Mostrando postagens com marcador Atenção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Atenção. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 2 de junho de 2026

Enem 2026: inscrições terminam na sexta-feira (5)


Crédito: Reprodução/Internet


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 terminam na próxima sexta-feira (5 de junho). O prazo também vale para os candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição, já que a gratuidade não garante a participação automática no exame.

Os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2026 foram inscritos automaticamente pelo sistema. No entanto, eles precisam acessar a Página do Participante, no portal do Inep, para confirmar a inscrição e verificar os dados cadastrados.

Outro benefício é destinado aos participantes do programa Pé-de-Meia. Os estudantes que concluírem o Ensino Médio neste ano e comparecerem aos dois dias de provas receberão um incentivo adicional de R$ 200.

Para os candidatos que não têm direito à isenção, a taxa de inscrição é de R$ 85. O pagamento deve ser realizado até o dia 10 de junho, por meio do boleto gerado na Página do Participante após a conclusão da inscrição.

Também se encerra na sexta-feira o prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social durante a aplicação das provas.

O Enem 2026 será realizado nos dias 8 e 15 de novembro, em cerca de 1,9 mil municípios brasileiros e aproximadamente 10 mil escolas em todo o país.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Governo realiza ação com mais de 200 vagas de emprego em diversas áreas




Crédito: Divulgação Te joga trabalhador


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), promove nesta sexta-feira (29) a ação “Te Joga, Trabalhador!”, voltada à promoção da empregabilidade, cidadania e acesso a serviços gratuitos para a população. O evento será realizado das 8h às 16h, no Sine Cohab, em São Luís.

De acordo com a organização, já estão confirmadas mais de 200 vagas de trabalho em diversas áreas, oferecendo oportunidades para trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado.

O subsecretário da SETRES, Ricardo Gonçalves, destacou que a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da população e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

“Estamos reunindo oportunidades de emprego, qualificação e atendimentos essenciais em um só lugar, facilitando a vida de quem mais precisa”, afirmou.

Além das vagas de emprego, a programação contará com atendimentos gratuitos nas áreas de assistência social, saúde, orientação trabalhista e cidadania.

Entre os serviços disponíveis estão aferição de pressão arterial, teste de glicemia e massagem, ofertados pelo Sesc. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará vacinação e testes rápidos.

A Superintendência Regional do Trabalho também participará da ação com orientações trabalhistas, atendimento sobre seguro-desemprego, abono salarial e emissão da Carteira de Trabalho Digital.

A população ainda terá acesso à atualização e cadastro no CadÚnico, consultoria para Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atendimento socioassistencial, serviços realizados pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS).

O INSS oferecerá consultoria e senha provisória do GOV para acesso à Carteira Digital, além de consulta do Número de Identificação Social (NIS). O Procon também participará da programação com serviços on-line.

As vagas já confirmadas contemplam cargos como auxiliar de estacionamento, repositor, gerente, recepcionista, atendente, frentista, auxiliar administrativo, vigia, técnico em segurança do trabalho, auxiliar de produção, pedreiro, carpinteiro, eletricista, açougueiro, cozinheiro, churrasqueiro, balconista e vendedor, entre outras funções.

Para participar da ação, os interessados devem apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e carteira ou cartão de vacinação.

terça-feira, 19 de maio de 2026

Grupo Equatorial abre inscrições para o Programa Escola de Eletricistas 2026



No Maranhão, programa ofertará 25 vagas gratuitas em Imperatriz para capacitação no setor elétrico


O Grupo Equatorial abriu, nesta quarta-feira (13), as inscrições para novas turmas do Programa Escola de Eletricistas – edição 2026. A iniciativa oferece qualificação gratuita para quem deseja ingressar no setor de distribuição de energia elétrica, reforçando a estratégia de formação de mão de obra local e o fortalecimento das operações nos estados onde a companhia atua.


O programa, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), disponibiliza, neste ano, 300 vagas distribuídas em diversos municípios dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Goiás e Amapá. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de maio, exclusivamente pelo site https://escoladeeletricistaseqtl.com.br.


Destinado a jovens e adultos a partir de 18 anos, com ensino médio completo e CNH categoria B ou superior, com disponibilidade de 40 horas semanais para fazer o curso, e oferece uma formação intensiva, com duração aproximada de quatro meses, além de uma ajuda de custo mensal, contribuindo para a permanência dos alunos durante o período de capacitação. Ao longo do curso, os participantes são preparados para atuar diretamente em redes de distribuição de energia, com foco em segurança, qualidade e eficiência.

“A Escola de Eletricistas é um projeto que tem um impacto gigantesco nas operações do setor elétrico. É uma porta real de entrada para o mercado de trabalho, com oportunidade de renda e desenvolvimento local. Estamos formando profissionais com alta taxa de empregabilidade, conectando capacitação técnica e qualificação para que as pessoas tenham chance de desenvolver o seu potencial”, destaca Fernanda Sacchi, Diretora de Gente e Gestão do Grupo Equatorial.

Projeto - Desde a criação, o programa Escola de Eletricistas apresenta resultados consistentes e em expansão. De 2022 a 2025, formou 1.930 profissionais, sendo que 1.137 já foram absorvidos pelo mercado de trabalho — uma taxa média de empregabilidade de 60%. O programa também avança na agenda de diversidade, com 21% de participação feminina.

A jornada do participante é estruturada de forma completa, desde o processo seletivo até a formação do profissional. O percurso começa com a divulgação do edital, seguida por inscrições, avaliação comportamental, etapas presenciais para algumas localidades, que incluem avaliações psicotécnicas e triagem médica. Na sequência, os candidatos aprovados nessas etapas passam por entrevistas técnicas.

Após a matrícula e aula inaugural, tem início a fase de formação, que combina qualificação técnica e desenvolvimento comportamental, com conteúdos institucionais e certificação alinhada às demandas do mercado. O programa também investe no desenvolvimento de carreira, com iniciativas como mapeamento de perfil, palestras de carreira e rodas de conversa. Ao final, os resultados são acompanhados por meio de pesquisas de empregabilidade e articulação com empresas parceiras do Grupo.


Além da formação técnica, a Escola de Eletricistas se destaca pelo seu viés social. Com turmas mistas e incentivo ativo à participação feminina, a iniciativa contribui para tornar o setor elétrico mais diverso e inclusivo, ampliando oportunidades em uma área historicamente masculina.


Inovação, segurança e estratégia de expansão para 2026


Em 2026, a Escola de Eletricistas avança para um novo patamar de maturidade, com foco ainda mais intenso em segurança, padronização técnica e expansão estruturada. A ampliação da carga horária para até 656 horas reforça a formação prática e teórica, com mais de 520 horas dedicadas à qualificação técnica, além de conteúdos comportamentais, institucionais e de segurança.


Como diferencial estratégico, o programa passa a incorporar de forma obrigatória os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) de Segurança do Grupo Equatorial desde a formação, garantindo que os alunos obtenham o conhecimento para que atuem como eletricistas dentro dos mais rigorosos padrões de segurança já no início da jornada profissional.


Sobre o Grupo Equatorial



O Grupo Equatorial é uma empresa brasileira que se consolidou no cenário nacional como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados. Hoje, é o 3º maior grupo de distribuição do país em número de clientes.


A companhia avançou na consolidação do setor de distribuição de energia no Brasil e, atualmente, atua em sete concessionárias, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás, atendendo cerca de 14 milhões de clientes. A empresa está presente em 31% do território nacional, atendendo 15% do total de consumidores brasileiros e respondendo por 13% do mercado de distribuição de energia elétrica do país.


O Grupo Equatorial também atua nos setores de serviços, telecom, comercialização, geração distribuída e saneamento, consolidando-se como a primeira empresa multi-utilities do país. Além disso, adquiriu 100% das ações da Echoenergia S.A., ampliando a atuação no setor de renováveis e fortalecendo o posicionamento como um player integrado no segmento de energia.

 

Serviço: Escola de Eletricistas 2026 | Maranhão


Vagas no Maranhão: 25 vagas gratuitas
Município: Imperatriz (MA)
Inscrições: até 26 de maio de 2026
Quem pode participar: pessoas com 18 anos ou mais, ensino médio completo e CNH categoria B ou superior
Carga horária: disponibilidade de 40 horas semanais para participação no curso
Duração do curso: aproximadamente quatro meses
Benefícios: ajuda de custo mensal durante o período de formação
Inscrições: https://escoladeeletricistaseqtl.com.br

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão





 

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Maio Amarelo: direção segura também contribui para a continuidade da energia


Colisões com postes demandam atuação técnica imediata e evidenciam como o comportamento no trânsito impacta o fornecimento de energia


As colisões de veículos contra postes da rede elétrica seguem entre as principais ocorrências externas que impactam o sistema de distribuição de energia. Além dos danos imediatos, esse tipo de caso aciona uma operação técnica que envolve equipes especializadas, suporte logístico e decisões rápidas em campo para recompor a rede com agilidade e segurança.


A depender da gravidade, a atuação pode exigir desde intervenções pontuais até a reconstrução de trechos da infraestrutura elétrica. Em referência ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, a Equatorial Maranhão destaca a relação direta entre o comportamento dos condutores e a continuidade do serviço essencial de fornecimento de energia, reforçando a importância de atitudes mais responsáveis no trânsito.


Quando o impacto atinge a rede

Ao colidir com um poste, os danos costumam ir além da estrutura física. Em muitos casos, há comprometimento de cabos, transformadores e outros componentes do sistema, o que pode afetar o fornecimento de energia para residências, comércios, escolas e serviços essenciais.

Entre janeiro e o início de maio de 2026, foram registradas 311 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica provocadas por colisões com postes no Maranhão. A capital, São Luís, aparece com destaque nesse cenário, seguida por municípios como São Domingos do Maranhão, Imperatriz, Balsas e São José de Ribamar, além de outras cidades do interior do estado. Fatores como desatenção, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e embriaguez ao volante estão entre as principais causas desses registros.


Resposta rápida e operação contínua


Para atender a essas situações, a Distribuidora mantém equipes em regime de plantão em todo o estado. A estrutura conta com profissionais especializados, veículos equipados e tecnologias que auxiliam na identificação de falhas e no direcionamento das equipes em campo. O objetivo é viabilizar uma atuação ágil e coordenada, reduzindo o tempo de atendimento e restabelecendo o fornecimento com segurança e eficiência, inclusive em cenários mais complexos.

O Gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, destaca a importância dessa atuação. “As colisões com postes exigem uma atuação rápida e altamente coordenada. Nossas equipes são acionadas imediatamente e seguem protocolos rigorosos para preservar a segurança da operação e a recomposição da rede. É um trabalho que envolve planejamento, técnica e agilidade, sempre com o compromisso de minimizar impactos e restabelecer o serviço o mais breve possível”, explicou Ivan.

A substituição de um poste pode variar entre R$ 3 mil e R$ 44 mil, conforme a extensão dos danos e os componentes envolvidos. Esse valor depende de fatores como o tipo de estrutura atingida, os equipamentos instalados e a carga atendida na área afetada. Quando há identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele passa a responder pelos prejuízos causados à Distribuidora.

A Equatorial Maranhão mantém investimentos contínuos em tecnologia, capacitação e estrutura operacional, com foco em ampliar a agilidade e a eficiência no atendimento. As colisões com postes evidenciam a complexidade do sistema elétrico e a importância de uma resposta técnica qualificada para manter a máxima continuidade do serviço.

Movimento VC + Seguro

Por meio do movimento "VC + Seguro", a Equatorial Maranhão leva informação de forma simples e acessível à população, com dicas e orientações sobre os riscos da rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.

 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão




 

Renegociação de dívidas com uso do FGTS terá início em 25 de maio





Trabalhadores poderão utilizar recursos do FGTS para renegociar dívidas pelo programa Novo Desenrola Brasil a partir do próximo dia 25 de maio. A medida foi regulamentada pela Circular CAIXA 1.114, publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União.

A norma estabelece os procedimentos para que instituições financeiras utilizem os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na liquidação ou amortização de dívidas dos trabalhadores.
Como vai funcionar

Os trabalhadores já podem realizar, diretamente no aplicativo FGTS, a autorização para que bancos consultem e utilizem os valores disponíveis em suas contas do fundo.

A partir de 25 de maio, começa oficialmente o processo operacional de renegociação das dívidas com uso do FGTS, sem necessidade de comparecimento às agências da CAIXA.

O trabalhador deverá:Atualizar ou baixar o aplicativo FGTS;
Autorizar as instituições financeiras a acessarem os recursos;
Permitir o envio das informações da dívida à CAIXA.

Após isso, os bancos poderão consultar o saldo disponível e informar à CAIXA o valor necessário para pagamento da dívida. O repasse será feito diretamente pela instituição financeira.
Limites e regras para uso do FGTS

De acordo com a MP nº 1.355/2026, poderão ser utilizadas contas ativas e inativas do FGTS, com prioridade para saque das contas inativas.

Os principais critérios são:Renda de até cinco salários mínimos;
Dívidas de cartão de crédito, cheque especial e CDC;
Limite de saque de até R$ 1 mil por titular ou 20% do saldo disponível, o que for maior;
Suspensão temporária do Saque-Aniversário e novas antecipações até recomposição do valor utilizado;
Possibilidade de uso de valores bloqueados em antecipações do Saque-Aniversário, respeitando limites contratuais.

O saque extraordinário destinado à regularização financeira poderá movimentar até R$ 8,2 bilhões.
Pagamento de valores bloqueados do Saque-Aniversário

A CAIXA também informou que fará, no dia 26 de maio, o crédito automático de parte dos valores bloqueados em operações de antecipação do Saque-Aniversário.

O pagamento será destinado aos trabalhadores que:Optaram pelo Saque-Aniversário;
Tiveram contrato de trabalho suspenso ou encerrado entre 1º de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.

Segundo a CAIXA, cerca de 88% dos trabalhadores já possuem conta cadastrada no aplicativo FGTS e receberão os valores automaticamente.

Quem não tiver conta cadastrada poderá sacar os recursos em:Casas lotéricas;
Terminais de autoatendimento;
Correspondentes CAIXA Aqui;
Agências da CAIXA.

Os saques presenciais poderão ser feitos até 1º de junho de 2026.
R$ 8,5 bilhões devem ser liberados

A expectativa é que aproximadamente R$ 8,5 bilhões sejam liberados para cerca de 10,5 milhões de trabalhadores.

Segundo a CAIXA, os pagamentos ocorrerão após a incorporação dos juros e atualização monetária nas contas vinculadas do FGTS, garantindo saldo maior aos beneficiários.

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Equatorial Maranhão leva mutirão de serviços gratuitos para São Luís, Imperatriz, Governador Edson Lobão e Cândido Mendes



Os clientes poderão realizar cadastro na Tarifa Social, negociação de débitos, troca de lâmpadas e participar de programações especiais


A Equatorial Maranhão, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela ANEEL, levará o "Mutirão Pelo Cliente Todo Dia" para diversas regiões do estado. Estão contempladas as cidades de Imperatriz, Governador Edison Lobão, Cândido Mendes e a capital, São Luís. A ação visa facilitar o atendimento aos clientes e aproximar a Distribuidora da comunidade, a fim de promover mais cidadania e eficiência energética para a população.


Durante a programação, a população poderá gratuitamente trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por novas de LED, renegociar débitos com condições facilitadas, cadastrar e atualizar dados cadastrais do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Além disso, a Distribuidora também vai promover uma palestra informativa sobre eficiência energética, com dicas do dia a dia para economizar energia.

O "Mutirão Pelo Cliente Todo Dia" ocorrerá em Cândido Mendes, nos dias 13 e 14 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Ginásio Elber Moreira Lima, localizado na Rua Álvares Carvalho, no bairro Piracambú.


Em São Luís, a ação será realizada em dois momentos: no dia 15 de maio, das 9h às 16h, na Escola Casa Família Rural, localizada na Estrada do Quebra Pote, nº 1000, e no dia 16, das 8h às 12h, na sede do CNN, localizada na Rua Guaranis, no bairro João Paulo.

Em Imperatriz, a programação ocorrerá no dia 18 de maio, das 8h30 às 12h, na Escola Municipal Maria das Neves, localizada na Rua Clemente de Moraes, nº 25, no bairro Alto Bonito e no dia 21, das 8h às 11h, no Fiqueninho – Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, localizado na Rua Y, no bairro Nova Imperatriz.

Ainda na região Sul do estado, em Governador Edison Lobão, o mutirão será no dia 19 de maio, das 8h30 às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Tiradentes, nº 1597, no Centro da cidade.

Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e a conta de energia mais recente.


SERVIÇO: MUTIRÃO PELO CLIENTE TODO DIA

Cândido Mendes
Data: 13 e 14 de maio (quarta e quinta-feira)
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Ginásio Elber Moreira Lima - rua Álvares Carvalho S/N, bairro Piracambú.

São Luís
Data: 15 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Escola Casa Família Rural – Estrada do Quebra Pote, N 1000.

Data: 16 de maio (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Sede do CNN – rua dos Guaranis, S/N, bairro João Paulo.

Imperatriz
Data: 18 de maio (segunda-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Escola Municipal Maria das Neves – rua Clemente de Moraes, n 25, bairro Alto Bonito.

Data: 21 de maio (quinta-feira)
Horário: 8h às 11h
Local: Fiqueninho – rua Y, S/N, bairro Nova Imperatriz.

Governador Edison Lobão
Data: 19 de maio (terça-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – rua Tiradentes, n 1597, bairro Centro.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão




 

terça-feira, 12 de maio de 2026

ANAC orienta aéreas a aceitarem certidões digitais em embarques




A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) orientou companhias aéreas a aceitarem certidões digitais de nascimento em embarques domésticos, após registros de passageiros — especialmente menores de 12 anos — enfrentarem recusas em aeroportos brasileiros.

A medida foi formalizada por meio do ofício nº 005/2026, encaminhado às empresas que operam voos nacionais, e busca padronizar procedimentos, evitar novos constrangimentos e garantir o reconhecimento de documentos que já possuem validade jurídica no Maranhão e em todo o país.

Segundo a orientação, as certidões eletrônicas emitidas pelos Cartórios de Registro Civil podem ser utilizadas como documento de identificação, conforme previsto na regulamentação vigente.

A decisão da ANAC ocorre após casos em que passageiros foram impedidos de embarcar devido a divergências na interpretação sobre a aceitação dos documentos digitais. Com a padronização, a expectativa é de eliminar recusas indevidas e ampliar a segurança para usuários e operadores do sistema aéreo.
Emissão de certidões digitais cresce no Maranhão

O avanço acompanha o crescimento da digitalização nos Cartórios de Registro Civil no Maranhão. Dados do setor apontam que a emissão de certidões eletrônicas passou de 1.101 em 2020 para 17.614 em 2025, representando um aumento de quase 1.500% no período.

Para a presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPEN/MA), Ana Cristina Murai, a medida representa um avanço importante.


“A aceitação das certidões digitais nos embarques aéreos é um avanço concreto para a população maranhense e para o sistema registral como um todo. Os Cartórios brasileiros investiram muito para oferecer um serviço seguro, com validade jurídica plena em todo o país”, destacou.
Documentos possuem QR Code e validação eletrônica

As certidões eletrônicas contam com mecanismos de segurança, como QR Code e código hash, que permitem a verificação imediata da autenticidade do documento em plataformas oficiais.

A ANAC também determinou que as companhias aéreas repassem a orientação às equipes operacionais, garantindo a aplicação uniforme da medida nos aeroportos brasileiros.
Como solicitar a segunda via digital

As segundas vias de certidões digitais de nascimento, casamento e óbito podem ser solicitadas pela internet, por meio do portal oficial Registro Civil, ou presencialmente em qualquer Cartório de Registro Civil do Maranhão.

No ambiente online, o cidadão deve informar dados do registro, como nome completo, data e local do ato, além de escolher a forma de entrega digital. Após o pagamento das taxas, o documento é emitido com validade jurídica e pode ser validado eletronicamente.

Maranhão tem mais de 5,6 mil vagas em concursos com salários de até R$ 12 mil




O Maranhão está com 5.620 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos com oportunidades em órgãos municipais, estaduais e federais. Os editais contemplam candidatos com níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que podem chegar a R$ 12 mil. 💼


As oportunidades estão distribuídas em diferentes cidades e instituições do estado. Confira os principais certames:

📍 IFMA (Instituto Federal do Maranhão)
• 1 vaga para Professor Substituto — salário de até R$ 8.058,29 — inscrições até 17 de maio
• 1 vaga para Professor Substituto — salário de até R$ 8.340,33 — inscrições até 17 de maio
• 2 vagas para Professor Substituto — salário de até R$ 8.340,33 — inscrições até 17 de maio

📍 Prefeitura de Cajari
• 179 vagas
• Cargos variados
• Níveis fundamental, médio, técnico e superior
• Salários de até R$ 4.750
• Inscrições até 20 de maio

📍 Prefeitura de São José de Ribamar
• 1.450 vagas para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial
• Salários de até R$ 6.914,37
• Inscrições até 22 de maio

• 425 vagas para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias
• Salários de até R$ 3.242
• Inscrições até 6 de junho

• 120 vagas para Guarda Civil Municipal
• Salários de até R$ 3.953,60
• Inscrições até 6 de junho

📍 UEMA
• 52 vagas para Professor da Carreira do Magistério Superior
• Salários de até R$ 11.294,38
• Inscrições até 25 de maio

• 4 vagas para Professor Substituto
• Salários de até R$ 3.624,64
• Inscrições até 13 de maio

📍 Prefeitura de Buriticupu
• 3.322 vagas
• Cargos variados
• Níveis fundamental, médio, técnico e superior
• Salários de até R$ 12 mil
• Inscrições até 1º de junho

📍 Prefeitura de Itaipava do Grajaú
• 33 vagas
• Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias
• Ensino médio
• Salários de até R$ 3.242
• Inscrições até 29 de maio

📍 UEMASUL
• 25 vagas para Professor Substituto
• Salários de até R$ 3.624,64
• Inscrições até 19 e 25 de maio

📍 UFMA
• 1 vaga para Professor Visitante — inscrições até 15 de maio
• 5 vagas para Professor do Magistério Superior
• Salários de até R$ 5.037,78
• Inscrições até 25 de maio

Os editais completos e critérios de participação devem ser consultados nos canais oficiais de cada instituição.


segunda-feira, 11 de maio de 2026

Maranhão abre 100 vagas para intercâmbio no exterior




O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou a abertura do edital do programa Maranhão Sem Fronteiras 2026, que vai oferecer 100 bolsas de intercâmbio internacional para estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência de imersão cultural, além do aprendizado de novos idiomas, como inglês e espanhol, fortalecendo a formação técnica, acadêmica e pessoal dos participantes.

De acordo com o governo estadual, os estudantes selecionados terão todas as despesas custeadas pelo Estado, incluindo passagens, hospedagem, alimentação, documentação e apoio durante o período de estudos no exterior.

O programa busca ampliar oportunidades para jovens maranhenses, promovendo acesso à educação internacional e estimulando o desenvolvimento educacional por meio da convivência em outros países.

As inscrições iniciam no dia 29 de maio de 2026, no site da secti.ma.gov.br

quinta-feira, 30 de abril de 2026

Equatorial Maranhão amplia comunicação com clientes e passa a informar ocorrências sobre fornecimento de energia pelo WhatsApp



Novo canal permitirá envio de informações em tempo real sobre interrupções causadas por eventos climáticos severos, seguindo as diretrizes da Aneel


A Equatorial Maranhão passa a disponibilizar, ao longo desta semana, um novo canal de comunicação com seus clientes por meio do WhatsApp para envio de informações relacionadas a interrupção no fornecimento de energia em situações provocadas por eventos climáticos severos, como chuvas intensas, ventos fortes e outras ocorrências que possam impactar a rede elétrica.

A iniciativa atende às diretrizes da Resolução Normativa nº 1.137 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece medidas para ampliar a resiliência do setor elétrico e reforçar a transparência na comunicação com consumidores durante ocorrências críticas.

Por meio do novo serviço, os clientes poderão receber mensagens com informações como localidade afetada, causa provável da interrupção, quantidade estimada de clientes impactados e previsão de restabelecimento da energia. Sempre que necessário, também serão enviadas atualizações sobre o andamento do atendimento.


       Comunicação mais rápida, direta e multicanal

O novo canal via WhatsApp (98) 2055-0116 da Equatorial Maranhão complementa os canais de atendimento já disponibilizados pela distribuidora e fortalece o relacionamento com os clientes, especialmente em situações emergenciais.
Além das mensagens via aplicativo, a distribuidora também utilizará seus canais oficiais de comunicação, como redes sociais, site e agências de atendimento, para ampliar o alcance das informações e manter os clientes atualizados.

Segurança e orientação ao cliente

A Equatorial Maranhão orienta que os clientes fiquem atentos para interagir apenas com perfis e canais oficiais da empresa. O envio de informações e atualizações relacionadas ao fornecimento de energia será feito, exclusivamente, por meio dos números abaixo:

• Central de atendimento: 116

• Clara, assistente virtual no WhatsApp: (98) 2055-0116

Além disso, seguem disponíveis os demais canais digitais e presenciais da distribuidora para solicitações de serviços.

“Acreditamos que uma comunicação eficiente faz toda a diferença no atendimento ao cliente. Por isso, na Equatorial Maranhão, seguimos investindo em canais mais ágeis e acessíveis, especialmente para situações que exigem rapidez, como eventos climáticos. Nosso compromisso é estar cada vez mais próximos da população, com transparência e responsabilidade. Estamos trabalhando por você”, afirma o presidente da Equatorial Maranhão.”, destaca o presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio.

A atualização cadastral é um passo importante para receber informações com mais rapidez. Sempre que houver mudança de telefone ou e-mail, o cliente deve atualizar seus dados e pode acessar os canais da Equatorial Maranhão: pelo site www.equatorialenergia.com.br, pela Central de Atendimento 116 (disponível 24h), pela Clara, assistente virtual no WhatsApp, no número (98) 2055-0116, e pelas agências presenciais, reforçando o compromisso com um atendimento cada vez mais próximo dos maranhenses.



Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão.





terça-feira, 28 de abril de 2026

Bandeira amarela em maio acende alerta para consumo consciente de energia

 


Equatorial Maranhão propõe mudança de hábitos e apresenta estratégias práticas para reduzir impactos na conta de luz

 

A partir de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acionará a bandeira tarifária amarela em todo o país. A medida reflete o aumento no custo de geração de energia, principalmente em função da redução do volume de chuvas, o que exige maior uso de usinas termelétricas, mais caras.

Diante desse cenário, a Equatorial Maranhão reforça a importância de um consumo mais estratégico e consciente por parte da população. Mais do que apenas “economizar energia”, o momento exige uma mudança de comportamento no uso cotidiano da eletricidade, com foco em eficiência, planejamento e inteligência no consumo.

Segundo a Distribuidora, pequenas decisões no dia a dia podem gerar impactos significativos no valor final da conta. A bandeira amarela é um sinal de atenção. Não se trata apenas de reduzir o uso, mas de usar melhor a energia, de forma mais racional e eficiente.

Consumo inteligente: mais estratégia, menos desperdício

A Equatorial Maranhão propõe uma abordagem estratégica e consciente para o uso da energia:

  1. Consumo por prioridade, não por hábito

Reavalie o uso de equipamentos que ficam ligados automaticamente no dia a dia. Pergunte-se: isso precisa estar ligado agora? Criar essa consciência ajuda a eliminar desperdícios invisíveis.

  1. Mapeamento do consumo da casa

Identifique quais são os equipamentos que mais consomem energia na sua residência. Geladeira, chuveiro elétrico, ferro de passar e ar-condicionado, por exemplo, podem representar grande parte da conta. A partir disso, é possível atuar diretamente nos maiores vilões.

  1. Tecnologia como aliada

A substituição de equipamentos antigos por modelos mais eficientes, com selo de classificação energética “A”, deve ser encarada como investimento. Além disso, o uso de lâmpadas LED e aparelhos com tecnologia inverter contribui para uma redução consistente no consumo.

  1. Consumo invisível também pesa

Aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia. Criar o hábito de desligá-los completamente da tomada pode gerar economia ao longo do mês.

Segurança e eficiência caminham juntas

A Distribuidora também chama atenção para a relação direta entre segurança elétrica e consumo. Instalações antigas, fios danificados ou ligações improvisadas podem provocar fuga de energia, elevando o valor da conta e oferecendo riscos de acidentes.

Manutenções periódicas, uso de materiais certificados e a instalação de dispositivos de proteção, como o DR (Diferencial Residual), são medidas que aumentam a segurança e contribuem para um consumo mais eficiente.

Tarifa Social pode reduzir impactos

Para famílias de baixa renda, a Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício concedido pelo Governo Federal, continua sendo uma alternativa importante que pode reduzir o valor da fatura. Por isso, a Equatorial Maranhão orienta que os clientes verifiquem se atendem aos critérios e mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Consciência que gera resultado

Em um cenário de maior custo de geração, a Equatorial Maranhão reforça que o uso consciente da energia não apenas contribui para a redução da conta, mas também para a sustentabilidade do sistema elétrico como um todo.

Cada ajuste de comportamento dentro de casa representa um impacto direto no consumo. A soma dessas atitudes faz diferença não só no orçamento familiar, mas também na forma como utilizamos os recursos energéticos.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 

Eleições 2026: prazo para regularizar pendências termina em uma semana




Os eleitores que pretendem votar nas eleições de outubro têm até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral.

O prazo deve ser observado pelo cidadão que quer tirar o primeiro título de eleitor, regularizar o documento, cadastrar biometria, transferir o domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais.

A partir do dia 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e não serão permitidas alterações nos dados dos eleitores.

Para resolver as pendências, o eleitor pode acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pela plataforma, é possível enviar os documentos solicitados para cada tipo de serviço e acompanhar o andamento da solicitação.

O eleitor também pode procurar os cartórios eleitorais ou postos de atendimento presenciais em todo o país. A localização pode ser encontrada no site do tribunal.

Alguns serviços, como a coleta de biometria e a solicitação do primeiro título, só podem ser realizados presencialmente.

Regularização
Para verificar se o título está regular, o eleitor pode acessar a página do TSE na internet e clicar no menu Consultas. Em seguida, basta clicar em Situação do Título.

O passo a passo para a regularização será indicado pelo sistema eletrônico.

Cancelamento
O prazo de regularização também deve ser seguido por quem teve o título cancelado por deixar de votar por três eleições seguidas (três turnos consecutivos) e não justificou ausência.

Além de não conseguir votar nas eleições de outubro, a manutenção do cancelamento pode causar diversas restrições para o cidadão, como não conseguir tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.

Primeiro título
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e quem tem mais de 70.

Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do primeiro título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.

Eleição
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 4 de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Eventual segundo turno para os cargos de governador e presidente ocorrerá no dia 25 do mesmo mês.

sexta-feira, 24 de abril de 2026

Grupo Equatorial reforça combate de furtos de materiais elétricos com a Operação Equi-Cobre



Maranhão está entre os estados com atuação intensificada da ação realizada simultaneamente em toda a área de concessão do Grupo



O Grupo Equatorial realizou, na manhã da quarta-feira (22), a primeira edição de 2026 da Operação Equi-Cobre, uma iniciativa estratégica com foco preventivo, educativo e de fiscalização para combater o furto e a receptação de cabos de cobre e equipamentos elétricos. A ação ocorreu de forma simultânea nos sete estados onde a companhia atua na distribuição de energia: Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul.

Ao todo, 101 locais foram vistoriados em 22 cidades. No Maranhão, a Fase 1 da Operação Equi-Cobre concentrou esforços em áreas estrategicamente mapeadas pela Segurança Empresarial e forças policiais. Embora a ação não tenha registrado prisões ou apreensões, o balanço foi positivo: alcançamos um alto índice de abordagens com foco educativo. O trabalho priorizou a orientação direta a proprietários e funcionários de estabelecimentos, reafirmando o compromisso da nossa área no combate à receptação de materiais furtados e na fiscalização rigorosa do setor de reciclagem.

A Operação Equi-Cobre visa ainda combater o comércio ilícito de materiais pertencentes à concessionária, fortalecer a atuação conjunta com os órgãos de segurança pública e conscientizar a sociedade sobre os riscos, impactos e prejuízos causados por esse tipo de crime, que compromete diretamente a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia, especialmente no Maranhão, onde esse tipo de ocorrência tem impacto direto na qualidade do serviço prestado à população.

“Essa iniciativa contribui diretamente para a proteção da infraestrutura elétrica, reduz riscos à população e garante a continuidade do fornecimento de energia, reforçando o compromisso do Grupo Equatorial com a segurança, a eficiência operacional e a responsabilidade social”, afirma Johnathan Costa, gerente de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial.


A Operação Equi-Cobre foi realizada em parceria com as forças de segurança, aliando ações preventivas, educativas e de fiscalização. A iniciativa contou com o apoio das Polícias Militar e Civil, das Secretarias de Segurança Pública e das Guardas Civis Municipais (GCMs) nos estados participantes, incluindo atuação integrada no Maranhão, com reforço das equipes locais.

Resultados no Maranhão e nos demais estados - Em 2025, a operação recuperou, além de cabos de cobre e alumínio, cerca de 20 transformadores, diversos materiais elétricos e 184 postes desviados. As ações também resultaram em 159 prisões. O Rio Grande do Sul concentrou o maior valor recuperado, com R$ 930,8 mil e 135 postes reinstalados. Goiás registrou o maior volume de cabos recolhidos (36.608 kg) e contabilizou 29 prisões.


O Piauí realizou 53 operações, recuperando 4.485,50 kg de cabos, avaliados em R$ 162,4 mil. O Pará recolheu 6.427,50 kg, somando R$ 72.235,32. No Maranhão, foram registrados 1.525,40 kg de cabos recuperados, totalizando R$ 54,2 mil, reforçando a importância das ações de combate a esse tipo de crime no estado. Alagoas contabilizou 2.420,90 kg, com R$ 24,3 mil em materiais recuperados. No Amapá, não houve recuperação de cabos ao longo do ano, mas foram apreendidos materiais diversos avaliados em R$ 7,5 mil.


 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão





 

Como declarar gasto com saúde no Imposto de Renda e aumentar a restituição em 2026?




                            Foto: Joédson Alves / Agência Brasil



Declarar gastos médicos no Imposto de Renda é a forma mais eficaz de aumentar a restituição ou diminuir o IR a pagar. Os contribuintes podem deduzir pagamentos a planos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e dentistas no Brasil e no exterior, entre outros.


Na declaração de 2026 há uma novidade: a Receita Federal passou a utilizar o Receita Saúde, recibo médico digital que se tornou o principal instrumento de controle desses tipo de despesa pelo fisco. Isso porque os gastos com saúde são os que mais levaram contribuintes à malha fina nos últimos anos.


Diferentemente de outras despesas, os gastos com saúde não têm limite, mas o contribuinte precisa ter comprovantes como recibo de pagamento com os dados do profissional ou da clínica. O Receita Saúde facilita essas informações, pois funciona como um recibo eletrônico para serviços prestados de pessoa física para pessoa física. O que foi pago a planos de saúde e clínicas não entra nesta nova regra.


Os dados de recibos médicos emitidos no Receita Saúde devem entrar de forma automática na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Para quem não for utilizar esse modelo, é possível recuperar os recibos no aplicativo da Receita Federal.


Basta entrar com a conta Gov.br nível prata ou ouro e acessar o perfil de paciente, disponível para qualquer cidadão. Nesse ambiente, é possível consultar os recibos em que a pessoa aparece como pagadora ou beneficiária e fazer o download do documento em PDF, que tem validade oficial.


Segundo o supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo, Ricardo Roberto Mendes Ribeiro Junior, a nova ferramenta representa uma mudança estrutural ao padronizar em todo o país a emissão de recibos e integrar essas informações diretamente aos sistemas da Receita.


Os profissionais da área médica que estão registrados em seus respectivos conselhos devem emitir o recibo digital no momento do pagamento da consulta. É possível corrigir ou cancelar o documento em até dez dias após a emissão.


Existe ainda a possibilidade de emissão retroativa, mas com limite. O prazo vai até o último dia útil de fevereiro do ano seguinte ao atendimento. Para serviços realizados em 2025, por exemplo, o prazo terminou em 28 de fevereiro de 2026.



Após esse período, os valores recebidos por consultas no passado podem ainda ser informados pelo contribuinte, mas, para isso, o médico deve registrá-los no Carnê-Leão Web e, depois, incluí-los em sua declaração do IR para que seu cliente possa declará-los sem cair na malha fina.


COMO ENCONTRAR O RECIBO MÉDICO NO RECEITA SAÚDE?


Baixe o aplicativo da Receita Federal no celuar


Clique em entrar com Gov.br e vá em "Continuar"


Informe seu CPF e clique em "Continuar"


Encontre os objetos solicitados pelo sistema para provar que você não é um robô


Digite sua senha e vá em "Entrar"


Na página inicial, clique em "Receita Saúde"


Aparecerá o perfil do paciente; para ver os recibos do ano passado, clique no calendário, escolha "2025" e vá em "OK"


Os recibos deverão aparecer na próxima página, é possível salvá-los em PDF no celular



QUAIS DESPESAS MÉDICAS PODEM SER DECLARADAS NO IMPOSTO DE RENDA?


Consultas e tratamentos com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, entre outros


Planos de saúde médicos e odontológicos


Cirurgias e internações hospitalares


Teste de Covid-19, desde que feitos em laboratórios de análises clínicas, hospitais e clínicas


Seguro-saúde, que é oferecido por empresas domiciliadas no Brasil e cobrem despesas médicas, odontológicas ou hospitalares


Exames laboratoriais e radiológicos em clínicas ou laboratórios


Aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas (como pernas e braços mecânicos, cadeiras de rodas, andadores, palmilhas e calçados especiais) desde que sejam comprovados com receita médica ou integrem a conta da clínica ou do hospital


Aparelhos dentários e próteses que substituem dentes (como dentaduras ou coroas), desde que comprovados com receita e nota fiscal em nome do beneficiário ou integrem o valor pago ao profissional ou clínica odontológica


Colocação e manutenção de aparelho ortodôntico desde que a conta seja emitida pelo dentista


Educação de pessoas com deficiência física ou mental comprovada por laudo médico e com pagamento feito a entidades voltadas a deficientes


Internação de idosos em estabelecimento geriátrico, desde que o local atenda regras do Ministério da Saúde e tenha licença de funcionamento concedida por autoridades municipais, estaduais ou federais


Cirurgia plástica, reparadora ou não, com o objetivo de prevenir, manter ou recuperar a saúde do paciente


Marca-passo incluído na conta do hospital ou do profissional


Lente intraocular colocada em cirurgia de catarata com a conta emitida pelo hospital ou médico


Transfusão de sangue com pagamento feito a profissionais e empresas autorizadas


Planos de saúde ou prestadoras de benefícios que realizam serviço de saúde domiciliar ou atendimento pré-hospitalar de urgência, como UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) móveis


Pagamentos a médicos e hospitais por serviços e exames para fertilização in vitro, mas só é dedutível na declaração da mulher, que é a paciente. A exceção é se ela constar como dependente de outro declarante



QUAIS GASTOS COM SAÚDE NÃO PODEM SER DEDUZIDOS?


*Remédios


*Vacinas


*Óculos e lentes de contato


*Reembolso pago por plano de saúde ou seguro-saúde


*Despesas de acompanhante em hospital, como acomodação e transporte


*Hospedagem e passagens para tratamento médico


*Pagamentos a enfermeiros, massagistas, nutricionistas, assistente social e cuidador de idosos


*Teste de Covid-19 feito em farmácias ou autoteste


*Despesas de saúde com pessoas que não são dependentes ou não constam como alimentados


*Prótese de silicone (só é dedutível se estiver na conta do hospital)


*Instrumentador e material cirúrgico (só é dedutível se estiver na conta do hospital)


*Exame de DNA para comprovar paternidade


*Coleta, seleção e armazenagem de células-tronco, oriundas de cordão umbilical


*Internação hospitalar em residência (só é dedutível se estiver com fatura de hospital)


*Reprodução assistida com "barriga de aluguel", mesmo com pagamento a hospitais ou médicos




QUAIS GASTOS POSSO DEDUZIR SE ESTIVEREM NA CONTA DA CLÍNICA OU DO HOSPITAL?


*Remédios


*Vacinas


*Exames


*Enfermeiros


*Massagistas


*Nutricionistas


*Assistente social


*Instrumentadores e materiais cirúrgicos




O QUE UM RECIBO MÉDICO PRECISA TER PARA SER CONSIDERADO VÁLIDO PELA RECEITA?


O recibo emitido por médico, clínica, hospital, psicólogo, dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e outros profissionais de saúde devem ter, segundo a Receita:


- Nome, endereço e número de inscrição no CPF ou CNPJ de quem prestou o serviço


- Identificação do paciente, seja ele o titular ou o beneficiário


- Identificação do responsável pelo pagamento


- Data de sua emissão


- Assinatura do prestador de serviço, caso não seja documento fiscal


- Descrição do serviço prestado


- Valores pagos




COMO DECLARAR OS GASTOS COM SAÚDE?


Os gastos com saúde vão na ficha de "Pagamentos Efetuados" na declaração do Imposto de Renda feita pelo computador. No Meu Imposto de Renda, no app da Receita, a inclusão dessas despesas é feita em "Pagamentos e Doações".


- No computador, para cada despesa, abra uma ficha nova ficha clicando em "Novo"


- Escolha o código da despesa


- Informe se a despesa é de titular, dependente ou alimentando


- CPF ou CNPJ do profissional ou da empresa e digite o nome


- Em "Descrição", escreva qual é o tipo de gasto


- Em "Valor pago", declare o total pago ao estabelecimento ou ao profissional


- Em "Parcela não dedutível/valor reembolsado" informe os valores que foram reembolsados pelo seu plano de saúde, pois eles não são dedutíveis




COMO A RECEITA CRUZA OS DADOS SOBRE DESPESAS MÉDICAS?


A Receita Federal tem algumas formas de cruzar os dados de gastos com saúde. A primeira delas é por meio das informações enviadas na Dmed (declaração médica obrigatória de clínicas, hospitais, planos de saúde e profissionais), onde constam valores cobrados de pacientes, seus CPFs e CNPJ/CPF do prestador de serviço.


Agora, há ainda os dados do Receita Saúde, que registra em tempo real os recibos emitidos por profissionais pessoa física. Esse sistema passou ser usado pelos profissionais e pelos fisco em 2024, mas só se tornou obrigatório em 2025.


Há ainda outras fontes, como planos de saúde, hospitais e laboratórios, além de inteligência artificial para comparar padrão de renda, gastos e pagamentos bancários.

quinta-feira, 16 de abril de 2026

Violência que vem muito antes da agressão física




Violência psicológica em relacionamentos é mais difícil de detectar, mas também deixa sequelas.



Quando começou a namorar aos 18 anos, Maria Bela (nome fictício), acreditava estar vivendo uma história de amor. O namorado, nove anos mais velho, era atencioso, aparecia com flores, presentes e surpresas. Com o tempo, porém, o que parecia cuidado foi se transformando em controle.

“Ele era carinhoso, mas aos poucos começou a opinar sobre tudo na minha vida: a roupa que eu usava, as amigas com quem eu saía, os lugares que eu frequentava”, relembra.

Para evitar conflitos, ela começou a ceder às exigências do namorado. Pequenas mudanças foram se acumulando até alterar completamente sua rotina. “Quando ele dizia que uma roupa não era adequada ou que certa amizade não era boa para mim, eu acabava cedendo. Em troca vinham os mimos, os presentinhos, as mensagens dizendo que me amava. Sem perceber, fui deixando de ser quem eu era para não contrariá-lo”, conta.

Hoje, aos 21 anos, após três anos de relacionamento, Marai Bela diz que percebe como sua vida foi sendo gradualmente limitada. As saídas com amigas se tornaram raras e a preocupação com a reação do namorado passou a fazer parte do dia a dia.

“Eu quase não saio mais com minhas amigas e sempre fico com medo da reação dele quando faço algo que ele não gosta. Já ouvi palavras que me machucaram muito e, às vezes, alguns gestos dele me deixam com medo, me fazem sentir pequena e vulnerável. O que mais dói é perceber que fui me afastando de todo mundo para manter esse relacionamento”, desabafa.

Segundo especialistas, histórias como esta revelam como relações abusivas podem começar de forma silenciosa, muitas vezes disfarçadas de cuidado ou ciúme. A psicóloga da Hapvida, Karolayne Oliveira, explica que os primeiros sinais de violência nem sempre envolvem agressão física. “O primeiro sinal de que a mulher está vivendo uma situação de violência, mesmo que não haja agressão física, é quando ela começa a se questionar se o parceiro vai ou não gostar do que ela faça ou deixe de fazer”, explica.

Esse tipo de comportamento pode provocar mudanças profundas na forma como a mulher se relaciona com o mundo ao redor. “Ela começa a evitar sair, falar com amigos, passa a se isolar e começa a questionar os seus próprios comportamentos. Em vez de considerar a sua própria visão de mundo, passa a avaliar se algo é adequado ou não na opinião do companheiro”, afirma.

                               DANOS GRAVES

De acordo com a especialista, a violência psicológica pode provocar danos emocionais tão graves quanto a agressão física. Além do isolamento social, o controle constante pode provocar ansiedade, insegurança e perda da autoestima.



“Não precisa haver agressão física para que um relacionamento seja considerado abusivo. A agressão psicológica afeta tanto quanto a física e acaba gerando esses comportamentos de isolamento”, ressalta.

Os dados mostram que a violência contra a mulher ainda é um desafio no Maranhão. Em 2025, o estado registrou 50 casos de feminicídio, uma redução de cerca de 27% em comparação aos 69 casos contabilizados em 2024, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA). Mesmo com a queda, os registros de violência continuam elevados. A Ouvidoria Estadual da Mulher contabilizou 2.051 denúncias entre junho e dezembro de 2025. No mesmo período, o Maranhão registrou mais de 26 mil pedidos de medidas protetivas de urgência.

Para especialistas, identificar os sinais iniciais de controle e violência psicológica é essencial para interromper ciclos de abuso antes que eles evoluam para situações ainda mais graves. Nesse contexto, buscar apoio profissional pode ser o ponto essencial para romper o ciclo de violência. “Às vezes, é necessário ter a ajuda de um psicólogo para que essa mulher volte a sustentar suas opiniões e seu ponto de vista, mesmo diante da contrariedade do parceiro”, conclui

                          CANAL DE DENÚNCIA

Para contribuir de forma efetiva no combate a esse tipo de situação, a Hapvida mantém, em parceria com o Instituto Justiça de Saia, por meio do Projeto Justiceiras, o Canal Delas: um sistema sigiloso e seguro para denúncias e acolhimento de vítimas. Desde 2022, o serviço já registrou mais de 360 ocorrências, que resultaram em atendimentos mais aprofundados a pelo menos 111 mulheres em situação de violência.

“Mais do que um canal de denúncia, trata-se de uma rede multidisciplinar que orienta sobre medidas protetivas, registro de ocorrência, acesso a serviços públicos e caminhos para a reconstrução da autonomia e da dignidade dessas mulheres”, afirma Flávio Freire, head de Sustentabilidade e Impacto Social na Hapvida.

A ferramenta, inicialmente voltada às colaboradoras da empresa, foi expandida para as beneficiárias e para o público em geral. “Esse é um tema especialmente relevante para nós, porque somos uma companhia formada majoritariamente por mulheres. Atualmente, cerca de 75% do nosso quadro de colaboradores é composto por mulheres, o que representa mais de 58 mil profissionais que contribuem diariamente para a construção da história da empresa”, ressalta o executivo

Entenda o impacto da nova Jornada de Trabalho no bolso e no tempo





Professora da UniCesumar explica de forma didática como a redução da jornada para de 40 para até 36 horas semanais pode aumentar o valor da hora trabalhada, encarecer horas extras e ampliar o Descanso Semanal Remunerado (DSR)


Em um momento em que a qualidade de vida e a redefinição das relações de trabalho ganham destaque global, o Brasil avança no debate sobre uma possível reforma da jornada de trabalho. A proposta de reduzir a carga horária de 44 para até 36 horas semanais, embora celebrada por muitos, gera uma incerteza fundamental para o trabalhador: o que essa mudança representa, na prática, para o salário ao final do mês?

A principal alteração reside no cálculo do salário-hora. Suzana Ferreira, professora do curso de Contabilidade da EAD UniCesumar, explica que, atualmente, com uma jornada de 44 horas semanais, utiliza-se o divisor de 220 horas. “Hoje, a nossa Constituição Federal, em seu artigo 7º, XIII, estipula que a duração do trabalho normal não pode ser superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais. Considerando a carga semanal de 44 horas e que em média os meses possuem 5 semanas, a multiplicação das horas semanais pela quantidade de semanas do mês chega à carga mensal prevista na legislação: 44:00 x 5 = 220:00”.

A docente complementa que, com a possível reforma, esse divisor seria reduzido, elevando o valor da hora trabalhada. “Em um cenário de 40 horas semanais, o divisor passaria a ser 200, enquanto em uma jornada de 36 horas, seria 180”.

Valorização da hora trabalhada

A mudança, na prática, significa que o trabalhador receberá mais por cada hora de seu tempo. A especialista da UniCesumar ilustra com um exemplo prático. Para um trabalhador que ganha R$ 2.200 por mês, o valor da sua hora de trabalho hoje, com a jornada de 44 horas, é de R$ 10,00. Se a jornada fosse reduzida para 40 horas, esse valor subiria para R$ 11,00, e com uma jornada de 36 horas, alcançaria R$ 12,22. “Tendo redução da jornada semanal sem que haja redução proporcional no salário, o valor das horas será aumentado. Matematicamente falando, quando um número permanece, mas o seu divisor diminui, o resultado dessa divisão será maior”, explica Ferreira.

Horas extras e Descanso Semanal Remunerado (DSR)

O aumento do valor do salário-hora impacta diretamente o cálculo das horas extras, que se tornam mais valiosas para o empregado e mais onerosas para o empregador. Utilizando o mesmo exemplo do salário de R$ 2.200 e um adicional de 50% para horas extras, o valor da hora extra passaria de R$ 15,00 no modelo atual de 44 horas, para R$ 16,50 com uma jornada de 40 horas, e chegaria a R$ 18,33 no cenário de 36 horas semanais.

Além disso, a adoção de modelos de trabalho como 5×2 (40 horas) ou 4×3 (36 horas), que aumentam os dias de folga, também afeta o Descanso Semanal Remunerado (DSR). “Atualmente, a legislação assegura ao menos um descanso semanal de 24 horas consecutivas. Com mais dias de folga, o valor do DSR sobre verbas variáveis, como horas extras, também aumenta”, contextualiza a professora.

O que o trabalhador deve observar

Caso a reforma seja aprovada, é crucial que o trabalhador confira o seu contracheque. “É fundamental que todo trabalhador confira as informações do seu contracheque, mesmo sem a mudança. Os campos mais importantes a serem observados são a carga horária semanal de referência, a manutenção do salário e o cálculo correto de horas extras e descontos”, alerta Ferreira.

A docente da UniCesumar também destaca pontos de atenção que o trabalhador deve conhecer, como o salário não poder ser reduzido. “Além dessa questão da diminuição do salário, o trabalhador também precisa estar atento a outras situações que poderão ocorrer, como implementação de banco de horas para evitar o pagamento de horas extras, crescimento de cobranças e intensificação do ritmo para se cumprir as metas ou demandas”.

A proposta de redução da jornada de trabalho, que ganhou força nos últimos meses, está em discussão no Congresso Nacional. A mudança é vista por seus defensores como uma forma de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores, além de potencialmente gerar novos empregos. “A mudança pode gerar ganho financeiro, especialmente se o salário for mantido e a jornada reduzida. Contudo, seu alcance não é apenas econômico. A redução da jornada também representa potencial valorização do tempo, com reflexos na saúde, no convívio familiar e na qualidade de vida”, conclui Ferreira.