liberados imediatamente devido aos processos burocráticos e licitatórios exigidos para a contratação dos empréstimos.


“Provavelmente não tem recurso disponível antes da eleição”, afirmou.

O deputado Ricardo Arruda também saiu em defesa das operações de crédito e afirmou que o Maranhão vive atualmente uma situação financeira mais equilibrada.


“O que existe hoje é um estado que se preparou para ter as condições favoráveis para adquirir esses créditos”, destacou.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Quem pode mexer na rede elétrica? Entenda os riscos e por que só profissionais devem fazer esse tipo de serviço

Equatorial Maranhão alerta sobre práticas comuns que podem esconder perigos graves


Muita gente acha que "dar um jeitinho" em uma instalação elétrica, seja puxando um fio, improvisando uma ligação ou pedindo ajuda a alguém que não é profissional, é uma solução rápida. No entanto, essas atitudes podem causar acidentes graves e até fatais. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça o alerta: a rede elétrica e as instalações só devem ser manuseadas por pessoas qualificadas e com comprovado conhecimento técnico.

Quando o assunto é energia elétrica, improvisos não devem ocorrer. A segurança precisa vir sempre em primeiro lugar. O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, explica que qualquer intervenção na rede elétrica exige conhecimento técnico, uso de ferramentas adequadas e autorização da Distribuidora.

"Intervenções irregulares podem provocar choques elétricos, curtos-circuitos, incêndios e interrupções no fornecimento de energia. Em muitos casos, o risco não atinge apenas quem realiza a ação, mas também vizinhos e toda a comunidade", destaca Gabriel.

Outro problema comum são as ligações clandestinas, conhecidas como "gatos", que representam uma ameaça direta à segurança da população. "Além de ilegais, essas práticas sobrecarregam a rede e aumentam bastante as chances de acidentes. Os impactos podem incluir quedas de energia, oscilações, cabos energizados ao solo, danos a eletrodomésticos e até incêndios", acrescenta o Executivo.



Para evitar acidentes, a Distribuidora reuniu orientações importantes:

  • Nunca faça ligação de energia na rede de forma irregular ou por conta própria;
  • Não faça "emendas" improvisadas em fios, pois podem gerar faíscas, curtos-circuitos e choques;
  • Apenas profissionais capacitados e autorizados podem intervir na rede elétrica, somente eles têm preparo para atuar com segurança, seguindo padrões técnicos que protegem tanto os trabalhadores quanto a população.

 

Em caso de acidentes, é fundamental manter a calma e acionar os serviços de emergência adequados, como o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192). Se o acidente envolver fios da rede de distribuição de energia, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão (116).

 

Vc + Seguro

Por meio do movimento "Vc + Seguro", a Equatorial Maranhão leva informação de forma simples e acessível à população, com dicas e orientações sobre os riscos da rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão



 

Tremor de terra é registrado no litoral do Maranhão




Um tremor de terra de magnitude 3.0 foi registrado na manhã do dia 29 de abril de 2026 na região oceânica da margem equatorial do Maranhão, próximo a São Luís. O abalo sísmico ocorreu às 8h43 (horário de Brasília) e foi identificado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Segundo os dados do monitoramento, o tremor não gerou relatos de danos e é considerado de baixa intensidade, sendo comum nesse tipo de área oceânica.

De acordo com especialistas, abalos dessa magnitude geralmente não são percebidos pela população e podem ocorrer com relativa frequência no Brasil, especialmente em regiões de margem continental, onde há tensões tectônicas na litosfera.

(Imagem: Reprodução/Rede Sismográfica)



O evento foi captado por estações da RSBR, rede coordenada pelo Observatório Nacional em parceria com o Serviço Geológico do Brasil.

📊 Detalhes do tremor:
• Data: 29 de abril de 2026
• Horário: 8h43
• Magnitude: 3.0
• Local: região oceânica próxima a São Luís

Apesar do registro, não há informações de que o tremor tenha sido sentido por moradores na costa maranhense.

Um episódio semelhante foi registrado recentemente no estado: no dia 7 de abril de 2026, um tremor de magnitude 3.2 foi identificado no município de Caxias.

Inteligência artificial transforma campanhas eleitorais de 2026 e desafia regras do TSE




                                            Foto: Reprodução / TSE



O uso de inteligência artificial já provoca um terremoto nas campanhas eleitorais deste ano. Com ferramentas de IA, equipes mandam mensagens cada vez mais segmentadas, marqueteiros substituem pesquisas qualitativas por "eleitores sintéticos" para testar a eficácia, vídeos e publicações na internet que levavam um dia e meio para ficarem prontos são finalizados em poucas horas.

Ao mesmo tempo, as campanhas pisam em ovos por causa da resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que restringe a utilização de IA. Está claro para elas que deepfakes eleitorais (vídeos e áudios não autorizados que emulam candidatos ou outras figuras públicas) estão proibidos. Mas existem dúvidas sobre a legalidade de certos recursos.

A Folha conversou com integrantes das equipes de Lula (PT), Flávio Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (PSD), pré-candidatos à Presidência, de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), pré-candidatos ao Governo de São Paulo, e de deputados federais e estaduais. Alguns pediram para não se identificar, afirmando serem informações estratégicas.

Uma das campanhas majoritárias conta com uma equipe de 54 pessoas dedicadas a fazer impulsionamento com nanosegmentação. A campanha consegue customizar uma mensagem do candidato para, por exemplo, atingir mulheres da zona oeste de São Paulo sem plano de saúde e que têm probabilidade de passar a apoiar o político.

Softwares que usam IA monitoram a chamada "sentimentalização" --como as contas de redes sociais reagem a cada conteúdo. Milhões de perfis de redes sociais são "tagueados" para que sejam mapeados os temas que mais reverberam e como ressoam conteúdos do candidato e dos concorrentes.

Todas as campanhas ressaltam, porém, que é importante ter humanos no relacionamento direto com eleitores, porque as pessoas não gostam de interagir com robôs.

Uma campanha quis avaliar qual foi a repercussão do embate entre Romeu Zema, prê-candidato do Novo à Presidência, com o STF (Supremo Tribunal Federal). Em cinco segundos, conseguiu mapear nas redes sociais potenciais detratores e apoiadores, as teses-chave e ter sugestões de resposta.

Todas as principais pré-candidaturas têm IAs treinadas com discursos, reportagens, entrevistas e materiais do candidato e rivais.

"A IA vai 'aprendendo' o tom do discurso do candidato, suas expressões, como ele se posiciona em relação a temas", diz Nara Alves, sócia-diretora da Ela Marketing Político, que trabalha para candidatos de vários partidos.

Isso é usado para os briefings (a descrição do que se espera de cada peça de propaganda política) e para os roteiros, determinando o que seria adequado para falar em determinada cidade. Eles também conseguem ter versões do candidato mais irônico, sério ou agressivo -e depois testam o que funciona melhor usando software de "social listening", que mede reações nas redes sociais.

"A IA vem revolucionando cada processo das campanhas, da criação de conteúdo à segmentação de mensagens e mobilização de apoiadores", diz Bruno Bernardes, sócio da PLTK, agência do marqueteiro Pablo Nobel, responsável pela campanha de Tarcísio.

Os deepfakes, que estão proibidos por resolução de TSE desde 2024, são criticados por todos os marqueteiros.

Segundo Bernardes, a última eleição presidencial argentina mostrou o perigo. Vídeos falsos usando deepfake com a ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher contestando Javier Milei e o candidato peronista Sergio Massa cheirando cocaína viralizaram a duas semanas do segundo turno em 2023.

As contas produzindo e disseminando esses conteúdos não são diretamente ligadas aos candidatos.

Para o advogado eleitoral Hélio Silveira, esse deve ser um dos principais problemas da eleição.

Silveira, que trabalhou na campanha da deputada Tábata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo em 2024 e na de Fernando Haddad (PT) ao governo em 2022, espera um uso massivo de contas falsas para distribuir mensagens atacando candidatos, muitas delas com IA.

Apesar de os deepfakes serem a faceta mais visível do uso eleitoral de IA, é nos bastidores que a tecnologia vem fazendo transformações radicais. Para além da segmentação, a criação do conteúdo ganhou muita agilidade.

Um vídeo de Ronaldo Caiado abre com uma imagem de IA de uma bandeira do Brasil tomando tiros e começa a sangrar como se fosse carne humana.

"O Brasil assiste indignado, assustado e impotente à morte de milhares de filhos seus, vítimas da criminalidade", diz o pré-candidato no vídeo.

Segundo o marqueteiro de Caiado, Paulo Vasconcelos, sem IA, levaria quatro dias para fazer a peça. Com IA, demorou algumas horas.

Os locutores dos vídeos foram 100% substituídos por IA, assim como a geração de imagens de apoio.

MANIPULAÇÃO DE CONTEÚDO
Durante a campanha, segundo a resolução do TSE, será preciso informar que o conteúdo foi manipulado. Além disso, no período entre as 72 horas que antecedem e as 24 horas que sucedem o término do pleito serão proibidos conteúdos alterados por IA que usem imagem ou voz de candidato ou pessoa pública, mesmo que rotulados.

Algumas campanhas estão recorrendo a chatbots para poupar gastos com pesquisas qualitativas, em que grupos de leitores opinam de forma mais aprofundada sobre temas.

O "eleitor sintético" da SVA Solutions-Galaxies cria, usando dados de grupos reais de eleitores, perfis que reúnem características de determinados segmentos. Por exemplo, "viúvas do PSDB", pessoas de centro-direita que costumavam votar nos tucanos e rejeitam Bolsonaro ou esquerdistas frustrados com o PT.

Esses perfis servem para testar mensagens ou mesmo gerenciar crises. "Quando temos pouca verba para fazer uma pesquisa ampla e entender como lidar com determinada questão do candidato, é uma opção", diz Andrés Benedykt, marqueteiro do candidato a deputado federal José Dirceu (PT).

Uma pesquisa qualitativa bem feita com mil entrevistados pode sair R$ 150 mil. O eleitor sintético custa R$ 65 mil por mês e pode ser acionado a qualquer momento.

Algumas ferramentas ainda suscitam dúvida nos departamentos jurídicos. A customização de mensagens usando IA, com a adaptação de vídeo ou áudio de candidatos para chamar eleitores pelo nome ou mencionar suas cidades de origem, ainda é zona cinzenta.

Alguns advogados acreditam que, desde que haja aviso de uso de IA, seja autorizado pelo candidato e não se trate de propaganda negativa, não há problema.

Newsletter FolhaJus A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha *** Outros acham que se trata de deepfake. Só seria possível usar IA para melhorar qualidade do áudio e vídeo. A resolução do TSE veda o uso "para prejudicar ou para favorecer candidatura" de conteúdo sintético em formato de áudio ou vídeo para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de uma pessoa.

De qualquer maneira, muitos marqueteiros advertem que certos usos de IA podem sair pela culatra. "Acho arriscado fazer customização com áudio, qualquer estranhamento pode acabar gerando rejeição no eleitor", diz o marqueteiro Felipe Pimentel.

quinta-feira, 30 de abril de 2026

Copom reduz Selic para 14,5% ao ano e cita guerra no Oriente Médio como fator de incerteza




                                      Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu, nesta quarta-feira (29), reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,25 ponto percentual, passando de 14,75% para 14,50% ao ano.

A decisão ocorre em um cenário de aumento das incertezas no ambiente internacional, especialmente em razão da guerra no Oriente Médio, apontada pelo colegiado como um dos fatores com potencial de pressionar a inflação global.

Em comunicado, o Copom destacou a necessidade de cautela na condução da política monetária diante do contexto externo.

“No cenário atual, caracterizado por forte aumento da incerteza, o Comitê reafirma serenidade e cautela na condução da política monetária, de forma que os passos futuros do processo de calibração da taxa básica de juros possam incorporar novas informações que aumentem a clareza sobre a profundidade e a extensão dos conflitos no Oriente Médio, assim como seus efeitos diretos e indiretos sobre o nível de preços ao longo do tempo”, informou.

A elevação nos preços internacionais do petróleo já impacta os combustíveis no Brasil, o que pode influenciar a inflação. Diante desse cenário, parte dos analistas avalia a possibilidade de interrupção no ciclo de cortes da taxa básica de juros.

Estudo liga estresse causado pelo racismo a maior risco de morte no parto entre mulheres negras




                                          Foto: Reprodução Governo Federal



Um estudo da Universidade de Cambridge, publicado na revista Trends in Endocrinology and Metabolism, mostrou que fatores de estresse socioambientais, a exemplo do racismo sistêmico e a desvantagens socioeconômicas, podem impactar a saúde de mulheres negras durante a gravidez.

De acordo com O GLOBO, foram avaliados 44 estudos existentes que analisaram três vias fisiológicas associadas a piores resultados na gravidez, relacionados a estresse oxidativo, inflamação e resistência vascular uteroplacentária.

"A gravidez e o parto impõem um grande estresse ao corpo da mulher. Mulheres negras podem sofrer um estresse adicional devido a fatores como racismo sistêmico, desvantagem socioeconômica e estressores ambientais”, explicou a principal autora do estudo, Grace Amedor.

A autora explicou ainda que esses fatores podem afetar processos biológicos essenciais, aumentando o risco de condições como a pré-eclâmpsia.

“Fiquei surpresa ao descobrir que, embora essa disparidade fosse conhecida há muito tempo, havia pouca pesquisa sobre as possíveis razões fisiológicas subjacentes”, disse Amedor.

O levantamento indicou também que o aumento da resistência vascular uteroplacentária está relacionado com o estreitamento dos vasos sanguíneos, podendo diminuir o fluxo sanguíneo para a placenta. A pesquisa observou que altos níveis de inflamação também estão associados a piores desfechos da gravidez.

“É importante que não paremos de tentar combater as causas profundas que levam a piores resultados na gravidez de mulheres negras, que são as disparidades socioeconômicas e o racismo sistêmico que elas podem sofrer ao longo de suas vidas”, apontou a pesquisadora.

Em estudo de casos, no Reino Unido, as mulheres negras registraram 2,7 vezes mais probabilidade de morrer durante o parto em comparação com as mulheres brancas. Elas estão mais propensas a sofrer complicações graves no parto e doenças mentais perinatais.

“A significativa disparidade nas complicações da gravidez entre mulheres negras e brancas é bem conhecida e frequentemente explicada em termos de diferenças no atendimento médico, juntamente com desigualdades sociais e ambientais mais amplas. Descobrimos que essas exposições podem afetar desproporcionalmente o corpo das mulheres negras, tornando-as menos capazes de funcionar de forma saudável durante a gravidez”, disse outro autor do estudo, o professor Dino Giussani da Universidade de Cambridge.

Pesquisadores recuperam mais de 40 páginas perdidas do Novo Testamento



                                Foto: Universidade de Glasgow


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Glasgow recuperou 42 páginas perdidas de um dos manuscritos mais importantes do Novo Testamento.

As páginas pertencem ao Codex H, uma cópia em grego datada do século 6 das cartas atribuídas a São Paulo, um dos principais apóstolos de Cristo e autor de 13 cartas do Novo Testamento. A descoberta foi divulgada pela Universidade de Glasgow em seu site oficial.

O manuscrito, originalmente um volume completo, foi desmontado no século 13 no Mosteiro Great Lavra, no Monte Athos, na Grécia. Devido ao alto custo do pergaminho, suas páginas foram raspadas e reutilizadas pelos monges como material de encadernação e folhas de apoio para outros manuscritos. Com o tempo, as peças sobreviventes espalharam-se por bibliotecas na Itália, Grécia, Rússia, Ucrânia e França.

Para recuperar as páginas, a equipe liderada pelo professor Garrick Allen utilizou uma técnica avançada de imagem. Conhecida como "tecnologia de imagem multiespectral", ela é capaz de detectar vestígios de tinta invisíveis a olho nu e recuperar "textos fantasmas" que não existem mais fisicamente.

"O avanço veio de um ponto de partida importante: sabíamos que, em algum momento, o manuscrito foi reescrito. Os componentes químicos da nova tinta causaram um dano de 'decalque' nas páginas opostas, criando essencialmente uma imagem espelhada do texto na folha contrária, às vezes deixando traços em várias páginas de profundidade, quase invisíveis a olho nu, mas muito claros com as mais recentes técnicas de imagem", disse o professor Garrick Allen, da Universidade de Glasgow.

O texto recuperado contém trechos conhecidos das Cartas de Paulo, mas oferece uma nova visão sobre como o Novo Testamento foi compreendido ao longo dos séculos. "Ela lança uma nova luz sobre as pessoas que produziram e utilizaram o manuscrito, a maneira como interagiam com seus textos sagrados e as formas como os livros eram reutilizados quando se degradavam", segundo o texto da universidade.

Listas de capítulos antigos: As páginas contêm os exemplos mais antigos conhecidos de listas de capítulos para as Cartas de Paulo, que diferem drasticamente de como dividimos essas cartas hoje.

Visão dos escribas: Os fragmentos mostram como os escribas do século 6 corrigiam, anotavam e interagiam com os textos sagrados.

Reciclagem medieval: O estado físico do manuscrito revela como obras sagradas eram reutilizadas e adaptadas para novos fins quando sofriam danos ou desgaste.

"Dado que o Codex H é um testemunho tão importante para a nossa compreensão das escrituras cristãs, ter descoberto qualquer nova evidência -quanto mais nesta quantidade- de como ele era originalmente, é nada menos que monumental", disse o professor Garrick Allen, da Universidade de Glasgow.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Mulheres ganham menos que homens no MA, aponta relatório




Mulheres ainda recebem salários menores que homens no Maranhão, segundo dados do Relatório de Transparência Salarial divulgados nesta segunda-feira (27). A diferença persiste mesmo com o aumento da participação feminina no mercado de trabalho.

De acordo com o levantamento, a remuneração média das mulheres no estado é de R$ 2.771,59, enquanto os homens recebem R$ 3.314,80. Entre as mulheres negras, o valor médio é ainda menor, de R$ 2.555,93.

O estudo também mostra que o Maranhão possui 675 estabelecimentos com 100 ou mais empregados, responsáveis por 242,9 mil vínculos formais. Desse total, 95,2 mil são ocupados por mulheres, sendo a maioria mulheres negras.

Apesar do crescimento na presença feminina no mercado de trabalho, o relatório aponta que a desigualdade salarial ainda é um desafio, refletindo a necessidade de políticas públicas voltadas à equidade de renda.

No estado, apenas 24,5% das empresas possuem políticas de incentivo à contratação de mulheres, incluindo ações voltadas a mulheres negras, com deficiência e vítimas de violência.

Os dados reforçam que, embora haja avanços na inclusão, a diferença de renda entre homens e mulheres ainda permanece significativa no Maranhão.
Tags:Hard NewsMulheres

Bandeira amarela em maio acende alerta para consumo consciente de energia

 


Equatorial Maranhão propõe mudança de hábitos e apresenta estratégias práticas para reduzir impactos na conta de luz

 

A partir de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acionará a bandeira tarifária amarela em todo o país. A medida reflete o aumento no custo de geração de energia, principalmente em função da redução do volume de chuvas, o que exige maior uso de usinas termelétricas, mais caras.

Diante desse cenário, a Equatorial Maranhão reforça a importância de um consumo mais estratégico e consciente por parte da população. Mais do que apenas “economizar energia”, o momento exige uma mudança de comportamento no uso cotidiano da eletricidade, com foco em eficiência, planejamento e inteligência no consumo.

Segundo a Distribuidora, pequenas decisões no dia a dia podem gerar impactos significativos no valor final da conta. A bandeira amarela é um sinal de atenção. Não se trata apenas de reduzir o uso, mas de usar melhor a energia, de forma mais racional e eficiente.

Consumo inteligente: mais estratégia, menos desperdício

A Equatorial Maranhão propõe uma abordagem estratégica e consciente para o uso da energia:

  1. Consumo por prioridade, não por hábito

Reavalie o uso de equipamentos que ficam ligados automaticamente no dia a dia. Pergunte-se: isso precisa estar ligado agora? Criar essa consciência ajuda a eliminar desperdícios invisíveis.

  1. Mapeamento do consumo da casa

Identifique quais são os equipamentos que mais consomem energia na sua residência. Geladeira, chuveiro elétrico, ferro de passar e ar-condicionado, por exemplo, podem representar grande parte da conta. A partir disso, é possível atuar diretamente nos maiores vilões.

  1. Tecnologia como aliada

A substituição de equipamentos antigos por modelos mais eficientes, com selo de classificação energética “A”, deve ser encarada como investimento. Além disso, o uso de lâmpadas LED e aparelhos com tecnologia inverter contribui para uma redução consistente no consumo.

  1. Consumo invisível também pesa

Aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia. Criar o hábito de desligá-los completamente da tomada pode gerar economia ao longo do mês.

Segurança e eficiência caminham juntas

A Distribuidora também chama atenção para a relação direta entre segurança elétrica e consumo. Instalações antigas, fios danificados ou ligações improvisadas podem provocar fuga de energia, elevando o valor da conta e oferecendo riscos de acidentes.

Manutenções periódicas, uso de materiais certificados e a instalação de dispositivos de proteção, como o DR (Diferencial Residual), são medidas que aumentam a segurança e contribuem para um consumo mais eficiente.

Tarifa Social pode reduzir impactos

Para famílias de baixa renda, a Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício concedido pelo Governo Federal, continua sendo uma alternativa importante que pode reduzir o valor da fatura. Por isso, a Equatorial Maranhão orienta que os clientes verifiquem se atendem aos critérios e mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Consciência que gera resultado

Em um cenário de maior custo de geração, a Equatorial Maranhão reforça que o uso consciente da energia não apenas contribui para a redução da conta, mas também para a sustentabilidade do sistema elétrico como um todo.

Cada ajuste de comportamento dentro de casa representa um impacto direto no consumo. A soma dessas atitudes faz diferença não só no orçamento familiar, mas também na forma como utilizamos os recursos energéticos.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 

segunda-feira, 27 de abril de 2026

Maio terá bandeira tarifária amarela, informa Aneel




A bandeira tarifária para o mês de maio será amarela, informou nesta sexta-feira (24) a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. Com isso, os consumidores passam a pagar um custo adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A mudança ocorre por causa da redução no volume de chuvas em todo o país, comum no período de transição entre as estações chuvosa e seca. Ou seja, com menos água nos reservatórios, a geração de energia pelas hidrelétricas diminui, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

De janeiro a abril deste ano, a bandeira permaneceu verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia e ausência de cobrança extra na conta de luz. Agora, com a nova sinalização, o consumidor precisa ficar atento.

Diante da bandeira amarela, a Aneel reforça a importância do uso consciente da eletricidade. A orientação é evitar desperdícios, adotar hábitos de consumo mais eficientes e contribuir para a sustentabilidade do sistema elétrico nacional.

O sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido em 2015 para dar mais transparência ao setor elétrico, informando ao consumidor, mês a mês, o custo real da geração de energia no Brasil.

Com informações da Agência Nacional

segunda-feira, 20 de abril de 2026

Motta e mais 6 deputados controlam R$ 1,5 bilhão em emendas antes secretas




                                        Foto: José Cruz / Agência Brasil



O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e mais seis deputados concentraram no ano passado a indicação de R$ 1,5 bilhão em emendas de comissão ao Orçamento, verba distribuída pelos colegiados temáticos do Congresso.

Os R$ 6 bilhões restantes desse tipo de recurso foram partilhados por outros 423 deputados, enquanto 83 parlamentares não indicaram nenhum valor em 2025 de forma oficial -eles podem ter sido contemplados pelo envio de verbas em nome da liderança dos seus partidos.

Essas verbas são sugeridas ao governo pelas comissões do Congresso, com a indicação de como e onde o dinheiro deve ser gasto. O Executivo tem o poder discricionário de não executar os recursos, mas não pode remanejá-los para outras áreas de seu interesse.

Essas emendas eram secretas até 2024, sem que o nome do padrinho político responsável pela indicação da verba fosse divulgado. Isso mudou em 2025, após decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), o que permitiu verificar os valores encaminhados por cada parlamentar.

O levantamento feito pela reportagem nas atas do Congresso mostra que esse pequeno grupo de sete políticos detém o controle de uma fatia desproporcional deste orçamento: um quinto do total de R$ 7,5 bilhões repassado pelas comissões da Câmara em 2025 para ações nas bases eleitorais.

O deputado federal que, sozinho, mais indicou emendas de comissão em 2025 foi Julio Arcoverde (PP-PI), com R$ 244,3 milhões. Ele presidiu a CMO (Comissão Mista de Orçamento) do Congresso, responsável por votar os projetos de lei orçamentários.

"Todas foram destinadas de forma legal e transparente ao estado do Piauí, com investimentos em infraestrutura, saúde e apoio aos municípios, gerando obras e benefícios diretos para a população, sem qualquer irregularidade. Assim, o deputado Julio Arcoverde cumpre a sua missão de viabilizar mais recursos para o desenvolvimento econômico e social do Piauí", afirmou ele em nota de sua assessoria.

O segundo é Hugo Motta, com R$ 180,5 milhões. Quase metade deste valor foi repassado a cidades cujo prefeito declarou publicamente apoio à pré-candidatura ao Senado de Nabor Wanderley, pai do presidente da Câmara. Ao anunciar que renunciaria à Prefeitura de Patos (PB), Nabor disse à imprensa local que espera contar com o apoio de 150 dos 223 prefeitos da Paraíba para ser eleito.

Motta afirmou que a indicação respeita rigorosamente um acordo entre os três Poderes. "No âmbito dos partidos, a divisão dos valores das emendas segue os critérios adotados pelas lideranças, seguindo o número de deputados, e a destinação dos recursos tem como prioridade áreas estratégicas e estruturantes para os municípios brasileiros, como saúde e infraestrutura", disse.

Logo depois de Motta está o presidente de seu partido, Marcos Pereira (Republicanos-SP), com R$ 138,2 milhões. "Historicamente, presidentes de partidos e líderes acabam por ter um pouco mais de recursos para indicar. Não é uma particularidade minha", afirmou. Ele disse que sempre deu transparência às verbas em seu site. "Para mim, nunca foi um orçamento secreto, faço questão de divulgar."

Os líderes de quatro partidos políticos (PP, União Brasil, Republicanos e PL) constam como responsáveis por indicar outros valores, que somam mais de R$ 930 milhões.

Neste caso, o formato pode ser usado para ocultar o real padrinho da verba, uma vez que consta apenas o nome da liderança do partido na Câmara, o que contraria decisão do ministro Flávio Dino, do STF, para que fosse dada transparência sobre o real autor, como revelou a Folha de S. Paulo em dezembro.

Na média, os outros mais de 400 parlamentares puderam repassar R$ 14 milhões cada. A maioria dos integrantes da oposição não recebeu recursos, com exceção de parlamentares do PL em postos-chave, como a presidência da Comissão de Saúde ou a liderança da sigla. Essas verbas são indicadas pelo Congresso, mas a decisão de quitá-las é discricionária do governo federal.

Parlamentares ouvidos sob condição de anonimato afirmam que houve acordo entre as lideranças partidárias para que cada deputado da base aliada ao governo pudesse indicar o destino de pouco mais de R$ 10 milhões das emendas das comissões.

Eles admitem que era esperado que houvesse alguma diferença no valor, privilegiando nomes de protagonismo e peso político, como os presidentes dos colegiados ou líderes dos partidos, mas que essa diferença deveria estar na casa das dezenas de milhões.

O que o levantamento revela, porém, é que apenas um pequeno grupo de sete deputados, entre eles o presidente da Câmara, teve direito de indicar mais de R$ 100 milhões. Nenhum dos outros mais de 400 repassou mais do que R$ 80 milhões.

Deputados ouvidos pela reportagem reclamam que a disparidade na divisão das emendas é injusta, desrespeita o acordo feito na Casa e privilegia um grupo com uma quantidade de dinheiro que deve ser decisiva nas eleições de 2026. A diferença não foi percebida de pronto, afirmam, porque a votação das verbas ocorreu de forma fragmentada ao longo do ano, em diversas comissões.

Além das emendas de comissão, há ainda emendas parlamentares individuais, com valor igual para todos os deputados, e de bancadas estaduais, para obras e projetos estruturantes.

No final de 2024, Dino iniciou uma ofensiva contra a falta de transparência e desvios de recursos com as emendas parlamentares ao Orçamento. O modelo surgiu com a emenda de relator e foi replicado com a emenda de comissão após o STF declarar a primeira inconstitucional.

Os três Poderes negociaram um acordo no qual as indicações feitas pelas comissões, que até então não precisavam revelar o deputado que era padrinho da emenda, deveriam passar a ser aprovadas em ata por todo o colegiado, deixando explícito quem era o autor da indicação e como a verba será usada.

Como revelou a Folha de S. Paulo, porém, os parlamentares driblam essa determinação assinando a autoria em nome da própria liderança partidária, não de um deputado específico. Em 2025, por exemplo, R$ 1,1 bilhão foi indicado desta forma, de acordo com as atas das comissões.

No grupo privilegiado com uma parcela desproporcionalmente maior dos recursos estão quatro lideranças de partidos: do PP, que distribuiu cerca de R$ 358 milhões desta forma; do União Brasil, com R$ 266 milhões; do Republicanos de Motta, com R$ 201 milhões; e do PL, com R$ 113 milhões (valor usado pelos deputados de oposição para esconder negociações com o governo).

Grande São Luís tem 11 pontos de praias impróprios




Um levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) aponta que 11 dos 22 pontos monitorados nas praias da Grande São Luís estão impróprios para banho. As análises abrangem trechos de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O relatório considera o período de 16 de março a 13 de abril de 2026 e integra o monitoramento semanal de balneabilidade na Ilha do Maranhão.

A classificação leva em conta a presença de bactérias na água. Trechos próprios apresentam níveis seguros para contato humano, enquanto áreas impróprias indicam risco à saúde, com maior probabilidade de contaminação por micro-organismos.

Entre os municípios analisados, São Luís concentra o maior número de pontos impróprios, com seis trechos inadequados para banho.

Trechos próprios para banho

Praia da Ponta d’Areia (ao lado do Espigão)
Praia da Ponta d’Areia (em frente à rampa ao lado do Praia Mar Hotel)
Praia da Ponta d’Areia (em frente à Praça do Sol)
Praia Ponta do Farol (em frente ao Farol e Forte de São Marcos)
Praia de São Marcos (em frente ao posto dos bombeiros)
Praia de São Marcos (prédio verde com heliporto)
Praia do Calhau (próximo à elevatória da CAEMA e Círculo Militar)
Praia do Calhau (descida da Rua Altamira)
Praia do Meio (próximo ao Kacthus Bar)
Praia do Araçagy (em frente ao Bar Rainha)
Praia do Mangue Seco (próximo à Biblioteca do Caranguejo)

Trechos impróprios para banho

Praia de São Marcos (Praça do Pescador)
Praia de São Marcos (praça de alimentação da Litorânea)
Praia do Calhau (Avenida Copacabana/Pousada Suíça)
Praia do Olho d’Água (Rua São Geraldo)
Praia do Olho d’Água (Elevatória Iemanjá II)
Praia do Olho d’Água (casa com pirâmides no teto)
Praia do Meio (Bar Capiau 2)
Praia do Araçagy (rampa principal)
Praia do Araçagy (Bar da Atalaia)
Praia do Olho de Porco (Las Vegas Bar)
Praia do Olho de Porco (foz do igarapé Mangue Seco)

quinta-feira, 16 de abril de 2026

Violência que vem muito antes da agressão física




Violência psicológica em relacionamentos é mais difícil de detectar, mas também deixa sequelas.



Quando começou a namorar aos 18 anos, Maria Bela (nome fictício), acreditava estar vivendo uma história de amor. O namorado, nove anos mais velho, era atencioso, aparecia com flores, presentes e surpresas. Com o tempo, porém, o que parecia cuidado foi se transformando em controle.

“Ele era carinhoso, mas aos poucos começou a opinar sobre tudo na minha vida: a roupa que eu usava, as amigas com quem eu saía, os lugares que eu frequentava”, relembra.

Para evitar conflitos, ela começou a ceder às exigências do namorado. Pequenas mudanças foram se acumulando até alterar completamente sua rotina. “Quando ele dizia que uma roupa não era adequada ou que certa amizade não era boa para mim, eu acabava cedendo. Em troca vinham os mimos, os presentinhos, as mensagens dizendo que me amava. Sem perceber, fui deixando de ser quem eu era para não contrariá-lo”, conta.

Hoje, aos 21 anos, após três anos de relacionamento, Marai Bela diz que percebe como sua vida foi sendo gradualmente limitada. As saídas com amigas se tornaram raras e a preocupação com a reação do namorado passou a fazer parte do dia a dia.

“Eu quase não saio mais com minhas amigas e sempre fico com medo da reação dele quando faço algo que ele não gosta. Já ouvi palavras que me machucaram muito e, às vezes, alguns gestos dele me deixam com medo, me fazem sentir pequena e vulnerável. O que mais dói é perceber que fui me afastando de todo mundo para manter esse relacionamento”, desabafa.

Segundo especialistas, histórias como esta revelam como relações abusivas podem começar de forma silenciosa, muitas vezes disfarçadas de cuidado ou ciúme. A psicóloga da Hapvida, Karolayne Oliveira, explica que os primeiros sinais de violência nem sempre envolvem agressão física. “O primeiro sinal de que a mulher está vivendo uma situação de violência, mesmo que não haja agressão física, é quando ela começa a se questionar se o parceiro vai ou não gostar do que ela faça ou deixe de fazer”, explica.

Esse tipo de comportamento pode provocar mudanças profundas na forma como a mulher se relaciona com o mundo ao redor. “Ela começa a evitar sair, falar com amigos, passa a se isolar e começa a questionar os seus próprios comportamentos. Em vez de considerar a sua própria visão de mundo, passa a avaliar se algo é adequado ou não na opinião do companheiro”, afirma.

                               DANOS GRAVES

De acordo com a especialista, a violência psicológica pode provocar danos emocionais tão graves quanto a agressão física. Além do isolamento social, o controle constante pode provocar ansiedade, insegurança e perda da autoestima.



“Não precisa haver agressão física para que um relacionamento seja considerado abusivo. A agressão psicológica afeta tanto quanto a física e acaba gerando esses comportamentos de isolamento”, ressalta.

Os dados mostram que a violência contra a mulher ainda é um desafio no Maranhão. Em 2025, o estado registrou 50 casos de feminicídio, uma redução de cerca de 27% em comparação aos 69 casos contabilizados em 2024, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA). Mesmo com a queda, os registros de violência continuam elevados. A Ouvidoria Estadual da Mulher contabilizou 2.051 denúncias entre junho e dezembro de 2025. No mesmo período, o Maranhão registrou mais de 26 mil pedidos de medidas protetivas de urgência.

Para especialistas, identificar os sinais iniciais de controle e violência psicológica é essencial para interromper ciclos de abuso antes que eles evoluam para situações ainda mais graves. Nesse contexto, buscar apoio profissional pode ser o ponto essencial para romper o ciclo de violência. “Às vezes, é necessário ter a ajuda de um psicólogo para que essa mulher volte a sustentar suas opiniões e seu ponto de vista, mesmo diante da contrariedade do parceiro”, conclui

                          CANAL DE DENÚNCIA

Para contribuir de forma efetiva no combate a esse tipo de situação, a Hapvida mantém, em parceria com o Instituto Justiça de Saia, por meio do Projeto Justiceiras, o Canal Delas: um sistema sigiloso e seguro para denúncias e acolhimento de vítimas. Desde 2022, o serviço já registrou mais de 360 ocorrências, que resultaram em atendimentos mais aprofundados a pelo menos 111 mulheres em situação de violência.

“Mais do que um canal de denúncia, trata-se de uma rede multidisciplinar que orienta sobre medidas protetivas, registro de ocorrência, acesso a serviços públicos e caminhos para a reconstrução da autonomia e da dignidade dessas mulheres”, afirma Flávio Freire, head de Sustentabilidade e Impacto Social na Hapvida.

A ferramenta, inicialmente voltada às colaboradoras da empresa, foi expandida para as beneficiárias e para o público em geral. “Esse é um tema especialmente relevante para nós, porque somos uma companhia formada majoritariamente por mulheres. Atualmente, cerca de 75% do nosso quadro de colaboradores é composto por mulheres, o que representa mais de 58 mil profissionais que contribuem diariamente para a construção da história da empresa”, ressalta o executivo